Hoje na História dos Computadores: a chegada do iPhone…
O dia 9 de janeiro na "História dos Computadores" ficou marcado pelo lançamento do primeiro iPhone. Este ambicioso e novo dispositivo da Apple foi, desde então, capaz de moldar a indústria dos smartphones e mudou para sempre a maneira como vivemos as nossas vidas.
Para além disso, completam-se hoje 9 anos que Satoshi Nakamoto lançou primeira a versão experimental do software da rede Bitcoin.
Fique a par dos acontecimentos que ocorreram "Hoje na História dos Computadores", uma rubrica do Pplware onde lhe damos a conhecer importantes eventos que influenciaram o futuro do universo tecnológico.
2007 - Apple muda o mundo com o iPhone
A história do iPhone começa a 9 de janeiro de 2007. Steve Jobs, fundador da Apple e seu eterno CEO, subiu ao palco da Macworld para apresentar ao público o dispositivo que iria mudar para sempre a história do da tecnologia. Certamente, durante muito tempo Steve Jobs esperou por este dia.
I didn't sleep a wink last night...
Steve Jobs
Foi com a sua camisola de gola alta, os seus jeans característicos e sapatilhas brancas que Steve Jobs foi capaz de deixar, mais uma vez, a sua marca no mundo. Mas desta vez era diferente... Não era "só" mais um computador ou mais uma versão do famoso iPod. Jobs trouxe-nos o iPhone, cujos efeitos não podem ser expressos por palavras.
Prova disso é que, durante a última década, este ambicioso dispositivo da Apple tem sido a referência pela qual todas as outras marcas que desenvolvem smartphones se têm guiado, não apenas em termos de hardware, mas também no que toca ao software. De facto, o iOS reinventou os sistemas operativos móveis graças ao aparecimento da tecnologia multi-touch refinada e tornada popular pela Apple.
An iPod, a phone and an Internet communicator... these are not three separate devices! This is one device! And we are calling it iPhone! Today Apple is going to reinvent the phone.
Steve Jobs
Segundo relatos, Steve Jobs disse que, após o aparecimento do iPhone, o mundo nunca mais seria o mesmo. E quão certo ele estava...
O iPhone original vendeu mais de 6 milhões de unidades em quatro países, apenas no primeiro ano em que esteve disponível; mas agora vendem-se centenas de milhões de iPhones todos os anos e em todo o mundo.
Atualmente, é o iPhone X que está a marcar a atualidade e, segundo rumores que têm circulado, já está a influenciar as outras marcas. Espera-se que o seu design, estilo e novas tecnologias que incluí sejam aperfeiçoadas nas próximas versões do smartphone da Apple.
2009 - Satoshi Nakamoto lança primeira versão do software Bitcoin
Foi a 9 de janeiro que Satoshi Nakamoto lançou a versão 0.1 do software Bitcoin para Windows. Ainda era apenas uma versão alpha e experimental e, com certeza, ainda havia erros a corrigir e diversos aspetos a melhorar.
De qualquer forma, este é um dia importante na história da Bitcoin e das moedas virtuais em geral, sendo a Bitcoin a mais popular. Hoje em dia, milhões de pessoas utilizam a rede Bitcoin e são cada vez mais aquelas que se juntam a ela.
Será a Bitcoin o ponto de partida para uma mudança no nosso sistema financeiro?
Leia a última história:
Este artigo tem mais de um ano
Ah ganda Steve, fazes ca muita falta para abanares a Apple de novo
Hoje em dia, é a Apple a seguir as outras marcas. Porque insistem em escrever precisamente o contrário?
Uma passagem atenta pelo mercado tecnológico vemos o seguinte:
#1 Apple $170 B
#2 Google $101.8 B
#3 Microsoft $87 B
#4 Facebook $73.5 B
#5 Amazon $54.1 B
#6 Samsung $38.2 B
#7 IBM $33.3 B
#8 Intel $31.4 B
#9 Cisco $30.7 B
#10 Oracle $29.2 B
Estas são a marcas que mais influenciam o mercado mundial desde há vários anos. A par disso, o mercado asiático com a Huawei, Xiaomi, Geonee, Vivo, etc… têm conquistado a preferência dos utilizadores e é sobre isso que o mundo gira e é sobre os produtos com implicações diretas e indiretas que escrevemos e está correto. Além disso, tudo é alvo de apreciação 😉 é importante usarmos a tecnologia e não deixes que a tecnologia te use.
Falaram em alhos e respondeste bugalhos…
O ecrã no iPhone X, uma das suas características mais marcantes, a Apple definiu a tendência, ou seguiu outros?
Lá estás tu a misturar tudo. O ecrã OLED já existia e BONS ECRÃS, tal como referi no artigo (que não deves ter conseguido ler): Agora, a Apple, tal como é referido em muitas análises e testes, não se limitou a usar as tecnologias dos outros. Por isso, seguramente, este ecrã é dito como sendo um dos melhores.
Tal como é referido, a empresa não deixou de melhorar este recurso ao equipar o mesmo com qualidade demostrada em vários testes e análises. Aqui sem dúvida que foi atrás do mercado. Claro que não é só de ecrãs que vive o mercado e sem dúvida que criou tendências ao longo destes 11 anos de iPhone, coisa que permitiu em muito termos hoje marcas que são importantes até para a própria evolução das tecnologias que sustentam este mercado.
No global, criou várias tendências ao longo dos anos e isso conferiu-lhe o poder atual (refletido nesses números) enquanto marca, caso contrário os clientes não iriam atrás da marca. Claramente na sua oferta cria tendências e segue outras… é o mercado tecnológico a funcionar. Calma, o V.T. odeia/ama a Apple e por isso tem SEMPRE uma opinião inquinada Joel Reis.
Assim já concordo, continua a criar tendências, como o face id, quase de certeza, mas também passou a seguir outros.
Mas pois claro, então o mercado não tem players fortíssimos? Basta ver a lista de patentes em que mãos estão. Agora que continua a dar passos importantes isso é inegável. Outra importante questão é o jack 3.5mm 😉 pesquisa um pouco sobre DAC para perceberes o que está por trás da decisão da Apple.
@Vítor M.
“…pesquisa um pouco sobre DAC para perceberes o que está por trás da decisão da Apple.”
Segundo eles foi coragem. 😉
Muita…
Sim, infelizmente o jack é outra tendência definida pela Apple (ainda que não tenha sido a primeira).
Foi a primeira a ser falada que ia remover. Houve sim Uma fuga de informação da cadeia de fornecimento, logo após essa informação, ainda a mais de meio ano da apresentação oficial do iPhone 7, a LeEco lança a o Le 2, Le 2 Pro e o Le Max 2 sem jack 3.5mm. Tudo após se saber que a Apple estava a fabricar o chassi do novo iPhone sem está entrada.
Ainda não há nada por aqui sobre esta new? https://www.noticiasaominuto.com.br/tech/503813/bateria-de-iphone-explode-em-loja-da-apple-e-faz-sete-feridos
é verdade, aconteceu aqui em zurique esta manhã… mas porquê haverá de ser notícia? Se fosse um iPhone em exposição era mau… mas aqui tratou-se de um incidente durante um arranjo… sh!t happens, move over!
Ora nem mais. Sabemos lá oq ue o funcionário terá feito (ou deixado de fazer) no momento que estava a remover a bateria.
Não é bem assim. O cliente do iPhone já havia entrado na loja com o iPhone a fumegar.
Sejam impaciais.
Ora diga lá onde o que diz aqui, https://www.reuters.com/article/us-apple-swiss/apple-store-in-zurich-evacuated-as-phone-battery-overheats-idUSKBN1EY1GU
É que o que li está aí, o resto cada um pode inventar o que quiser…
Não , mas o mirror como é habito inventou.
https://www.reuters.com/article/us-apple-swiss/apple-store-in-zurich-evacuated-as-phone-battery-overheats-idUSKBN1EY1GU
Há relatos que testemunharam o cliente a entrar na loja com o iphone a fumegar!!!
A bateria explodiu nas mãos do funcionário que apenas o segurava!!
Que eu saiba os funcionários das Apple Store, não reparam equipamentos em plena loja, por isso, dizer que a bateria explodiu quando o funcionário a tentava retirar, é uma simples forma de tentar colocar paninhos quentes no assunto…
Daqui a nada vão dizer que é uma feature!!!
Testemunhos dizem que explodiu e viu-se um clarão. O que li, https://www.reuters.com/article/us-apple-swiss/apple-store-in-zurich-evacuated-as-phone-battery-overheats-idUSKBN1EY1GU
… não diz nada disso. Mas certamente se a partir de agora começarem todos a fumegar e a fazer clarões, é notícia.
Nada disso, eu ouvi outros relatos:
Havia um passante na estação de comboio de Zurique estava com um Note 7 que do nada começou a fomegar. Ao sentir o calor na mão, a pessoa com o susto deixou cair o dito Note 7 ao chão e aí explodiu como um foguete (efeito coke-mentos) e voou da estação de comboio fora, seguindo a famosa Bahnhoffstrasse. Durante este tempo, um “genius” da Apple estava a tratar de um iPhone 6S Plus de uma cliente atraente, que o deixou um cado distraído com o flirt. Do nada, o veloz SpaceX Note7 entrou na Apple Store, desceu para o piso inferior, e bateu na mão do génio onde empurrou o iPhone para longe e repousou assim na mão do próprio (isto tudo num piscar de olho), queimando-o consequentemente. Levou assim ainda um estaladão da cliente culpando-o de ter estragado o iPhone. Fumo instalou-se e o edifício foi evacuado com os bombeiros e a brigada antibombas a caminho.
Umas pessoas receberam atenção médica. O génius da Apple feriu-se na mão mas saiu mais ferido do coração.
Fotos do dito “iPhone 6S Plus” aqui: http://www.20min.ch/digital/dossier/apple/story/16418266
Mas na verdade é o maléfico Note 7 completamente desfigurado!
Também falta uma sobre a França processar a Apple por obsolescência programada…
Que exagero…
Vai-se a ver e um miúdo morreu sufocado com um pacote de batatas fritas da Lays e por isso vamos retirar as Lays do mercado.
O técnico não sabi mexer, mais valia estar quieto.
ou como disse o ceo da nokia ‘estamos tramados, acertaram em cheio’, ou como disse o ceo da google “temos de refazer o projecto, nada botoes fisicos”
“…mas também no que toca ao software.”
No início sim, claro, mas acho que ninguém pode negar que já há vários anos que a Google e a Apple têm “roubado” ideias uma à outra (e ainda bem para nós).
Não nos podemos focar só nesses players, há tantos outros que são, muitas vezes, muito mais influentes. Essas grandes marcas têm a capacidade de criar muita coisa mas têm igualmente a capacidade financeira para comprar quem desenvolva muita coisa.
Ha androids a 200 e poucos euros, sem serem chinocas com tela super amoled .2 sim, micro sd. baterias de 5000mha… Etc…. Tas muito longe aplle….