Apple Watch: watchOS 6 traz aplicação que ajuda a proteger a sua audição
O Apple Watch é sem dúvida o melhor smartwatch da atualidade. A Apple percebeu que apostando nas aplicações dedicadas à saúde, o utilizador seria mais facilmente conquistado. Nesse sentido, além de tudo o que o watchOS 5 traz, desde as aplicações de monitorização cardíaca aos sensores de queda acidental, a Apple quer incorporar mais funcionalidades. Assim, com a chegada do watchOS 6, a empresa de Cupertino incorporou, entre outras novidades, um sistema que vigia o ruído à volta do utilizador.
A app Ruído foi projetada para nos alertar quando estivermos num ambiente barulhento. Os alertas são no sentido de proteger a audição das pessoas.
Apple Watch traz mais cuidados ao utilizador com o watchOS 6
Tal como foi referido, o novo WatchOS 6 traz várias novidades. Cada uma delas será, a seu tempo, explicada com pormenor, dado que a versão final só sairá para o outono. Contudo, são já muitos utilizadores a beneficiar da nova app Ruído.
Na lista de apps disponíveis estará a app Ruído. A aplicação serve de vigia para nos alertar do ruído ao nosso redor. Além disso, na aplicação do iOS Watch, poderemos parametrizar alguns limites de barulho. Neste menu, o utilizador pode configurar o limite de ruído ao seu gosto com as opções baseadas em dados da Organização Mundial de Saúde.
Limites de ruído parametrizáveis
Conforme pode ser visto e usado na app, o iOS permite que estipulemos certos limites. Por exemplo, se escolhermos 80 decibéis de ruído a que queremos estar sujeitos, iremos receber uma notificação quando o nível de som exceder esse limite. Por predefinição, a app Ruído enviará uma notificação quando o nível de som exceder os 90 decibéis.
Nesse nível, a Organização Mundial de Saúde diz que o volume pode prejudicar a nossa audição após 30 minutos de exposição por dia.
- 80 decibéis, limite: cerca de 5 horas / dia
- 85 decibéis, limite: cerca de 2 horas / dia
- 90 decibéis, limite: cerca de 30 minutos / dia
- 95 decibéis, limite: cerca de 10 minutos / dia
- 100 decibéis, limite: cerca de 3 minutos / dia
Desta forma, o dispositivo usa o microfone para medir os níveis de ruído ambiental ao longo do dia. Contudo, tal como afirma a Apple, o relógio não grava nem guarda os sons utilizados para medir e produzir estes níveis.
Além do estado ativo automático, a app no Apple Watch permite que manualmente possamos ativar o serviço. Assim, a qualquer altura, podemos ter a perceção do nível de ruído em que estamos expostos.
Esta app vem adicionar recursos dedicados à saúde e bem-estar usando o smartwatch da Apple. Se, porventura, estivermos num concerto, numa festa com música mais barulhenta ou num qualquer cenário de intenso ruído, podemos desligar os avisos por um determinado período de tempo. Desta forma, evitamos estar a receber notificações sobre o som que nos envolve.
watchOS disponível em todas as versões, mas app só na Series 4
O watchOS 6 está atualmente disponível na versão beta para programadores. Desta forma, como sempre, a versão final só deverá aparecer no outono deste ano. Além do mais, a Apple fez saber que a nova versão do sistema operativo será compatível com o Apple Watch Series 1, Series 2, Series 3 e Series 4. Contudo, a app Ruído só estará disponível na Série 4.
Este artigo tem mais de um ano
É preciso uma app para sabermos que estamos num ambiente barulhento?
Não basta tipo, não sei, usar os ouvidos? E se já incomoda é porque já lá estamos à demasiado tempo?
Parece-me mais uma jogada para obrigar o utilizador a ter o micro sempre activo para escutar…
Estava a pensar nisso…