Quantcast
PplWare Mobile

Apple vai permitir a remoção das suas apps no iPhone

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Zefra says:

    Esta função aqui relatada deveria ser implementada já no próximo iOS. Algum tempo que tenho vindo a falar que o Bloatware dos fabricantes e sobretudo da Apple tira-me do serio e retira um pouco da autonomia do utilizador. Porque razão, eu que estou-me lixando para relógios “inteligentes”, tenho de ter uma aplicação que não preciso para nada. E quem diz isso diz outras aplicações mais. Se não fizerem isso então acabem com as versões de 16GB no iphone e façam o 32GB a versão base.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Entendamo-nos, o sistema operativo do IOS e do Android traz as apps instaladas, respetivamente, pela Apple e pela Google – são apps do sistema.

      Bloatware são as apps – acrescentadas ao sistema operativo pelo fabricante e, se for o caso, também pelo operador.

      O bloatware leva a que num Samsung Galaxy S6 de 32GB o espaço disponível seja apenas de 23GB (“sumiram-se” 9GB) e num iPhone de 16GB seja de 13GB (“sumiram-se” apenas 3GB)

      Bloatware nos Samsung:
      https://lh3.googleusercontent.com/-KQx9Wg8bA-4/UmgbdOOGhJI/AAAAAAAB5IM/haT43UuvuYo/w1060-h672-p/lolsamsung.jpg

    • JBM says:

      e tu achas que estas aplicações da Apple ocupam espaço significativo? Não, a maioria são pequenas aplicações ou aplicações que se limitam a expor suporte no sistema. O maior inconveniente é só para quem se chateia em ver os icons no home screen e até com ter uma pasta para pôr essas aplicações.

    • Safrane says:

      Se o bloatware da Apple te tira do sério , então estas bem é com que fabricante?

      A Apple é dos que menos põe, o iOS 9 tem só 785MB, e são todas as apps da Apple, por isso, não é bloatware nenhum…

      Bloatware é no Android, que vem com milhentss de apps de publicidade, operadora, demos de jogos, Google e fabricante, e ainda vêm alguns com malware.

      Aí é que tem problema

  2. Benchmark do iPhone 6 says:

    São 27 app : iMessage, Calendário , Fotografias, Câmera, Tempo, Relógio, Mapas, Videos, Notas, Lembretes, Bolsa, Game Center, Newsstand, iTunes Store, App Store, iBooks, Health, Passbook, Definições, Telefone, Mail, Safari, Música, Podcasts, Voice Memos, Dicass, e Apple Watch.

    Lá haverá uma ou outra que uns usam e outros não e que gostariam de apagar. Não me parece que o espaço adicional ganho fosse grande coisa. “Ah, mas se eu tenho o Google Maps devia poder apagar o Mapas da Apple”. A coisa não é assim linear, porque são apps do sistema que cumprem determinadas funções – como mostra este texto do “The Verge”.

    For Siri to show you “videos I took at Iva’s birthday party” you’ll need to use Apple Photos, not Google Photos. For Siri to remind you later about a place you found you’ll have to use Apple Maps, not Google Maps. For iOS 9 to proactively open your favorite playlist when entering the gym you’ll have to use Apple Music, not Spotify. For it to automatically create calendar events you have to use Apple Mail and Calendar, not Microsoft Outlook.

    Passando essas apps para APIs, que pudessem ser usadas em apps de terceiros, pode-se lå ir mas não é para já. De modos que da resposta de Tim Cook não se pode concluir mais do que “Estamos a pensar nisso”.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      … 28, com a Bússola 🙂

    • Zefra says:

      Nao digo que vamos remover tudo e por o que entendemos. Mas por exemplo: Stocks (para quê), Health (eu tenho aparelho separado e melhor), iBooks (ler livros num ecra tao pequeno. Inicialmente era facultativo), Newstand, reminders (existe ja o calendario), Apple watch (nem sequer comento), Gamecenter (deveria ser facultativo para quem realmente quer jogar). O Maps e daquelas coisas que não me aquece nem arrefece mas deveria ser facultativo também… e ate o Siri… alguém me diga que usa isso pelo menos uma vez por semana. Concordo que pode ser útil para uns mas para mim não serve para nada… portanto facultativo

      • JBM says:

        As funcionalidades da maioria dessas aplicações podem ser classificadas como essenciais para o sistema operativo.
        Health – serve para mostrar o repositório de informação de aplicações com suporte para HealthKit que não pode ser removido para não quebrar outras aplicações que possam ser descarregadas da loja. A aplicação Health em si ocupa pouco espaço
        Gamecenter é algo idêntico à situação do Health. Idêntico também para a situação do Watch.
        Mapas e Siri estão integrados em muitas aplicações, não haveria como apagar sem modificações muito profundas no sistema.
        As que poderiam não criar problemas se se apagar seriam: iBooks, Stocks, Voice Memos, Dicas, Bússola e talvez o Newstand (houve algumas mudanças aqui que podem ter alterado a situação)
        As outras ou estão interligadas com outras aplicações ou servem para expor frameworks do próprio sistema operativo que podem ser usadas por aplicações de terceiros.

    • Safrane says:

      A newstand não é uma App, e isso já desapareceu…

    • Mota says:

      Correto. Muito bem na APPLE!

      Começar a dar alguma liberdade aos utilizadores.

  3. Pedro says:

    a que horas fica disponível o iOS 9

  4. KikoFHM says:

    A ser verdade admito que será uma mais valia e isso poderá significar num maior ganho de utilizadores

  5. Miguel says:

    Equipamentos a 700€ com 16gb, realmente precisam de arranjar espaço.

  6. Lima says:

    Ou seja… daqui a muitos anos e quando já é possivél fazer noutros sistemas.
    Mas quando for a CRAPple a fazer, será uma “inovação”.

    Isso e o iPad “pro” ser um substituto para o macbook…..

  7. ricardo M. says:

    Facto: 40 minutos de video 4k ocupa a memória toda do iphone 16g.

    • Mota says:

      Este comentário foi removido.

    • Marco says:

      Facto: ocupa o mesmo tanto no iphone como num samsung, como em qualquer outro dispositivo.

    • JBM says:

      facto: 4k não é a única definição video no iPhone, nem sequer a que vem activada de início
      facto: quase todos os telemóveis Android que dizem filmar a 4k não aguentam muitos minutos a gravar porque sobreaquecem

      • Prim says:

        O facto de alguns Android aquecerem não invalida o facto da Apple vender por aquele preço astronómico um telemóvel que grava uns minutos de vídeo 4k, que passou a ser um formato possível e isto estando totalmente vazio, cenário fictício, que na verdade significa que estes telemóveis nunca vão poder filmar em 4k.

        • JBM says:

          Não são alguns, são quase todos, se calhar até todos que avisam para isso, podendo a filmagem terminar inesperadamente. Isso parece bem pior para filmar a 4k do que saber de antemão a limitação de espaço e poder escolher as melhores opções.
          Essa dos telemóveis nunca vão poder filmar em 4k, é para rir?

          • DumDum says:

            Rir?! Meia hora com o telemovel completamente vazio, quem tem a memória assim vazia?? Com as apps, musicas, fotos, etc., que toda a gente tem, quanta memómria sobra? Para quantos segundos de 4k dá? Como vais conseguir filmar? Em streaming directo para a cloud?

          • JBM says:

            fizeste sequer as contas ou deu-te jeito construir essa imagem como inevitável para qualquer pessoa?
            É que se formos por aí certamente que muitos telemóveis de 32GB encaixam-se perfeitamente nessa tua construção, enchem-se de aplicações e fotos mais o bloatware (que lhes retiram quase 10 GB) e no final para pouco dá, e com o possível infortúnio de a máquina até desistir de filmar.

  8. JJ says:

    Sinceramente duvido que o façam… o risco de perderem utilizadores em determinado serviço, essa funcionalidade não será assim tão linear.

    • JBM says:

      ele não disse que seria para remover todas as aplicações; nem tal poderia ser!
      ele disse poder remover certas aplicações que não sejam afectem o funcionamento de outras partes instaladas.

  9. Realista says:

    No Windows Phone posso remover tudo o que não é essencial ao funcionamento correto do Sistema Operativo… E sem roots, costum roms, jailbrakes ou outras tretas do costume com falhas de segurança.

  10. André says:

    E porque não a opção de podermos adicionar um cartão micro SD no Iphone??? Tinhamos os 16GB para o sistema e afins, e o resto (musicas, fotos, videos, etc) ficavam no cartão SD…
    Não percebo qual o stress de ter a opção do cartão SD nos iPhone…

    • Alex says:

      Ora então … O problema é o seguinte …. cartão SD é uma coisa que não foi “inventada” pela apple… ou seja , mais tarde tem de surgir o cartão “Apple XPTO card” que vai custar 10 euros por GB…. XD

    • ricardo M. says:

      Assim ninguém comprava as versões de 64gb e 128gb. Olha pensa. Com muito menos dinheiro compravam um cartão de memória. Eles não são tolos.

      • somaisum says:

        Isso são desculpas, plausíveis, mas pouco, que quem quer um smartphone com cartão de memoria, ou quer apenas ser do contra!

        Prefiro, seja iphone, android, ou wp, ter a memória toda interna, e garantir que essa tem velocidade, e tem o espaço para aplicações.

        Tantas marcas já fizeram o mesmo que a Apple, por alguma razão há de ser.

        Como um pessimista digo-te: é menos uma coisa para se estragar 😀

    • Safrane says:

      Porque o iPhone tem esse espaço para tudo, inclusive Apps…

      E depois tu tiras o micro SD e roubam-te as fotos! Bela ideia!

  11. Andre says:

    Não consigo perceber porque raio todos os post’s sobre IOS acabem a falar de Android, e vice-versa… Vocês são assim tão mesquinhos que só o IOS é bom? De momento uso IOS mas já usei Android e 90% das coisas a que estou habituado a fazer normalmente, no IOS tenho que procurar pelos canais alternativos (cydia) para o conseguir fazer. Quer um quer outro tem os seus Pros e Contras..deixem-se de coisas…E no mundo que vivemos hoje em dia, é tão burro quem compra IOS como Android… (resposta ao Sr Mota, que pelos vistos é o genio residente porque gasta 1000€ por um OS que tem falhas como qualquer outro).

    • Vítor M. says:

      Pois, isto é sobre iOS para quê falar no Android? Tens razão. Agora, cada um gasta no que quer, nisso já não tens razão. Em termos de falhas, voltas a ter razão, todos mais dia menos dia… lá falham. Ser apenas o iOS o bom, voltas a ter razão, os outros também o são, cada um à sua maneira e servindo pessoas com gostos diferentes. Usar cydia? Não isso não. perdeste aqui a razão. No iOS tens o que precisas, podes não ter tudo tal e qual, mas podes ter apps (aí é a grande riqueza) que podem ajudar a adaptar o sistema às tuas necessidades.

      “Cada um tem os seus Prós e Contas…” Sim aqui voltas a ter razão.

  12. TR says:

    Sinceramente ainda gostava de perceber onde vai buscar esses dados, que pelo valor deles só pode estar mesmo a tirá-los do rabo..

    • TR says:

      ^ este comentário era resposta a outro comentario que enquanto o escrevia foi removido, peço então que façam o mesmo a este pois não faz qq sentido sem o mesmo.

  13. Jaxwins says:

    Finalmente parece que estes gajos da Apple estão abrir a “pestana”

  14. ricardo M. says:

    Uma questão. Porque é que o iphone de 128gb custa mais 200 euros que o de 16gb?
    200 euros por mais 112gb?
    A bateria e a mesma, o processador também, o ecra também, a única coisa que muda e a memória.
    Basicamente o que esta lá é um cartão de memória interna.
    Com 150 euros compro um de 256gb ultra fast.
    Ou seja, alguma coisa está mal.
    PS: Deve ser da montagem, e preciso ter mais cuidados por ser de maior capacidade.

    • JBM says:

      Isso é o mesmo que perguntar para que é que as empresas têm lucro, porque é que não vendem tudo sem qualquer lucro.

        • JBM says:

          É assim tão complicado de perceber o paralelismo?
          Se te questionas como é que um componente tem uma margem de lucro associada, então também terás que questionar como é que os outros componentes e o produto final têm!

          • ricardo M. says:

            Neste caso e so um componente. O certo ou o normal seria ele custar mais 50 euros que o de 16gb, não 200 euros. Queres defender a todo o custo a empresa Apple, que te prejudicas a ti próprio. Isso é doença.

          • JBM says:

            Não há certo ou normal, há políticas de preços para os diferentes modelos, com as suas margens de lucro que têm mais em conta a procura do que o custo; ser por um ou dois componentes é irrelevante pois o que te vende é um produto final. É isso que todas as empresas fazem dentro dos seus limites no mercado!

  15. ricardo M. says:

    Não posso deixar de realçar um comentário de um eslovaco, que quase exige que o direito a possuir um iPhone com todas as features que existem nos EUA também no seu país seja incluído na lista dos direitos humanos.

    “I would happily pay a price premium in the EU, however, it is simply ridiculous that I pay a higher price than my friends in the US, but I don’t get the services that Apple customers enjoy in “first class countries”. For example, in my country, we dont have Siri in my language, we don’t have Siri data (cinemas, restaurants, POIs), we don’t have Apple Pay, we don’t have Apple Store (web or brick), we don’t get the benefits that other customers get BUT we pay the SAME or HIGHER prices!!!

    I know Slovakia / Czech rep. are small countries, but look at Poland, a 40mil. nation without Siri??? Let’s start a petition, a boycott. Apple has the financial means to solve this “problem”, but they are not pushed by their customers to do so.

    ARE WE SECOnD CLASS CIZITENS? I DEMAND EQUALITY!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.