Haverá segurança dos dados no Apple Watch?
Por Hugo Sousa para PPLWARE
Nos últimos dias tem-se falado muito nas tecnologias apresentadas pela empresa de Cupertino, sendo que uma delas foi o Apple Watch.
Mas com a apresentação deste equipamento começam a surgir as primeiras preocupações, preocupações que foram levantadas também por George Jepsen, Procurador Geral do Estado Americano de Connecticut. Jepsen mostrou essa sua preocupação através de uma carta enviada a Tim Cook, CEO da Apple. Mas quais serão as preocupações de Jepsen?
Em primeiro lugar há que responder à questão: o que é o Apple Watch?
Resumidamente, o Apple Watch é muito mais que um relógio digital, ele tem funcionalidades de um iPhone, funciona como um Fitness Tracker permitindo medir a frequência cardíaca, irá permitir o envio e recepção de mensagens, chamadas e gravações de áudio, poderá fazer pagamentos pela Apple Pay e permitirá mesmo controlar a Apple TV, além da possibilidade de instalação de várias aplicações. Este dispositivo será um verdadeiro canivete suíço e estará disponível para o consumidor no próximo ano.
As preocupações de George Jepsen estão relacionadas, de uma forma geral, com as questões de privacidade associadas a este relógio inteligente. Nesta carta enviada a Cook, o Procurador Geral pede que seja agendada na próxima Segunda-feira uma reunião com os responsáveis da empresa de Cupertino onde será discutido o modo como o Apple Watch vai manipular, armazenar e proteger os dados relacionados com a saúde do utilizador.
Por parte da Apple ainda não houve qualquer resposta oficial a este pedido de George Jepsen, no entanto, no "App Store Review Guidelines", os programadores de aplicações são advertidos que as informações sobre a saúde dos utilizadores não deverá ser armazenada na iCloud e as aplicações que utilizem a API HealthKit estão proibidas de fazer partilha de informações com terceiros sem autorização do utilizador.
As principais preocupações de George Jepsen prendem-se com as seguintes questões:
- As informações de saúde dos utilizadores serão armazenadas no Apple Watch ou em servidores?
- Como serão salvaguardadas essas informações?
- Que informações irão ser recolhidas por parte do Apple Watch?
- Que aplicações vão recolher essas informações?
- Como será recolhido o consentimento do utilizador para a partilha de informações com terceiros?
- Irá a Apple rever a política de desenvolvimento de aplicações de modo a salvaguardar as informações do utilizador?
Jepsen esclarece que não está a fazer qualquer acusação, apenas acha ser este o momento oportuno para esclarecer todas estas dúvidas, antes que o Apple Watch comece a ser comercializado.
Já não é a primeira vez que Jepsen se mostra preocupado com questões de privacidade presentes nas mais recentes tecnologias. As mesmas preocupações aconteceram com o lançamento do Google Glass, no entanto, após uma reunião com os responsáveis da Google foi implementada uma política que requer que todas as aplicações desenvolvidas por terceiros sejam analisadas e aprovadas antes de chegarem ao utilizador.
[ Fonte ]
Enquanto possível utilizador, partilha as mesmas preocupações de Jepsen?
Este artigo tem mais de um ano
Bem não me importo nada que meça o meu batimento cardíaco, passos, …..e essas tretas. O que isso contribui para a felicidade de alguém ?LOL Se o problema for GPS e localização…entao isso ai temos que ir ver a Google,…apple e companhia. Nas definições de localização e privacidade tem la todos os locais por onde andamos por isso …. é naquela. é indiferente para mim
Pois… Pelo menos na Apple tem lá um interruptor para desligar ou ligar… Simples, mostra tudo l que pode recolher, e podes ligar ou desligar, e por defeito, vem desligado. E a opção com mais privacidade vem a negrito.
O Apple watch não tem GPS, para o fitness tracking recolhe o percurso só com base nos acelerômetros, assim como o iPhone para interiores…
Na verdade, quando desligas a geolocalização no IOS, o que fazes é desligar essa informação para terceiros. Para a Apple ela está sempre ativada. Cada vez que usas um browser, a Apple recebe a tua localização ou a última localização que o GPS conseguiu identificar (caso não esteja em local que permita a obtenção dessa informação).
O mesmo se passa com TODAS as fotografias que tires. A geolocalização é SEMPRE armazenada nas informações das imagens… mesmo que tenhas a opção desligada.
Isso é falso! tanta invenção…
Pois, é por isso que está bem claro na documentação que tens.
Tanta falsidade, foi o que o vendedor da loja de telemóveis te disse?
1-Apple watch mas sincronizado com os servidores.
2-Como as do iCloud, ou seja não são.
3-Todas as disponíveis do usuário.
4-Todas as disponíveis do usuário.
5-Com um simples clicar num botão aceita-se as condições.
6-Não
tens noção que quase tudo o que respondeste é o oposto daquilo que já se sabe?
A Apple não sincroniza estes dados com servidores, e proíbe que os programadores guardem os dados recolhidos no iCloud.
A informação recolhida só pode ser partilhada com o consentimento do utilizador, caso a caso, e tudo indica que a Apple venha a estabelecer um programa de aprovação específico para aplicações que queiram aceder aos dados biométricos.
Após o que Snowden e Assange revelaram já começa a ser impossivel de acreditar seja na Microsoft, no Google, ou na Apple.
por essa ordem de ideias então nem vale a pena este senhor perguntar o que quer que seja
Boa intervenção por parte desse senhor. Gosto de toda a ideia do Apple Watch mas também me preocupam esse tipo de coisas.
Como diria o outro, a montanha pariu um rato!
Quase todas as questões que são colocadas são respondidas por informação já divulgada pela Apple, e nem sequer têm muito a ver com o Apple Watch, mas antes com as políticas do Health Kit, pois toda a informação que é recolhida passa para um iPhone, iPad ou iPod.
É natural que haja preocupações em como a informação é protegida, e que se deva questionar as empresas sobre isso, mas parece caricato que um procurador faça estas perguntas específicas publicamente, quando bastaria ler a informação já disponibilizada! Caricato é tb que não faça as mesmas perguntas sobre outros dispositivos que até já estão à venda!
Andam todos tão ocupados com a Apple que ainda ninguém reparou que já saiu o Firefox 32.
Aqui não tem havido na segurança dos dados pessoais no pplware 😀
O tim cook nao tem mais nada que fazer que reunir-se com procuradores de qualquer terrinha dos EUA? A formiga tem catarro
É um aparelho da apple desde que tenha um nem quero saber que dados são esses
Por esta altura, eles ainda devem é estar preocupados a pôr a coisa a funcionar numa versão 1.0, que até certas coisas nem devem saber responder ainda…
Enfim… Neste caso é campanha política, fazer aparecer nas notícias, esse senhor, segundo dizem os americanos, está a chegar à altura de votar…
Mas é óbvio que, como a Apple não ganha, nem precisa de ganhar dinheiro a partir das informações dos utilizadores, nem sei para que é que fazem a pergunta… Deviam era fazer à Google sobre o Android Wear que já anda aí…, essa é que factura 50 mil milhões ao ano, e não vende “nada”…
Não te esqueças que 75% dos lucros da Apples são provenientes do Itunes… e só 22% são das receitas de venda de aplicações.
Portanto, a Apple também vende as tuas informações a terceiros, quer seja por publicidade no próprio itunes (ao estilo facebook) quer seja por direct marketing.
E para muita gente parece “parvo” saber que fazes 10km a pé todos os dias… ou que fazes 200km de automóvel ou que aos fins de semana vais de carro até uma localidade distante da tua área de residência… isso é informação que tem muitos compradores. Tanto para a própria tecnologia, pois quanto mais dados obtiver do Healthkit mais podem desenvolver aplicações para ele, como para a transferência de informação sobre a tua mobilidade.
“75% dos lucros da Apples são provenientes do Itunes… e só 22% são das receitas de venda de aplicações”
onde é que foste buscar tal coisa? O Hardware representa cerca de 90% das receitas da Apple, e dado conseguir grandes margens representa ainda mais do que isso no que diz respeito a lucros!
onde é que tu vês publicidade de terceiros, ao estilo facebook, no iTunes? A Apple não vende informação a ninguém e quase não usa publicidade nos seus serviços – a excepção é no Radio. O iOS dá a possibilidade de impedir ser seguido para publicidade nas aplicações. O CEO ainda há dias disse publicamente que o negócio da Apple não era recolher informações das pessoas e ganhar dinheiro com isso. São tb conhecidos os “problemas” de algumas empresas (como jornais e revistas) por a Apple não “partilhar” informação dos seus clientes, ou os “problemas” por a Apple ter vedado o acesso ao identificador do telemóvel impossibilitando que haja cruzamento de dados no uso de diferentes aplicações!
Quanto ao Health Kit, as condições são bastante claras, é liminarmente proibido as aplicações usarem a informação para publicidade, ou usar a informação para outros fins que não sejam relacionados com saúde e bem estar!
Tanta invenção, quem é que te paga para dizer isso?
Enfim…
Então e este Sr n se preocupou com outros devices e não se preocupa com as agências americanas e até vocês entram na guerra.
Por falar em segurança, uma vez que não tem leitor de impressão digital, como fica a segurança do Apple pay?
o apple watch tem que estar em contacto com a pele graças aos sensores de pulsações, e de cada vez que se tira/mete o relógio ao pulso tem que “emparelhar” com o apple pay do iphone. penso que seja assim.
segurança é implementada por contacto permanente com a pele! Se o aparelho perder o contacto a pessoa terá que re-introduzir um PIN. Imagino tb que necessite duma acção inicial para fazer um pagamento, para não ocorrer pagamentos “fortuitos”
Vai recolher o ADN do utilizador. 😀
E vai inserir um chip que vos vai fazer ficar viciados e a nunca mais largar essa marca.
Vai ser o principio dos Walking deads.
Mas então a segurança do touch-ID perde-se e fica confinado a um mero PIN? Isto não soa a Apple… daqui até sair acredito que vão melhorar isto… ou então não.
tens noção que o TouchID tem como alternativa uma password, e que quase todos os sistemas de pagamentos usam PINs? O problema é idêntico… só resta saber os pormenores, complexidade do PIN/password, como é introduzido, se é sempre o mesmo, a comunicação com o iPhone, e restantes medidas de segurança para evitar ser enganado.
A vantagem é que ao contrário de outros não é preciso estar sempre a introduzir o PIN para fazer o pagamento
bem pelo que li dos seus comentarios voce é um autentico Marques Mendes da tecnologia…
Tinha a ideia que o Marques Mendes tinha acesso privilegiado a informação quase confidencial, e que não se limitava a repetir o que já foi divulgado publicamente!
Portanto a extrema segurança do touch id é fogo de vista… É como construir uma prisão de alta segurança mas dar alternativa aos condenados de irem antes para um anexo de baixa segurança. Aqui o “apalpei” não é mais seguro que a concorrência, não aproveita a vantagem da qualidade do touch id.
O TouchID permite comodidade com segurança, e com isso muita gente passa a proteger o seu telemóvel com passwords mais complexas, logo mais seguras! Percebeste a ideia ou é preciso fazer um desenho?
Para bom entendedor meia palavra basta, não sou eu que preciso de desenhos, não sou eu que digo que o design do mesmo não é quadrado porque um lado é uns milímetros maior que outro, não sou eu o mesquinho que se perde em preciosismos.
uau! não me digas
devias seguir essa preciosa máxima!
E que outras mentiras tens dito ultimamente?
O tipo parece-me um bocadinho para o paranóico, o relógio da Apple não faz basicamente nada que os Android Wear não façam e não o vimos entrar em parafuso quando a Google os anunciou.
Mas enfim, suponho que a Apple aprecie a publicidade gratuita.
Acho piada a todas as questões porque o Apple Watch vai ser o primeiro device a monitorizar tudo isso.
Hoje em dia ninguem usa pulseiras de fitness, como a nike band e outras bem melhores, monitores de frequencia cardiaca, onde em alguns casos até está em sintonia com a banda de fitness.
Até os relogios da Suunto não fazem nada disto… é tudo uma grande novidade para estas pessoas.
E o que se passa com os dados medicos das pessoas? Afinal o Schumacher tambem viu os seus ficheiros serem roubados e vendidos… tudo é uma preocupacão mas nada tem a ver especificamente com o Watch.
nem mais… hoje em dia nao ha segurança de dados digitais.. se entra na internet fica acessivel a todos.
ate a app do pplware pede para aceder aos nossos vicheiros multimedia, imagens e localizaçoes wi-fi… para que percisam disso?
os carros tb guardam muitas informaçoes sobre a nossa localizaçao.. quando aeitamos os termos de uso do gps de bordo temos de ler todas as letrinhas do contrato de utilizaçao… esta la a dizer que ficam com dados para “estudo”…
Mas isso faz parte da api, podes precisar de guardar informações, quando guardas offline artigos, ele necessita de autorização tua para usar áreas no teu iPhone para guardar esses ficheiros, nada tem a ver com recolha seja do que for.
Acho incrível que não entendam, nos dias que corre e com tanta informação que existe, os procedimentos dentro de um sistema operativo e depois fazes acusações… que 🙂 enfim…
looool. fazes-me rir.
claro que entendo tudo sobre o que um sistema operativo necessita ou nao.
acho que nao faz sentido nenhum a api do programa ter de aceder as bibliotecas multimedia do telefone..
nao fiz acusaçao, apenas li e disse o que esta la escrito. no “aviso” nao diz se vao ser bonzinhos ou se vao realmente recolher dados pessoais… diz que a aplicaçao vai ter acesso a determinada “seccao” do tlf. se aparece o aviso é pq talvez nao devesse precisar de aceder a tal coisa….
digo eu, que nao percebo nada de aplicaçoes ou sistemas operativos…
Rir faz bem à saúde, mas não levantes acusações falsas. Se te estou a dizer para que são as permissões, só tens de aceitar, afinal a app é nossa 🙂 Onde guardas as imagens no sistema operativo? Não é nas bibliotecas multimédia?
O Pplware é mais de pegar no teu e-mail e o divulgar para toda a gente… Um bug de aparente difícil resolução…
a app do pplware tb pede para aceder aos nossos dados multimedia, fotos e localizaçao wi-fi..
para que meus senhores?
Para quando guardas artigos em offline, apenas 😉 Também há a componente das notificações. Apenas para isso, nada mais. A nós nada mais nos interessa meu caro. O nosso foco é a visita do “visitantes” apenas isso e que fiquem bem informados. O resto não é connosco… isso é mais com outro tipo de empresas. 🙂