Apple Vision Pro: Chegaram os tão esperados óculos para Realidade Aumentada
Hoje o dia foi de várias novidades por parte da gigante de Cupertino. Mas o melhor estava mesmo guardado para o fim e era uma das novidades mais esperadas! Conheça os Apple Vision Pro, os novos óculos para realidade aumentada da Apple.
A Apple referiu que hoje entramos numa nova era da computação com os novos Apple Vision Pro para realidade aumentada.
O Vision Pro é o primeiro dispositivo de realidade mista da Apple. O dispositivo vem com um sistema operativo totalmente novo que oferece uma interface tridimensional. As experiências no Vision Pro não são restritas aos limites de um ecrã, os utilizadores podem criar apps em qualquer escala e colocá-los onde desejarem.
A realidade aumentada e a realidade virtual estão a começar a entrar aos poucos nas nossas vidas e muitas destas tecnologias poderão revolucionar a forma como serão executadas algumas tarefas.
Com os novos Apple Vision Pro é possível "projetar" sobre o nosso ambiente, um novo mundo digital. Por exemplo, pode estar na sua sala e projetar uma interface para interação com apps e serviços.
Segundo a Apple, com os Apple Vision Pro pode facilmente ter a interface gráfica do seu macOS, iPad ou iPhone projetada. Pode aumentar o tamanho, pode interagir, pode fazer videoconferências... tudo de forma integrada. Pode ler mensagens, pode ler artigos... tudo o que possa imaginar.
Segundo a Apple, não há outro dispositivo igual a este no mundo que ofereça a mesma qualidade em ambientes tridimensionais.
Os Apple Vision Pro vão mudar a nossa forma de trabalhar, de colaborar, de ser criativos e produtivos. É uma nova experiência... uma nova realidade! Este novo equipamento da Apple inova ao nível do áudio, ao nível da imagem, vem com o novo SoC R1 e traz também um SoC M2.
Os Apple Vision Pro vem com o novo visionOS e refere a marca da maça que traz as mais avançadas técnicas de computação. Os Vision Pro não sou apenas um novo produto... é o início de uma nova plataforma de realidade aumentada.
Ao nível da segurança, destaque para optic ID que faz a leitura da íris, sendo possível usar em autenticação, pagamentos, etc.
Chegam no início do próximo ano ao mercado dos EUA e custarão cerca de 3499 dólares.
A Apple terminou a apresentação a referir que este é o dispositivo eletrónico tecnologicamente mais avançado do mundo. De facto, surpreende pela quantidade de tecnologia incorporada.
Este artigo tem mais de um ano
A Apple voltou ao campo da inovação disruptiva.
É verdade, óculos de VR nunca se viram, é algo brutal e fantástico, já vou juntar dinheiro para comprar um! Em vez de ver um filme ou jogar em 4K na minha TV enorme oled, vou meter uns óculos de 4000€ e aproveito a dor de pescoço
Que dor de pescoço? São os óculos mais leves do mercado. Para além disso, cada ecrã tem resolução de mais de 12 milhões de pixeis (4K são 8 milhões de pixeis).
Wow 12 milhões de pixeis… ora bem, considerando que estás a focar algo de perto considerando que a área visível do “filme” será menos que a área total, considerando que é quase impossível (nem me dei ao trabalho de ver em detalhe) que estes ecrãs tenham as cores dum ecrã QD-OLED ou QLED e a 1500 nits ou mais… fica lá com os teus 12 milhões de pixeis 🙂
Smartphones já curvam a cabeça da maioria, sem peso algum as colocando para baixo.
Parecem uns óculos de mergulho…
$3500 – as primeiras gerações não vão vender quase nada lmao. Aqui está o verdadeiro “money sink” da Apple até a tecnologia pegar.
É um produto Apple vai vender bastante
Vai só esgotar…. Não tens noção do que é esta marca.
Não vão vender? Mais houvesse… vai vender que nem pães quentes. A Apple até conseguiria vender bosta de vaca por algo revolucionário e venderia às paletes. Com papas e bolos se enganam os tolos.
Quero comprar só para o ter lacrado na caixa! XD
Olha que deve ser um melhor investimento do que se o abrires 😛
Em conversão direta sem imposto BR vai nas casas dos R$ 17.247,30 ai chega aqui no Brasil custando em torno de uns 25mil reais. Coisa de louco!
O Lula diz que vai comprar uns.
Não é um produto para pessoas em países como o Brasil, infelizmente.
O que queres dizer é que é um produto para um 1% dos países. E desses 1% em população deve equivaler a um 0.0001% da população mundial.
Os produtos Apple no Brasil estão entre os mais caros do mundo.
Queria tanto não usar nem lentes nem óculos………e eles a impingirem este “trambolho” para “brincar”…………
Só usa óculos ou lentes quem quer, lasik já anda aí há algumas décadas
Até o trambolho foi pensado em quem usa óculos
Faz de conta que vais fazer caça submarina
Um LASIK no trofa boa nova fica por metade destes óculos e ficas bem
Não são uns óculos de RA e RV.
É um computador comandado pelos olhos.
Não são óculos …
… é um computador comandado pelos olhos.
Aliás, tanto que podem ser chamados de óculos que a Apple equipou-os com lentes para quem os vais usar com os seus próprios óculos. E que pode ver através da lente/ecrã por onde tudo acontece. Agora, tal é o conjunto de tecnologias que chamar apenas de óculos é redutor, por isso foi dito óculos para realidade aumentada. Claro, podemos sempre dizer que é muito mais que óculos, é um dispositivo único para disponibilizar ao ser humano uma realidade aumentada com muita tecnologias sensorial.
Não são óculos … é um computador 🙂
https ://www.publico.pt/2023/06/05/tecnologia/noticia/vision-pro-apple-apresenta-novo-tipo-computador-forma-oculos-realidade-aumentada-2052342
Não é um computador, mas é na forma e óculos como eles próprios dizem e como antes deles nós dissemos 😉 e é muito mais que um computador… mas lá está… óculos.
É um com puxador comandado pelos olhos.
Verdade seja dita, a teoria do produto está muito boa… O preço até está bem ajustado dado o poderio deste dispositivo e o hardware que tem.
O unico receio é que seja como o AirPower, que quando apresentaram também parecia brutal, mas tinha um pormenor como estes oculos… A data de lançamento ao contrario de quase todos os produtos Apple, nao era para daqui a 1 semana ou um mês, mas sim para o ano seguinte, tal como este produto. E agora fica a duvida: irá mesmo acontecer ou vai ficar na prateleira por algum tipo de dificuldade técnica quando for para mass production?
iPhone também foi lançado como algo novo para o ano, AirPower não era um produto mas sim um acessório ou subproduto, podem enfiar na gaveta se for conveniente, com este produto e com parcerias com a Disney e outros já assinadas dificilmente poderiam voltar atrás e isso revela que o produto já deverá estar numa fase avançada de testes pós desenvolvimento
Muito interessante, finalmente VR bem feito.
Tenho curiosidade de trabalhar com uma coisa destas e largar o pc, vou experimentar quando sair para ver se realmente me substitui o pc e tomo a decisão se compro uns ou não
A experiência que tive, em 2016 ou 2017 com oculos de rv mas com specs incomparavelmente inferiores foi muito positiva. Acredito que estes que são de AR, pelos resumos que estive a ler serão espectaculares. Acredito que salvo para aplicações de desenvolvimento e trabalhos gráficos que exigam elevada precisão na reprodução das cores, os monitores convencionais têm os dias contados. Oxalá a Apple seja bem sucedida onde a Google falhou.
Se por ‘VR bem feito’ entendes não suportar sequer VR mas apenas AR, sim, tens razão 🙂
Tal como no relógio a Apple tem com estes “óculos” a possibilidade de integração com app de saúde… Imaginem terem os ajustes oftalmológicos e uma “receita” após utilizarem estes “óculos”…
É este o caminho, mas deixa-me um pouco desiludido a bateria ainda ligada a um fio, isto claramente parece aquela fase de passagem do walkman para o mp3.
A empresa que conseguir a questão do fio, provavelmente com outra tecnologia que não o bluethoo que tem muito delay, pode ganhar a frente neste mercado.
De resto muita qualidade
vou comprar dois.
um para usar e outro para coleccionar que nem a caixa vou abrir
….
not
Flop!
Porquê?