BackupGoo para Mac – Faça Backup do seu Gmail
Não é um problema recorrente, mas na verdade a Google "conseguiu" apagar o conteúdo de 150 mil contas do seu serviço de mail, o Gmail. A Cloud é segura, pois cada "pedaço" de dados guardado no serviço, está replicado por centenas ou mesmo milhares de outros discos noutros servidores. Claro que quando acontece, se acontecer, aborrece as pessoas, tira confiança no serviço e dá muito trabalho à Google para repor o que foi apagado. Mas... nunca fiar!!!
Para não ficarmos com a "batata quente" nas mãos, mais vale prevenir que remediar e assim façamos cópias do que temos nas contas do Gmail usando o BackupGoo.
Durante os primeiro momentos em que se tornou público este problema no Gmail, estive a ler algumas reacções nos fóruns da Google e li alguns testemunhos de pessoas que simplesmente estavam apavoradas, em pánico com a possível perda de informação. Alguns diziam mesmo que tinham anos de trabalho lá guardado e que sem isso não sabiam o que iriam fazer.
A verdade é essa, estamos muito dependentes do nosso mail (no gmail além do e-mail muitos de nós passaram também a ter os contactos, documentos, etc) e esse é o sinal que a cloud poderá primeiro estranhar-se mas depois irá entranhar-se nos nossos hábitos e nas nossas rotinas.
Já em tempos falei de aplicações para Windows que permitem guardar o conteúdo do Gmail e permitem apenas guardar os anexos chegados à conta. Tudo permite que tenhamos o controlo sobre o que temos guardado na Cloud da Google.
BackupGoo é uma aplicação muito simples para ser fácil a sua utilização. Esta aplicação permite fazer uma cópia de segurança de todo o seus "material" guardado dentro dos servidores da Google.
Instalação
Como referi, esta aplicação foi desenhada para ser simples e começa logo na instalação. Basicamente, logo que utrapassado o processo de registo ou experiências trial, podemos e devemos configurar a conta do Gmail que queremos proteger.
Atenção que para fazer esta gestão terá de activar nas Definições da sua conta Gmail, dentro das Encaminhamento e POP/IMAP Acesso IMAP, depois clique no botão Guardar.
Opções
Dentro das opções, podemos definir qual o conteúdo do Gmail que queremos salvaguardar. Na nossa conta do Gmail temos associados os Contactos, o Google Docs e o Google Calendar, tudo isso pode ser guardado com esta ferramenta. Basta seleccionar quais os serviços a copiar.
Como referido anteriormente, podemos também fazer uma cópia de segurança dos nossos documentos, presentes no nossos anexos. Podemos copiar todo o nosso mail e podemos agendar uma cópia automaticamente. No separador Google Docs podemos definir que documentos queremos guardar, de dentro dos vários suportados e provavelmente dos muitos existentes.
Feito isto, está na altura de fazer uma cópia. Isto pode demorar pois a aplicação irá descarregar tudo o que está na sua conta, mesmo os ficheiros que tenha enviado para o lixo, se assim deixar definido. Pastas criadas, conversas... tudo será salvaguardado no seu disco. Clique então no botão Start backup now.
Depois de terminado, pode enviar as cópias para o suporte de backup, caso o tenha, ou pode subscrever um serviço cloud gratuito, tornando o processo mais seguro. Além disso, existem serviços, que podem ajudar também nesta tarefas, como já mostramos no Dropbox, por exemplo.
Existe, contudo, uma forma de termos sempre presente o conteúdo do nosso serviço Gmail. Para isso basta activar o Google Gears, extensão que encontrará no Labs e desta forma todo o conteúdo passará a estar também presente no seu disco rígido, isto permitirá que use o seu Gmail mesmo sem Internet, em modo offline. Este é método gratuita em confronto com o BackupGoo, que é pago.
Não fazem exactamente o mesmo serviço, mas auxiliam em caso de perda total.
Artigos relacionados:
Licença: Shareaware (preço = 12 dólares)
Sistemas Operativos: Mac OS X/Linux/Windows
Download: BackupGoo 2 [14.2MB]
Homepage: BackupGoo
Este artigo tem mais de um ano
Mais um excelente artigo.
OFF TOPIC
Qual é melhor?
awesome-hd.net ou o hd-torrents.org/
Alguém pode mandar um convite?
Cumps