Deteção de acidente do iPhone 14 continua a desencadear falsas chamadas de emergência
A Apple colocou no iPhone 14 tecnologia que permite detetar se o utilizador sofreu um acidente de viação. Depois, dispara um alerta para os serviços de emergência. Na teoria funciona muito bem, mas ainda não está tudo bem afinado. Resultado, muitas falsas chamadas de socorro.
Apesar das otimizações feitas numa atualização iOS 16 em novembro, a funcionalidade continua com falsos positivos, como, por exemplo, uma viagem numa montanha-russa, a esquiar ou a fazer outras atividades físicas, que o dispositivo interpreta de forma errada como um acidente de carro.
Falsos positivos ainda são um problema
A Apple colocou no iPhone 14 (em toda a linha), no Apple Watch Series 8 e Ultra, melhores sensores e um giroscópio de gama alta dinâmica, assim como um acelerómetro de dois núcleos capaz de detetar forças de 256 Gs.
Os equipamentos estão assim equipados com um inovador sistema que permite detetar se o utilizador foi vítima de um acidente de viação. Detetada a emergência, o iPhone (ou o Apple Watch) inicia uma manobra de alerta de socorro, fazendo uma chamada para o 112.
Como referimos, esta tecnologia está assente em avançados sensores e algoritmos, no entanto, a Apple ainda terá de afinar o sistema, visto que continua a desencadear falsas chamadas de emergência, forçando os operadores a enviar recursos de emergências que podem ser necessários em emergências reais.
No meio de relatos de chamadas falsas, a Apple lançou o iOS 16.1.2 em novembro, que dizia ter feito "Crash Detection Optimizations" (ou Otimização da Deteção de acidente), sem especificar quais as alterações implementadas. Apesar das otimizações da atualização, a questão continua a ser um problema enfrentado pela aplicação da lei.
Como noticiado esta semana pelo jornal The Colorado Sun, os centros de atendimento de emergência 911 (como o nosso 112) nos condados de todo o estado, testemunharam um aumento de chamadas de emergência de esquiadores após o seu iPhone 14 e os novos modelos Apple Watch interpretarem erradamente as quedas de Ski como acidentes de automóvel.
No fim de semana passado, os operadores do número de emergência 911 (112) do Condado de Summit receberam 71 notificações automáticas de acidentes a partir de iPhones dos esquiadores e dos seus Apple Watch nas quatro áreas de ski do condado. Nenhuma delas envolveu uma emergência.
Os condados de Grand, Eagle, Pitkin, Routt e Summit têm grande afluência de esquiadores, para as 12 colinas carregadas de neve. Como tal, são milhares de pessoas que por lá passam com o novo iPhone ou Apple Watch e que produzem este tipo de falso alarme. Os operadores, que dão suporte de emergência a estes locais, não podem ignorar estes alertas.
Chamadas reais podem receber atendimento atrasado
As chamadas acidentais estão a colocar uma tensão nos centros de emergência que têm de reafetar recursos longe das emergências genuínas, especialmente desde que as chamadas 911 (112) são efetuadas em ordem e umas atrás das outras.
Estamos absolutamente a desviar recursos essenciais de pessoas que precisam deles para uma função num telefone.
Observou Trina Dummer, a diretora interina do centro de emergência em Summit County.
Segundo ela, no condado de Pitkin, o centro 911 (112) está a receber até 20 destas chamadas acidentais causadas pela funcionalidade de deteção de acidente do iPhone 14 por dia. Já o centro de emergência de Pitkin County recebe cerca de 15 a 20 destas chamadas automáticas por dia a partir das quatro áreas de esqui do condado.
Os operadores tentam responder a cada chamada, mas muitas vezes uma chamada para um esquiador com o telefone no bolso fica sem resposta.
Apple diz que está a tratar de resolver o problema
Alguns diretores destas unidades de resposta aos pedidos de socorro partilharam com a Apple as suas preocupações. Segundo eles, a empresa de Cupertino diz que está consciente do problema, mas no terreno as entidades pedem mais ação por parte da gigante tecnológica.
Estamos a comunicar com a Apple para que eles prestem mais atenção a isto, mas parece que estamos a tentar transformar um navio de guerra numa banheira.
A Deteção de acidente está disponível em todos os modelos iPhone 14, no Apple Watch Series 8, Apple Watch Ultra e no Apple Watch SE de segunda geração.
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma iFeature… é que já são tantas! Do tal “SO” de uma empresa só para uma marca só… mas caramba… tanto bug? Cada vez mais caros, mas cada vez com mais falta de qualidade!
Não sabes o que pensas nem o que escreves. Deves ter nascido já a cantar “Last Christmas” e a andar de patins… isto é chamado o passo para a evolução. Há este problema? Corrige-se, estuda-se mais e volta-se a corrigir.
Ele apenas queria ter um iPhone 😀
Como é um fanático pela Apple, e como não tem um iPhone, despeja hate. Canucada.
Nessa levada os iPhone vão destronar a criançada nos trotes telefonicos.
Perfeitamente normal, este sistema ainda está a dar os primeiros passos na vida real.
Uma multa a doer por cada falso alarne e acabava-se logo a brincadeira .
Uma questão de afinar o algoritmo. E todos estes casos ajudam a otimizar a tecnologia. Perfeitamente normal.
De vez em quando lá se ouve falar de uma vida que este sistema salvou, no entanto, com esta notícia, surge a questão… Quantas terá tirado, ou, no mínimo, deixado de salvar.
Chamadas falsas, significa meios destacados para estes casos… Mas até que ponto? Como funcionam os próprios meios de salvamento? Acabei por não perceber se perante o alerta são logo enviados meios ao local ou se carece de confirmação telefónica…
Não será que a Apple deveria tratar/estudar melhor, internamente, a função antes de a “soltar” para o público?
Pertinente a questão. Contudo, as informações não dão conta de mortes por falta de auxílio. Falam em falsos positivos que, para darem conta de todos os pedidos podem atrasar o socorro. Mas mesmo isso é grave e por isso é que a Apple está a investigar este novo cenário das manobras na neve.
Sobre as montanhas russas, a última atualização parece ter ajudado e travar estes falsos positivos, mas agora é a neve.
No caso em questão, os alertas são confirmados na sua maioria pelo operador. Ele recebe o alerta, devolve a chamada para rapidamente avaliar. E são poucos os casos de envio da unidade de socorro, mas mesmo assim, gera entropia.
A Apple, quando se pronunciou sobre o ocorrido nos alertas das montanhas-russas disse que estava a trabalhar ativamente no problema e lançou pouco tempo depois uma atualização. Neste caso deve estar a fazer o mesmo e só vai deixar de estar em cima do assunto quando resolver totalmente o problema. Os reguladores estão já em cima da Apple e são multas aos milhões. E têm de resolver porque são assuntos que podem ser casos de vida ou morte.
Já uso este sistema de detecção de incidentes nos GPS da Garmin à muitos anos, alias a Garmin esta muito a frente das marcas de smartphones atuais em termos de detecção e aviso de incidentes. No entanto ainda assim a Garmin lança muitos falsos positivos. Isto é, por sorte todas as vezes que o Garmin me lança um pedido de socorro, por uma queda minha quando ando a correr ou a andar de bicicleta, tem um temporizador que permite-me interromper a chamada. Esta chamada é efetuada para um conjunto de contatos pre-estabelicido por mim e não inclui as autoridades. Raramente não vou a tempo de interromper o ciclo de chamadas de emergencia, mas já aconteceu e é enviada um SMS com uma mensagem a referir aonde estou em termos de coordenadas e hora. Bem já levei nas “orelhas” por não telefonar a avisar que esta tudo ok. Já aconteceu também que por causa desta cena de envio imediato que acabamos por não levar muito a serio isto. E infelizmente tive um amigo que caiu partiu umas costelas etc etc e eu e estavam no circuito de emergência dele, e não ligamos e ele ficou +++ fxxxx connosco. Estou a falar de GPS Edge 1040 e smartwatch fenix. A Garmin tem também outra coisa que possuo para as minhas aventuras que é o Garmin Inreach que uso a alguns anos também q serve apenas para acionar os sistemas de emergencia da Garmin via satellite, este é um serviço que pago mensalmente (15€) e que felizmente nunca utilizei. Este é um serviço topo de gama que inclui o socorro de 1ª classe ou seja a equipa da Garmin de alerta, formada por antigos militares de forças especiais avaliam a situação e contatam as autoridades do pais aonde me possa encontrar e é enviado meios premium para o socorro, por ex. Heli em caso de se considerar q foi um abuso paga-se o serviço. Portanto no caso do Inreach o botão SOS tem que ser pressionado, ou seja quando o ativamos temos mesmo consciencia que é o ultimo recurso, e é um caso de vida ou morte. Consultem o site da Garmin para mais informações. Estou + contente por ter este serviço e a minha familia também por despareço varias vezes do radar em busca do impossivel 🙂 !É claro que a utilização destes equipamentos é só para aqueles que se querem aventurar pelo Portugal profundo aonde não há rede movel e nem seres humanos, o que é um pena quando digo isto. Agora fico contente que a Apple e outros fabricantes de smartphones coloquem estas features de acelerometros e comunicação via satellite nos seus produtos. Mas temo que estas tecnologias que até agora eram usadas apenas por desportistas com € nos bolsos ou por forças de segurança, sejam agora usadas por muidos e parvos que depois sobrecarregem os sistemas de apoio a vitima Enfim mas mais vale ter por excesso do que nao ter nada. Espero ter ajudado na discussão.