Apple, Visa e Mastercard processadas num caso sobre as taxas do cartão Apple Pay
Uma ação judicial alega que a Visa e a Mastercard subornaram a Apple para dificultar a concorrência no Apple Pay, o que fez aumentar as taxas dos comerciantes.
A ação coletiva proposta acusou a Apple de aceitar um suborno da Visa e da Mastercard para garantir o seu domínio nos serviços de pagamento "no ponto de venda" para transações com o Apple Pay, de acordo com a Reuters. Como resultado, os comerciantes foram forçados a pagar taxas mais elevadas.
As empresas estão a ser processadas pela Mirage Wine & Spirits, em Illinois, em nome de "todos os comerciantes nos Estados Unidos que aceitaram o Apple Pay como método de pagamento no ponto de venda físico".
De acordo com a queixa, a Apple fez um acordo com a Visa e a Mastercard que eliminou qualquer incentivo para desenvolver a sua própria rede concorrente de pagamento no ponto de venda ou permitir que outras empresas utilizassem a funcionalidade NFC "tap to pay" do iPhone com aplicações de terceiros.
No iPhone, a única opção é a aplicação da própria Apple. Tudo isto conduziu a um aumento das taxas cobradas aos comerciantes, segundo o processo.
Em troca de concordar em não competir com a Visa e a Mastercard no mercado relevante, as duas redes de cartões ofereceram à Apple um suborno em dinheiro muito grande e contínuo.
Afirma o processo.
Não é a primeira vez da Apple com o Apple Pay...
Este suborno veio como uma percentagem das taxas de transação das duas empresas para pagamentos com cartão de crédito e débito feitos com o Apple Pay. "Mesmo quando o Apple Pay estava na sua infância, a Apple entendeu que esse suborno chegaria a centenas de milhões de dólares por ano."
No passado, a Apple foi acusada de comportamentos anticoncorrenciais com o Apple Pay pela forma como bloqueia o acesso de terceiros à sua tecnologia de pagamento contactless. Mas no início desta semana, a Reuters informou que a Apple pode abrir o acesso ao NFC na UE para evitar uma multa num caso que está em andamento desde 2020.
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A Visa e a Mastercard recebem dos comerciantes uma comissão sobre os pagamentos de clientes feitos com os seus cartões de crédito. Nos EUA a Visa tem uma quota de mercado de 52,8%, a Mastercard de 31,6%, enquanto a American Express, a Discover e outros repartem o resto. Os comerciantes pagam de comissões entre 1% e 4%, o que totalizou nos EUA, em 2021, 105 mil milhões de dólares.
O Apple Pay usa as redes Visa e Mastercard.
Segundo a ação judicial contra a Apple, Visa e Mastercard, foram as elevadas quantias pagas por estas duas empresas que impediu a Apple de criar o seu próprio sistema de pagamentos com cartões de crédito, o que prejudicou os comerciantes.
Isto faz lembrar a acusação da Microsoft de que são as elevadas quantias, anuais, pagas pela Google à Apple para o Google Search ser o serviço de pesquisa pré-definido no Safari que impediu a Apple de usar o Bing (ou desenvolver o seu próprio serviço de pesquisa).
No Apple Pay, a Apple esmifra a Golden Sachs que trata dos cartões e há de se ter feito pagar bem pela Visa e a Mastercard para usar os seus sistemas de pagamento. “Quem não sabe comerciar fecha a porta” 🙂
https://www.forbes.com/advisor/credit-cards/credit-card-statistics/#:~:text=Most%20Common%20Types%20of%20Credit,52.8%25%20of%20cards%20in%20circulation.
Aves Maria! És um poço de informação!