iOS 11: Como usar o Teclado para uma mão
Estamos a poucos dias de receber, de forma oficial, o novo iOS 11. Serão milhões de utilizadores que poderão ter acesso a um vasto leque de novidades. Seguramente iremos perceber que há alterações na forma como é feita a interação com o iPhone.
A par da elegância que se espera no novo iPhone do décimo aniversário, a Apple melhorou a usabilidade com o iOS 11 e, para isso, criou funcionalidades que permitem escrever apenas com uma mão. Vamos mostrar então como podemos ativar essa função.
Depois que a Apple decidiu contrariar o seu fundador Steve Jobs e aumentar os ecrãs para lá das 3,5 polegadas, usar as duas mãos passou a ser quase um requisito fundamental. O mundo achou que 4 polegadas ainda era pouco e esticou-se até 4,7", depois para lá das 5 polegadas e noutros segmentos há até dispositivos que se confundem com tablets de bolso. A verdade é que está tudo a chegar à conclusão que, afinal, usar o equipamento só com uma mão é que está correto.
Vimos recentemente a Samsung com o Galaxy S8 a chegar-se à razão com um belíssimo trabalho.
A Apple tem um novo recurso de Teclado para uma mão, incorporado no iOS 11, que adiciona uma conveniente opção à mão direita e à esquerda no teclado.
Como usar o teclado com uma mão no iOS 11
- Pressione e mantenha pressionado o globo ou o emoji ao lado do botão 123
- Selecione o ícone do teclado esquerdo ou direito
- Toque na seta no lado do teclado para voltar ao teclado centralizado padrão
Os teclados com uma mão fornecem um ajuste suficiente para tornar fácil, para a maioria das pessoas, conseguir alcançar todo o teclado com um polegar, mesmo no iPhone 7 Plus (esse recurso não será encontrado no iPhone SE ou 5s).
Como tornar o teclado de uma mão o padrão no iOS 11
Para aqueles que desejam definir, como padrão, um teclado para a mão esquerda ou direita, podem ir a Definições do teclado... depois de pressionar e segurar o botão globo / emoji ou aceder ao mesmo através de Definições → Geral → Teclado.
Agora poderá treinar até conseguir habituar-se a teclar apenas com uma mão e verá que nem é assim complicado. Um dia, de certeza, os ecrãs ficarão mais esguios e elegantes ao ponto de, com uma mão, o nosso polegar chegar facilmente aos 4 cantos do ecrã, tal como um dia Steve Jobs referiu como sendo a forma correta de usar um smartphone.
Este artigo tem mais de um ano
Para mim, os smartphones versões Plus tinham parado em 4,7” até e os normais em 4”. Mas o mercado pediu maior e assim as marcas fizeram. Ontem comecei a usar um OP5 depois de muito me agarrar ao 5S (para mim o tamanho ideal). A adaptação não será fácil, até deduzo que nunca me adaptarei(!), apesar de ter mãos grandes, exatamente porque sou “obrigado” a usar as duas mãos devido ao tamanho.. É uma luta que nunca vou vencer e daí me ter rendido às “telhas”.
Concordo
Há smartphones menores que 5.5″…. falas de gostares de ecrãs pequenos, e depois vais comprar um com 5.5″…. ok….
Ninguém disse que não havia, mas o custo de oportunidade por um menor é o desempenho, por exemplo. Eu era apologista do que a sony chegou a fazer, mesmas specs em dois tamanhos diferentes, quem quer grande escolhe grande, quem quer pequeno escolhe pequeno, sendo que ambos teriam o mesmo desempenho (com diferenças insignificantes se quisermos ser perfecionistas). Fui para um 5,5” porque tirei o tamanho de primeira prioridade. Já que ia ter de optar por um grande demais para o meu gosto, habituar-me a um 4,7” ou a um 5,5” é igual ao litro. O meu critério máximo de seleção foi apenas desempenho/fluidez. Após semanas a comparar dispositivos, o OP5 foi o único que me pareceu corresponder ao nível de desempenho/fluidez que eu queria.
Concordo, apesar de não me importar nada dos 3.5″ dos iPhone 4(s), onde era possível fazer “tudo” com o polegar, quando passei para o 5S já achava um bocado grande, no entanto como referiste, passei a achar também o tamanho ideal.
Não criticando quem utiliza dispositivos com ecrãs maiores (4.7″+), dado que nem todos utilizamos com os mesmos propósitos ou as mesmas ferramentas/apps, por exemplo, para quem assiste regularmente a conteúdos multimedia (tv, series, netflix, jogos, etc..) acredito que faça todo o sentido.
Quando saiu o iPhone SE, apesar de não o ter, não me importava nada, agora, seja o 6, 7, 8, X, etc.. para mim já são todos “phablets”
Eu tinha o iphone 5 e tambem tive bastante resistencia a trocar. Era mesmo para trocar por um SE porque considerava realmente o tamanho certo, mas depois de aconselhado acabei por comprar o 7 e já não conseguiria ir para um de ecrã menor.. quando uso o 5C da minha mulher já me parece mt pequeno. O ecrã maior tem vantagens em quase tudo e tem muita facilidade de utilização devido aos pormenores que a Apple implementou, como por exemplo o duplo toque no botão home e o ecrã descer para se chegar com o polegar a todo o lado. O ecrã maior efetivamente dá uma maior experiência de utilização. No entanto acho que 4,7″ é um tamanho bom, acima disso já considero mm mt grande.
Nos telemoveis da xiaomi tens o “Mode uma Mao”. Basicamente ficas com a imagem encolhida num dos cantos.
Eu uso bastante. Podes ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=aSrmRPjiET0
Exato, e já o têm há bastante tempo.
Pondo um pouco de lenha na fogueira: será que a Xiaomi copiou esta feature da Apple? Malandros…
Talvez até se tenham inspirado. https://www.youtube.com/watch?v=pJ2kVCnu71Q
A Huawei tem o modo ui uma mão há bastante tempo,
Boa tarde, tenho o iphone7 actualizado com o IOS11 e nas opções do teclado tal como indicado não me aparece para seleccionar ” o teclado para uma mão”
alguém que tenha pasado por isto?
Só funciona nas versões Plus, penso eu.
Atualizei porém não apareceu essa função,alguém mais teve esse problema?
Boa noite, activei no 6s normal e já funciona.
O meu teclado do iphone 7 “encolheu” no modo paisagem. Alguém sabe como voltar a preencher todo o espaço?