Clementine – Player de música multi-plataforma para o seu Mac
Como todos sabemos, o iTunes faz parte do Mac OS X e é um poderoso reprodutor de conteúdos multimédia, com um vasto conjunto de funcionalidades, É amado por alguns e detestado por muitos mais. Para as pequenas tarefas de ouvir música, por exemplo, estar a ligar o iTunes é aborrecido e muitos utilizadores optam por instalar alternativas.
Já falámos aqui no pplware.com no Cog e no Vox, duas extraordinárias alternativas e amplamente utilizadas pelos Mac users. Mas há outras ferramentas, que também já falámos que permitem reproduzir música, mas para o exemplo que se segue, essas são suficientes. Queria hoje deixar-vos uma aplicação que conheci no Ubuntu e depois instalei no meu Mac e deu muito boas indicações, chama-se Clementine.
O Clementine é um reprodutor de músicas multi-plataforma. Tem como fonte de inspiração o Amarok 1.4, e oferece uma interface simples para pesquisa e reprodução das suas músicas.
Este reprodutor multimédia, permite de forma rápida, mesmo muito rápida, fazer uma pesquisa e reprodução da biblioteca de músicas que tenhamos apontado. Permite ouvir as rádios Last.fm, SomaFM, Magnatune, Jamendo e Icecast.
Para uma reprodução mais cómoda o utilizador pode contar com listas de reprodução inteligentes e dinâmicas, listas de reprodução em separadores, importação e exportação de M3U, XSPF, PLS e ASX.
Esta ferramenta de áudio suporta a faixas CUE, permite visualizações de projectM, disponibiliza ao utilizador fotos e biografias dos artistas bem como a letra das músicas.
Além das funções lúdicas, pode contar com funcionalidade de conversão de músicas para MP3, Ogg Vorbis, Ogg Speex, FLAC ou AAC, onde poderá editar os detalhes dos ficheiros OGG, MP3 e organizar as músicas.
Se precisar, poderá obter detalhes das músicas na MusicBrainz. Para melhorar o conjunto de informações de cada álbum o Clementine permite transferir as capas dos álbum em falta através da Last.fm.
Como referido,conheci este interessante este player nos sistemas Linux. Pelas notificações nativas em Linux (libnotify) e em Mac OS X (Growl) e pelo controlo remoto através do Wii Remote, MPRIS ou a linha de comandos, o Clementine é uma excelente opção ao player do Mac OS X. Depois podemos usar os seus iDevices, como o iPod, iPad e iPhone para transferir música que o Clementine suporta e agradece essas conectividade. Experimente.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac OS X
Download: Clementine 0.7.1 [25.9MB]
Homepage: Clementine
Este artigo tem mais de um ano
Se é multi-plataforma porque dizem que é alternativa para o MAC, deviam dizer que era para todos
Sim, mas neste caso o autor refere que é uma alternativa ao iTunes no Mac (apesar do iTunes tb ser multi plataforma)
iTunes nao existe para linux portanto a palavra multi-plataforma nao se aplica.
cumps
Ser multi-plataforma, no meu entender, não quer dizer que tem suporte para todos os sistemas operativos, certo? Se tiver para alguns, para mim já é multi-plataforma…
Por esse ordem de ideias, então nada seria multi-plataforma!!!! 🙂
Correctíssimo 😉
Correcto… e sem duvidas…
Já uso à algum tempo, a melhor solução para multi plataforma.
Exelente sugestão, muito porreiro o player. Thanks
Pois o titulo do artigo não faz sentido nenhum. Mas adiante.
Já experimentei e não é de todo uma alternativa ao itunes, o Itunes é muito mas muito melhor do que este.
Depende do ponto de vista. Se preferes um player simples, com consumos menores e qualidade satisfatória, sem teres uma série de funções activas sem necessidades, então este é melhor.
O iTunes é um “complexo desportivo”, um “polivalente” e como tal, quando usado apenas como player, é demasiado. O Cog, por exemplo, é outra excelente alternativa.
O título está impecável, perfeito mesmo.
Outra excelente alternativa multiplataforma:Banshee.
Tem wikipedia integrado para biografia da banda/artista, youtube para ver videos das bandas e lastfm com lista de artistas similares entre muitas outras features. Vale a pena darem uma espreitadela. 😉
http://banshee.fm/
Também já analisamos o Banshee aqui
https://pplware.sapo.pt/linux/banshee-1-7-1-o-media-player-do-linux/
Já conhecia para Linux, desconhecia a versão para Mac. É baseado no “todo o poderoso” AmaroK, mas mais light e simples. Uma boa ideia porque por vezes o AmaroK pode ser areia a mais para algumas camionetas.
continuo a preferir o foobar =) mais leve, e mais user friend
São dois programas diferentes…
Para ouvir musica somente, claro o foobar é excepcional, desde a mem que consome aos gastos de cpu, fantastico, mas…ja esteve melhor…cada vez está a ficar pior, e a caminhas para este tipo de media players…
cmps
Não percebo porque é que é “aborrecido” abrir o iTunes só para ouvir música.
Em Mac é rapidíssimo a abrir, tem na minha opinião a melhor organização possível da biblioteca de música e mais de 1000 emissoras de rádio. Além da listas de reprodução inteligentes que são espectaculares.
Mas se queres algo simples… sem teres tudo isso? Se preferes a simplicidade, se queres um player minimalista, com o minimo indispensável, escolhes o iTunes?
Provavelmente não e por isso é que existem alternativas.
Sim, escolho sem qualquer dúvida.
O iTunes na visualização “como lista” e com o “Navegador em Colunas” activo, é do mais simples e intuitivo que há. Tem a simplicidade aliada às funcionalidades.
Na minha opinião é mais simples encontrar músicas por género, compositor, álbum ou classificação, no iTunes do que nestes players mais simples.
Além de que não me vejo a ouvir música sem poder ter as listas inteligentes do iTunes.
Realmente, não percebi, o iTunes demora 3seg a abrir.. Como é que isso é aborrecido?
boas…
realmente é um programa muito bom e a nivel de consumo de proc esta bom, melhor so mesmo o foobar.Mas consome pouco mais proc que o foobar, mas gostaria de ver uma interface mais ao estilo do foobar…gostos são gostos…é um excelente reproductor, integra bem com o ubuntu ;).
cmps