iOS 17 vai trazer novidade para o Apple Mapas que a Google devia copiar para o seu Maps
A poucas semanas da chegada do iOS 17, os utilizadores que o testam continuam a descobrir novidades. A mais recente está localizada nos Mapas da Apple e revelam um cuidado extra da marca para a utilização dos mapas em modo offline. É de tal forma interessante que até o Google Maps o deveria ter presente.
Com o iOS 17, a Apple quer melhorar o seu serviço de mapas e isso é já visível nas versões beta que a empresa disponibilizou para testes. Uma das novidades desta nova versão são os mapas offline, algo que a Google tem no seu Maps há vários anos.
A novidade, agora revelada, vem melhorar ainda mais este modo offline. A descoberta, partilhada no Reddit, mostra que, caso a rede dos operadores na área seja fraca, surgirá uma notificação no Mapas da Apple. Assim, ao traçar um rota que passa por uma região onde não haja uma boa cobertura da rede móvel, o sistema irá sugerir o download de um mapa offline antes da partida.
Esta é, do que se sabe, uma funcionalidade que será exclusiva do iOS 17 e desta proposta da Apple para os seus equipamentos.
Com esta ajuda, os utilizadores do iPhone ou do iPad vão poder antecipar problemas no acesso aos mapas. Vão poder preparar-se e assim ter os mapas das áreas a que vão ter acesso antecipadamente e com todo o detalhe.
Não fica claro como a Apple determinará se uma área tem boa ou má cobertura no iOS 17, mas certamente que será uma informação fidedigna. Ao mesmo tempo, fica também a dúvida se será uma funcionalidade exclusiva dos EUA ou se será aberta a outras áreas do planeta.
O que é certo é que mesmo com uma funcionalidade que pode ser considerada tão simples, a Apple consegue dar um serviço ainda melhor nos Mapas. A Google, que tantas vezes altera o seu serviço, deveria copiar esta oferta do iOS 17 e assim ter uma proposta ainda melhor.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho uma curiosidade que gostava de ver “debatida” entre os entendidos Também no Android existe a possibilidade de descarregar mapas, para utilizar offline. Será que essa possibilidade será sempre benéfica, mesmo tendo boa rede, por ser mais rápida ou não vale a pena/compensa!??
Aqui tens a resposta:
https://support.google.com/maps/answer/6291838?hl=pt&co=GENIE.Platform%3DAndroid
Eu já usei, para quem tem trafego muito reduzido ou falta de rede em pleno nenhures, acho que compensa na hora do aperto.
Sim já conhecia, mas a questão principal não era essa. É saber qual será mais rápido no Google Maps mesmo tendo a rede a 100%: a navegação através do uso dos dados neste caso, ou através do acesso aos mapas offline guardados no smartphone?? Isto porque muitas vezes acontece, haver ligeiros “lags” na navegação, que nos vai fazer perder tempo/desviar da rota.
Supostamente ao descarregar sempre será mais rápido já que a lógica é que ao ter o mapa todo descarregado, o tempo de transferência fica anulado logo o acesso será acelerado. Porém a sua pergunta não é assim tão “parva” uma vez que num aparelho que tenha pouca ram e/ou processador fraco e/ou tecnologia do “disco” lenta, terá lidar com muitos mais dados de uma vez do que aqueles tem de lidar ao transferir o mapa progressivamente e limpando a cache do percurso já percorrido. Resumindo, num aparelho actual e rápido definitivamente descarregar é mais rápido, num aparelho mais antigo estamos dependentes das suas capacidades em lidar com “mapa descarregado”
Obrigado pela partilha de conhecimentos e opinião.
Compreendi o que explicaste e fiquei devidamente esclarecido. Abraço!!
Podem sempre optar pelo MapsMe, mapas mundiais sem necessidade de internet descarregando os mapas antecipadamente , eu viajo pelo mundo fora e é uma das minha ferramentas de viagem.
Sim, há décadas
Alguém sabe dizer com que frequência os mapas das Apple são atualizados?
Ou seja, na google os mapas são atualizados com bastante frequência.
Exemplo: sempre que uma rua/estrada fica interdita essa informação é visivel nos mapas da google, não diria de imediato, mas é quase.
Sabem dizer se nos mapas da Apple isso também acontece? ou nem por isso.
Obrigado.
Parabéns Pedro Simões pela ironia subtil na notícia. Foi uma boa gargalhada logo ao acordar 😀
Um bom dia para ti também!
O Maps já faz isto faz bastante tempo lol
E ao contrário da Apple, bastou aos androids atualizar a app do Maps para ter isto a funcionar, não é preciso esperar um atualização massiva de todo o OS
Não está em causa a funcionalidade dos mapas offline, esses sim, já chegaram há muito tempo ao Google Maps, o que está em causa é outra coisa 😉 lê o texto.
Eu acho que a Pplware foca-se tanto no mundo Apple que nunca se apercebeu que essa funcionalidade já existe há muito no Google Maps…
O teu problema é não leres com atenção, porque não estamos a falar dos mapas em offline. Lê bem e não digas disparates.
Não Vítor… o teu problema é que não sabes o que acontece no Google Map se inicias uma navegação e desligares a internet… Automaticamente a rota fica em cache offline… é uma funcionalidade tão básica que não requer a opção para guardar manualmente…
“disparates” lol ok…
Lá está, não tem o mesmo serviço da Apple, que percebe o trajeto, analisa o track e descarrega antecipadamente onde a internet não está à altura. Não sabes o que está em causa, então não digas disparates (lê o texto todos). É que pelo menos deverias conhecer o próprio sistema que usas e nem isso.
Mesma funcionalidade. Modos de usabilidades diferentes. Faz me um favor, vai lá fora e testa isso com um Android (mete luvas de latex se precisares). Poem te offline. Sai da rota… vê o que acontece… e não venhas aqui inventar. Um bocado de investigação não te faria mal antes de vires comentar disparates aqui…