EUA: um polícia foi baleado e o TBI enviou um alerta de segurança estranho para os iPhones
A polícia do estado do Tennessee, a Tennessee Bureau of Investigation (TBI) informou a população que estavam em fuga dois suspeitos de terem disparado contra um agente da brigada de trânsito. Esta caça aos criminosos levou a que a polícia disparasse uma mensagem estranha, que não levou a lado algum, só resultou em confusão. Utilizadores questionaram mesmo se não seria um ataque de malware.
Utilização duvidosa dos alertas de segurança no iOS
Um agente da polícia da Tennessee Highway Patrol (que em Portugal seria um agente da brigada de trânsito) foi baleado no sábado passado. Os dois suspeitos colocaram-se em fuga. A polícia emitiu mesmo uma caça ao homem com recompensa.
UPDATE: We've added Braze Rucker to our #TNMostWanted list.
The 29 y/o faces a felony charge in connection to the shooting and should be considered armed and dangerous. There's a $2,500 reward for information leading to his arrest.
Spot him? Call 1-800-TBI-FIND! pic.twitter.com/XBAXrLhgH6
— Tennessee Bureau of Investigation (@TBInvestigation) July 20, 2024
Na mesma altura, os utilizadores do iOS começaram a receber no seu iPhone um "Alerta de Segurança Pública". Muitos recorreram às redes sociais para perguntar se alguém sabia do que se tratava. No Reddit relataram uma mensagem no iPhone que dizia “Public Safety Alert” (Alerta de Segurança Pública), mas estava anexada ao que parecia ser um potencial link de spam que não ia a lado nenhum.
A notificação suscitou alguma preocupação de que os utilizadores tivessem recebido algum tipo de malware. Na verdade, este uso questionável da ferramenta de alerta de segurança pública estava ligado ao caso dos suspeitos em fuga depois de terem baleado um polícia. Foi levantado um alerta na National Blue Alert Network junto da força Tennessee Bureau of Investigation.
Does anybody know what this means (public safety alert)? byu/ddntmeanto iniphone
Notificação misteriosa do iPhone causada pelo Blue Alert
Conforme noticiado pelo Action News 5, a presença de um atirador ativo levou ao envio da notificação após o tiroteio de um agente da polícia estadual. O polícia encontra-se em estado estável.
No entanto, parece que não foi dada informação suficiente, o que levou a que uma ligação questionável fosse enviada para telemóveis na área do Tennessee. Os utilizadores do Reddit afirmaram que a notificação foi enviada para uma área suficientemente vasta para chegar a smartphones a duas horas de distância, mas com pouca ou nenhuma informação dada, os utilizadores foram forçados a procurar o que significava na mesma.
Alguns disseram que poderia ser um aviso meteorológico, uma vez que utiliza um formato semelhante, mas se recebeu a notificação, agora já sabe.
Os criminosos já foram identificados, mas continuam a monte. E apesar do alerta ter sido disparado, a sua utilização errada em nada contribuiu para ajudar na procura do atirador.
O que é o programa Blue Alert
O programa Blue Alert, acessível através do site [https://cops.usdoj.gov/bluealert](https://cops.usdoj.gov/bluealert), faz parte de uma iniciativa do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), especificamente sob a administração do Office of Community Oriented Policing Services (COPS).
O objetivo do programa Blue Alert é disseminar rapidamente informações ao público sobre suspeitos que estão a ser procurados por cometerem crimes violentos contra policiais ou por ameaças iminentes à segurança pública e à aplicação da lei. Este sistema é projetado para fornecer uma resposta coordenada e imediata quando um oficial de polícia é gravemente ferido ou morto, ou quando existe uma ameaça crível a um oficial de segurança pública.
Aqui estão alguns pontos-chave sobre o Blue Alert:
- Divulgação Rápida: Utiliza várias plataformas de comunicação, como redes sociais, alertas móveis, rádio e televisão, para divulgar rapidamente informações críticas ao público.
- Segurança dos Oficiais: O principal foco é aumentar a segurança dos oficiais de aplicação da lei, garantindo que informações sobre ameaças sejam distribuídas rapidamente.
- Parcerias Locais e Nacionais: Trabalha em conjunto com agências de aplicação da lei locais, estaduais e federais, bem como com organizações da comunidade, para garantir uma resposta eficiente.
- Critérios Específicos: Apenas incidentes que atendem a certos critérios específicos (como um oficial de polícia gravemente ferido ou morto) ativam um Blue Alert.
O Blue Alert visa não apenas a captura de suspeitos envolvidos em crimes contra policiais, mas também a prevenção de ataques futuros e a proteção geral da comunidade.
Só deveria ser usado em muitos poucos casos e com uma descrição bem completa do que se trata.
Se começarem a usar isso a torto e direito depois ninguém liga a isso.
A maioria das pessoas desactiva os alertas todos, eu só deixo os public safety alerts activos o resto está sempre desligado