PplWare Mobile

iPhone 15 Pro Max derreteu um cabo USB-C genérico… mas a Apple já tinha avisado!

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Luis says:

    O que é um cabo USB-C Android? Isso existe? lol

    • Vítor M. says:

      Existe, são todos os cabos que foram vendidos para smartphones antes do iPhone 15 chegar ao mercado. E há mesmo muitos fracos. Não são todos, os que normalmente acompanham os equipamento são na sua generalidade bons, mas degradam-se rapidamente e o mercado dos cabos USB-C é gigante, cheio de material fraco. São esses os cabos que a Apple se referia quando falou aos seus funcionários das lojas.

      Mas não é só a Apple que alerta para isso 😉 as outras marcas também o fizeram e fazem.

      • Matos Sofia says:

        Não não existem. Existem cabos genéricos ou de marca, 480 Mbps ou mais, que suportem um standard X ou Y mas não existem “cabos Android”. Se continuas a insistir nisso, desafio- te a mostrar literatura.

        • Joaquim Afonso says:

          Existem sim!!!!!
          Apoio o leitor Victor S.

          • Jose Lapao says:

            Bem o cabo do meu Huawei MateBook D15 é um cabo android, apesar do Huawei MateBook D15 ser um portátil que usa o Windows 11. Enfim para todos os Apple fan desde que não tenha uma maçã por trás não presta, não sei como não andam a pé á espera que a Apple disponibilize o seu iCar, ou o seu iBoot, ou mesmo o seu iPlane, enfim está gente só come maçãs, e iCow, e iChiken. Não sei como é que os americanos vão conseguir andar ser relógio pois os seus favoritos Apple Watch vão deixar de poder ser vendidos nos US porque roubaram tech de outros como normalmente roubam a 99% do mundo. Da que pensar se a Apple eu americana ou Chinesa, é que os chineses é que são famosos em roubar e clonar tecnologias alheia

        • Vítor M. says:

          Todos os cabos são de alguma marca. Há, sim, cabos de melhor e pior qualidade. A Apple tem um programa, o MFI que baliza uma série de critérios. E quem estiver enquadrado nesses critérios poderá ver depositada a confiança da marca.

          E não estamos a falar só na questão da segurança ao carregar ou da qualidade da transmissão ao passar dados de uma lado para o outros, está em causa também a segurança, já que é possível introduzir malware no hardware dos cabos USB-C. Pouco usual que vejamos isso por aí… mas há quem pague para ter acesso aos iPhones de muitas formas.

          Há N de casos em que podemos ver tentativas de acesso não autorizado ao iPhone usando as mais variadas técnicas, inclusive com cabos Lightning não certificados.

          • Nuno Moleiro says:

            Vitor, tens razão na questão da qualidade dos cabos. Mas não há cabos “Android”. Há cabos da marca X Y ou Z, há cabos certificados e há cabos do Chines ou linha branca… Não fica bem num site de tecnologia espalhar desinformação. Android é um sistema operativo… Um cabo que venha por exemplo com um Pixel 8 é um cabo “Android” ?…
            Cumps

          • Vítor M. says:

            Repara, não fui eu quem disse que os iPhone 15 com USB-C não deveriam usar cabos USB-C Android. Foi uma indicação que supostamente foi dada por funcionários de uma Apple Store na China. Poderão querer dizer, contudo, todos os cabos que servem os smartphones Android, visto que só os dispositivos Android tinham portas USB-C. Como referi, há marcas que trazem cabos de elevada qualidade e seguramente deverão estar dentro do padrão que a Apple sugere e vende (alguns até de qualidade superior). No entanto, e é isso que alguns não entendem, é que a grande maioria de cabos que são usados no mercado, para carregar os dispositivos Android, são cabos fracos, sem certificação.

            Para teres uma ideia (e eu sei que custa a muitos entender, mas é a verdade dos factos), prevê-se que o mercado global de USB Type-C atinja um volume de vendas de 2351,9 milhões de unidades até ao final de 2023, e quem usa estes cabos para smartphones, serão iPhones? Não, são Androids certo?

            E, como todos sabemos, a grande maioria (e estejam à vontade para deliberar uma percentagem), são cabos vendidos como se diz na minha terra “no chinês”.

            São esses que alimentam os smartphones Android e que a Apple não quer que sejam esses que alimentem os iPhones 15. Sabes a razão? Está aqui: https://bit.ly/3RxuZTU

            Fácil perceber, certo?

            Agora, sabemos que os iPhones vão também receber esses cabos fracos, pode é haver coisas como essa 😉 depois culpem a Apple!

          • Daniel Silva says:

            Com o devido respeito mas isso é conversa de apple fan.
            Consegues pegar num cabo que esteja preparado para 10w e meter num carregador de 100w e ligar um telemóvel que aceite 25w, que todo o sistema reduz para 10w devido ao cabo.
            Isto claro em carregadores de jeito.
            Agora não interessou a Apple por estes protocolos em acção e assim usar desculpa para todos usarem cabos deles.
            Até porque o utilizador falou “o telemóvel aqueceu tanto que derreteu o cabo”
            Um telemóvel de 1500€ sem proteção térmica?
            Até um android de 100€ tem valha me Deus

          • Vítor M. says:

            Mas estás a ler tudo ao contrário, estás a dar uma de apple hater? Foi o utilizador que disse que usou um cabo “barato” e um carregador barato. E o que estourou foi a ficha na porta USB-C do iPhone 😀 e não foi o iPhone que aqueceu, foi o cabo. Agora, qual a razão? Tem de ser uma investigação à moda CSI, visto que o utilizador nem sabia bem que tipo de cabo deveria utilizar. E não, não comentas a loucura de dizer que os cabos são todos iguais, que é um disparate tão grande que…

            O telefone obrigatoriamente iria aquecer, mas não foi o iPhone que queimou, foi o cabo. Logo, o iPhone aqueceu, pela passagem térmica abundante da porta, mas aguentou-se, a bateria não implodiu nem avariou 🙂 apenas a porta USB-C avariou, mas pode ter sido um contacto derretido… o iphone continua a carregar MagSafe.

            Querem sempre arranjar ali algo para apontar à Apple 😀

      • Aves says:

        A Apple nunca falou em “cabo USB-C Android”.
        O que disse foi: “Pode carregar o iPhone com um cabo USB-C e um adaptador [carregador] de corrente compatível com a norma USB-C, incluindo USB Power Delivery, como o cabo fornecido com o iPhone. Estes cabos e adaptadores de corrente são amplamente disponibilizados pela Apple e outros fabricantes”.
        Quais sejam os “outros fabricantes” não diz, por não haver programa MFI (made for iPhone/iPad) para USB-C. O utilizador que saiba escolher.

        • há cada gajo says:

          O artigo é que fala em cabos Android. Não sabia que haviam cabos com sistema operativo incorporado…

        • Vítor M. says:

          A Apple, pela voz dos seus funcionários, referiram sim cabos Android Type-C:

          手机中国注意到,有网友反馈称,广东省佛山市的一家苹果专卖店(环宇城店)发文:温馨提醒,拿到了苹果iPhone 15系列机型的朋友,切记不要尝试用安卓的Type-C数据线去充电,单排9针和单排11针,间隙稍小,运气不好会烧机。值得一提的是,根据其它网友的反馈,似乎不止一家苹果专卖店发布了类似的信息。不过,有网友吐槽称,这可能是苹果门店为了方便自己卖官方原装数据线而在“危言耸听”,毕竟苹果官方的充电线和安卓厂商的充电线之间的价格差距非常巨大。

          Agora, se foi uma indicação direta do topo… é uma coisa, se foi a gestão local, isso é outra coisa. Mas que disseram… está aí referido.

          • Aves says:

            “A Mobile China notou que alguns internautas relataram que uma loja da Apple (loja Huanyucheng) na cidade de Foshan, província de Guangdong, emitiu uma mensagem: Lembrete caloroso, amigos que possuem modelos da série Apple iPhone 15, lembrem-se de não tentar usar dados do Android Type-C. Os cabos usados ​​para carregar são de linha única de 9 pinos e de linha única de 11 pinos. A lacuna é um pouco menor. Se você não tiver sorte, o telefone queimará. Vale ressaltar que, com base no feedback de outros internautas, parece que mais de uma loja da Apple divulgou informações semelhantes. No entanto, alguns internautas reclamaram que isso pode ser “alarmante” para facilitar a venda de cabos de dados originais oficiais pelas lojas da Apple. Afinal, a diferença de preço entre os cabos de carregamento oficiais da Apple e os dos fabricantes Android é muito grande.”
            Isso são “notícias” de um site chinês 🙂

          • Vítor M. says:

            As tuas são de dentro da Apple, do departamento de clips e agrafos, queres ver? 😀

            PS: a indicação foi numa loja Apple Store na China.

      • Paulo Martins says:

        Vítor M. deixa-te de tretas, “USB-C Android” nunca existiu o Lumia 950 XL lançado em 2015 vinha com uma cabo USB-C Windows Phone? Um PC com carregamento através de USB-C vem com um cabo USB-C Windows ou PC? Nunca nenhuma marca se referiu ao cabo USB-C como sendo “USB-C Android”.

        • Vítor M. says:

          😀 Estamos a falar do presente e tu apareces com um argumento com 10 anos? Não tens nada mais recente? 😀

          Quem se referiu aos cabos Android foram supostamente os funcionários de uma Apple Store para explicarem um assunto referente à utilização de cabos existentes no mercado atual que servem os dispositivos atuais com USB-C, tens iPhones nessa lista, à data da notícia? Não, apenas Androids. Então porque não lês o que se escreve em vez de estares a contar uma história? 😉

          • Nuno Moleiro says:

            ” supostamente os funcionários”…
            Basicamente os cabos “Android” existem porque supostamente foram assim baptizados numa Apple store na China.
            E assim vai o mundo!…

          • Vítor M. says:

            Mais que isso jovem, são eles que (os chineses) os fabricam 😉 e não tinhas dado conta? Achas que “Made In China” é brand? 🙂

        • Paulo Martins says:

          Vítor M. vamos falar no presente, que fabricante de equipamentos Android se refere ao cabo de carregamento USB-C como sendo “USB-C Android”, que fabricante de cabos USB como a Ugreen, Belkin ou outra qualquer descreve os cabos USB-C que comercializa como sendo “USB-C Android”, o Pplware é suposto ser um site sobre tecnologia tu tens formação na área certamente sabes ou então tinhas obrigação de saber para escreveres aqui que independentemente daquilo que “funcionários da uma Apple Store” chamam aos cabos USB-C que a designação “USB-C Android” não existe.

          E se achas que eu estou incorreto faz-me o favor e coloca-me um link para qualquer fabricante de equipamentos Android ou cabos USB que se refiram em algum local ao cabo como sendo “USB-C Android”, se não fores capaz admite simplesmente que usaste a expressão errada.

          • Vítor M. says:

            Não faço ideia, mas na notícia não diz que foi um fabricante de equipamentos Android que se referiu ao cabo de carregamento USB-C como sendo “USB-C Android”. Não sei de onde tiraste essa ideia. Para poderes partilhar informação, é importante que estejas na posse da mesma e não se suposições. Isso ultrapassa a tecnologia…

            Agora… o que está descrito no texto é algo diferente. Eu já expliquei N de vezes. Se não te importas… vai ler o que foi dito, com as devidas referências para a fonte.

      • Tiago says:

        USB-C não é exclusivo de dispositivos Android, nuca foi. Nintendo Swtich lançada em 2017, phones wireless, dacs para pc, tanta coisa que usa usb-c, é uma ficha standard, tal como mini usb, micro usb….

      • Hugo says:

        Já existiam equipamentos não andorid a usar cabos usbc!

  2. Rui says:

    Eu acho difícil comprar um cabo pior do que o que vem com o iphone basta comprar um cabo de corda com pontas de metal que é bem mais barato que o original da apple e bem melhor, há anos que não uso cabos de plastico para carregar o iphone

    • Vítor M. says:

      Não é verdade, mais do que o material, que não é fraco (e o do iPhone 15 ainda é melhor que os anteriores), a tecnologia inclusa permite qualidade de transferência de energia e dados. Tendo uma componente de segurança muito importante. Por isso não é como dizes… não basta isto ou aquilo 😉 lê sobre a certificação MFI.

      • Rui says:

        Mais do que ler já cortei um cabo da apple e os fios são muitos mais finos que outros cabos que tenho têm um isolamento melhor é verdade mas os fios são de muito menos qualidade.
        Até tens cabos de alguns androids que são melhores um cabo de um one plus é o dobro da grossura do da apple e as pontas de melhor qualidade, agora claro vais comprar um ao chines por 2€ não se pode esperar milagres é pior que qualquer um que venha com o iphone e outros.

        • Vítor M. says:

          Quantidade é diferente de qualidade (o mais grosso de material fraco não é melhor que o mais fino de material superior). Contudo, o que se falava há uns anos, era que a qualidade do cabo dos OnePlus é muito boa. E a própria OnePlus sugeria o uso do seu cabo. Assim como há marcas que sugerem o seu cabo, porque está testado e sabem que funciona. Não é só a Apple que se preocupa com a parte da segurança. Como te disse e quem deu o bom exemplo foste tu, a One Pus foi das primeiras marcas Android a dar esse exemplo.

        • Castro says:

          como é que sabes que são de muito menor qualidade?
          A grossura só serve de termo de comparação directa quando o material condutor é o mesmo. Cabos de cobre podem ser mais finos do que cabos de alumínio já que têm menor resistividade.

    • Miguel A. says:

      Todos cabos lightning e usb-c apple que eu tenho em casa estão impecáveis. Tenho aqui cabos usb doutras marcas xiaomi, asus, Samsung, huawei. Que estão a ficar amarelos do aquecimento. Isso para ti é qualidade? Lá por ter corda, não significa que o interior seja bom. Já alguma vez viste a fazerem radiografia a um cabo Apple? Informa-te…

      • Vasco says:

        Conta lá outra anedota… É que os meus cabos não são da Apple, têm anos e ainda não mudaram de cor. Já os dá Apple que por aqui andavam, foram todos para o lixo lentamente por se começarem a desfazer “naturalmente”…

      • Rui says:

        Raio-x mas isto é a nasa ahahahha ? pegas um e cortas e depois compra um bom cabo de corda boa sorte a cortar mas vais lá e depois compara o interior de cada um

        • Castro says:

          sinceramente não me parece que tenhas feito tal coisa com cabos USB-c da Apple. Se fizeste alguma coisa desse género terá sido com cabos Lightning que não só têm menos fios condutores (porque têm menos pinos), como estão limitados a carregamento até 25W.
          Para além disto pões-te a falar de qualidade de cabos baseado na tua percepção de grossura, ignorando: 1) a qualidade do material condutor; 2) que o ponto mais fraco tende a ser a qualidade do contato/solda dos fios com o circuito dos pinos da ponta do cabo.

      • Vitolas says:

        Ficam amarelos da mesma maneira que as capas dos telemóveis ficam amarelas, não tem nada que ver com aquecimento mas sim com o que tens agarrado nas mãos e no que te rodeia.

    • Énio Fernandes says:

      Pesquisa no youtube pelo video “Why Is Apple’s USB-C Cable $130?” e tens aí a resposta quanto ao preço que provavelmente é o dobro do que deveria ser devido ao imposto Apple mas mesmo assim…

  3. fabio says:

    Nos smartphones Android, os cabos funcionam bem, nos Iphone rebentam, claramente um defeito do… cabo! Claro, para a Apple vender cabos, precisava de fazer algo….

    • Miguel A. says:

      Funcionam quando funcionam… Cabos huawei que não funcionam com Samsung. Cabos xiaomi usb-c que não carregam dispositivos. Há de tudo. E tenho casos desses em casa. Mas como não é Apple, ninguém liga. Agora um cabo derrete e a culpa é do iPhone. Tudo serve de pretexto para culpar a Apple…

      • Legenddjurkk says:

        Confirmo o que dizes. Em minha casa sempre que tento carregar o meu Samsung da empresa (A33 5G) com o carregador e cabo originais da Huawei (P30 Pro) da minha esposa fica com 1 gota de água no display e a vibrar.
        Coloco outro carregador e puff tranquilo.
        Com o da minha esposa apenas dá para carregar se ja tiver alguma bateria, mas se estiver a 0’s não carrega.

        • Vitolas says:

          Mas isso não tem que ver com o cabo tem que ver com o carregador e com as normas de carregamento quick charge do mesmo, usa o cabo do huawei com um carregador samsung ou outro que não tenha uma norma especifica de quick charge e vê como funciona.

      • Paulo Martins says:

        Como tu dizes funcionam quando funcionam, mas nenhum rebenta o telemóvel, o meu quando me emprestam um cabo do chinês pode carregar lento ou nem sequer carregar mas nunca queimou nenhum cabo, o facto de o cabo ser fraco não retira a responsabilidade à Apple.

        • Aves says:

          Hum … a Apple vai dizer ao dono do iPhone para pedir responsabilidades à Amazon, que foi quem vendeu o cabo. E que com os seus cabos e de marcas conceituadas nunca aconteceu. Mas deve ser possível com o resto do cabo que sobrou saber se cumpria as especificações USB-C e a amperagem. O cabo – e o carregador que foi usado.

        • Castro says:

          lol!
          carregar lento ou não carregar não tem nada a ver com o cabo, tem a ver com as normas que o carregador respeita e a comunicação entre este e o telemóvel para saber qual a potência que deve servir.

          • Paulo Martins says:

            Senão fosses ignorante saberias que se o cabo não for em condições irá aquecer ao carregar com potência a mais o que aumenta a resistência no cabo o que se o equipamento funcionar corretamente irá ser detectado pelo smartphone que irá baixar a potência de carregamento, o meu smartphone faz isso caso contrário há a possibilidade de ocorrer o que refere a notícia e eventualmente provocar um incêndio.

            Eu tentei usar o cabo que veio com um carregador de isqueiro de 5v 2a que comprei num chinês no meu carregador e ele não carrega na potência máxima.

          • Castro says:

            não faço ideia de onde saiu essa invenção mas a resistência do cabo é algo inerente ao cabo, é a mesma qualquer que seja a potência.
            O smartphone não sabe qual é a resistência do cabo nem a potência fornecida é alterada magicamente por causa dela.

          • Castro says:

            A única coisa que um smartphone ou carregador podem fazer relativamente ao cabo é verificar quais os pinos funcionais e como eles se cruzam, já que há uns quantos fabricantes que não seguem as especificações correctas do USB-c.

          • Castro says:

            Alguns para cortar nos custos de fabrico outros porque criaram normas próprias de carregamento rápido, e por isso só com os cabos e carregadores deles é que obténs o melhor carregamento rápido desses fabricantes. Mas isso, tal como disse no início, não faz parte da norma USB-c.

  4. Gonçalo says:

    Apple a ser Apple. Arranja sempre maneira de obrigar a comprar tudo o que é deles… Cria problemas onde não.. Faz as suas baterias explodir ou ou ficar danificadas com carregadores Android, faz cabos Android derreter com o seu software que detetaccabos estranhos e os faz subraquecer…
    Compar iPhone hoje em dia é ficar refém de uma marca… Que te vai sugar até as espinhas… E o pior é que há muita gente a comer latas de atum (nada contra que ate gosto bastante) para pagar estes abusos da Apple. Ridículo este fanatismo…

    • Miguel A. says:

      Esses que dizes que comem latas de atum para comprar iPhones, gastavam dinheiro na mesma noutro telemóvel topo de gama ao mesmo preço. Assim como vês pessoal com sapatilhas caríssimas ou televisões xpto e vivem de rendimento mínimo. Falta de cabeça não tem nada a ver com a Apple… Compras um cabo na Amazon, o cabo derrete e culpas o iPhone? Isso já é roça o fanatismo….

  5. PorcoDoPunjab says:

    Acho muito bem, querem Aifone, paguem.
    Aliás, sou da opinião que um Aifone só deveria aceitar ou fazer chamadas para outro Aifone.
    Nada de misturas com robots Android e em breve com Harmony.
    Exclusividade é exclusividade…

  6. Cb says:

    Bela forma de vender cabos usb-c mais caros

    • Aves says:

      Hã? E vai daí a Apple arranjou maneira de queimar a porta do iPhone?!
      Quando os smartphones carregavam todos a 5W, e os carregadores de e respetivos cabos cumpriam com a intensidade elétrica de 5W (=1A x 5V)) não havia problemas.
      Mas isso mudou. Tenho um carregador USB-C PD para o Mac de 61W (=3V x 20,3A) que também carrega um iPhone 15, variando automaticamente a amperagem e voltagem – mas para isso é necessário que o cabo também cumpra as especificações. Isto é o b-á-bá – com o USB-C tem que se ter muito mais atenção aos carregadores e aos cabos (já para não falar na transmissão de dados).
      Há que comprar de marcas conceituadas. O sujeito foi comprar um cabo rasca na Amazon lixou-se, como lhe disseram no Reddit: “Compras um smartphone de 1500 USD e um cabo de 1 USD, o resultado está à vista” Em regra, tem-se aquilo que se paga.

  7. Vasco says:

    Estranhamente nunca aconteceu com nenhum Android com potência muito mais elevada….
    Deve ser mais uma iFeacture.

    • Vitolas says:

      Carregador 120w da Xiaomi e respetivo cabo de um 11T Pro já com mais de 2 anos que carrega tudo e mais alguma coisa cá em casa e funciona que é uma maravilha ( assim como o telemóvel que só tem levado cargas hiper rápidas e a bateria esta igual a nova), mas lá está é das tais porcarias chinesas feitas por chineses que não presta, bom bom são as americanises feitas pelos chineses

  8. SergioA says:

    Hmm… esse cabo era USB-A na origem ou tipo C? Duvido que derreta o cabo se for USB-A, agora tipo C – tipo C, ai poder ser o cabo que e fraco que nao aguenta a amperagem, e ai sim, cabo mais “potente”. E nao venham com deculpas Android/Mac, e o cabo em si.
    Cabos USB C – USB C sempre com alta amperagem , nada de generico porque activa logo o PD (power delivery_.
    Cabo USB-A so mesmo os 5V-2A na sua maioria, e nao mais que 3A

  9. Mav23TT says:

    Boas,

    Não tenho por hábito comentar neste forum ou outro qualquer mas este artigo obrigou-me a tal.
    Então moral da história: temos de usar apenas os cabos fornecidos da Apple. Tem piada que tenho android desde 2016 (OnePlus 6 e atualmente o OnePlus 8). Já usei variados cabos USB C para carregar o tlm e tive zero problemas. Atenção que antes do OnePlus 6 fui um fã da Apple com o iPhone 4 e depois o iPhone 6. E continuo a achar a Apple interessante em alguns pontos. No entanto, acho que o artigo em questão deveria sim destacar que é triste vermos um telemóvel de 1500€ que apenas tem a capacidade de carregar com cabos exclusivos da marca. Zero adaptabilidade. Mas a culpa é do cabo…. 🙂
    Boas festas para todos!!

    • Vítor M. says:

      ” é triste vermos um telemóvel de 1500€ que apenas tem a capacidade de carregar com cabos exclusivos da marca…” Retiraste pouco do artigo. Foste seletivo, o que não é justo. Basicamente o que a Apple refere é que para haver uma uniformização da qualidade dos cabos vendidos para os dispositivos Apple, os fabricantes devem inscrever-se num programa que se chama MFI (Made for iPhone). E nesse programa, a empresa explica as suas razões: https://support.apple.com/pt-pt/HT204566

      Claro que no mundo há os mais espertos que os outros e vendem ao utilizador qualquer coisa a dizer “os cabos são todos iguais” 😉 e os menos atentos desta vida compram. Depois dão-se certos e determinados problemas e culpam a marca. Aliás, falas da OnePlus, mas a OnePlus foi uma das marcas que fez questão de desenhar o seu próprio cabo. Que é mais caro que o mesmo cabo comprado “no mercado convencional”. 😀 Ainda achas triste?

      Claro que os iPhone 15 carregam com outros cabos, e há muitos de elevada qualidade. A Apple explica quais são esse cabos. E explica por que razão a maioria dos baratos que são vendidos para os smartphones que usam USB-C não são apropriados. E o resultado pode ser esse que vemos na imagem do artigo.

      Usas uma marca que ela própria sugere aos seus utilizadores um cabo, até o vende, e não fazem bem em fazer isso? 😀 😀

      • Rui says:

        É verdade que devemos usar cabos de qualidade mas não deixa de ser vdd um iphone que carrega bem mais lento que muitos smartphones do mercado rebenta logo com o cabo? no entanto não acredito que seja propositado nem a apple era capaz de uma coisas destas que podia muito bem magoar alguem

        • Vítor M. says:

          Estás a misturar as coisas. Em grosso modo, quem gere a parte do carregar não é o cabo, mas sim o iPhone. Isso leva-nos para uma outra área da eletrónica. E a Apple explica algumas das características aqui: https://support.apple.com/pt-pt/HT204566 mas há outras.

          • Vitolas says:

            Mas ainda lá em cima estavas a falar de espessura de cabos, agora já não interessa?
            É um facto que é o dispositivo e o carregador que fazem a gestão da corrente aplicada, se o cabo não suportar a corrente o próprio equipamento e carregador fazem a limitação da carga elétrica transmitida por o cabo, o problema segundo parece está talvez na má gestão que o iphone faz dessa mesma componente e daí estes problemas até porque o problema é visível na porta de carregamento do iphone e não no carregador, cabos usb-c existem á anos assim como dispositivos compatíveis, se estes problemas aparecem agora quem está mal são os cabos ou os iphones?

            Nas outras marcas todas que tem tipos de carregamento rápido proprietário se algo não estiver bem simplesmente o telemóvel não carrega ou, fica em loop de carregamento, porque não faz o iphone o mesmo?

          • Vítor M. says:

            Não disse que não interessa, disse que quantidade não significa qualidade. O teu poder de interpretação é muito “seletivo”. 😉

            E as advertências que a Apple faz na página que já partilhei nalguns comentários explica isso, entre outros aspetos relevantes do ponto de vista da qualidade dos componentes. É isso que tens de perceber.

  10. David Guerreiro says:

    Há por aí muitos cabos USB com condutores que mais parecem fios de cabelo, e alguns deles nem transmitem dados, só colocam os condutores para carregamento. E nalguns casos até se vendem caro na Amazon. Se eu comprasse um iPhone 15 não iria usar um cabo qualquer para carregar. Quem dá mais de 1000€ por um smartphone e depois mete-se com forretices no cabo, algo não está bem… Eu usaria um original ou na pior das hipóteses um com certificação.

  11. PAULO PEDROSO says:

    “1 – Carregamento universal com um único cabo
    Este tem sido o argumento primordial da Comissão Europeia que “forçou” a Apple a adotar a nova porta no seu smartphone. O iPhone 15 tem USB-C e provavelmente os novos utilizadores têm por casa cabos USB-C de outros dispositivos, como Macs ou iPads Pro (ou até de discos portáteis, telemóveis Android, carregadores, entre outros).

    A universalidade do USB-C significa que com qualquer cabo podemos carregar o iPhone 15 e outros dispositivos como os AirPods com a caixa USB-C, o controlo remoto da Apple TV de última geração, etc.”

    Foi escrito pelo Vitor no post mais a baixo….

    não existem carregadores android, existem sim carregadores com mais ou menos qualidade, com mais ou menos amperagem.

  12. Paulo S says:

    Eu ja tive cabos do iPhone a durar pouco como o do meu Galaxy S21 durou uma miseria. Mas o da Huawei da minha esposa e de excelente qualidade. Os Xiaomi são fracos fracos. E quando vejo as pessoas a irem ao chines buscar cabos para carregar o telefone por 1 euros, so lhes desejo boa sorte e vida longa. E esses a Apple deve desaconselhar de certeza como farao as outras marcas. E bem.

    • A triste velha says:

      Acho que é bom senso: quem usa os cabos muito rascas que vêm com produtos baratos e acham que é tudo igual, esse é o problema. É o mesmo que ter um carro desportivo e meterem pneus rascas, logo queixam-se que o carro derrete os pneus? Ou que não tem a performance prometida?

      Eu comprei vários cabos na Amazon por um valor muito aceitável e duram-me já há muitos anos, nenhum telemóvel ou o meu PC (que carrega também por USB-C até 60W) se queixaram ou ardeu algo. Os últimos que comprei são de 10 Gbps e aceitam até 100W, esses sim foram algo mais caros mas vão durar muitos anos.

  13. XiJimir says:

    Não percebo como a apple não faz o teste ao cabo continuamente, o meu xinocaomi só entra em fast charging dependendo do cabo utilizado, se for desses cabos finos fica em slow charging

    • Aves says:

      – “Utilizar cabos, transformadores [carregadores] ou baterias não autorizados pode provocar incêndios explosões ou outros riscos.
      – Carregue apenas com o dispositivo apena com o cabo, transformador incluído ou autorizado.”
      Manual do Mi 10T Pro, ou outro qualquer modelo da Xiaomi.
      Há com cada analfabeto …

    • Castro says:

      o teu “xinocaomi” não usa cabos standard USB-c para carregamento rápido, são cabos proprietários reconhecidos pelo carregador e aparelho desse fabricante.

  14. Pedro says:

    Quando os Samsung Galaxy Note S7 começaram a explodir a Samsung também dizia q os utilizadores estavam a usar carregadores não autorizados. Quando começaram a haver mais e mais casos assim até com o carregador oficial, tiraram esse modelo no mercado e descobriu-se q afinal era defeito de fabrico da bateria. Quem tiver este modelo do iPhone 15 devia começar a tomar cautela e não defender a Apple como se fosse impossível eles errarem. É o 1o telemóvel com USB-C mercado é ainda uma coisa extremamente experimental para eles portanto o risco destes problemas acaba por ser maior.

    • Castro says:

      Há quase 10 anos que Apple usa portas USB-c em aparelhos seus para carregamento, logo longe de ser uma coisa experimental para eles, até porque mesmo com o cabo Lightning a Apple já usava a norma standard de carregamento por USB.

  15. Mapril says:

    Produtos Apple são à prova de idiotas, os produtos Android e Windows são para pessoas informadas.

  16. Daniel Silva says:

    Acho engraçado que a norma usb-c determina automaticamente o elo mais fraco, o meu portátil saca 100w via usb-c sem nunca queimar…
    Mas “não usem cabos sem ser da Apple” porque a Apple queima cabos que aguentam 100w usando 30w.
    Isso tudo porque não segue normas, e proteções térmicas zero.
    Mas a culpa é de todos menos da Apple… adorro

  17. João Prata says:

    Já no meu tempo se dizia “alguém tem um carregador 91?” Quando o desconhecimento pelas tecnologias é superior ao saldo bancário naturalmente surgem estes problemas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.