iOS 13: Alerta de uso do GPS reduz em 68% os dados recolhidos
Já deu conta que em algumas apps o iOS emite um "alerta" sobre a localização? A privacidade tem vindo a ser um assunto em análise detalhada por parte empresas de tecnologia. Com o iOS 13 a Apple passou a implementar uma função que alerta quando uma app precisa de dados da localização. O utilizador tem, nesse momento, a oportunidade de permitir ou negar a utilização do GPS.
Segundo a empresa FastCompany, tal funcionalidade reduziu em 68% a recolha de dados em background relativamente ao GPS.
O iOS tem milhares de funções, mas há uma que se tem vindo a destacar no iOS 13. Quem usa, por exemplo, um iPhone, já se apercebeu que sempre que abre uma app de terceiros e esta precisa de dados do GPS, o sistema alerta para a sua utilização.
Utilizadores do iOS têm ajudado a reduzir a recolha de dados
Esta possibilidade do utilizador decidir o que pretende fazer, reduziu em 68% os dados que são recolhidos pelas aplicações (segundo dados da Location Sciences). Outra revelação interessante é que, tal funcionalidade, reduziu em 24% a recolha sobre a localização quando uma app está aberta.
Um porta-voz da Google disse à Fast Company que quando os utilizadores do Android têm a opção de partilhar apenas dados de localização quando estão a usar a app, eles escolhem essa opção cerca da metade do tempo.
Depois de muito se ter falado em privacidade nos sistemas operativos, as empresas finalmente estão a oferecer funcionalidades aos utilizadores. No caso da Apple a função até pode ser "chata", mas é uma forma do utilizador definir, no iOS, o que pretende fazer.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Será assim tão fácil? Vivemos num mundo que não dá importância aos valores humanos. Visto que estes fornecem dinheiro às entidades, vendedores de dados. Duvido desta medida.