O FBI já consegue aceder a qualquer iPhone com o iOS 11
Os iPhones são globalmente conhecidos pela apertada política de segurança e privacidade dos dados dos seus consumidores. Há, no entanto, esforços de terceiros para mudar isso.
Segundo a Forbes, uma empresa israelita desenvolveu um método que permite desbloquear e aceder a qualquer iPhone com iOS 11 ou inferior.
Desde o seu lançamento que os iPhones são considerados por muitos como um exemplo de segurança e privacidade. Este é um capítulo a que Apple sempre deu atenção e que tem sido reforçado pela introdução dos sensores biométricos e novas tecnologias de encriptação.
O caso do bombista de São Bernardino, no ano passado, é um dos melhores exemplos dessa política. Este foi um caso que opôs o FBI à Apple e que obrigou a organização governamental a uma grande despesa para conseguir aceder aos dados do iPhone resgatado.
Se até agora a dificuldade de acesso a um iPhone bloqueado era acrescida, a Cellebrite veio equilibrar o jogo e garantir que consegue desbloquear qualquer smartphone com iOS 11.
Cellebrite consegue aceder a qualquer smartphone com iOS 11
Segundo a Forbes, a Cellebrite, uma empresa israelita que comercializa ferramentas forenses para extração de dados de dispositivos bloqueados, conseguiu desenvolver um sistema que permite desbloquear e aceder a equipamentos Apple com iOS 11 ou inferior.
Embora apenas seja identificado o iPhone 8, recentemente surgiu um documento de uma agência de segurança americana onde era referenciado o desbloqueio de um iPhone X por parte de um técnico ligado à empresa israelita. A ser verdade, a Cellebrite consegue então aceder aos principais dispositivos da Apple com iOS 11, embora não se saiba se as últimas versões deste sistema estão também vulneráveis.
Este serviço, que a Cellebrite descreve como "um modo de descobrir ou desabilitar o código PIN, padrão ou palavra-passe dos dispositivos mais recentes do universo iOS e Android", está já a ser promovido junto dos governos e empresas de segurança privada como uma forma rápida e simples de aceder ao conteúdo deste tipo de dispositivos.
Para usufruir deste serviço, é necessário enviar o smartphone ou tablet para a Cellebrite que, após aplicar as suas técnicas, envia de volta o dispositivo para o cliente para que os dados sejam armazenados. Embora este novo método pudesse ser incluído na ferramenta que comercializa, a empresa israelita preferiu não o fazer, evitando assim que a Apple identifique a causa da falha.
Embora os custos variem de caso para caso, a Forbes avança que o desbloqueio de um smartphone tem um preço a partir dos 1500 dólares.
Eduard Snowden já reagiu a esta novidade
Através da sua conta de Twitter, Eduard Snowden já reagiu a esta informação divulgada pela Forbes.
The only compelling reason for someone to buy an iPhone over more open, less expensive competitors was @Apple's stronger stance on users' right to privacy and security. This story and Forbes' Cellebrite report (https://t.co/insMgQARrY) threaten the core of an iPhone's value. https://t.co/qgXBmnJphl
— Edward Snowden (@Snowden) February 26, 2018
Segundo o antigo analista da NSA, a principal vantagem da Apple face à concorrência é a sua política de privacidade e segurança que, caso esta notícia se confirme, pode ver o valor desta característica diminuído.
Apple recomenda que utilizadores atualizem os seus dispositivos
Como resposta a este problema, a Apple aconselha os seus utilizadores a atualizarem os seus dispositivos para a última versão do iOS (11.2.6) de forma a receberem as últimas correções de segurança. No entanto, a marca americana não esclareceu se esta falha já foi corrigida nesta última atualização ou se ainda poderá ser explorada.
Este artigo tem mais de um ano
a final o iphone não é seguro. ah. nada que com um update o resolva 😀
1º *Afinal
2º Como é que resolves um problema de segurança? Não é com um update? Ou vais trocar um touch screen para resolver um problema de segurança? LOL
foste rápido a responder flor. KKKKK
SwiftKey existe para android e para iOS e dá-se menos erros. Quanto ao “Flor” tenho um Huawei P10 e um iPhone 6s e em nenhum comentário defendi uma marca. Apenas disse que se conseguirem resolver o problema será resolvido com um update obviamente.
Até pode ser simples resolver um problema de segurança quando se conhece o problema. Duvido que a Cellebrite forneceu detalhes à Apple em como estão a conseguir entrar no sistema…
Ah e tal o iPhone é segur… XIUUU XIUUU! CALUDA!
Xi xiuuu
https://twitter.com/secx13/status/968225118517452800
Privacy is an ilusion, get used to it!
Fecha te em casa e hipnotiza te a ti próprio. Deixa os outros preceder o mundo.
Quem comprar o programa da Cellebrite poderá ter acesso ao iPhone, nao e só o FBI alias o que nao falta é empresas que tem acesso ao prgrama.
Errado. A Cellebrite não vende o programa que consegue aceder ao iPhone. Estes são enviados para a Cellebrite! Se vendesse a Apple comprava e nem de uma hora precisava para descobrir como é que o programa acede ao iPhone e resolver o problema.
Ele não irá explicar. Irá pura e simplesmente negar
E ninguém aqui se preocupa pelo facto de estarmos todos à mercê da espionagem sionista e norte-americana? Tal não seria a paranóia de manchetes e debates nas TVs se fossem os russos a violar a nossa intimidade!!!
Como é podes estar à mercê da espionagem sionista e norte-americana? Que eu saiba eles não podem ir á tua casa apreender o smartphone e levar para um laboratório para aceder a não sei o que.
Mas alguém que mo roube e queira aceder aos meus dados, pode leva-lo até eles. Ou não pode ?
Sim, normalmente é o que o pessoal faz, rouba iPhones e depois apanham o primeiro voo para os states vão á sede do FBI pedem para desbloquear o dispositivo e passado uma semana estão de volta.
Com esta técnica conseguem roubar em média 4 iPhones por semana, das coisas mais lucrativas que existem.
“se fossem os russos a violar a nossa intimidade”.
Deixa de tirar nudes e os Russos deixam de ser um problema para a tua intimidade.
Deixa de menosprezar perguntas se não compreendes a importância.
Esta Cellebrite é o máximo. Que se lixe a segurança dos dispositivos. Não dizemos nada a ninguém, o problema não é identificado nem corrigido e, entretanto, ganhamos uma pipa de massa ! Não importa se é por causa de um terrorista, para ver as selfies nuas da vizinha, ter acesso às contas bancárias de alguém ou para roubar o próximo segredo industrial. Queremos é o “bom”. Capitalism at its “best” !
1500 dólares para aceder a um iPhone é no mínimo, barato.
Se o teu disco rígido for à vida, em Portugal, podem até levar-te mais do que isso para recuperarem a informação.
Portanto, 1500 dólares, até estão a ser good guys.
No mundo informatizado tudo será sempre susceptível de ser hackeado / quebrado a segurança. A diferença é teres um aparelho que o “zé da esquina” desbloqueia e outro que só uma empresa especialista o faz, que neste caso até parece ser única no mercado.
mas é assim tão difícil perceber que não existe nada infalível, sempre que alguém inventa algo que diz seguro , pouco depois aparece outro que arranjou maneira de ultrapassar a segurança, portanto a Apple não está a imune como muitos pensam, é como qualquer outra também pode ser hackeada…
e gostei da parte do update como se isso valesse de alguma coisa…
Provas?
Cada um escreve o que quer… especialmente a Forbes que é mentirosa e continua a mentir todos os dias..
Provas que a Forbes é mentirosa?
Porque são.
Mesmo no artigo original, dizem entre parênteses “probably”.
Fazes-me lembrar a minha avó.
Precisa de provas para acreditar que o padre é pedófilo, no entanto acredita cegamente em Deus.
Hah! Good one!
A diferença é que se o padre for pedófilo, vai para a cadeia, e têm vítimas.
Acreditar em Deus, não acontece nada.
Finalmente.
Mantém a mente aberta mais uns segundos…..ou seja, no teu caso acreditar que a Apple é infalível ou a forbes mentirosa não acontece nada, o que é facto é que existem falhas.
Caso resolvido 🙂
Não, não é facto.
O mesmo se aplica a ti…
Provas que a apple e assim tao segura? Graves falhas de segurança teem assolado a apple nos últimos tempos…
Ou seja, nenhuma.
começo a achar que este helder é daqueles que era capaz de beijar os pés do tim cook
Ainda há duvidas?
Prova-me que o iPhone é inviolável. 🙂
Provar não prova, mas afirma que é e isso é suficiente.
Who cares. Acham que vou deixar de dormir por cause disto!? lol
“Provas?
Cada um escreve o que quer”
Exato, escreves o que queres…agora dá-me provas de que o iPhone é seguro? Para isso primeiro de tudo terias de saber explorar o sistema, mas…nem tu te vais dar a esse trabalho e nem a apple é assim tão segura como pintaram durante anos, o que aconteceu é que os utilizadores da apple sempre foram muito poucos e por isso não era rentável para os hackers, agora que o número de utilizadores creceu mais um pouquito os hackers já se começam a virar para esse sistema e o resultado está à vista, só não vê quem não quer ver.
-> Nenhum sistema é 100% seguro
No que toca á segurança, seja lá qual for ela, toda vulnerabilidade começa do lado de dentro, ou seja, se tens um sistema muito seguro contra ataques externos, um dia o mesmo será comprometido devido a falha a humana, pois segundo o velho ditado que perdura ainda sob os nossos dias, é que a carne é frágil. O quero dizer é que se o FBI afirma que têm uma empresa de fora que consegue desbloquear o sistema de segurança do Iphone tudo não passa simplesmente para tapar os olhos do povo, na minha opinão alguém de dentro forneceu algo mais do que devia.
Também é verdade, todo sistema operacionnal ainda se encontra em fase experiemental, prova disso, o por que que lançam constantemente actualizações? Nada é 100% puro olhem o caso da Água que nós bebemos?
Sim não fizemos nada obscuro o por quê temermos?
Simplesmente a Apple nao e assim tao segura como eles pintam… apenas os hackers nao andavam “virados” para a Apple. Prova disso?
– as ultimas falhas de seguranca que teem sido graves
-em eventos hackers o iphone e o primeiro a cair
– o FBI aceder a equipamentos através de empresas externas
O mundo hacker tem se virado mais para a Apple e com isso as falhas existentes a anos que ninguém queria saber estao a ser descobertos, e prova disso esta na trapalhada que a Apple logo a seguir faz quando lança um update para tal… corrige esse mas cria outro…
Não sei qual o espanto, foi por ser a Forbes?
https://pplware.sapo.pt/tag/cellebrite/
Israelitas estão no topo em exercício aramaento e espionagem..
Infelizmente estes e americanos fazem o que querem e são sempre os bons da fita
Para o pessoal das leis/informática forense, pelo menos cá em Portugal isto não invalida a prova por duas questões:
– Se na informática forense trabalha-se sempre com imagens obtidas via write-blockers e com hashes, ao desbloquear o dispositivo não se está a escrever no sistema?
– Ao enviar o dispositivo para outra empresa, não se pode levantar o problema de o dispositivo vir a ser comprometido por essa empresa?
Nada é seguro. PONTO. Mesmo os 3310 as operadoras acedem as sms e chamadas se quiserem. Tudo, tudo o que tem rede tem canais de acesso .PONTO. Pode ser mais fácil ou dificil aceder.
Se o ultimo trimestre de vendas da Apple não foi bom, o próximo semestre não deve ser muito diferente…senão, pior ainda! :/
Isto de andar a dizer que estas coisas são para combater terrorismo é uma treta.
Usar um telefone descartável por dia por chamada smart ou sem ser smart, acho que qualquer aspirante a terrorista já deve fazer isso. O que interessa é espiar todo e todos para benefício de uns poucos.