CEO do WhatsApp: “A Apple não quer que usem smartphones Android”
Há algum tempo que o Facebook e a Apple estão em guerra, de forma aberta e muito clara. Este cenário começou com a mudança que a gigante de Cupertino introduziu no iOS 14. A empresa passou a monitorizar e a controlar a informação que as apps reúnem e recolhem dos utilizadores.
Tanto Tim Cook como Mark Zuckerberg já trocaram publicamente críticas às políticas de cada empresa. Agora há um novo interveniente que veio a público apontar o dedo à Apple. O CEO do WhatsApp apresentou a sua posição e disse que "eles [Apple] não querem que as pessoas usem smartphones Android".
Críticas duras do CEO do WhatsApp
A mais recente ação no embate entre o Facebook e a Apple veio do CEO do WhatsApp. Foi numa entrevista que Will Cathcart deu ao Big Technology Podcast onde partilhou a sua opinião e teceu críticas duras a algumas políticas usadas pela empresa de Cupertino.
Segundo Will Cathcart as etiquetas de privacidade da Apple são discriminatórios e que a empresa não é a favor de se usar smartphones Android. A app Facebook Messenger tem surpreendentemente 65 etiquetas de privacidade diferentes, enquanto o WhatsApp tem 16 etiquetas.
O que o Facebook quer de um utilizador? pic.twitter.com/ohJoDmPghV
— Pplware (@pplware) January 5, 2021
Apple não quer que usem smartphones Android
Nas suas palavras, "suponho que seja do interesse da Apple ter todos a usar um iPhone, quero dizer, obviamente, é. Ao olharmos para os EUA, a maioria das pessoas tem um iPhone, e a experiência de mensagens funciona melhor no iMessage se todos os tiverem um iPhone".
Acrescentou ainda que "é certamente do seu interesse estratégico que os utilizadores não usem uma app como o WhatsApp porque não querem que usem um smartphone Android".
É injusto o iMessage estar no iPhone
Sobre as etiquetas de privacidade, Cathart disse que "independentemente do propósito das etiquetas, competimos com o iMessage da Apple, competimos nos EUA - onde muito mais pessoas usam o iMessage do que o WhatsApp - competimos em muitos lugares no mundo. Não vê uma etiqueta no iMessage quando faz o download porque simplesmente não o faz, está no seu telefone, para começar. E, portanto, criticamos isso".
E que smartphone usa o CEO do WhatsApp?
Quanto ao telefone que usa, Cathart disse que é naturalmente um Android. "Bem, eu uso um Android porque se olhar para a base de utilizadores do WhatsApp, vemos que pesamos muito no Android. Eu também uso um iPad, uso iPhones há muitos anos, mas realmente quero usar o produto da maneira que mais pessoas usam, então uso Android. Muitas pessoas usam os dois ou vão e voltam porque construímos produtos para ambos e precisamos entender todos".
Este artigo tem mais de um ano
Mais um pau mandado do zuckerdadosparavender. O que o utilizador quer é que deixem de utilizar os nossos dados.
A Apple fez muito bem em não permitir que saquem os nossos dados a socapa.
E só espero que o Android caminhe no mesmo sentido.
Só a Apple pode sacar os dados dos seus fanboys!
Até parece que a Google quer que a malta use iOS. Estes CEO’s são umas cabecinhas pensadoras…
a google nao perde tanto com utilizador de ios quando a apple perde com um utilizador de android, a google tem demasiados servicos. falo por mim uso maioritariamente os servicos da google um dia que deixe os smartphones android ou ate compre um ipad posso muito bem continuar a usar o ecossistema de servicos google no iphone/ipad
nunca se queixaram até a apple meter estas novas politicas, dá que pensar….
Coitado, tem de dizer o que o Zuckerberg lhe manda.
Têm cada piada! As etiquetas estão lá por causa da irresponsabilidade de empresas como a Facebook que tornaram a questão de privacidade uma preocupação pública.
Todos os produtos da Apple têm uma etiqueta… até se podem consultar todas no mesmo sítio para quem quiser.
Não sei para que falam da privacidade ou falta dela no Facebook.
São os próprios utilizadores a meter lá a vida toda.
Estão a reclamar do quê?
É fotos na praia, no restaurante, aqui e acolá.
Quem faz isso não pode querer privacidade porque é ele próprio o responsável pelos dados que fornece intencionalmente a terceiros.
Resposta de quem é completamente idiota e não é capaz de distinguir umas coisas das outras, como se tivesse comparação e a mesma gravidade ter-se acesso a fotos e publicações que as próprias pessoas não se importam de divulgar/partilhar com tudo o resto que se faz enquanto se navega pela net. Que idiotice.
o que eu publico da minha vida no facebook é o que quero e faz sentido a empresa ficar com essas informações, até porque fui eu que as lá pus, agora não faz sentido nenhum terem acesso a informações de outras apps/browser/etc. é isso que a Apple está a alertar aos utilizadores e o facebook não gostou
podes até ler esse artigo para entenderes melhor esta situação
https://pplware.sapo.pt/informacao/facebook-podera-processar-a-apple-por-causa-dos-recursos-de-privacidade-do-ios-14/
O que ele esta a criticar é a Apple ter instalado logo o iMensage. Para mim faz todo o sentido que isso aconteça…
Mas, faz-me lembrar a tal multa e imposição da UE, por causa do IE no Windows. A Microsoft fazia exatamente a mesma coisa, mas foi obrigada a mostrar o catalogo dos produtos da concorrência.
Hoje, o Edge continua a vir instalado de origem, mas como já não é o mais usado, não interessa.
Resumindo, dois pesos e duas medidas…
Um serviço de mensagens é algo que faz parte dos telemóveis há décadas, de modo que não há comparação possível, até porque o que a Apple fornece é um produto final ao cliente e não um componente para fabricantes de produtos.
Para ficar mais claro – todos os telemóveis e smartphones vêm com um serviço de mensagens incluído, não há razão nenhuma para a Apple ser tratada de maneira diferentes dos outros fabricantes de aparelhos.
Segundo ponto, a imposição da UE à Microsoft foi uma condenação por causa de várias práticas anticoncorrência abusando da sua posição dominante (90% do mercado). Foi aplicada de forma a mitigar os efeitos da prática da Microsoft, não é uma lei, logo não é dois pesos e duas medidas…
“A Apple não quer que usem smartphones Android”, é mais que lógico. Queriam que a Apple fosse dizer o quê? Ahhh usem Android que é bom… É o mesmo que a Pplware ter o seu site com os seus conteúdos e virem depois fazer uma publicação “vejam o site X ou Y porque as notícias são melhores” epá… cada um tem que zelar pelo seu negócio. Android é uma marca Google, uma grande concorrente da Apple, queriam que a Apple fosse dizer bem do Android? A Google diz aos seus clientes “usem iOS porque é bom?”… lógico que não.
A lógica não é muito bem vinda nesta treta toda …
Não venhas usar inteligência aqui se faz favor! Aqui é mesmo só para destilar rage entre os fanes bois.
Perguntem à mercedes se querem que os seus clientes comprem bmw, a resposta para mim é óbvia…
A sério?!?!?! O tipo disse isto mesmo ?
Vá-se lá perceber uma empresa que só pensa no lucro não quer que ninguém use os equipamentos da concorrência… Quem haveria de pensar tal coisa … /faceplam
A Google nao quer que se usem smartphones Apple…bla bla bla…
Quando o Camoes nasceu ja se falava o galaico português, o Camoes foi somente um idiota, até dizem que o cego era de origem galega.