É cada vez mais difícil reparar o iPhone fora dos serviços da Apple
A reparação do iPhone e de outros equipamentos da Apple nem sempre é um processo simples. A troca de alguns componentes, apesar de possível, fica depois condicionada por necessitarem de um registo no sistema que apenas pode ser feito nos canais oficiais.
Muitos reclamam contra esta impossibilidade de reparação e pelas regras da Apple, mas sem sucesso. Agora o cenário parece ter piorado com o iPhone 12, que adiciona ainda mais componentes a esta lista. A câmara e o ecrã passam a estar limitados na sua reparação fora dos serviços da Apple.
Reparar câmaras do iPhone 12 só na Apple
Quando o iFixit avaliou o interior do iPhone 12 foram descobertas várias situações que mereceram destaque. Uma das mais positivas foi a modularidade de construção, o que permite que seja muito mais simples a reparação do smartphone da Apple.
Pela negativa, e com um impacto grande, está um problema com a reparação da câmara do iPhone 12. Do que foi descoberto não pode ser reparada fora dos centros de suporte da Apple. O teste realizado trocou este elemento de dois iPhone 12, que aparentavam funcionar. A verdade é que não trabalhavam corretamente.
Testes revelam a exigência da Apple
A app da câmara, ao ser aberta no iPhone 12, inicialmente aparentava bom funcionamento. No entanto, ao alternar nos modos de fotografia, começa a notar-se um comportamento anormal e não pode ser usada ou captar imagens, algo que seria esperado.
A investigação que o iFixit depois realizou comprovou as suspeitas iniciais. Acederam também a documentação interna da Apple e a informação de outros reparadores, percebendo que este elemento necessita da app exclusiva System Configuration.
Piora um cenário que é bem conhecido de todos
Este cenário não é novo e estava já nos modelos anteriores, mas restrito a outros elementos. Falamos da bateria, do Touch ID e a câmara frontal com Face ID, que nos últimos casos comportam elementos essenciais à segurança do smartphone da Apple.
Com esta mudança, a Apple limita ainda mais a reparação do iPhone fora da sua esfera. Com cada vez mais movimentos a tentar abrir este processo, acaba por ser um retrocesso e uma limitação grande para os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Esperem que comecem a aparecer processos em tribunal contra isto, pois desta forma não existe como reparar o equipamento.
Porque as peças originais não estão a venda, a décadas o sector automóvel e máquinas agricolas na América tentou fazer o mesmo e acabou tudo em tribunal e ganhou o “direito a reparação por parte de qualquer dono”.
Apple, pagas a preço de ouro, e o aparelho nunca é verdadeiramente teu. Ha que não comprar Apple, até poque existem excelentes alternativas!
Ok… E novidades, há?
Será mesmo isto ou será que, o hardware AfterMarket, funcionava realmente bem?
Irrelevante é tudo uma questao de opção o equipamento é teu devias poder levar onde bem quiseres, nem que seja á loja da esquina.
Imagina que compravas uma casa e somente o construtor é que podia fazer reparacoes na tua casa.
Ou só ser permitido mudar os pneus do carro na marca.
Ou ter uma maquina de café que só aceita cafe de determinada marca.
E há! Nas máquinas de cápsulas do PD, só consegues inserir cápsulas PD. O CONTINENTE tem também uma máquina de café que só aceita cápsulas CONTINENTE (não é do sistema NESPRESSO). Para a DELTA, actualmente já existem alternativas às cápsulas DELTA Q, mas não há muito tempo.
Existe uma grande diferença entre usar somente da própria marca por não haver alternativas disponíveis, e ser PROIBIDO em utilizar alternativas.
DELTA Q a melhor opção sao as capsulas reutilizaveis.
É uma questão diferente, uma coisa é uma cápsula ter determinado formato exclusivo que não cabe nas outras máquinas outra coisa bem diferente é colocares uma cápsula com o mesmo formato que a original e se recusar a retirar o café porque não é “Delta” ou “Nespresso”.
E acontece, não exactamente recusar-se a tirar, mas o funcionamento não ser exactamente perfeito. E essas cápsulas dizem-se “sistema NESPRESSO”, mas o resultado não é sempre o mesmo. Por conhecimento de causa. Uso preferencialmente, 90% ou mais, cápsulas CHAVE D’OURO. Nem sempre a máquina (KRUPS) fura devidamente a cápsula.
Já no que respeita a impressoras, é sabido que a HP tem modelos que não admitem cartuchos compatíveis. Para mim, é marca que não é opção.
Mas ai o problema é das cápsulas e não da máquina, se as cápsulas forem boas o café sai bem.
Eu tenho máquina KRUPS e agora só utilizo cápsulas reutilizáveis e funcionam a 100% mas só se forem de qualidade e com bom café.
Em alternativa tens as capsulas do Aldi que custam metade do preco, mas aquilo é agua suja e nao café.
Por essa razão uso cápsula CHAVE D’OURO. O café é muito bom, pelo menos para o meu gosto. Equivale ao DELTA, para mim o melhor. As cápsulas do ALDI nunca utilizei, mas devem ser semelhantes às do LIDL e do AUCHAN, uma verdadeira zurrapa. Chamo àquilo de “diluente”, de tão mau serem. Por outro lado, se as cápsulas se dizem ser ” sistema NESPRESSO”, têm obrigatóriamente de ser iguais no formato e principalmente dimensões, às NESPRESSO. Senão, é algo parecido, que se adapta às máquinas. Umas vezes dá, outras logo se vê.
Verdade, verdadinha!
Efetivamente, são situações distintas.
Nessa mesma área temos outro exemplo: as máquinas Nespresso só aceitam cápsulas com aquela configuração, mas há quem fabrique capsulas que são compatíveis (Nicola, Segafredo, l`Or, Continente…
E para quem não sabe, é importante dizer que a Nestlé tentou impedir que outras marcas fosse produzir capsulas compatíveis, de forma a reservar o mercado só para a marca. Não sei como a coisa se processou mas correu em desfavor da Nestlé e hoje um grande número de marcas brancas ou não fabrica cápsulas compatíveis. E eu compro algumas delas, como também compro Nespresso.
No caso da Apple, e também de outras grandes companhias, como a Tesla, comportam-se como se os equipamentos ainda lhes pertencesse depois de os terem vendido com grande margem de lucro. Muitas das vezes, o argumento é a segurança, que não se verifica – na opinião deles – quando a reparação ou a alteração é efetuada através de terceiros reparadores.
Salvo melhor opinião, isto só se resolve quando os tribunais decidirem que tais comportamentos são ilegais, porque lesam os interesses dos consumidores e resultam numa forma de monopólio. Tal e qual como aconteceu no âmbito das reparações e manutenção dos automóveis: os construtores tiverem de aceitar a intervenção de reparadores independentes e de lhes facultar o acesso à informação por parte destes…
Por isso digo:
Sra Presidente da Comissão Europeia, dê já em cima destes abusadores da Apple. E coloque-os no devido lugar!
Quem quer dar uma de status, que pague, e bem.
Ou pode ou não pode.
O que eu acho é que a Apple deveria limitar os Aifones apenas a outros Aifones.
Ou seja, Aifone só receber e fazer chamadas de e para Aifones.
Isso é que era de valor….
Continuem a comprar
Hardware aftermaket ?
Leste bem a notícia? Foram retiradas peças de um iCenas 12 e colocadas noutro iCenas 12… são componentes originais!
E quando se reverteu a troca, voltou tudo a funcionar bem.
Só tenho pena de não poder comprar este 12 que é muito jeitoso. O meu iPhone 6 continua grande telefone. Levou já duas baterias mas já la vão 6 anos sem qualquer problemas.
Ui!
Viva a segurança!
Eh! Eh! Eh!
Recomendo comprarem na Amazon. Permitem devolução e reembolso completo durante 2 anos sem chatices, seja qual for o problema que apareça.
A Apple a ser Apple…e novidades???
ahahahahah.