EverSave – Guardar o trabalho automaticamente no Mac OS X
Uma funcionalidade bastante solicitada para diversas aplicações existentes para Mac OS X, e que não está disponível na maior parte, é a possibilidade de guardar automaticamente o trabalho.
Apesar de um Mac apresentar uma estabilidade bastante robusta, quem nunca assistiu ao terminar inesperado de uma aplicação, sem que tivessem sido guardadas as últimas alterações?
Uma prática corrente nos utilizadores experientes de computadores Apple é ir utilizando a combinação de teclas Comando + S (equivalente a Ficheiro > Guardar), ao longo do trabalho, para ir guardando as alterações. No entanto, basta uma distracção (ou estar bastante concentrado na tarefa) para que passemos minutos ou horas sem nos lembrarmos de guardar o trabalho.
A aplicação EverSave foi concebida precisamente para resolver esse problema. Com esta aplicação, é possível configurar o seu Mac para guardar os ficheiros em intervalos de tempo regulares (por exemplo, de 5 em 5 minutos). Outra opção disponível no EverSave permite guardar automaticamente o trabalho da aplicação que estiver activa, à medida que este for sendo alterado.
Para além disso, o EverSave permite ainda, com um único clique, guardar todas as alterações em todos os documentos, em todas as aplicações abertas. Isto é útil, por exemplo, na hora de encerrar sessão ou desligar o computador.
Entre as muitas aplicações suportadas pelo EverSave, encontram-se as versões 2004 e 2008 do Microsoft Office, o iWork, aplicações Adobe, Final Cut, etc.
Apesar de, depois de instalada, ser uma aplicação bem discreta (aparece apenas um ícone na barra de menus), é bem fácil reconhecer a sua utilidade.
Convém, no entanto, ter presente a noção de que aquilo que pode em alguns contextos ser uma vantagem também poderá ser potenciamente perigoso. Ao passar para o computador a tarefa de guardar de forma automática as alterações efectuadas no nosso trabalho, estamos também a abdicar da possibilidade de controlarmos esse processo. Ou seja, devemos estar conscientes de que, em algumas situações, poderá não ser conveniente ter activa a função de guardar automaticamente, de modo a evitar eventuais perdas de dados.
Felizmente, os programadores também pensaram nisso e adicionaram uma opção para activar ou desactivar o EverSave, bem como a possibilidade de seleccionar as aplicações que deverão estar ou não abrangidas pela função de guardar automaticamente. Deste modo, o utilizador ganha algum controlo essencial sobre o funcionamento da aplicação.
Os criadores do EverSave têm na forja uma versão comercial desta aplicação que terá a capacidade de guardar um histórico (ou cópia de segurança) de cada documento. Essa versão ainda se encontra em desenvolvimento, não estando ainda disponível. Promais
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: EverSave 1.0.2 [12.21MB]
Homepage: Tool ForceSW
Este artigo tem mais de um ano
ta porreiro, mas q programa é q n tem a hipotese de configurar o auto save de 5 em 5 mins?
Muitos.
Obrigado pela dica.
Excelente.. Era mesmo isto que precisava… Mesmo apesar de só ter crashado o Pages uma vez.. Uma app como esta faz sempre jeito..
Excelente Post
É uma aplicação que me vai dar uma grande ajuda…pois volta e meia qdo estou a trabalhar sem bateria…e por azar puxo a ficha de energia lá vai alguma parte do trabalho ao ar
Bom trabalho PPLWARE
http://sporting100centenario.blogspot.com
Não é aconselhável trabalhares sem bateria:
https://pplware.sapo.pt/2008/11/18/devo-tirar-a-bateria-do-meu-mac/
Mas será que come muito o processador?
Não há nenhuma aplicação deste género para pc?
Os programas da Adobe não têm auto-save…
por exemplo o notes ou o numbers nao tem a opçao ja por definição, de ir gravando a medinda que se vai modificando os documentos como o word ou excel fazem???
acho estranho mas sou um novo utilizador mac e nao tenho a certeza..
Interessante e util