iOS 18: finalmente é possível utilizar lembretes no Calendário Apple
Temos, ao longo de vários artigos, explicado detalhadamente algumas das muitas novidades do iOS 18, e mostrado como este sistema operativo traz uma mão cheia de pequenas grandes utilidades. Hoje vamos falar nos Lembretes dentro do Calendário.
As aplicações Calendário e Lembretes da Apple estão tão intimamente relacionadas que é surpreendente que a empresa nunca tenha tentado colmatar esta lacuna.
Isto porque podemos, em qualquer dia, ter uma reunião na escola dos miúdos, ou uma consulta no médico, e ter simultaneamente tarefas necessárias de realizar. Ora temos num lado a agenda da reunião na app Calendário, e nos Lembretes temos a tarefa programada para meter combustível, por exemplo. Mas então porque não pode estar tudo no mesmo dia no Calendário?
Depois de atualizar para o iOS 18 e para as atualizações do macOS Sequoia (que pode atualmente experimentar na versão beta para programadores), já não precisará de saltar entre duas aplicações - os seus lembretes aparecerão automaticamente na aplicação Calendário. Veja como funciona esta novidade.
Como pode ter os seus lembretes na aplicação Calendário
A implementação desta funcionalidade pela Apple é bastante simples. Qualquer lembrete ou evento que crie na aplicação Lembretes e que tenha uma data e hora de vencimento será automaticamente apresentado na aplicação Calendário.
Não tem de fazer mais nada e a funcionalidade está ativada por predefinição, desde que esteja a executar o iOS 18 e o macOS Sequoia. Isto funciona para todos os seus lembretes - a aplicação Calendário até mostra a cor relevante da sua lista no ícone da caixa de verificação.
De facto, como podemos ver, a integração está bem conseguida. O lembrete aparece com uma caixa de verificação, pelo que pode marcá-lo a partir da própria aplicação Calendário! Pode ver os seus lembretes na vista do dia, e até na nova vista do mês, se utilizar a nova funcionalidade de pinch-to-zoom para fazer zoom numa determinada semana.
Assim que um lembrete aparecer no Calendário, pode movê-lo para alterar a hora (tal como faz com um evento) e a alteração será instantaneamente refletida na aplicação Lembretes.
Por outro lado, também é possível criar um lembrete a partir da aplicação Calendário, embora a interface seja um pouco complicada.
Clique no botão Mais na parte superior e mude para o separador Lembrete para criar um lembrete em vez de um evento. Aqui, pode atribuir-lhe um nome, definir uma data e hora e adicioná-lo à sua lista geral de Lembretes.
Lembramos que os lembretes têm um opção muito interessante, que pode ser usada de forma individual. Pode marcar na app Lembretes uma nota referente a determinada localização GPS. Assim, sempre que passar nessa localização, recebe uma notificação.
No exemplo o lembrete dispara quando o utilizador passa pela localização do posto de abastecimento, que fica nas imediações do supermercado. Um ótimo recurso.
mais uma idroid feature
Essa mega feature presente em qualquer app de calendário que arrastava aos milhões para o mundo android
Mas o que é que interessa que esta ou aquela feature já exista no android?? No IOS vai funcionar 10x melhor.
Chamaram por mim?
Não sou fã nem hater mas só agora!!!!!
Só agora que não és fã nem hater?
Fazem eles muito bem. Quando é para melhorar não interessa quem fez primeiro.
TOP, agora vão dizer que afinal são os lembretes xpto e que no iphone é diferente, pura tecnologia. Realmente muito à frente na tecnologia.
Olhando para o primeiro ecrã, do Calendário, não tem muita lógica:
– 19 H (evento do Calendário) – Reunião na escola
– 20 H (tarefa do Lembretes) – Trazer frutas e legumes
– 21 H (tarefa do Lembretes) – Meter gasolina
Mas pode ser que dê jeito, só experimentando. Só uso o Lembretes para listas de tarefas e pagamentos repetidos (pagar o cartão de crédito) ou eventos muito distantes (por exemplo, a renovação da carta). Nas Notas também se podem criar listas (e para listas de compras creio que a melhor é a app de terceiros Bring).
Tem, e passo a explicar. A reunião tem uma localização, dá o tempo de viagem, com vários alertas durante o dia e pode ser, posteriormente, reagendada a ação. Após a reunião, há um “recado” para a pessoa trazer fruta das compras. Mais do que ir às compras, o alerta é para não esquecer a fruta. Contudo, existe outro que, dentro do timing, ao passar pela área de localização do posto de abastecimento, por trás do hipermercado, dispara um alerta, meter gasóleo. 😉 o que ajuda a gerir várias tarefas combinadas quer no calendário, quer nos lembretes. Aliás, traz ajuda do Maps dentro dos Lembretes e até dentro do Calendário (tempo de viagem e trânsito até ao destino).
Complicativo. Tudo o que é complicativo não resulta.
Além disso, se eu for às compras não preciso de uma lista que diga “fruta”, o quero é uma lista das (várias) compras.
Exatamente o mesmo que já faz à anos o android. Google Calendar, Google Task, Google Meet, Goodle Maps, Google task, tudo integrado.
Mas se o iphone agora também o faz, já é muito bom para o apple users.
Tudo integrado? Não, aliás, ainda hoje tens essas apps que se relacionam mal ou nem se relacionam. A Apple há anos que sincronizava tudo via iCloud, e a Google mantinha tudo em separado, mails de um lado, fotos de outro, notas perdidas, calendários à parte. E mesmo tendo já evoluído, mesmo assim ainda é desconexa, no que toca ao seu ecossistema. O iPhone foi pioneiro nas melhores coisas que tens no Android, como, por exemplo, o conteúdo do dispositivo criptografado. Logo 😉 não vejo nada no Android que não haja tão bom ou melhor no iOS.
Depois claro que gozamos todos com iOS quando features destas básicas precisam de um upgrade major de iOS para aparecerem.
faltam só 34324324234 outras atualizações