Excesso de proteção? Autorização para copiar e colar do iOS 16 está a irritar utilizadores
Com a segurança sempre em mente, a Apple deu ao iOS 16 mais algumas funcionalidades neste campo, para ajudar os utilizadores. Algo que precisa estar presente é um equilíbrio entre o que pode ser usado e a forma como este é posto em prática.
E é aqui que reside um dos primeiros problemas de usabilidade do iOS 16. A segurança do acesso ao clipboard está a irritar os utilizadores, que estão constantemente a ver ser apresentada uma notificação para autorizar o copiar e colar.
Há excesso de proteção da Apple?
É inegável a proteção que a Apple aplica no seu sistema operativo móvel. As várias versões que foram apresentadas ao longo dos últimos anos têm mostrado isso mesmo, sendo agora elevadas ainda mais com o iOS 16 e algumas das suas funcionalidades que foram adicionas.
A Apple tem conseguido equilibrar a utilização destas funcionalidades e tentar que estas passem despercebidas aos utilizadores quando são usadas. Isso parece não ter sido conseguido com uma das mais recentes novidades. Ao usar o copiar e colar, o pedido de autorização está sempre a surgir.
Alerta ao copiar e colar no iOS 16
É precisamente este constante pedido de autorização que está a incomodar os utilizadores. Sempre que estes copiam algo de uma app e a tentam usar noutra, têm de estar a autorizar que o iOS 16 cole a informação armazenada no clipboard.
Autorização poderia surgir apenas 1 vez
Certamente que a Apple poderia implementar esta proteção de forma mais simples. Poderia existir uma opção que autorizaria de forma permanente este processo, algo que existe associado à partilha de localização. Da mesma forma, esta opção poderia ser alterada nas definições dos dispositivos da Apple.
Ainda mais estranho é que este pedido de autorização parece não estar a surgir de forma coerente. Existem situações em que surge de forma recorrente e repetida e outras em que simplesmente não surge quando deverá ser apresentado aos utilizadores do iOS 16.
Certamente que a Apple irá ouvir os seus utilizadores e ter em conta esta questão. Sendo uma funcionalidade que é usada de forma recorrente, deve ter o máximo de segurança, mas ao mesmo tempo, deverá ser simples de usar.
Este artigo tem mais de um ano
Realmente, sempre que se copia que está sempre a pedir, e por vezes só por estar guardado na “Área de transferência”, ao abrir qualquer aplicação que permita usar o copiar/colar, questiona de novo….
Um perfeito disparate esta ‘invenção’ da permissão para colar ou não colar. Irrita mesmo!
Era só ter uma opção que dissesse “Permitir sempre” ou “lembrar escolha”.
Melhor ainda, caso duvidassem se era o dono do Iphone a fazer essa operação, era fazer o reconhecimento facial. Passaria despercebido 🙂
E fala um utilizador Android.
De nada 🙂
a questão por detrás não é com se é o dono, é com a segurança dos dados entre aplicações, por isso o FaceID não resolve.
O problema é que as aplicações tentam aceder ao clipboard sem que a pessoa tente o colar, não respeitando as boas práticas que a Apple quer implementar. Daí esta medida mais extrema.
Certo. Mas, digo eu, que se tentam aceder sem autorização, é porque não há um “comando” (um toque no ecrã) associado.
Ou seja, quando existe esse “comando”, é porque o utilizador quer…
Acho que o software (I.A. , OS, …) já deveria conseguir detetar o que é feito de forma intencional pelo utilizador e o que não é…
mas determinar intencionalidade não se faz com reconhecimento facial. A Apple criou novas APIs para gerir o clipboard de forma mais segura, imagino para resolver essa questão de intencionalidade… mas passa pelas aplicações serem actualizadas para evitar este pedido constante de autorização.
o disparate é as aplicações quererem ver o que está no clipboard sem que a pessoa faça alguma coisa. Daí a Apple ter criado isto para pressionar os programadores a seguirem as regras, mas quem sofre é o utilizador… Aplicações que sigam as regras não têm este aviso constante.
Interessante uma vez que apps como o TikTok copiam tudo o que está na área de transferencia. E para os utilizadores que utilizam Mac + ios com a funcionalidade de continuidade ativa isso é ainda mais interessante uma vez que as áreas de transferencia do Ios e do mac são sincronizadas. Assim evita que apps como o TikTok copiem coisas da área de transferencia do mac por exemplo.
Não se deixem enganar pela falsa sensação de segurança. A segurança nos IOS é apenas devido a ofuscação por ser closed source. Um dia que haja por ai um leak de source code vai ser um caso muito sério…Escrevam isto.
Nada disso e muito mais seguro que androids….ios e o suprasumo da seguranca por isso todos os ministros e ceos usam iphone
Para quem se lembra há alguns anos, quando apareceu o user account control no WIndows a Apple gozou com isso, vejam o video abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=8CwoluNRSSc
Mas pelos vistos estão a ir pelo mesmo caminho… 😀
Quase , mas esperemos que seja por pouco tempo.
Abc
dá essa impressão, contudo isto não afecta todas as aplicações…