PplWare Mobile

Interface entre Microcontrolador PC – Parte 2

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Antes de mais muitos parabéns pela iniciativa, gostaria de dar a sugestão, ja a tempo ando com um projecto pessoal de criar um interface de domotica caseiro, mas preciso de mais bases de programação, será possível fazerem um tutorial de como criar um interface controlado a partir do browser usando modulo de ethernet shield ou mesmo em wireless zigbee ? Desta forma poderiamos criar um interface web para comunicar com o arduino e colocar tirando a dependência do PC. um abraço e muitos parabens Pedro Pinto

  2. Ricardo says:

    Se quiseres fazer esse projecto recorrendo a módulos ele irá ficar muito caro e ocupará muito espaço. A forma barata de o fazer requer conhecimentos mais avançados de electrónica e programação tanto de uC como da própria parte da UI de controlo no Browser.

    Teria de ser realmente um tutorial muito extenso!

    O sistema Arduino é bom para protótipos, para implementar ideias, mas não para sistemas finais. A não ser que se use a base Arduino numa nova PCB dedicada, mas mesmo assim a programação C para uCs não é difícil e permite mais margem de manobra.

    Aconselharia a fazeres uma lista de componentes e ficarás espantado com o preço.

    O sistema ZigBee é o ideal para domótica e é menos complexo. Para além de que quando usado com Transceivers de 2.4 GHz permitem reduzir o tamanho da antena e utilizar módulos mais pequenos.

    Cumprimentos

  3. Daniel© says:

    Ja aprendi coisas novas com estas explicaçoes, muito bom, pois tenho um arduino, tenho de aprender visual basic para começar a brincar com isto 🙂

    • bigkax says:

      Se não souberes mais nenhuma linguagem de programação VB é uma linguagem boa e simples para iniciantes, mas se souberem alguma linguagem e já estiveres habituado a ela basicamente desde que tenhas acesso a uma parta “Serial”…

    • lmx1 says:

      Boas..
      eu acho pessoalmente que seria uma melhor jogada investir numa linguagem que seja livre de drm…

      cmps

  4. PeLug says:

    Viva pessoal
    Ha já uns tempos que também tenho um arduino e ethernet shield. Já fiz uns trabalhos utilizando PICs, mas realmente o arduino é muito mais versátil e fácil de implementação para um prototipo. A parte interessante é realmente realizar projecto com interface web.
    Minha pergunta, alguém me poderia dizer como posso ter acesso ao meu Arduino (IP=192.168.1.XXX) que está após o router, via internet (isto a partir de um pc fora da rede). O arduino tem IP fixo, e está ligado via RJ45? Quando digo aceder é aceder ao webserver que está no Arduino.

    Cumps e Parabens pelo tema.

    • Vitor says:

      Tens que configurar o Router de modo a que os pedidos externos (quando é utilizado o IP atribuído pelo ISP) sejam encaminhados para um determinado IP (no caso o IP que a shield ethernet tem).

      Problema: saber o IP do ISP (facilmente contornavel) e não tens segurança nenhuma.

  5. PeLug says:

    Obrigado pela dica. É que existem varios software que fazem o mesmo
    (Ex: TeamViewer, diga-se de passagem Muito Bom 🙂 ), e queria aplicar o mesmo conceito ao arduino.

    Cumprimentos

  6. Um aparte . Arduino Vs Netduino qual o melhor?

  7. fábio e.c.fag. says:

    estou fazendo dois projetos de mecatrônica, e não conhecia o arduino…lendo seus posts pudde ver q ele se encaixava perfeitamente nos meu projetos, mas a minha maior dúvida é a seguinte: é possível controla lo via internet? Ou melhor, fazer com q ele acione atuadores via internet?

  8. Renato says:

    qual a senha de administrador para alterar as configurações do aplicativo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.