PplWare Mobile

Devo tirar a bateria do meu Mac?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Weasel says:

    Convém lembrar que a Apple também ganha dinheiro com a venda de baterias! Por isso viciem as vossas, a Apple agradece!

    • Rui Costa says:

      Não me parece, tenho um Macbook desde 2011 e tenho sempre ligado à corrente só de tempos a tempos faço o processo de calibrar a mesma. O desempenho da minha bateria continua muito boa.

  2. daeil says:

    Como utilizador diário de um dos primeiros Asus Centrinos garanto que não acontece nada, sublinho nada, em remover a bateria do portátil. A bateria manteve-se impecável estes 5 anos e qualquer coisa. O única vantagem em ter a bateria no portátil quando este está ligado à corrente é proteger o mesmo contra os picos de corrente.

    E já agora, não trabalhem nos computadores desktop porque se falhar a corrente, como eles não têm bateria, podem perder o trabalho não guardado! 🙂 lol

  3. Tenho um desktop com ups ligado quase todo o dia a anos, ja levou com mtos pcs e o ups porta-se bem. notei uma diferença no tempo que aguenta quando a luz falha ou ha trevoada mas o gajo porta-se bem na mesma e faz o trabalho dele.
    A nivel de portateis ja tive 3 asus nos ultimos 4 anos, e sou o que se poderá chamar de “desleixado” no que diz respeito a baterias, mas com utilizaçao itensiva e sem nunca as tirar quer ligadas quer com meia carga etc etc, a unica coisa que faço de longe a longe é a manutençao de bateria da asus, e elas vao progressivamente perdendo alguma da sua capacidade por exemplo em vez de aguentar 2h e meia aguenta 2h:10. mesmo assim, aguentam-se e fazem o trabalho delas. nunca vi motivos para trocar por uma nova.

  4. oldskool says:

    Pois eu deixei de usar o meu portatil durante 260 dias, e como tal a bateria ficou parada, e quando voltei a querer usá-lo, simplesmente deixou de ser portatil porque a bateria já nao dura mais de 30 min….

  5. Pedro says:

    @daeil
    para os desktop tens as UPS
    http://www.infosom.net/catalog/product_info.php?cPath=64_52&products_id=1805

    se nao usas desktop’s por causa disso ja tens solução….

  6. Nuno José says:

    O melhor sao mesmos os portateis com duas baterias. Tira-se a 2º a a 1º faz de UPS

  7. LuXyUz says:

    Daeil por um lado tens razão em afirmares isso…o texto está um pouco estupido. Por outro lado à equipamentos para evitar as faltas de corrente aos nossos desktops.

    Para mim a bateria foi feita é pa tar no lugar. Se estiver ligada à corrente e 100% carregada o portátil não vai estar constantemente a fazer ciclos de descarga e carga! Tenho um Asus A3A à mais de 3 anos e garanto-vos que a bateria está quase como veio (perde sempre alguma fiabilidade). Aguentava aproximadamente 2:30h agora aguenta umas 2:00h mas faz parte do desgaste da bateria!

    Tirar a bateria é para gente maluca da cabeça, pela altura que a bateria esteja apenas a aguentar 30m (o que leva anos de uso e abuso) vocês já querem um portátil novo!

  8. daeil says:

    @Pedro

    Peço desculpa o sarcasmo subtil…

    Estava a brincar com esta frase:

    “Ao puxar acidentalmente o adaptador de corrente, poderia cortar a energia e desligar o computador. Qualquer informação que não estivesse gravada no seu computador seria perdida.”

    A conclusão é óbvia… isso não é desculpa para não retirar a bateria, senão que faria quem tivesse de usar desktops… 😉

  9. aver says:

    Não era mais simples, quem acha que deve retirar a bateria do portátil quando o vai ligar à corrente eléctrica, dizer porquê ?

    O post (ou, se se quiser, a Apple) defende a posição contrária, sem prejuízo de – diariamente se trabalhar uma parte do dia desligado da corrente eléctrica e uma vez por mês deixar descarregar a bateria.

    O post percebi e bem. Os comentários é que não.

  10. n3XXuS says:

    Então mas por exemplo num MacBook Pro, assumindo que tenho sempre a bateria posta, usar o carregador continuamente não poderá viciar a bateria? A bateria do MacBook Pro tem um indicador da quantidade de bateria na parte inferior, o que tenho feito é carrega-la a 100% e deixa-la de lado até ficar no casco e repetir o processo, isto tendo em conta que uso o Portátil 99% do tempo em casa.

  11. telmo says:

    está aqui com cada comentário que nem digo nada.

    Uso mac à algum tempo e nunca tirei a bateria e ela continua a durar o mesmo tempo de quando o comprei, se calhar a apple até se preocupa com alguns coisas e não é tirar mais dinheiro aos seus clientes.

  12. Helder says:

    Tenho um MacBook acerca de 1 ano e meio e nunca tiro a bateria do portátil. Faço uma utilização intensiva do portátil (costuma estar todo o dia ligado, parte do dia só com a energia da bateria) e continuo a obter uma autonomia de 4-5 horas na bateria. Em contrapartida, tenho amigos com portateis de outras marcas que andavam sempre a retirar a bateria quando ligavam o portatil à rede eléctrica e neste momento, se têm uma hora de autonomia já se dão por contentes. Portanto, no meu caso sem cuidados especiais com a bateria ainda tenho uma autonomia interessante.

  13. Miguel says:

    Que eu saiba as baterias da Apple são iguais às das outras marcas, logo como acontece com qualquer uma, a sua vida útil diminui com os ciclos de carga que efectuamos. Mesmo que se mantenha a carga a 100% há ela perde sempre um pouco da capacidade entre cada utilização, logo vai quando o ligar de novo vai contar como mais um ciclo de carga.
    O que eu faço no meu MBP é sacar a bateria fora quando sei que vou estar a trabalhar perto de uma tomada durante períodos de tempo longos. Foi o que fiz no velho Toshiba, que ainda tenho e a bateria continua a aguentar umas 2 horas ao fim de vários anos de utilização.
    Também n\a dá trabalho nenhum. É só puxar as patilhas e ela sai em 2 segundos.

    • Rui Costa says:

      Nos Mac tem um bypass a bateria nunca é carregada a 100% está ligado à corrente mas não está a carregar a bateria. No meu caso nem da para tirar a bateria, pois não é amovível.

  14. jf says:

    Pois eu tenho o meu Toshiba há dois anos e a bateria durava 2,5 horas.
    Alternava: usava a bateria e quando estava descarregada, passava à corrente.
    À cerca de um mês e de repente, passou a durar só meia hora e agora só dura pouco mais de 15 minutos!
    Explicações?

  15. Tive um Asus durante 3 anos e quando comprei o MBP, continuei a tirar a bateria e a fazer ciclos completos. Quando notei a “saúde” de mesma, estava a decrescer a um ritmo que não estava a espera, informei-me e passei a usar seguindo as regras da apple. Posso dizer que a “saúde” da bateria se manteve a partir daí, para além de este tipo de uso, ser muito mais comudo, já que basicamente usamos e abusamos da bateria, sem nos preocuparmos muito.
    Só tenho o cuidado de uma vez por mês fazer uma calibração da mesma. Já se sabe que as baterias não duram para sempre, neste caso a apple anuncia que uma bateria “normal” ao fim de 300ciclos, terá em media 80% da sua capacidade original, por isso cabe a cada um poupar ciclos.

    Quanto a questão de ele estar sempre ligado a corrente, a normal que quando se desligue o computador e se volte a ligar, perca 1% da bateria, mas se repararem, se não retirarmos a alimentação, ele só volta a carregar quando chegarmos aos 95%, ou seja, em uso normal, se passarmos uma semana sempre com ele ligado a corrente, ele faz questão de fazer uma pequena carga, para manter a mesma activa.

    Outra questão, para guardar a bateria sem ser utilizada em grandes periodos de tempo, ela deverá ficar com uma carga entre 40% a 60%, isto porque, se ele ficar sem carga, correm o risco de quando ligarem ela não aceitar a carga e também ficou provado que a 100%, ela sobre um desgaste maior.

    • Anónimo says:

      Tenho-te a dizer que isso não é bem assim. Sou ávido utilizador de equipamento da Apple, tenho um iMac 24” e um MBP (Designer Multimédia). O que acontece é que um colega meu também tem um MBP e tm-no ha mais ou menos um ano. A bateria dele tem 1000 e tal ciclos e está a 80% por isso, o numero dos 300 fica um bocadinho abaixo do real….xD

  16. pph says:

    Leio aqui coisas fantasticas. Nunca tirei a bateria do meu macbook a nao ser para trocar as memorias, e coisa engraçada tem a mesma autonomia que quando o comprei. Este assunto esta mais do que batido pela internet fora e no que toca aos macs a opiniao é unanime. Quem acha por bem tirar força, mas nao incite esse comportamento. No que toca ao desligar acidentalmente o portatil da tomada sem este ter a bateria colocada, so mesmo quem nao sabe como é o carregador pode comparar a situaçao com um desktop. Acho que nao preciso de dizer mais nada.

  17. Sandro says:

    Eu tenho macbook com 317 ciclos e 100% health na bateria.
    Numca retirei a bateria, e tenho uma autonomia de 4 a 5 horas na boa.
    As vezes passa o dia todo ligado a corrente.
    E continua perfect, tendo visto, que a apple diz para fazer isso, e depois de eu ter feito, a bateria está boa, não digo nova porque fica mal.

    Por isso, não tirem as baterias dos macs.

  18. Miguel Guerra says:

    Então não é mais provável de se desligar o cabo acidentalmente num portátil, por este ser ligado em qualquer lado, ao contrário de um desktop em que o cabo está arrumado sempre no mesmo sítio???

  19. Miguel Guerra says:

    Há “entendidos” que percebem mais que os próprios fabricantes…lol

  20. yhe says:

    Do género…
    – As baterias devem ser substituídas a cada 1 ano (idealmente). Mas se as substituírem a cada 2 anos também não é mau de todo. Se não querem / não podem substituir as baterias já é um problema da vossa parte, porque é suposto mudar as baterias a cada 1 / 2 anos.
    – Tirar as baterias para durar mais… é uma parvoíce, em especial porque e suposto muda-las a cada 1 / 2 anos… não devem ver como uma despesa mas como um investimento para manter o computador a funcionar bem, sem problemas e como o máximo de autonomia possível.

    O problema é que as pessoas não querem gastar o dinheiro nas baterias, que em algum caso podem ser dispendiosas… mas é tudo uma questão de prioridades, muitos dos que se vão queixar do preço gastam imenso dinheiro em outras coisas desnecessárias (bebidas alcóolicas, tabaco, droga, roupa que nunca vão usar, etc.)… e para os que simplesmente não tem, pá… paciência, mas as coisas tem manutenção.

  21. JJanuario says:

    Até podem ter razão, agora os argumentos apresentados são, no mínimo, cretinos. Pelo menos, os dois primeiros. E o terceiro resolvia-se com um autocolante.
    Vejamos se compreendi bem:
    1º Deve-se usar a bateria porque se pode puxar sem querer o fio e perde-se o trabalho.
    2º Deve-se usar a bateria pois esta tem mais energia (leia-se amperagem) do que uma tomada de electricidade de casa. LOL
    3º Já agora também podiam por um autocolante a dizer “ATENÇÃO: AGITE (a bateria) ANTES DE USAR”
    Ridículo!

  22. David says:

    Hoje em dia, com o desenvolvimento na electronica, já não se justifica tirar a bateria com o portatil ligado à corrente. A electronica assegurar-se-à que a bateria não está constantemente a ser carregada/descarregada e que apenas é usada caso seja necessário.
    Além disto, a apple está certa quando diz que as baterias precisam de “exercicio”.
    Eu quando uso o portatil, normalmente, tenho sempre acesso a uma tomada e mesmo assim, de vez em quando, uso a bateria para fazer esse tal “exercicio”.

  23. Ochôa says:

    Eu uso mac a 10 anos, e uma coisa posso garantir, sempre usei o portátil com a bateria colocada e este meu macbook já tem 6 meses e a bateria está com o nível de vida a 100%, isto porque quando não o uso muito como portátil, tenho o cuidado de seguir a recomendação do “dry” da Apple, e deixo descarregar totalmente e volto a carregar totalmente, sempre o fiz e o melhor exemplo é o velhinho G3 usado pela minha irmã ainda durar 4 de bateria com Wi-Fi ligado, relembro que este modelo já tem 7 anos… acho que diz tudo!
    E uma coisa sei, a Apple não quer o dinheiro das pessoas em vão, nem muito menos a faz danificar baterias.
    Alias, a grande diferença de preço de um mac a um pc vulgar acaba mesmo por ser a qualidade geral, dai as pessoas que não usam os classificarem como caros, pois só comparam processadores, memória e gráficas… e a construção e durabilidade dos materiais?

    Abraço

  24. Ochôa says:

    PS: desligar acidentalmente faz sentido visto a ficha magsafe ser sensível e não ser tão firme como uma ligação plug-in… já foram imensas as vezes que o desliguei (não da ficha 22o mas sim da ficha magsafe) por apenas o deslocar ligeiramente… enfim, só quem tem pode comentar, porque quem não tem… pensa que o que está a dar é o tempo medieval e não têm base de comparação

    “take care, it’s a jungle out there!”

  25. Miguel Guerra says:

    @JJanuario

    1º As fichas dos Macs têm um sistema de segurança, que caso alguem tropece no fio, este desliga-se facilmente da ficha para evitar a queda do computador.

    2º Se os Macs têm um sistema de regulação da intensidade de corrente, caso esta seja instável, esta regulação tem que ser abaixo da tensão normal da corrente, de forma a garantir que seja sempre igual.

    A meu ver, são argumentos, muito lógicos!
    Não vejo onde é que os argumentos são cretinos….

  26. NT says:

    Boas,

    Não só nos Macs mas como em todos os portáteis em geral!!!

    O problema com as baterias é que todas elas têm ciclos de vida e quando um utilizador está sempre ligado à corrente a bateria perde rendimento pois não é utilizada.
    Também quando se utiliza a bateria durante 15min, depois ligado à corrente, depois mais 5 min de bateria a mesma perde ANOS de vida.
    Já agora as baterias quando não estão ligadas a nada também vão perdendo carga ao logo do tempo e se perderem 100% da mesma “morrem”.

    Sem dúvida sigam as recomendações pois funcionam. E sempre que usarem a bateria deixem descarregar até aparecer o aviso de bateria fraca.

    Existe também software que permite calibrar a bateria, desde que não seja utilizado intensivamente (mais que 1 vez por mês para um computador que está sempre ligado à corrente) é mto bom.

  27. Nuno Mesquita says:

    Boas,

    Não sei se me podem ajudar se calhar o que vou perguntar vem um bocado offtopic, mas pode ser que alguem saiba a resposta. eu tenho um portatil antiguinho, (3anos), não é grande coisa mas para programar (VS08,DMW,WinProlog) safa-se até muito bem. o meu prob é este o carregador original fornecia 3,5A e 18,5V só que deu o berro, comprei um trust regulavel, mas só tem 18V e 19V a 3,5A. O prblema é que mesmo com uma bat nova esta não carrega. estará mal regulado, terá de estar a 19V, ou foi mesmo alguma coisa no pc que estourou juntamente com o carregador?

    Obrigado.

    P.S.: Apesar de não ter bateria, bom post, assim que tiver €€ para um pc novo vou ter mais cuidado com a utilização qe lhe dou.

    Abraços

  28. Filipe Lourenço says:

    Fruto da minha ignorância da área das baterias de lítio na altura em que adquiri portátil, lá consegui danificar irreversívelmente duas em apenas dois anos. Então decidi informar-me a fundo sobre o tema.

    O resultado consta aqui neste guia completo para baterias de lítio que elaborei há uns tempos:
    http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=48860

    Devo desde já dizer que já pedi ao Pplware para transpor este meu guia aqui para o blog a fim de todos ficarem a saber como funciona uma bateria de lítio e como a devem tratar. Portanto contem brevemente com este guia aqui no blog. 🙂

  29. Magno Campos says:

    discordo do amigo @LuXyUz

    “A bateria foi feita é pa tar no lugar. ”
    se a bateria é facilmento destacável é pk é de tirar pk senao penso eu k viriam como as do mac.. ou seja, más de tirar…

    😀

  30. Miguel Guerra says:

    Filipe Lourenço,

    Bom trabalho!
    Bastante esclarecedor.

  31. A bateria é para estar no lugar dela. Tenho um amigo que tem um hp em que integrado na bateria está um apoio do computador. “Parto-me” a rir ao ver que ele anda sempre a tirar a bateria e a colocar uma borracha para segurar o computador quieto. Ainda assim ele continua a retirar a bateria. Tenham é cuidado com a temperatura de utilização e deixem ficar a bateria sossegada.

  32. David says:

    @Nuno Mesquita
    Em principio, mesmo com 0,5V a menos devia acontecer alguma coisa.
    De facto, quando o teu carregador se estragou pode ter queimado alguma coisa no portatil… Digo eu.

    @JJanuario

    2 – Entre a tomada e o portatil existe uma coisa chamada normalmente de carregador.
    3 – manter os elementos da bateria em movimento != agitar a bateria
    Em conlusão, não deves ter percebido muito bem os conselhos…

  33. Iv@n says:

    @oldskool

    Deve tentar várias vezes um refresh na bat., alguns carregadores tem essa operação que descarrrega totalmente e a carrega novamente, pode até reativar a capacidade de carga da bat. Se não ativar vai para o lixo(adequado) mesmo.

    Abraço

    Iv@n

  34. J.C says:

    Isto é mais que sabido. A malta que usa portatil que que o tem constantemente ligado a corrente electrica deve pelo menos de 3 em 3 dias descarregar complectamente a bateria. Mesmo que use o PC em “full performance”.

    Eu já uso portateis a bastantes anos e de a dois anos para ca tenho procedido desta forma e as baterias duram muito mais tempo.

    Também recomendo trocar de bateria pelo menos de 3 em 3 anos.

    Uma nota. A grande maioria dos fabricantes mesmo quando se compra um portatil novo, só dão 6 meses de garantia da bateria e do carregador. Informem-se antes de comprar um portatil. E confirmem com a marca. Na toshiba a bateria e o carregador tem o mesmo periodo de garantia do portatil quando se compra o portatil. Quando se compra a parte é que só tem 6 meses.

  35. Sandro says:

    @J.C

    a Apple da 2 anos de garantia a bateria,

    logo, não sei quem anda a chular quem.

  36. J.C says:

    Sandro: Depende da loja. Ha lojas que se recusam a aceitar baterias com mais ed 6 meses seja de que marca for. A unica forma de os forçares a aceitarem as baterias para garantia depois dos 6 meses é meteres o representante da marca em portugal ao barulho. Isto aconteceu-me comigo com um toshiba m50 na Fnac à 3 anos. Nao sei se alguma coisa mudou entretanto mas fica o aviso.

  37. JJanuario says:

    @Miguel Guerra
    Até pode ter razão, mas o que diz, e a explicação que vem no post, particularmente no 2 ponto, parece-me que não é a mesma coisa.

    O mesmo se aplica aos esclarecimentos da apple, ou seja, o que vem no post é incompreensível, porque não é explicado. Não basta dizer “que é assim que se faz”, é necessário dizer o porquê, e para isso só posso dar os parabéns ao Filipe Lourenço, pelo seu trabalho.
    Continuo a achar cretino o argumento de usar a bateria para não perder os dados, caso se “tropece” no fio, com ou sem dispositivos de segurança.
    Já agora devo esclarecer que comecei a trabalhar em macintosh ainda ia o SO na versão 6. qualquer coisa. Talvez 15, 16 anos.

    @David
    1 – E depois?…
    2 – Humor… sabe o que é?

  38. ACS says:

    O unico problema que as baterias podem ter quando o ptt está ligado a ficha é o seu excessivo aquecimento. O que estraga as baterias è elas ficarem mais quentes do que devem. Se o teu ptt aquece muito quando jogas ou puxas por ele na zona da bateria, sim é melhor a tirares! Caso tenhas um mac ou por ptt construido por verdadeiros engenheiros isso e nao preocupação. Só queriam acrescentar mais uma coisa as baterias não viciam! Esse termo foi criado para explicar a memoria que as baterias de cardio criavam e que deixou de ser problema nas actuais. Estas baterias perdem capacidade apenas se tiverem mt tempo sem uso, forem descarregadas totalmente e se estiverem armazenadas a altas ou mt baixas temperaturas. Caso evitem isso ela durará milhares de ciclos que na teoria dá para ser usada 3 a 4 anos e continuar a mais de 70% da capacidade. p.s. Se nao usarem a bateria por mt tempo guardem a bateria num local ameno e a 50% da carga máxima. Fiquem bem

  39. AR says:

    “Isto evita que o computador se desligue no caso de necessitar de mais energia do que aquela que o adaptador de corrente sozinho pode fornecer.”

    Uma conclusão que eu tiro daqui é que os adaptadores de corrente dos Mac são uma bosta que nem são capazes de fornecer a corrente que a máquina precisaria em full-load !

    “Se a bateria for removida de um MacBook ou MacBook Pro, o computador irá reduzir automaticamente a velocidade do processador. ”

    Ou seja, se a bateria estiver descarregada/viciada fica-se com um Mac de baixa velocidade ! E quando já não fabricarem baterias para o meu modelo não poderei usufruir completamente do Mac ligado á corrente como acontece com os portáteis de outros fabricantes.

    Um comunicado infeliz por parte da Apple!!!

  40. Ruben says:

    E no meio disto tudo afinal deve-se ter a bateria no computador quando está ligado á corrente ou não?

    E já agora, quando tiver a carregar a bateria, o computador deve, ou pode estar ligado não havendo qualquer tipo de anomalia mais tarde?

    Eu tenho um Toshiba Satellite e sempre tirei a bateria quando está ligado á corrente..

  41. leandro says:

    oi galera. o meu mac caiu e ele nao liga enquanto nao estiver com o cabo de alimentacao. pq?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.