PplWare Mobile

iOS 17: O iPhone vai conseguir bloquear a gravação de vídeos em concertos?

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Vasco says:

    Parece ser fácil de implementar. Um algoritmo de análise da stream detecta que o padrão AV é o de um concerto, cruza essa informação com geolocalização e sabe que de facto naquelas coordenadas temporais e espaciais se está a realizar um concerto público abrangido por direitos de autor sendo interdita a captação de imagens, para além de selfies ou imagens de grupos de pessoas que ocupam x% dos frames, por exemplo. Desde logo ficam acauteladas as situações em que o proprietário do iPhone pode filmar legalmente um espectáculo que não esteja abrangido pela lei dos direitos de autor, como um evento particular ou um evento não registado / autorizado e, também os direitos das bandas e artistas que legitimamente querem ter os seus direitos protegidos.

  2. Jose says:

    Quem segue o Soren no Twitter saberá certamente que ele publica com frequência alterações a interfaces muito conhecidas, onde inclui um twist pessoal. Esta do bloquear gravação não passa disso. Não é uma novidade “falsa”. É simplesmente uma feature inventada por ele, ainda que haja a patente registada pela Apple.

  3. Someone says:

    acho bem…
    já apanhei gatos pingados que iam a um concerto para fazer lives no instagram/facebook…

    • It's Me Mickey says:

      Com certeza o que impede um governo de adquirir a mesma tecnologia e impedir os seu cidadão que tem iPhones de filmar as atrocidades praticadas por este? E quem diz que depois o Android não vai para o mesmo caminho?
      Não me agrada esta imposição pela Apple eles não são órgão policial para restringir o que faço no meu telefone.

  4. KeyboardWarrior says:

    Isso é que era. Passo-me com a malta a gravar vídeos, principalmente naqueles bons concertos. Do género, pagas 40/50 euros para veres um espetáculo e depois estás a ver o mesmo através do ecrã do smartphone.

  5. LarilasOS says:

    Isso não faz sentido nenhum! Eu na verdade, tenho alguma raiva daqueles que passam o concerto todo a filmar em vez de o aproveitar…mas tipo…há quem use o iPhone para filmar concerto de forma PRoFISSiONAL…ou seja…pago para fazer umas imagens e colocar nas redes sociais! E eu não estou a gozar…há muitas bandas que trazem sempre um gaijo com um iPhone numa gimbal para gravar uns “trechos” e colocar logo nas redes sociais enquanto decorre o evento! Eu próprio trabalho nessa área…sou operador de câmera e editor de vídeo…e já vi muitos la em cima do palco a fazer umas imagenszitas com o iPhone na gimbal….como é essa malta? Não pode trabalhar, agora? Claro que podes ir com uma Sony A7 Mk2…mas não consegues mandar logo pras redes sociais tal como o iPhone…

    • Security says:

      Pela imagem, aparece um popup a falar de 32minutos de gravação. Será que não chega para publicitar e mostrar “partes” do concerto?

      • LarilasOS says:

        Se for como está no pop up…acredito que não haja problema! Para autopromoção do concerto, vários clips de 30 segundos são mais que suficientes! Mas não nos esqueçamos que a imagem pode ser “meramente ilustrativa”

  6. Marko says:

    Se fosse a Huawei a implementar uma aberração destas era a ditadura da China onde as pessoas já nem pode usufruir do equipamento livremente como é a Apple…

    • Luis says:

      isto….
      ainda ainda assim, e sabendo que é enervante ver seres de braço no ar durante um concerto inteiro (bem diferente de um vídeo ou outro ou umas fotas), quem é a apple para decidir o que eu quero ou não gravar? E depois dos concertos, o que se segue?

    • Oh says:

      I SPEAK THE TRU, THE TRU COMES FROM MY HART

      *clap clap* Concordo.

  7. PorcoDoPunjab says:

    Acho muito bem.
    A Apple é que sabe o que os seus utilizadores devem fazer.
    Mas que rebanho de ovelhas manhosas…
    Mais uma inovação…

  8. Marko says:

    Vítor M. Offtopic 😀

    A minha mulher quer um iphone 14, no olx está um a excelente preço novo selado, não tem documento nenhum ou fatura alguma, diz que tem 12 meses de garantia é só ir a qualquer centro de reparação Apple é mesmo assim? Qual o site fidedigno para saber pelo imei/mac se é original? Thanks desde já 😉

    PS: Vítor M. ou quem puder ajudar!

    • Vítor M. says:

      Boas. Eu desconfio sempre dos iPhones novos, caixa selada e muito baratos.

      Mas podes ver aqui https://checkcoverage.apple.com/?locale=pt_pt alguma informação sobre a garantia e não só.

      Aqui neste site também poderás perceber mais sobre a identificação dos equipamentos: https://support.apple.com/pt-pt/HT201296

      Qualquer dúvida dispõe.

      • Marko says:

        Obrigado Vítor, uma questão sendo que a caixa está lacrada colocando o imei nesse link se for original e tiver tudo certo o que é suposto aparecer?

        • Vítor M. says:

          Neste link ele pede o número de série. Essa informação encontra-se na parte de trás da caixa. Com essa informação poderá ver se de facto tem ou não garantia.

          Além disso, se depois quiseres saber se é original ou recondicionado, poderás fazer o seguinte:

          Vais a Definições > Geral > Sobre. Anota o número do modelo e o número de série.

          A primeira letra do número do modelo indica a origem do dispositivo.
          M – significa que é uma novo da loja de retalho da Apple.
          N – significa que é um dispositivo de substituição da Apple. Significa que pode ser um iPhone de substituição ou recondicionado.
          P – significa que é um dispositivo personalizado com gravação.
          F – significa que é um dispositivo reformado.

          Quanto ao preço, pode ser de facto um bom negócio. Alguém poderá ter recebido o iPhone e agora pode estar a despachar e há muitos e legítimos motivos para isso.

          Tem só atenção que só o deverás pagar depois de o teres na mão e o teres ligado, para verificar de facto que é um iPhone e não uma cópia.

          • Marko says:

            Muito obrigado Vítor pela ajuda, o maior receio é se acontece alguma coisa posso usar a garantia ou não dado que não possui fatura…

          • Marko says:

            Obrigado Vítor pela ajuda, o maior receio é sendo que não tem qualquer fatura se existir alguma situação se ela pode levar a um centro de reparação sem problema…

      • Marko says:

        O valor é 700€ mas como não tem fatura… Acho que não é um valor “suspeito” digamos assim, andam a 800€ e pouco em lojas online…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.