PplWare Mobile

Excesso de proteção? Autorização para copiar e colar do iOS 16 está a irritar utilizadores

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Daniel Santos says:

    Realmente, sempre que se copia que está sempre a pedir, e por vezes só por estar guardado na “Área de transferência”, ao abrir qualquer aplicação que permita usar o copiar/colar, questiona de novo….

  2. Mário Oliveira says:

    Um perfeito disparate esta ‘invenção’ da permissão para colar ou não colar. Irrita mesmo!

    • Sabe-se lá says:

      Era só ter uma opção que dissesse “Permitir sempre” ou “lembrar escolha”.
      Melhor ainda, caso duvidassem se era o dono do Iphone a fazer essa operação, era fazer o reconhecimento facial. Passaria despercebido 🙂
      E fala um utilizador Android.
      De nada 🙂

      • Castro says:

        a questão por detrás não é com se é o dono, é com a segurança dos dados entre aplicações, por isso o FaceID não resolve.
        O problema é que as aplicações tentam aceder ao clipboard sem que a pessoa tente o colar, não respeitando as boas práticas que a Apple quer implementar. Daí esta medida mais extrema.

        • Sabe-se lá says:

          Certo. Mas, digo eu, que se tentam aceder sem autorização, é porque não há um “comando” (um toque no ecrã) associado.
          Ou seja, quando existe esse “comando”, é porque o utilizador quer…
          Acho que o software (I.A. , OS, …) já deveria conseguir detetar o que é feito de forma intencional pelo utilizador e o que não é…

          • Castro says:

            mas determinar intencionalidade não se faz com reconhecimento facial. A Apple criou novas APIs para gerir o clipboard de forma mais segura, imagino para resolver essa questão de intencionalidade… mas passa pelas aplicações serem actualizadas para evitar este pedido constante de autorização.

    • Castro says:

      o disparate é as aplicações quererem ver o que está no clipboard sem que a pessoa faça alguma coisa. Daí a Apple ter criado isto para pressionar os programadores a seguirem as regras, mas quem sofre é o utilizador… Aplicações que sigam as regras não têm este aviso constante.

  3. Rafael Sousa says:

    Interessante uma vez que apps como o TikTok copiam tudo o que está na área de transferencia. E para os utilizadores que utilizam Mac + ios com a funcionalidade de continuidade ativa isso é ainda mais interessante uma vez que as áreas de transferencia do Ios e do mac são sincronizadas. Assim evita que apps como o TikTok copiem coisas da área de transferencia do mac por exemplo.

  4. Rui says:

    Não se deixem enganar pela falsa sensação de segurança. A segurança nos IOS é apenas devido a ofuscação por ser closed source. Um dia que haja por ai um leak de source code vai ser um caso muito sério…Escrevam isto.

  5. Johny louco says:

    Para quem se lembra há alguns anos, quando apareceu o user account control no WIndows a Apple gozou com isso, vejam o video abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=8CwoluNRSSc

    Mas pelos vistos estão a ir pelo mesmo caminho… 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.