Quantcast
PplWare Mobile

Chip de segurança T2 da Apple torna MacBooks obsoletos por não poderem ser reciclados

                                    
                                

Fonte: Vice

Autor: Pedro Simões


  1. Strato says:

    “Do que é relatado, muitas máquinas que são vendidas para serem recicladas acabam por ficar inutilizadas porque os utilizadores não eliminam os seus dados.”
    Aqui parece-me falta de informacao e alguma culpa dos utilizadores, os utilizadores nao eliminam os seus dados, se o fizerem o computador podera ser usado por outros e reciclados.
    O mesmo se passa com os iPhones e iPads, se o utilizador nao retirar a sua conta de iCloud do aparelho, ninguem podera utilizar-lo ou reciclar.
    Todos se devem certificar que os dados estao eliminados, e algo bem simples, e a Apple informa todos os seus clientes quando se dirigem a uma loja ou ligam para o Suporte Tecnico do que fazer se quiserem desfazer dos aparelhos ou dar os aparelhos a alguem.
    Nesta noticia esta pessoa acabou por receber estes 2 computadores que pertenciam a alguem que nao se preocupou em remover as suas contas de iCloud dos aparelhos antes de se desfazer deles, e acho bem que a Apple nao permita que isto aconteca, haja alguem que se preocupe com os dados dos seus utilizadores mesmo que eles nao preocupem.

    • danny says:

      Bom, não sou utilizador Apple no entanto vejo no artigo não se fala de iCloud. Apenas refere os dados dos utilizadores, dados esses que podem ser dos mais variados e que podem estar apenas guardados no disco rigido.
      Mas vamos a outro pormenor meu “bom defensor da Apple”. Como é que queres retirar a conta iCloud do aparelho ou apagar outros dados se a maquina…imagina…se avariar? Ou os produtos da não avariam tal como os das outras marcas?
      “haja alguem que se preocupe com os dados dos seus utilizadores mesmo que eles nao preocupem.” – Acreditas mesmo que est´ão preocupados apenas com os dados dos utilizadores? ai essa cabecinha…lol

      • Strato says:

        Como disse mais abaixo, a Apple tem o poder de retirar esses dados desde que o cliente apresentar o comprovativo de compra do aparelho e identificacao, basta entrar em contacto com a Apple e eles explicam tudo…tudo esta informacao esta a distancia de meia duzia de cliques…ai essa cabecinha…

        • Strato says:

          A Apple tem o “poder” de desvincular qq maquina de contas iCloud…mas claro, e preciso os clientes provarem que as maquinas lhes pertencem, senao era uma rebaldaria…

        • danny says:

          It´s the big man here! Mas ainda não respondeste a tudo…lol
          Apenas respondes ao que te convém e apenas defendendo uma marquinha… aprendi muito contigo, sim senhor!
          Cai na realidade! Achas que o pessoal vai ter sempre comprovativos de compra? Mas achas mesmo?? É que só mesmo em periodo de garantia e mais nada.
          Volto a perguntar, acreditas mesmo que estão preocupados apenas com os dados dos utilizadores?

          E volto a outra que sei que ainda nao sabes responder, como é que queres retirar a conta iCloud do aparelho ou apagar outros dados se a maquina…imagina…se avariar?
          Ah…e não me respondas iCloud, pois isso de desvincular maquinas podes faze-lo nos aparelhos android e consolas. Quero é saber os dados guardados na maquina!

          • Strato says:

            Vou responder iCloud vou…nem que seja para te chatear…volto a dizer, le com calma que pareces nervoso…a Apple pode retirar o vinculo das contas iCloud dos aparelhos, mesmo que estejam avariados, mortos e enterrados…assim poderas dar o aparelhor para ser reciclado.
            A reciclagem destes aparelhos so e feita se nao estiverem associados a uma conta iCloud caso nao saibas.
            Se o aparelho estiver avariado ou a nao funcionar nao ha grandes problemas com os dados, ninguem acede a eles.
            Se nao guaram os comproativos de compra problema teu/deles…por isso e que existe opcao de enviar as facturas por mail e nao usar o velhinho papel.
            Vai destilar o teu nervoso miudinho rapaz…respira fundo que isso nao e bom para ninguem…

            Temos aqui o verdadeiro exemplo de um “Keyboard Warrior”…para quem nao sabe o que e, deixo aqui abaixo a descricao…mas nao se aproximem dele que o assustam, e uma especie assustadica…

            1. A Person who, being unable to express his anger through physical violence (owning to their physical weakness, lack of bravery and/or conviction in real life), instead manifests said emotions through the text-based medium of the internet, usually in the form of aggressive writing that the Keyboard Warrior would not (for reasons previously mentioned) be able to give form to in real life.
            2. The term is a combination of the word ‘keyboard’ (the main tool by which the person expresses his/her latent rage) and ‘warrior’ (due to the warrior-like aggression, tendency towards violence, headstrong nature and propensity towards brute force as a means of resolving conflict rather than more subtle means dependant on finesse).
            3. The Keyboard Warrior seeks to use the power imbued in his ‘weapon’ to effect death and destruction (in a strictly-metaphorical sense) upon his foes (other virtual identities he has encountered on the internet). In essence, the keyboard (ie. text input ability) allows the keyboard warrior to manifest his true warrior nature in a safe and removed environment, from which no real-life repercussions .
            4. Keyboard Warriors are generally identified by unneccessary rage in their written communications, and are regarded as ‘losers’ by other virtual identities on the internet.

          • Hugo says:

            Então não respondes ao Homem?

    • Alfa says:

      Exatamente!
      A notícia está escrita como se o T2 fosse um problema, mas a verdade é que está a fazer exatamente aquilo para que foi desenhado: melhorar a segurança, prevenir acesso não autorizado e impedir que, se roubarem o computador, o formatem e dêem uso para outra pessoa. Enfim…
      Os revendedores, a saber disto, devem exigir que os utilizadores apaguem o disco e desvinculem as suas contas, e o suposto “problema” está resolvido. Por exemplo, quando se leva um iPhone a um reparador oficial, eles pedem para desligar o “Find my iPhone”, sendo que também é recomendado fazer backup antes e apagar completamente o telemóvel.
      Prefiro isto que se me roubarem o computador ficar sem ele. Assim sempre dá mais algumas garantias.

      • Vítor M. says:

        A notícia espelha um pouco do que hoje é a interpretação da lei em países diferentes. Nuns países, ter este “chip” impede a livre reparação do equipamento, para que esse ato de reparar não esteja na mão da Apple apenas, um monopólio, uma posição absoluta. Noutros países, a Apple tem direito de ter estes seus dispositivos “fechados” à reparação de terceiros dado que estes não garantem a qualidade das reparações, porque não usam os métodos descritos como ideais.

        Claro que isto para a Apple é um excelente negócio. Claro que isto para os reparadores não oficiais é um excelente negócio e todos têm os seus argumentos porque é a garantia de ganhar ou perder muito dinheiro.

        Claro está que a Apple quer ter esse negócio entre mãos, não só pelos argumentos que usa (a qualidade e a segurança da reparação) mas obviamente pelo encaixe financeiro. Afinal é uma empresa privada e as empresas privadas visam o lucro. Portanto, vai haver sempre quem concorde e quem discorde. Sempre. Nunca vão conseguir chegar a um ponto de concordância.

        Este chip, esta proteção, está a ser implementada há alguns anos e não tenhamos dúvidas, a Apple vai conseguir colocar em TUDO, desde os MacBooks ao iPhone, passando pelo Apple Watch e HomePod. Tudo.

        Por um lado, em termos de segurança, a empresa tem a sua razão, por outro, em termos de qualidade e garantia, também tem a sua razão, mas por outro, liberdade da pessoa escolher quem quer que repare e a que preço… não tem. E agora?

        • Strato says:

          Concordo na parte das reparacoes, ha paises em que existe o “Right to Repair” e claramente com o chip T2 e completamente impossivel faze-lo.
          Ja entramos na parte das leis de cada pais e ja desconheco o que fazer em relacao a isso…

        • Alfa says:

          Eu concordo com as implicações em termos de reparação, inviabiliza as reparações por terceiros não autorizados. E isto claro que tanto pode ser visto como bom ou como mau, consigo reconhecer vantagens e desvantagens em cada posição.

          Contudo, é diferente do que é apontado sobre algumas pessoas vendem os seus dispositivos para que os revendedores os possam vender a outras pessoas (ou inclusivamente quando fazem doação das máquinas), mas como tem dados de outras pessoas torna ilegal transacionar o equipamento, sendo “impossível” de formatar o disco e que outra pessoa tire proveito do computador. E é neste caso que não concordo, os revendedores deveriam ter noção disto e exigir a formatação e desvinculação, que é simples no recovery do macOS (e devia ser feito independentemente de haver chip T2 ou não!)… Não podem atribuir culpa a algo que funciona para o que foi desenhado e que muito facilmente é evitado…

  2. De Quarentena says:

    Por acaso é pena… Ainda por cima agora que o mercado dos recondicionados está a ter um boom.

  3. Lolol says:

    Esta notícia…. que palhaçada!!

  4. rui says:

    não traz problema aos utilizadores, os utilizadores podem apagar os seus dados se quiserem se não quiserem ng lhes acede ou apaga. qual é o problema disto ao utilizador.

    • André R. says:

      O problema está no pessoal que quer comprar e vender portáteis usados… É esse o problema…
      Não conseguem “limpar” o portátil para depois vender.

      • Rrrrrr says:

        nao ha problema se fizerem tudo de forma legal e autorizada.
        Ha problema sim se fizerem o servico em locais nao autorizados.

        • Toni da Adega says:

          Se alguém vender o seu portátil numa loja que nao seja Apple está a fazer algo Ilegal e nao autorizado?

          • Cleomar says:

            Se a Apple fosse presidente de algum país, seria pior do que a Coreia do Norte, exclusividade suprema, mas no momento está igual ao presidente do Brasil, um monte de imbecis idolatrando esse fascista e ele só ferrando a nação sem direito a lubrificante.
            Um monte de fanáticos Apple e ela só ferrando sues …….

          • Rrrrrr says:

            O actual utilizador e dono do portatil pode fazer o que quiser com os dados. tem esse poder. Logo se eu quiser vender o meu mac, eu proprio posso fazer isso.
            Agora se for alguem se acesso ao meu mac, claro que nao pode…

    • Iurie Solomon says:

      e se esquecerem os dados de acesso a maquina?

  5. Filipe F. says:

    Tanto ‘lixo’ eletrónico criado a custa disto. Muito bem Apple, tão amiga do ambiente na sua Sede e depois deixa estas pegadas pelo mundo

    • Gaspar Oliveira says:

      Leste todo o texto? Acontece o mesmo que um iPhone, iPad… é simples basta quem se vai “desfazer” do macbook eliminar e liberar o equipamento e o novo utilizador pode usar o mesmo sem problemas.
      Certamente que se comprar um macbook usado passa a ser uma condição a verificar, assim como quando falamos de um iPhone.
      Já agora faça um favor a si mesmo, leia os artigos e não apenas os títulos.

      Cumprimentos

    • Strato says:

      As pegadas são deixadas pelos utilizadores que claramente não querem saber de como se desfazerem das coisas apropriadamente.

    • FutureTech says:

      Não tarda nada que a Apple irá fechar definitivamente….

      Fonte: Empregado viajante do tempo do Android

  6. Vasco says:

    Neste caso compete apenas ao comprador seja loja ou individual apenas comprar um produto desbloqueado. Mas passa pela cabeça de alguém comprar uma casa ou um carro sem a respectiva chave?

    • Gaspar Oliveira says:

      O exemplo mais valido neste caso será efectuar a “compra” da casa, efectuar o pagamento sem verificar se haviam ónus sobre o imóvel, depois quando chega as finanças para registar temos pena mas não pode porque este imóvel tem uma penhora! Ui mas eu já paguei o imóvel, temos pena terá que ir com o vendedor para tribunal.
      Há procedimentos a fazer antes de comprar ou ficar com algo, no caso do MacBook é simples.

      Cumprimentos

  7. Iurie Solomon says:

    ##Apenas os reparadores autorizados podem realizar estas operações, com software e peças autorizadas.##
    vs
    ##MacBooks não podem ser reciclados por culpa do chip T2##
    tao afinal podem ser reutilizados ou nao?

  8. Antonio Carvalho says:

    ##Apenas os reparadores autorizados podem realizar estas operações, com software e peças autorizadas.##
    AH AH AH
    esta informação é ILEGAL assim como os procedimentos da Apple (mas os grandes safam-se sempre) ninguém fiscaliza.
    A lei é clara nesse aspecto “qualquer proprietário com conhecimentos avançados para efectuar reparações no seu próprio equipamento tem o direito a fazê-lo sem que seja obrigado a recorrer a marca” assim como “enquanto a Marca não declarar o modelo (Sem suporte/Suporte Descontinuado) a marca é obrigada a disponibilizar para venda peças de substituição e equipamentos/software necessários para reparação” e isso não acontece em muitos casos.

    • Vasco says:

      E pode reparar à vontade: apresenta a factura de compra e fica logo com a situação resolvida se o problema for do bloqueio. Meu caro: a segurança não tem preço…

      • Toni da Adega says:

        Uma loja não autorizada nao pode/ nao consegue reparar muitos dos dispositivos Apple.
        A Apple não fornece peças e as ferramentas necessárias, para reparadores não autorizados.

        • Vasco says:

          Caro Toni, nem a Apple, nem muitas marcas de outro tipo de bens, como automóveis, relógios e por aí, e quanto mais elevado for o segmento mais a marca se protege. Certo ou errado, é ao comprador que compete decidir. Olhe, no meu caso passei a dar muito mais primazia à segurança quando me aconteceu aquilo que em princípio só acontece normalmente aos outros: do nada ser assaltado e ficar sem dois pcs que devem de andar sabe Deus onde a servir a outros que não pagáram por eles. Estou com a Apple principalmente na questão da segurança.

          • Toni da Adega says:

            Na maioria nos produtos, principalmente nos automóveis, não podem fazer isso por é ilegal.

  9. Vasco says:

    Digo uma coisa. Pena tenho eu que não exista entre Windows e arquitectura PC o mesmo grau de integração que existe na Apple. Em 2018 disseram-me um carjacking e roubaram-me um tablet e um hp e tenho a certeza que os filhos da p. que os roubaram os devem ter vendido e que ao comprador deve ter bastado formatar ou substituir os discos para andar a passear com o que roubou. Se fosse Apple estavam lixados até hoje.

    • Matreco says:

      Se fosse Apple estavam lixados até hoje mas efeitos práticos para si eram zero porque ficava sem portátil na mesma. Aliás, era pior porque a perda era mais elevada em virtude dos macs serem mais caros..

  10. Dalex says:

    Mas é um problema de reciclagem ou reparação?

  11. Vasco says:

    Reciclagem feita por bandidos e assaltantes ou compradores de materiais provenientes dessa gente? Não muito obrigado e assim é que deve ser sempre. Quem não deve não teme. Quem se certificar de que está a comprar material usado de forma legal não passa por essas. Agora se compram sem estar desbloqueado pelo antigo dono e nem sequer exigem a factura, só merecem ficar mesmo a arder. Sem dó nem piedade. Certamente que não são velhinhos tecnofóbicos mal informados do monte alentejano que andam a comprar macs.

  12. AbstractEdge says:

    Boa tarde,
    Não entendo o problema desta notícia. Juro que estou a tentar perceber, mas não entendo. Uma vez que nunca tive um dispositivo do ecossistema da Apple e caso, e caso só, o Strato tenha razão, isto parece-me ser um inconveniente apenas para quem tenta limpar computadores sem os devidos cuidados do utilizador anterior, seja que loja for, seja o sítio que for. Muito honestamente, pessoalmente, gostava de ter exatamente as mesmas medidas de segurança num sistema Android que não existem, porque são medidas de segurança por software e alguma teimosia e paciência desbloqueia-se tudo. Já com um sistema Windows/Linux, a gaita é a mesma. Eu entendo um propósito do artigo, uma vez que já fiz “n” reparações/limpezas de computadores porque tenho conhecimentos para tal e este tipo de situações poderia impedir eu ajudar alguém, mas com o computador devidamente desbloqueado tornar-se muito mais seguro para mim confiar na pessoa que tenha à frente, sendo ela confiável, ou conhecida de alguém que eu ache confiável. É desagradável uma pessoa, CASO SEJA ROUBADA como exemplo, tenha a experiência traumatizante de sofrer o roubo e ainda poderem usufruir/lucrar com aquilo que não é propriedade delas. Eu antes de vender alguma coisa tecnológica faço questão de garantir que as coisas vão como se estivessem novas, nem tanto por questões de privacidade de dados, mas si para tentar “simular” a experiência de compra a quem estou a disponibilizar o produto. Não entendo o problema disto, por favor gostava de ser elucidado.

    Votos de resto de boa tarde

  13. Flávio Ferreira says:

    Aqui o problema é que a Apple faz comichão a muita gente, especialmente aqueles que anseiam ter algo deles e não podem, ou os meros cabeças quadradas que só bem uma coisa Xiaomi e Android e o resto mesmo sendo bom não vale nada.
    Pois convido a essa gente em primeiro lugar a procurar sobre o quanto a Apple investe em propósitos como: reciclagem, estudos, testes, impactos ambientais etc etc… Isto sendo uma empresa que para o consumidor lança menos produtos para o mercado. em comparação com uma samsung que tem uma panóplia de equipamentos no mercado.
    https://www.apple.com/uk/environment/

    E estão aqui os valores gastos só em pesquisa e desenvolvimento em produtos Apple.
    https://www.macrotrends.net/stocks/charts/AAPL/apple/research-development-expenses

    E aqui uma diferença no ultimo relatório disponível 2018, que coloca a Apple muito perto da Samsung só na “Research and Development”.
    https://www.investopedia.com/terms/r/randd.asp

    Não esquecer que a Samsung tem os ecrãs, smartphones, memorias, equipamentos para a casa, e o seu investimento e quase o mesmo que a Apple.

    O que quero dizer com isto, a Apple investe muito na sua exclusividade, nos seus equipamentos, na qualidade e segurança dos mesmo, esta noticia só vem afirmar isso. Que se eu fosse roubado por exemplo, a pessoa formatava o meu equipamento Android ou Windows e ia a vidinha dela, na Apple isso não acontece, e vemos isso pela Icloud.
    Por isso aqui a culpa não é do chip T2 nem da Apple, é sim do utilizador que quer vender ou oferecer um aparelho Apple e não retira essa segurança limpado os seus dados associados ao equipamento.

    Segurança em primeiro lugar, depois o resto!!

    • Strato says:

      O “odio” que alguns destilam por esta marca deixa-os cegos ao ponto de se recusarem a pesquisar toda esta informacao.

      • Flávio Ferreira says:

        Falta a muita gente a cabecinha para pesquisar estas coisas, não custa nada usar a internet para estas e muitas outras coisas interessantes.
        E uma das coisas que eu adoro fazer é isto mesmo, pesquisar, escrever, saber mais. Quem sabe um dia não esteja num forum ou site a trabalhar :d

        Mas as pessoas são preguiçosas e nem estão para aí viradas, usam a internet só porque sim, sem grande finalidade.
        E depois em relação a este assunto, não preciso se ser fã da Apple (como eu não o sou) a pesar que pretendo entrar no seu ecossistema em breve, mas como diria eu a Apple sabe investir, investe bem e sabe gerir as coisas, e ela vale o que vale a custa disso.

        Agora em jeito de conversa de café… os produtos são caros? Sim são, mas se as pessoas pesquisarem vão chegar a conclusão das coisas serem assim mesmo.
        Basta abrir esses links e perceber o que está por trás desses valores, assim sendo vemos o valor real das coisas, e sim eles valem isso tudo e muito mais.

    • Hugo m says:

      Não sejas quadrado. O ódio a Apple já é coisa do passado … os preços dos xiaomis huaweis Samsungs One Plus já estão quase iguais A pera ( maçã desculpem)
      A qualidade também , a única coisa que deferencia e a nível de segurança que ninguém consegue bater a Apple , agora a nível de ser bonito ou não e gosto pessoal , uns gostam de arroz outros de batatas , já nem o processador faz muita diferença para nós os meros social eaters;p

      Quem vende qualquer produto seja qual ele seja sempre apaga os dados .. só um burro mesmo que os deixa … se roubarem um Mac ou um Pc a Merda vai dar ao mesmo , a diferença é que o Mac vão milhares de euros a mais …

      E não se esqueçam que é a Apple que vende só as rodas para o novo Mac Pro a 650 euros .. e o monitor sem o suporte… por isso enquanto as pessoas comprarem os produtos sempre vão levar com as birras da Apple . Aguentem !!!

      • Strato says:

        Estou mais redondo neste momento, o isolamento está a dar cabo da minha figura…

      • Flávio Ferreira says:

        Tás um pouco equivocado, produtos Apple bloqueados porque os dados não foram apagados pelo utilizador também não vão ser por mais ninguém por isso não é bem igual ao Windows ou Android.

  14. Dark Sky says:

    Há uns posts em que consigo deslindar a embrulhada no texto.
    Mas ficou tão embrulhada a questão do chip “T2/ reparação” e chip “T2 /reciclagem” que passo.

  15. Nitroglicerine says:

    Vocês, claramente wue não sabrm o significado do termo reciclar na lingua portuguesa. Ou então, pretendiam dar a este artigo um titulo enganador.
    Msis valia terem utilizado o termo recauchutado, porque aquilo de que o artiga fala não ê a reciclagem,como é óbvio…

  16. Ze says:

    Não impede nada.
    O dono pode apagar o que quiser.
    Impede é que teceiros apaguen, e bem!!!!
    Que pecam ao dono para apagar antes de reciclar.

  17. Smart says:

    Resolve-se de outra forma: impor uma taxa adicional de reciclagem. Se o equipamento obsoleto/avariado etc não permite ser reutilizado, deve pagar uma taxa extra. Nada que os compradores de macs novos não possam pagar…

  18. Joselito says:

    O mundo open-source nunca vai entender isso! Kkk Faz-me bem….

    • FutureTech says:

      O mundo open-source é bem 100 vezes melhor do que o mundo premium porque o mundo premium só produz lixo e o mundo open-source é que produz ouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.