Apple Watch Ultra: Primeiras impressões Pplware
Tal como estava anunciado, dia 23 de setembro, a Apple começava a entregar o Apple Watch Ultra. O nosso chegou e já o estamos a usar para ver o potencial. Afinal, trata-se do mais avançado smartwatch lançado pela Apple. Logo quando abrimos a caixa percebemos que é um dispositivo especial para a empresa de Cupertino. Os cuidados com a embalagem e a informação está acima da média. Depois... é bonito, estamos perante um equipamento topo de gama.
Estas são as nossas primeiras impressões. Mais tarde, vamos experimentar o que traz de valioso este relógio. O que escolhemos foi Apple Watch Ultra com caixa em titânio e bracelete Ocean meia-noite.
A caixa
Não há dúvida que o toque, o olhar, a impressão de organização está nos objetivos da Apple. E não engana. Tudo bem embalado, com materiais de qualidade e um grafismo que enquadra a escola do smartwatch com a própria embalagem.
Portanto, a caixa traz o Apple Watch Ultra, os seus manuais e informações de garantia, e traz a bracelete. A escolhida foi a Ocean meia-noite.
O relógio bem devidamente acompanhado por um carregador que desta vez vem com um cabo protegido com fibra de tecido, tal como o cabo, por exemplo, do HomePod. Mais refinado e sem dúvida, duradouro.
Apple Watch Ultra: instalação
A instalação é simples. Aliás, basta ligar o relógio e o iPhone recebe de imediato a informação que está disponível um novo Apple Watch. Este smartwatch traz uma série de novos menus com mais pedido de confirmações e escolhas.
Além de uma nova lista de opções para o botão Ação, há também uma interface muito interessante que permite passar o plano de comunicações do eSIM do operador de um Apple Watch para outro. Resta saber se a Vodafone permite esta "passagem" ou vai exigir um novo eSIM (e novo pagamento).
Depois de algumas questões, o Apple Watch está pronto para ser usado e... abusado. Uma nota para a velocidade de configuração inicial, está mais rápida que as versões anteriores.
Utilização e características
Agora que já configurámos o equipamento, tem o eSIM, os cartões no Apple Pay, aplicações e informações na app Saúde, é hora de lhe dar uso. Um dado curioso é o peso. Apesar de ser mais robusto e maior, nota-se uma leveza. Isto é, quando o vi na caixa deu aspeto de ser mais pesado. E de facto não é.
Quanto ao ecrã, bom, estamos perante um ecrã Retina com 2000 nits e toda uma interface colorida, complicações muito bem organizadas e um grupo de ferramentas para tirar proveito dos muitos sensores presentes dentro deste "computador de pulso".
Tal como já referimos anteriormente, a Apple apresentou no passado dia 7 deste mês o Apple Watch Ultra. O primeiro smartwatch da empresa para um segmento mais "todo-o-terreno" onde são exigidos mais recursos, mais sensores, mais funcionalidades e, acima de tudo, mais bateria.
A Apple equipou-o com uma caixa em titânio, muito resistente, GPS de dupla frequência e alta precisão, uma bateria com autonomia até 36 horas (podendo ir até às 60 horas), certificação EN13319, que é uma norma técnica de testes para mergulho. Estes testes capacitam o Apple Watch Ultra para poder ser usado em mergulho até 40m.
Além disso, inclui sensores de deteção de acidente automóvel, deteção de quedas, sensores para ECG, sensores de temperatura, leitura do oxigénio no sangue, eSIM, sirene com 86 decibéis, estrutura capaz de aguentar temperaturas negativas até -20 °C ou calor escaldante do deserto a 55 °C... e muito mais.
O Apple Watch Ultra é certificado pelos aspetos relevantes MIL-STD-810H, usado para equipamentos militares e popular entre os fabricantes de equipamentos robustos. Este novo smartwatch também é certificado para WR100, o que quer dizer que pode ser usado para mergulho recreativo até 40 metros e desportos aquáticos de alta velocidade.
Portanto, daqui em diante o que vamos fazer é usar e testar nos vários ambientes onde a Apple disse que se destacava. Também estamos curiosos por verificar se as 36 horas de autonomia, com as atividades físicas, sempre são reais.
Por último, as braceletes dos modelos anteriores também encaixam neste, mais concretamente a da caixa de 42 e 45 mm. Em breve uma análise com mais detalhe aqui no Pplware.com.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Aquele botão lateral laranja é horrível, não combina com nada. Não gostei
No meio da sujidade (ou em ambientes mais escuros), pode ser importante, para se destacar. Mas não é lindo, isso não.
Gostos não se discutem… eu por acaso acho que acertaram em cheio em colocar o botão naquela cor. Faz um contraste bonito com o cinza do titânio.
mas tem alguma logica estragarem-me o fim de semana por o meu nao ter chegado ainda? E tão lindo
Continuo a achar que a grande vantagem do Apple Watch é mesmo o SIRI funcionar muito bem, o que faz ser um smartwatch muito bom.
Para desporto, pelo menos na experiencia que tive do Apple Watch 4 em comparação com o SAMSUNG Galaxy Watch 4 e com o Garmin Forerunner 955, o Apple Watch é péssimo, isso comparando com as apps nativas de deporto de cada equipamento.
O Apple Watch apenas se tornava decente usando app de terceiros e mesmo assim os sensores eram muito maus, com falhas constantes no GPS e no monitor de HR a dar valores errados. A bateria é o que sabemos, não dava para um longo dia de actividades.
O SAMSUNG Galaxy Watch 4 tinha sensores que davam leituras muito mais fiáveis, embora por vezes tivessem os seus problemas, a app nativa é excelente com muita informação. A bateria já dava para usar durante a noite, para monitorizar o sono, algo impossível no Apple Watch. O problema é que o Bixby e o Google Assistant são péssimos em comparação com o SIRI da Apple.
Já o Garmin é outra coisa, não é um smartwatch, apenas tem algumas funções de smartwatch. Mas para desporto é o melhor que existe, deste os sensores que tem, a possibilidade de se conectar a outros sensores. Depois tem uma bateria excelente, mesmo não sendo a versão solar, e funcionalidades para criação de treinos muitíssimo boas que se ajustam ao longo do tempo tendo em conta o “conhecimento” que o relógio vai tendo sobre nós. Também tem os seu defeitos, falta muitas funcionalidades básicas de smartwatch, como o controlo multimédia do smartphone, possibilidade de fazer chamadas…
O ideial seria mesmo juntar os pontos fortes de cada um desses 3 e ter um smartwatch que fosse um verdadeiro “canivete suiço”.
Sobre esse Apple Watch Ultra o grande problema que encontro nele é que não tem bateria para ser um verdadeiro relógio para ser utilizado em actividade que durem muito tempo, ultra trail run ou triatlo. Pode durar a bateria enquanto novo, mas ainda assim com os sensores todos ligados é complicado. E depois é o preço, por esse valor a melhor escolha será mesmo ter por exemplo o Apple Watch 8 e o Garmin Forerunner 955.
Parei de ler nas primeiras linhas. O SIRI deve ser o pior assistente do mercado, daí ter parado de ler, com tantas virtudes do Apple Watch, essa certamente não é uma delas.
Concordo completamente. SIRI é de longe o pior assistente de voz. Falha mais que uma espingarda de feira. A Apple abandonou literalmente o desenvolvimento do SIRI ficando para trás da concorrência.
Até podes ter razão, mas a minha esperiencia com o SIRI é de longe melhor que com os outros. Coisas basicas como fazer uma chamada, raramente falhava no SIRI, no Google funciona, mas muitas vezes por exemplo no carro ou quando estou de bicicleta pede para desbloquear o smartphone. No Iphone usava Apple Music e o SIRI funcionava excelentemente, no Android uso Spotify e por vezes o Google Assistant ignora por completo ou abre a pesquisa no Chrome, mesmo quando digo para colocar a tocar no Spotify.
A minha questao para o autor que vai fazer o review é: para o utilizador normal e nao aquele aventureiro explorador extremo, vale a pena os 900 euros face ao modelo normal? Sim a bateria é importante e mesmo assim fica muito atras da concorrencia que custa metade do preco e tem todos os sensores de saude da mesma forma etc menos a cena dos satelites, mas para quem é Apple, vale a pena pagar mais do dobro para ter algo ainda mais volumoso no pulso que custa um iphone 14? Ou a versao normal chega e este relogio serve apenas para um publico exibicionista para dizer que tem e exploradores?
o vosso artigo, desta vez, surpreendeu-me pela negativa: escreveram meia dúzia de parágrafos só para dizerem que já receberam?
Primeiras impressões é normal que assim seja. 😀 Abraço
Muito lindo, muito bom, parabéns à Apple pelo seu excelente trabalho.
Pode até não durar muito a bateria mas o relógio é lindo, eu já encomendei 4 para mim para minha esposa e para meus pequenos.
Apple é outro nível.
Tenho pena que seja tão barato pois podia ser mais exclusivo se fosse mais caro.
Apple é ser chique
Apple é ser vip
Apple é status
Venha quem vier não tem hipótese
É só verem o caso nos iPhones 14, esgotados em todas as lojas, ainda dizem há crise não há nenhuma há é muito dinheiro, embora eu ache que deviam começar os preços dos iPhone 14 o base nos 3 mil euros no mínimo.
Para ser ainda mais mais exclusivo ainda mais chique e se ter ainda mais status
The power of STATUS APPLE.
Ainda digo mais, THE POWER OF STUPIDITY and ENVY by ALEX!!!
Congrats…
Stupid is your mother, my horn,
Come to me I’ll show you my dick,
that you like,
White Castle