IBM: Gerir PCs é 3x mais caro comparativamente aos Macs


Destaques PPLWARE

122 Respostas

  1. FAB says:

    Ou seja, está morte e enterrado que os Mac’s custam mais que PC’s!

    Nos Mac, eles poupam mais de $500 por cada unidade, e não venham com “ai mas um Mac custa X e um PC custa metade e serve na mesma para Office e trabalho”, pois porque eles também usam as linhas profissionais das marcas, usam Toshiba Tecra (com preços comparáveis a Mac), p.ex. e não Toshiba Satelite (lixo)…

    • badsector says:

      Eu nunca gastei dinheiro com o meu PC em suporte. Portanto Mac’s custam mais que PC’s.
      E tal como eu quase todos por aqui também não devem ter gasto um cêntimo. O problema deve ser a qualidade dos funcionários da IBM. Lol

      • Ze says:

        Não tens muito melhor que a qualidade dos técnicos IBM. É só veres por quem ainda dá suporte aos AS400.
        Não conheço melhor Enterprise Support que o da IBM e já lidei com eles todos.

      • Carlitos says:

        O artigo refere-se a ambientes empresariais!!!
        Ainda deves ser estudante, concerteza! Lol

        • Paulo says:

          pois e nesses ambientes empresariais devem usar o osx server quase de certeza.

          • lmx says:

            Se o desconhecimento matasse…

            Então o Paulo nunca ouviu falar do venerável AIX, e da sua venerável JFS2??Credo…

            Acha que uma empresa com AIX, precisa de MAC, Windows, ou até de linux para alguma coisa, nos servidores?

            É somente o melhor, apesar de ser caro, mas para IBM é a 0€!!
            E onde queiram, teem a opção linux!
            Não se esqueça que estamos a falar de uma das Empresas a nivel mundial tecnologicamente mais capaz..

            IBM,General Electric, SUN(“morta” pela Oracle)..

      • FAB says:

        1. Não gastaste dinheiro, gastaste tempo, e tempo é dinheiro

        2. Ambiente empresarial, DUH!

      • Raul says:

        O custo, neste caso, não se mede apenas em dinheiro… O facto de teres de parar de trabalhar por qualquer motivo ligado a problemas com o teu PC ou mesmo com a sua manutenção (updates, limpeza, resolução de incompatibilidades etc.), também é um custo para a empresa…

    • andre says:

      Depende muito das necessidades das empresas tanto a nível de software como de hardware, já que para Mac só existem drivers para uma fracção de equipamentos comparativamente com windows e existe muito software que só corre em windows…

    • Luis says:

      Toshiba?!? Eu usei IBM e Lenovo (Thinkpads) lol

    • Pedro says:

      Por ~650/700€ comprei uma placa gráfica, um processador i7 6700k e 16GB de RAM. Nao comprei uma placa gráfica ainda pois o meu trabalho não precisa de gráficos, só precisa de um CPU poderoso.

      Como uso linux não paguei pelo sistema operativo. O resto dos componentes já tinha (monitor, fonte de alimentação, disco rígido, etc.)

      Com a apple, nem sequer tenho a hipótese de ter um processador tao bom:
      http://www.apple.com/pt/shop/buy-mac/imac

      O monitor da apple provavelmente e melhor do que eu tenho, mas para mim e para o meu trabalho isto faz mais sentido e e’ *muito* mais barato. Quantitativamente, menos 600€ comparando com o apple mais baratucho, e com menos RAM e um processador pior.

      No meu caso, apple e’ muito, mas muito, mais caro.
      E nunca paguei por suporte na vida.

      • Ze says:

        Mas vocês sequer lêem as coisas? O título é claro e diz “Gerir”, depois na notícia fica notório que isto é Enterprise only.

      • FAB says:

        “E nunca paguei por suporte na vida.”

        Claro, compras um PC para “trabalhar”, resta saber “trabalhar” o quê? O Counter-Strike? E não precisas de suporte… tá bem…

      • Pedro says:

        @FAB: Simulações em pesquisa cientifica (C++) e Radio Definido por Software. Eu disse explicitamente *no meu caso*.

        @Ze: Estava a responder ao comentário “está morte e enterrado que os Mac’s custam mais que PC’s”, que *no meu caso*, não e’ verdade.

        Gerir e adquirir não devem ser visto em separado, na minha opinião. Preferes poupar 500€ ao longo de 4 anos, ou 600€ quando adquires a maquina? Isto tudo parece-me sobre simplificado.

      • Vianeq says:

        Você é do tipo de pessoa que acha que basicamente mais RAM e mais clock na CPU significam necessáriamente mais velocidade de processamento!
        Esqueceu que com 4 GB de RAM LPDDR4 o iPad Pro atropelou o Surface Pro de 16 GB?

        Já sei: você não se importa coeo design da tua máquina né?
        Ou, você não percebe o quanto seu PC consome energia!
        Ele deve esquentar como um forno que por sinal traz um ventilador com aquele barulho irritante.
        Experimenta primeiro!

        • TeKnoFreaK says:

          Boas, então acha que com mais clock no cpu ele não vai processar mais dados? E os benchmark’s? Será que eles estarão errados? Já viu os benchmark’s com o Mathbench feitos a Apples e a outros sistemas, não vou dizer PC’s, pois isso é uma falácia, tudo é pc, seja Mac Pro, iMac, MacBook ou outros! E design? Já viu o que alguns system integrators estão a fazer? Laptops e Desktops de alguns fabricantes são “lindos”… Basta ver os novos All in One da ASUS e MSI, e os Desktop’s da Asus? Os Laptops da Aorus, com duas gráficas são extremamente finos. Ou então o novo ASUS Zenbook, todo em alumínio? Com gráfica NVIDIA e Ssd. E ainda com ecrã 4K. E falar de tablets? O iPad é um tablet, o Surface é um 2 em 1… Nem faz sentido comparar tablets com PC’s. As aplicações são diferentes, no Surface pode usar aplicações de PC. Já agora, quem faz os Cpu’s da Apple? E as gráficas? E os ecrãs? Quanta energia gasta um iMac 27” 5k e um Asus Zen Aio Pro 4k? Aliás, qual destes dois têm melhor design e melhores características? Qual é o mais rápido? Alhos são alhos e bugalhos são bugalhos! Dizer que um é melhor do que outro, só porque um é Apple é um erro. E o outdated hardware? Dizer que um cpu com 2 anos de mercado, com menos barramento e menor velocidade, é melhor que outro, bem, essa nem comento, então porque será que a Apple vai renovar os seus PC’s com os novos Cpu’s de sexta geração? Só porque sim? E não será hardware novo mais eficaz em termos de gastos energéticos? Informe-se e veja bem as características de cada coisa antes de falar, eu não sou um fanboy de nenhuma marca em concreto, pois tenho coisas de muitas marcas, Sony, Samsung, Asus, Msi, etc… Mas não me interessa uma marca que em termos de hardware parou no tempo. E design? Um Mac de 2012 é quase igual a um de 2015. Ser fanboy é morrer aos poucos, pois nem vê o que se passa noutros lados, e é criticar sem pensar os outros. Já agora, tente usar um bom cooler que o barulho desaparece.

          • Vitor Jesus says:

            Obrigado TeKno, poupaste-me o trabalho de responder. É tanta parvoíce junta que nem sabia por onde começar.

          • TeKnoFreaK says:

            De nada, é necessário saber antes de mandar postas de pescada. Ser fanboy sem conhecimento de causa é complicado, mas para os outros, eu não defendo esta ou aquela marca só porque sim. Primeiro estudem e depois mandem as postas que quiserem. É como este artigo, eu se tivesse uma parceria com a empresa X não ia falar mal dela. Até dizia muito bem, mesmo que não fosse verdade, pois assim ganham os dois parceiros, isso chamasse estratégia de mercado.

  2. Vitor says:

    Vale o que vale.
    è lógico que se querem mudar para mac têm de justificar.
    Para mim é tudo tretas para ficarem bem na gestão da empresa.

    • Luis says:

      Ainda bem que és dono da verdade e sabes mais sobre a gestão da IBM do que propriamente os que lá trabalham 😀

      LOL

      • FAB says:

        +1

        Traduzindo “sou Apple hater e as verdades não me dão jeito nenhum”

        • Pedro Farias says:

          -1 @fab sou Isheep e não vejo os defeitos da Apple nem as vantagens do PC 🙂
          Melhor ainda a IBM tem uma parceria com a Apple, devia dar muito jeito dizer que a concorrência é melhor 😉

          • MLopes says:

            lógica da batata. quer dizer, para ti primeiro fizeram a parceria e depois publicam resultados errados e gastam milhares de milhões a mais só para justificar a parceria e fazer o favor à apple?!
            não te parece que será mais do tipo: concluíram que gastam milhares de milhões a menos com a apple e por isso fizeram a parceria(?) pois…

        • Sujeito says:

          FAB, em bom tom de brincadeira, essa foi na certeira.

          • Vitor Jesus says:

            @MLopes, quer dizer, apresentam um resultado baseado em condições que não foram apresentadas, ou seja, “massajaram” os números de forma a apresentarem o melhor resultado possível e para ti isso é uma verdade universal?
            Eu não “concordo” nem “discordo” dos resultados que eles apresentam, mas sem mais dados, estes números não me dizem nada.

    • Ze says:

      Lol?

      Estás a falar da IBM, tudo está comprovado com documentação pública.
      Para mim o mais flagrante foi terem reduzido o staff de servicedesk em 90%, além dos admin para deploy de software e imaging. Estamos a falar de uma redução de cerca de 100 pessoas para 10.

    • APereira says:

      Claro que se fosse ao contrário já vinham cá dizer “Claro que isto estava a vista de toda a gente, basta ver o preco de um PC comparativamente a um Mac…e se quisessem uma poupanca mesmo a séria mudavam para Linux”.

      Nem sempre aquilo que nos parece mais barato hoje vai tornar-se na coisa mais barata amanha…

      O problema é que nem sempre as pessoas percebem, simplesmente pensam que por ser mais barato hoje vai ser mais barato amanha.

    • Bartolomeu says:

      Sim, tem toda a lógica, a gestão da empresa que paga as contas não vai reparar que paga mais do que aquilo que estes funcionários dizem, continuando a aumentar comprar mais Macs para usar na empresa, exacerbando o problema.

  3. Vitor Jesus says:

    Vamos meter as coisas em perspectiva:
    – A IBM é parceira da Apple para criarem software para usar em empresas em dispositivos iOS e Mac, é uma parceria para conseguir introduzir mais dispositivos Apple, com software IBM nas empresas

    – O estudo pelo que posso ver, está a comparar Mac com portáteis Lenovo, não qualquer PC

    – não são apresentados os dados sobre os pedidos de suporte que são feitos, gostaria de ver quantos pedidos são derivados de HDDs avariados

    Este artigo devia ter o título seguinte:
    IBM: Gerir os nossos PCs é 3x mais caro comparativamente aos Macs

    • Ze says:

      1 – As aplicações da IBM são gratuitas e apenas servem para fomentar a utilização da ferramentas IBM em ambiente empresarial. Se fores ver o portefólio da IBM percebes o porquê e quando juntares isso à fortune 500 que só por acaso são as empresas com maior adoptação de iPhones/iPads e Macs percebe-se logo o porquê.

      2 – O estudo compara Macs com portáteis “Lenovo”, sendo que os portáteis “Lenovo” eram fabricados pela IBM e daí provavelmente saíam a preço de custo ou algo semelhante. Ainda assim, grande maioria das empresas ou usa Dell ou Lenovo, poucas são as que vão noutras cantigas porque simplesmente para quem percebe do assunto não soam bem, não tem apenas a ver com o suporte de computadores mas sim com suporte de parques informáticos, cross-site, cross-plataform, precisas de controlo remoto sobre actualizações de componentes de firmware e drivers, not an easy task.

    • FAB says:

      1 – Para criar software, não para usarem Macs deles

      2 – Os Lenovo são iguais a qualquer PC, é Windows, ponto final.

      3 – Pelo menos os MacBook não têm HDD

      • ruca says:

        1. quando tens uma parceria vais falar sempre bem da marca parceiro seja para o que for.

        2. a lenovo nao é igual a qualquer outro pc, cada empresa tem parcerias e gestao diferentes de hardware e do proprio windows para os seus funcionarios.

        3. a apple ainda vende macbooks com hdd, informa.te la melhor.

    • tekMan says:

      Sem surpresa, esta “notícia” é apresentada aqui sem qualquer contexto.
      Mas quem anda bem informado sabe que a IBM tem desde 2014 um acordo de licenciamento que inclui apps com serviços da IBM em dispositicvos da Apple, a comercialização de serviços de nuvem da IBM a clientes da Apple, e até a venda e licenciamento de sofware Apple e iPhones para clientes empresariais.
      Portanto, sim, a IBM tem interesse em que se vendam MACs.

      • Vítor M. says:

        tekMan está muito desatento, porque esta notícia relaciona a anterior e essa, por sua vez, relaciona o contrato feito pela Apple e IBM. basta estar atento ao mundo da tecnologia e seguir o caminho das pedras 😉

        Esta aqui http://bit.ly/2eapYhP aponta para esta http://bit.ly/2eao5BR que por sua vez deixa claro que está implícito esta http://bit.ly/2eaoPHb. 😉

        • tekMan says:

          Curiso como passa a vida a responder a comentários que não lhe são dirigidos, e sempre para desconversar.
          O que afirmei, e mantenho, é que esta notícia não tem qualquer referência ao contrato existente entre a IBM e a Apple.
          É assim tão difícil de reconhecer?

          • Vítor M. says:

            Eu digo que tem e provei que tem 😉 mas seguir o que está no texto. Porque se assim não fosse, para que se colocam artigos de suporte nos textos actuais? Certamente será para estender a informação, verdade?

            “Factualizar” não é desconversar meu caro.

    • MLopes says:

      @Vitor Jesus óbviamente que é gerir os pcs deles tal como é gerir os macs deles! é mesmo preciso dizê-lo?
      no fundo estás a defender o quê? que a lenovo é a exceção das exceções e que o resto do mundo não apple é exatamente o oposto?! hummm, achas mesmo que alguém acredita nisso?

  4. Ze says:

    E o número de admins JAMF são 5 agora que estão em continuação de Deploy, quando isso acabar podem diminuir para 3.
    Isto é muito giro mas foi preciso um investimento brutal a tornar as aplicações todas web based para poderem ser usadas em Mac sem nenhuma incompatibilidade.

    Para mim o único senão dos Macs em ambiente empresarial, para além do suporte de aplicações que têm de ser reescritas é única e exclusivamente a segurança. A Apple não está preparada para endereçar a segurança ao nível Enterprise e os fabricantes que conseguem endereçar essa segurança, 90% não suporta Mac.
    Para mim é um compromisso demasiado grande e quanto a mim não deve ser tomada esta abordagem.

    P.S.: Mac user há 15+ anos e Mac Enterprise Admin e integrador durante 3 anos.

    • Sujeito says:

      Consegues aprofundar um pouco a segurança enterprise que a que te referes da tua experiência?

      Tem em conta que, não sendo propriamente leigo, não é a minha área e desconheço. Daí o meu interesse.

    • Vianeq says:

      Segurança e criptografia? OS X Server dá conta melhor que Windows. Partado princípio que a maioria das grandes empresas usa ou OS X Server, ou uma versão do Linux.

  5. Rui says:

    Bem acho isso estranho uma vez que a IBM ja foi uma empresa de pc’s, agora como venderam a parte dos pc’s a lenovo. E como e uma empresa americana agora querem favorecer outra empresa “americana” que na verdade e mais chinesa que outra coisa se formos a ver onde sao construidos.

  6. Rui Lapa says:

    Não é que não acredite, mas referir a fonte da noticia talvez a torna-se mais credível.

  7. Daniel says:

    IBM nem é parceira da Apple nem nada… lol

  8. poiou says:

    Onde está o relatório oficial?
    Gostava de saber em que pontos concretamente é que é mais barato.

  9. Artur Santos Silva says:

    Isto é pura e simplesmente publicidade da empresa que está a fazer o deploy (jamf) dos mac.
    O que não referem é a diferença entre o custo inicial por máquina, o gigantesco investimento que foi necessário para dotar a infraestrutura de condições para suportar macs em larga escala, ou comparar o help desk a hardware com um ano (macs) com hardware bem mais antigo (Pcs).
    A realidade de 99,9% das empresas é bem diferente da IBM (ou da Google, ou da Microsoft)

    • Ze says:

      Não é publicidade e não é a JAMF que está a fazer o deploy, JAMF é o software de Deploy, tal como tens SCCM e MDT da Microsoft (que por acaso também gere Mac, embora não com a mesma granularidade que o JAMF), quem faz o deploy são tecnicos e admin da própria IBM que tiveram o devido treino na ferramenta.
      O gigantesto investimento foi mencionado pela IBM no inicio do projecto (já lá vai um tempo, não sei onde anda o whitepaper disso) onde referiam que a reestruturação das ferramentas internas deles já estava a ser realizada para suporte de várias plataformas para os seus clientes, daí a ser um custo que já iriam ter de qualquer forma e não um custo adicional, mas sim isso é um ponto chave para outras empresas com aplicações próprias. O custo por máquina não tem importância pois é diluído no valor do ciclo de vida da máquina e do número de assistências da mesma, além que qualquer empresa desta dimensão tem cerca de 15 a 20% de desconto à cabeça pré-aprovado pelos accounts managers da Apple para aquisições desta natureza, deixando de fora os iPhones e iPads onde não se consegue mais que 5%, 10% em casos excepcionais. Depois estas empresas não possuem hardware antigo, por norma fazem aquisições a 3/4 anos com renovação de equipamentos ou com renting operacional também com a mesma periodicidade de renovação, daí a não existir essa modalidade de suporte a hardware “antigo”.

      Esta é a realidade de todas a fortune 500 e muitas outras empresas multinacionais espalhadas pelo mundo e é para essas que a poupança chega a alguns milhões, que no budgte de qualquer departamento de IT é sempre bem-vindo para apostar em inovação em vez de suporte operacional.

    • poiou says:

      É esse género de pontos que gostava de saber, e não uma notícia da empresa que está a tratar da migração.
      Não estou a dizer que mac e mais caro ou barato, apenas quero ter informações concretas, que me permitam ter uma opinião.
      E ser mais barato por ter gerad o menos tickets é curto.

    • slowpoke says:

      Bem dito, não podemos extrapolar um caso para o resto dos casos.

    • André says:

      Em ambiente empresarial, o custo inicial de um portátil ronda os preços dos Macs. Como referência, na empresa onde trabalho, multinacional com mais de 500 colaboradores, usam-se Lenovo da série T (T450S por exemplo) e na configuração que nos entregam não custam menos de 1800eur. Têm que se lembrar que nas empresas de média/grande dimensão, os equipamentos adquiridos não são iguais aos que vêm na loja da esquina à venda e sim, o custo de suporte ao longo do tempo de vida do equipamento é um factor importante. Por cada hora que eu esteja parado, é uma hora não facturada e isso em larga escala representa um custo que tem que ser considerado aquando da escolha do fornecedor e equipamento.

  10. Balearic Soul says:

    Eu tenho o meu PC (montado às peças) há 5 anos e ainda não gastei um tostão nela. E pelo desempenho, acredito que dure mais 5, a brincar… e com processador AMD! 😉

  11. Sujeito says:

    Esta malta… Então a teoria da conspiração agora, parece, é de que a IBM mete Macs na empresa só para ter trabalho extra e ainda mente cá para fora a dizer que é melhor.

    Em boa verdade, sei que os Linux que se usam na IBM também são, regra geral, os que precisam de menos suporte, comparativamente a Windows. O Facebook diz o mesmo. O Google diz o mesmo.

    Pior cego é o que não quer ver, é o que vos digo.

    • Sujeito says:

      O Windows vem, atualmente, em último lugar na escolha dum sistema fácil de manter e com poucos problemas associados., onde seja possível correr outros.

      Isto não é mau nem é bom. É o que é.

      • Ze says:

        O cenário de end users para os quais aplicas linux não é o mesmo de para os quais aplicas Windows nem o nível de especificadade de aplicações e soluções necessárias.
        Acho que o correcto aqui é comparar windows vs mac mas não os restantes que já deram provas em muitas organizações que opensource normalmente é associado a dificil curva de aprendizagem, posterior aumento de suporte e posterior retrocesso.

        • Sujeito says:

          Concordo com essa realidade também Ze. Daí que referi que são apenas viáveis onde sejam possível de correr. Caso as ferramentas sejam específicas dum OS específico, não vale a pena moer a cabeça.

        • Sujeito says:

          Concordo com essa realidade também Ze. Daí que referi que são apenas viáveis onde sejam possível de correr. Caso as ferramentas sejam específicas dum OS específico, não vale a pena moer a cabeça.

      • Ze says:

        A verdade é que não existem ferramentas mais baratas, fáceis de usar, de implementar e gerir do que as ferramentas Microsoft para qualquer empresa com acordo Microsoft, e isso numa PME compensa o custo acrescido com suporte.

        • Sujeito says:

          A IBM não é uma PME. Empresas grandes são as que mais poderiam retirar proveito dessa ferramentas integradas da MS. E estão a dar-lhes uns patins.

          Concordo que a MS têm ferramentas integradas que são vantajosas. Mas uma PME raramente precisa de tantos serviços assim. São as empresas de suporte às PMEs que perpetuam Windows, existindo alternativas. Por diversos motivos.

          • Sujeito says:

            Ignora a minha referência à IBM. Quando reli percebi que estavas a acrescentar informação noutro sentido.

            Mantenho o restante. E acrescento que sim, e por isso mesmo, perante a realidade actual, os serviços MS sao os mais vantajosos para as PMEs.

    • APereira says:

      Nunca na vida digas isso… Mac nao pode de maneira nenhuma ser mais barato que um PC.

      Basta ver pelo preco inicial…

      1200 um Macbook
      500 um PC que faz mais que o macbook.

  12. Rui P says:

    O meu pc tem 4 anos e não gastei um único euro em suporte! Utilizar um mac como computador profissional é para rir! Não faz nem metade do que faz um PC!

  13. Ricardo says:

    Toda a gente sabe a história da IBM e a Microsoft, o Bill é um gajo esperto e a IBM nunca gramou a Microsoft e há poucos anos a IBM criou uma parceria com a Apple para criar o mac “pro” … mac pro… LOL

  14. Deus says:

    “…mas normalmente um Mac é mais fiável que um PC.” – > HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    • Sujeito says:

      Podes rir ainda mais alto. Não muda a veracidade da afirmação .

      • TeKnoFreaK says:

        Como é? E não é verdade? Um Mac é o quê? Um Mac deve de ser um penedo? Não falha nada, nem têm hardware igual aos outros nem nada. São de quartzo e calcário com pequenos pontos de arenitos. O que é um Mac senão um Personal Computer? Ou PC se preferir. Lol.

  15. liberal da cerca says:

    Vê-se à distância a limitação de capacidades de gestão da informação e sistemas de informação que os autores da maioria destes comentários detêm!

    Comparativamente, um mac gera uma poupança que é quantificável a fim de 4 exercícios. Qual é a dúvida? Queremos paixão ou lucro? Eu quero lucro, nem que tenha que usar um mac (que no meu caso é a escolha óbvia)!

    Uma empresa gere-se para dar lucro e o design, branding, etc, atrai clientes e que geram lucro. Veja-se UBER Vs TAXI macho man.

    Logo investe-se em blocos azuis ou vermelhos. Se os vermelhos é que dão lucro… investe-se em vermelhos. quem não perceber isto vai ter dificuldade em orientar-se….

  16. Mike says:

    Mas porque raio dão crédito a esta opinião?
    Se a IBM tem uma parceria com a Apple ía dizer o quê?!

  17. TecnoGeek says:

    Parece que estou a ver as notas da Apple a entra na conta de quem fez este comentário.
    Apple é bom, mas o um PC do preço de um Apple tb!

  18. Fernando Dias says:

    Como o Humano é interessante. Gosto de ver cada um a defender o que pensa. Por aqui tenho Imac 27″ 16 GB RAM PC com monitor 4K , 32GB Ram, board SABERTOOTH Z97 MARK 2/USB 3.1 entre estes dois equipamentos alta gama venha o diabo e ache diferenças de preço. Só o monitor para ter resolução identica ao Imac foram mais de 500€. O portatil é um Toshiba R630 Já tem mais de 5 anos e custo 999€ venha de novo o diabo e encontre diferenças de preço na altura da compra mas isto é num particular. Trabalhei numa empresa com +/- 5000 empregados, cada um com o seu PC, espalhados pelo pais todo e no estrangeiro, com o Office e muitas outras aplicações, politicas de segurança apertada, utilizadores sem acesso ao C: e muito mais. Num ambiente empresarial desta dimenssão a manutençao é de doidos, o tempo perdido pelos utilizadores é grande e nada tem a ver com o uso domestico. Creio que se a empresa tivesse equipamento Apple o sossego seria muito maior e o tempo perdido pelos utilizadores seria muito reduzido

  19. arkan says:

    só se for nos outros países, porque se um COOLER de um mac custa 150 reais, imagina só outras peças!

  20. Marco B. says:

    A Microsoft diz que o Android e mais seguro que o iOS… E MENTIRA!!!
    A IBM(parceira da Apple) diz que os Macs ficam mais baratos em enterprise… O PINÁCULO DA VERDADE!

  21. Ricardo says:

    O mais preciso, o mais avançado do mundo, o mais bonito, o que dá mais status, não vende. Ups.
    https://9to5mac.com/2016/10/21/apple-watch-galeries-lafayette-paris-closing/

  22. NT says:

    Se calhar já adotaram o novo sistema de ficheiros da Apple ao que parece é especifico para tablets e guardar tudo nas “nuvens”… Ou então a IOSificação do macOS. Já se sabe que os iPADs são bem fiáveis, se é nisto que estão a falar então nenhum tablet no mercado consegue bater o iPAD (podem falar dos surfaces e companhia que dão para fazer isto ou aquilo, mas a nível de fiabilidade/custo do equipamento/custo de suporte não chegam lá).
    Também, devido à fragmentação do ‘androids’ e pouca adoção dos ‘microsofts’ também é óbvio que se torna bem mais barato manter um “parque informático” de iPhones.

    Essa parte de ser “mais fiável” e “menos custo com suporte” tem muitos se’s… Por exemplo estou numa empresa em que usam o linux, libreoffice, SAP e algumas webapp’s(com computadores de à quase 10 anos atrás… por exemplo, há bem pouco tempo é que meteram 1GB de ram) e pelo que sei chamadas por causa do sistema “ser difícil” ou não se saber trabalhar estou é igual a Zero! Mas como estamos ligados em rede por vezes a mesma falha… e aí sim o HelpDesk tem chamadas, não por culpa da “manutenção” do sistema, ou resolução de problemas do sistema, mas sim problemas de rede (ISP’s e afins).
    Concluído, no parque informático móvel (Smart phones e tablets) faz mais que sentido e é bem mais barato apple. Para Workstations, Portáteis etc. Já não é bem a mesma coisa e provavelmente sai mais caro.

  23. Alpha says:

    Tanta empresa “burra” a insistir nos PCs… ou então não:
    https://pplware.sapo.pt/informacao/apple-e-ibm-juntam-se-para-conquistar-o-mundo-empresarial/
    Para uma empresa tão esperta, não se percebe que tenha vindo a perder valor nos últimos anos, parece que a magia dos Macs não chegou, têm de adoptar mais iDevices.

  24. JJ says:

    Não pondo em causa a IBM, mas… pegando apenas neste argumento:
    “Outro dado curioso é o facto de apenas 5% dos funcionários com Mac solicitaram suporte Help Desk em contraste com os 40% que usam PC.”

    A que tipo de funcionários estão eles a referirem-se? Da IBM ou de outras empresas?
    Estão a dizer que 40% dos que usam PC, na IBM, tem de recorrer ao Help Desk? Julgava que os funcionários da IBM saibam mais de PCs do que a maioria dos leitores do Pplware.

  25. Fernando Dias says:

    Já contactei com gente que trabalha na area informatica formados em engenharia e não percebem nada de PC. Sabem muito de DB2. Trabalhei como auditor e um dia um consultor de uma empresa multinacional de renome
    chegou ao pé de mim a pedir um conjunto de dados ao que respondi ser impraticavel. O menino ficou muito aborrecido e voltou e voltou como não entendia resolvi fazer-lhe a vontade e extrai a aprtir do meu PC os dados que ele queria criando um ficheiro TXT com 2 GB e mais de 30 milhoes de registos. no dia seguinte disse-lhe que tinha o que ele cria. Apareceu-me com uma pen de 256MB que naquela altura era um luxo pois ia levar o ficheiro para o PC e trata-lo no Access. Vejam até onde vai o desconhecimento. Ao contrario do que aqui foi dito quem não trabalha arranja é muitos problemas pois tem muito tempo para fazer trampa e de que maneira

    • TeKnoFreak says:

      Gente que trabalha na área informática formados em engenharia e não percebem de PC’s? Boa, são estes tipos que dão má fama a todos os pobres engenheiros formados em informática neste mundo.
      O que será que esses pobres diabos andam a fazer?
      Espero não deparar com um desses ou desfaz-me o PC em bocados.

  26. Kittyhawk says:

    Trabalho na IBM no estrangeiro e tal como os meus colegas usamos um desktop Lenovo Linux RHEL 6.7 com Virtual Machine KVM Windows 7 com 2 monitores. Os Mentores e TLs utilizam alem disso portateis Lenovo ThinkPad Windows 7. Os Gerentes utilizam Apple MacBook Pro novos. Faco suporte tecnico a 2 contas sendo uma delas interna da IBM e realmente tickets e o que nao faltam. Nem toda a gente que trabalha na IBM percebe de computadores pois ha imensos empregados de vendas, marketing, servicos e inclusive cientistas. E verdade que ha menos tickets para Apple do que para Windows e Linux e a alianca IBM-Apple e para durar.

  27. rxl says:

    Pois gerir…. o problema e que um MAC equivalente a PC e custam uma nota preta, pelo que depois esses custos são completamente contra os MAC… não acho certo apenas analisar os custo de manutenção, mas sim um todo.

  28. r41m31 says:

    Se a IBM e a Apple não tivessem interesse em se bajular mutualmente, visto ambas terem parcerias comerciais, e como tal ambas beneficiarem desta bela publicidade, então até tinha mais consideração pela afirmação da IBM. Como não é o caso, e o sucesso de uma é o sucesso da outra, é só uma forma de promoção pelo engano….

  29. Bob says:

    Esperava que chamem as coisas pelos nomes…
    MAC é um PC! Um PC pode ser um MAC.
    Queria saber é que sistemas estão a comparar, já que o hardware se entende ser diferente.
    A maioria dos problemas são hardware? Ou do utilizador? Ou do sistema em si?

    Um PC é um “personal computer”. Não tem distinção de sistema operativo ou hardware. Apenas do uso que se lhe dá, sendo que o termo é aplicado para uso pessoal, quando apareceu.

  30. Vitor Correia says:

    Com os recursos e informação que existe hoje online, é preciso ser muita básico para pedir suporte de help desk. A unica razão reside no facto de uma pessoa ser “básica” ou não. Outra razão facil de explicar isto deve-se ao facto do MAC ser um sistema muito mais fechado que um PC Windows ou Linux. Ou seja um curioso pode muito mais facilmente destabilizar um sistema windows e depois “andar aos papeis”.

    • Vitor Jesus says:

      Os sistemas são tão fechados quanto os gestores desses sistemas os permitirem. Onde trabalho, há perfis de utilização que nem atalhos no desktop permitem 😉

  31. Hugo Freitas says:

    Para mim o mais irónico é a aliança da Apple com a IBM. Só de pensar que quem criou o dito “PC” foi a IBM e agora andam de mãos dadas. Simplesmente irónico. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.