iOS 17: O iPhone vai conseguir bloquear a gravação de vídeos em concertos?
Apesar de já ter sido apresentado, o iOS 17 ainda terá muitas novidades para revelar. Segundo os rumores, no novo sistema operativo haverá uma particularidade curiosa que levanta a dúvida: será mesmo verdade que o iOS 17 vai bloquear a gravação de vídeos em concertos?
Uma novidade ou rumor?
Mesmo tendo sido apresentadas muitas das próximas novidades e melhorias do iOS 17, há muitas que apenas agora estão a ser descobertas. Estas surgem dos testes feitos na versão beta do novo sistema do iPhone.
Entre as muitas já reveladas, uma em particular tem estado a ser debatida e a despertar interesse. Surgiu de Soren Iverson, designer do Cash App, e revela que um novo recurso no iOS 17 pode bloquear o iPhone se o utilizador filmar um concerto por muito tempo. A mensagem mostrada nesse caso seria: "Faça uma pausa e aproveite o espetaculo".
iOS camera lock if you record too much concert footage pic.twitter.com/Mfg89toNT1
— Soren Iverson (@soren_iverson) June 13, 2023
iPhone não deixa gravar concertos
Esta possibilidade rapidamente levou a uma discussão entre os seguidores de Soren Iverson. A questão da legalidade e da autoridade da Apple em tomar estas decisões foram os temas mais debatidos e com diferentes opiniões por parte dos utilizadores.
Um pormenor interessante surge, no entanto, nesta questão e nesta suposta nova funcionalidade do iOS 17. Soren Iverson é conhecido por revelar alguma informação que resulta da sua imaginação e capacidade de interpretação. Infelizmente, este parece ser mais um caso de algo que não existe, mas seria interessante de estar no novo sistema do iPhone.
Apple já tem esta patente registada
Apesar de esta situação parecer ser mais um wishful thinking, por parte de Soren Iverson, não deixa de ter um fundo de verdade. A Apple, em 2016, registou uma patente que tratava de uma situação similar. Descrevia uma câmara capaz de detetar um sinal infravermelho e interpretar os dados. Esse pode ser usado para desativar a fotografia e a gravação de vídeo.
Ainda que possa ser algo, potencialmente interessante, o mais provável é que seja apenas uma falsa novidade do iOS 17. A Apple poderia implementar esta nova funcionalidade, mas aparentemente não é ainda com esta versão do sistema operativo do iPhone. A questão é, também, quem gostaria de a ver implementada.
Este artigo tem mais de um ano
Parece ser fácil de implementar. Um algoritmo de análise da stream detecta que o padrão AV é o de um concerto, cruza essa informação com geolocalização e sabe que de facto naquelas coordenadas temporais e espaciais se está a realizar um concerto público abrangido por direitos de autor sendo interdita a captação de imagens, para além de selfies ou imagens de grupos de pessoas que ocupam x% dos frames, por exemplo. Desde logo ficam acauteladas as situações em que o proprietário do iPhone pode filmar legalmente um espectáculo que não esteja abrangido pela lei dos direitos de autor, como um evento particular ou um evento não registado / autorizado e, também os direitos das bandas e artistas que legitimamente querem ter os seus direitos protegidos.
Quem segue o Soren no Twitter saberá certamente que ele publica com frequência alterações a interfaces muito conhecidas, onde inclui um twist pessoal. Esta do bloquear gravação não passa disso. Não é uma novidade “falsa”. É simplesmente uma feature inventada por ele, ainda que haja a patente registada pela Apple.
acho bem…
já apanhei gatos pingados que iam a um concerto para fazer lives no instagram/facebook…
Com certeza o que impede um governo de adquirir a mesma tecnologia e impedir os seu cidadão que tem iPhones de filmar as atrocidades praticadas por este? E quem diz que depois o Android não vai para o mesmo caminho?
Não me agrada esta imposição pela Apple eles não são órgão policial para restringir o que faço no meu telefone.
para quem começou a estagiar com os passaportes sanitários digitais, que mais fizeram lembrar Auschvitz, isso não é preocupante!
Isso é que era. Passo-me com a malta a gravar vídeos, principalmente naqueles bons concertos. Do género, pagas 40/50 euros para veres um espetáculo e depois estás a ver o mesmo através do ecrã do smartphone.
Isso não faz sentido nenhum! Eu na verdade, tenho alguma raiva daqueles que passam o concerto todo a filmar em vez de o aproveitar…mas tipo…há quem use o iPhone para filmar concerto de forma PRoFISSiONAL…ou seja…pago para fazer umas imagens e colocar nas redes sociais! E eu não estou a gozar…há muitas bandas que trazem sempre um gaijo com um iPhone numa gimbal para gravar uns “trechos” e colocar logo nas redes sociais enquanto decorre o evento! Eu próprio trabalho nessa área…sou operador de câmera e editor de vídeo…e já vi muitos la em cima do palco a fazer umas imagenszitas com o iPhone na gimbal….como é essa malta? Não pode trabalhar, agora? Claro que podes ir com uma Sony A7 Mk2…mas não consegues mandar logo pras redes sociais tal como o iPhone…
Pela imagem, aparece um popup a falar de 32minutos de gravação. Será que não chega para publicitar e mostrar “partes” do concerto?
Se for como está no pop up…acredito que não haja problema! Para autopromoção do concerto, vários clips de 30 segundos são mais que suficientes! Mas não nos esqueçamos que a imagem pode ser “meramente ilustrativa”
Se fosse a Huawei a implementar uma aberração destas era a ditadura da China onde as pessoas já nem pode usufruir do equipamento livremente como é a Apple…
isto….
ainda ainda assim, e sabendo que é enervante ver seres de braço no ar durante um concerto inteiro (bem diferente de um vídeo ou outro ou umas fotas), quem é a apple para decidir o que eu quero ou não gravar? E depois dos concertos, o que se segue?
I SPEAK THE TRU, THE TRU COMES FROM MY HART
*clap clap* Concordo.
Acho muito bem.
A Apple é que sabe o que os seus utilizadores devem fazer.
Mas que rebanho de ovelhas manhosas…
Mais uma inovação…
Vítor M. Offtopic 😀
A minha mulher quer um iphone 14, no olx está um a excelente preço novo selado, não tem documento nenhum ou fatura alguma, diz que tem 12 meses de garantia é só ir a qualquer centro de reparação Apple é mesmo assim? Qual o site fidedigno para saber pelo imei/mac se é original? Thanks desde já 😉
PS: Vítor M. ou quem puder ajudar!
Boas. Eu desconfio sempre dos iPhones novos, caixa selada e muito baratos.
Mas podes ver aqui https://checkcoverage.apple.com/?locale=pt_pt alguma informação sobre a garantia e não só.
Aqui neste site também poderás perceber mais sobre a identificação dos equipamentos: https://support.apple.com/pt-pt/HT201296
Qualquer dúvida dispõe.
Obrigado Vítor, uma questão sendo que a caixa está lacrada colocando o imei nesse link se for original e tiver tudo certo o que é suposto aparecer?
Neste link ele pede o número de série. Essa informação encontra-se na parte de trás da caixa. Com essa informação poderá ver se de facto tem ou não garantia.
Além disso, se depois quiseres saber se é original ou recondicionado, poderás fazer o seguinte:
Vais a Definições > Geral > Sobre. Anota o número do modelo e o número de série.
A primeira letra do número do modelo indica a origem do dispositivo.
M – significa que é uma novo da loja de retalho da Apple.
N – significa que é um dispositivo de substituição da Apple. Significa que pode ser um iPhone de substituição ou recondicionado.
P – significa que é um dispositivo personalizado com gravação.
F – significa que é um dispositivo reformado.
Quanto ao preço, pode ser de facto um bom negócio. Alguém poderá ter recebido o iPhone e agora pode estar a despachar e há muitos e legítimos motivos para isso.
Tem só atenção que só o deverás pagar depois de o teres na mão e o teres ligado, para verificar de facto que é um iPhone e não uma cópia.
Muito obrigado Vítor pela ajuda, o maior receio é se acontece alguma coisa posso usar a garantia ou não dado que não possui fatura…
Obrigado Vítor pela ajuda, o maior receio é sendo que não tem qualquer fatura se existir alguma situação se ela pode levar a um centro de reparação sem problema…
O valor é 700€ mas como não tem fatura… Acho que não é um valor “suspeito” digamos assim, andam a 800€ e pouco em lojas online…
Qual é a versão?
O 14 branco de 128GB a pessoa tem mais a venda 14 Pro e Pro Max selados… Não sei é mais ou menos suspeito…
É o iPhone 14 de 128GB… Ele tem mais há venda Pro e Pro Max não sei se é mais ou menos suspeito… 😀