Apple TV agora reproduz vídeos do YouTube em 4K, mas com algumas limitações
O iOS 14 e os seus sistema operativos congéneres para os dispositivos da marca, como é o caso do tvOS 14, trouxeram muitas e boas novidades. Entre elas estão o suporte para mais qualidade no que toca à reprodução de vídeo do YouTube.
Conforme foi prometido, a Apple TV está finalmente a começar a reproduzir vídeos do YouTube em 4K. Mas há algumas ressalvas!
Apple TV com YouTube em 4K
Esta novidade ainda não chegou a todos os utilizadores. Deverá estar a ser entregue paulatinamente. Na verdade, o suporte do YouTube 4K ativado na Apple TV, no tvOS 14, permite visualizar em Ultra HD a 30 frames por segundo, mas sem HDR (e sem os 6 fps que dão a suavidade necessária à imagem). Portanto, ainda não é um 4K com todo o poder.
A empresa da propriedade da Google, confirmou as limitações ao site The Verge. Além disso, referiu também que os atuais iPads e iPhones devem suportar vídeo 4K com 60FPS e HDR, embora o suporte pareça ser inconsistente neste estágio.
O suporte à Apple TV também não é universal, pelo menos não ainda. O YouTube parece estar a entregar a atualização remotamente, em vez de o vincular ao lançamento de uma aplicação.
Ainda assim, isso torna o dispositivo da Apple consideravelmente mais viável se o utilizador não quiser pagar para assistir a vídeos em 4K.
Esta novidade também diz-nos que a Apple está a "levantar a guarda" quanto às suas políticas sobre formatos de vídeo. O YouTube era anteriormente limitado a 1080p, pois a Apple não suportava o codec VP9 que o Google prefere para vídeos de resolução muito alta.
Contudo, agora é apenas uma questão de saber se os criadores de apps querem ou não 4K em primeiro lugar - e isso é altamente provável, pois as TVs 4K tornaram-se comuns e acessíveis.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Apple sempre a frente da concorrência
… Já vai ter 4k limitado, jasus… Que top.
Ps: qualquer smattv ou box tv chinoca faz isso há anos?
Não pode ser… Mas a Apple é um 4k melhor é limitado. Lolol Apple é para rir.
E a box da Apple não tem 4K há anos? Tem, claro que sim, não leste a notícia. Ora lê, é que quem manda no YouTube não é a Apple 😉 lê tudo e devagar.
Isto de ser fanboys da maçã. Oh sorte.
Amigo, se a Apple apple apple não suportava codec VP9.. É porque a culpa de não ter 4k é da Apple certo? Não dá Google. Porque até uma box de 30 euros chinoca no YouTube suporta 4k. Quando se fala em 4k estamos a falar no YouTube que é o foco da notícia certo?
Se suporta 4k em outros formatos não me interessa, o que comentei foi a noticia 4k no YouTube.
É isso ainda vai continuar a fazer de forma limitada…
É não vale a pena por a culpa nos outros é mesmo incompetência da Apple não suportar codec VP9.
😀 eu sou conhecedor e utilizador Apple sim, tu não és, pelo que estou a ver. Eu não sou ignorante…. cada um com a sua sorte então. Sobre o assunto, se o dono do suporte é a Apple, quem tem de se ajustar é quem quer lá meter a app, ou serviço. Portanto, se a Apple tem as suas regras, tem de ser o YouTube a ajustar-se, tal como se ajustou agora (até porque apenas quis dar alguma tecnologia 4K e não toda que pode fornecer). A Apple tem os seus próprios codecs e mesmo sem o YouTube já fornecia conteúdos 4K aos seus utilizadores, não precisa do YT para nada. Mas se calhar tu não sabias, tal como referi, eu não sou ignorante, não desconhecia este facto.
As boxes chinocas (algumas), como referes, podem fornecer YouTube 4K, porque têm android e o android é da Google (mesmo assim a qualidade nem sempre é a melhor). Contudo, não fornecem a qualidade tecnológica de uma Apple TV: HDMI 2.0a3, Wi‑Fi 802.11ac com tecnologia MIMO, duas bandas simultâneas (2,4 GHz e 5 GHz), Ethernet Gigabit, tecnologia sem fios Bluetooth 5.0, recetor de infravermelhos, processador A10X Fusion com arquitetura de 64 bits, Vídeo H.264/HEVC SDR até 2160p, 60 fps, perfil Main/Main 10, HEVC Dolby Vision (perfil 5)/HDR10 (perfil Main 10) até 2160p, traz um controlo remoto com Tecnologia sem fios Bluetooth 4.0, transmissor de infravermelhos, acelerómetro e giroscópio triaxial, conetor Lightning para carregamento, bateria recarregável com meses de autonomia com um único carregamento (com utilização diária normal), carregamento por USB no computador ou através de adaptador de corrente (vendido à parte).
Acesso à Store com aplicações e jogos, podendo ser utilizada como consola de jogos onde o controlo remoto funciona como um comando, etc. Liga-se por AirPlay 2 ao HomePod permitindo um som Dolby Atmos fantástico. Além disso, permite emparelhar com vários dispositivos Apple para controlo, transmissão e entretenimento. Funciona como central para dispositivos HomeKit.
Assim, nenhuma outra box de TV tem o que esta tem e oferece o que esta oferece. As melhores Android, como é o caso da NVIDIA Shield TV | 4K tem o preço alinhado pela da Apple e mesmo assim, ganha numa ou outra coisa e perde em várias outras. Espero que tenhas ficado mais iluminado para não dizeres inverdades e coisas erradas 😉
Aaaaa e esta tem atualização permanente 😉 já as outras… Android 9.0 (a correr bem) …coiso!!!
A mania que vocês tem em saltar diretamente para a zona de comentários sem ler as notícias… Antes de dizeres tal barbaridade, devias:
1º – Ganhar conhecimento (ler, pesquisar, usar o google);
2º – Ler as notícias completas e evitar assim estas tristezas.
É cada um…a Apple TV 4K foi lançada em 2017 e até hoje porta-se super bem, para não dizer que é o melhor media player do mercado…agora quanto ao YouTube, o problema é mesmo da Google, que só agora (Apple anunciou o suporte para YouTube 4K faz uns 3 meses) e a conta-gotas é que começou a lançar uma versão do YouTube com suporte para 4K para a Apple TV…
A Apple pode anunciar o que quiser mas a verdade é que até finais de setembro não suportava o codec VP9
Mas precisava disso para ter 4K? Não, nem precisa do YouTube. Portanto, aqui há um interesse maior da Google em colocar o YouTube na Apple TV. Tem de haver de parte a parte um negócio lucrativo.
Repara que não é a Apple TV que não tem, é o Google que nunca disponibilizou a compatibilidade para a Apple TV.
O raspberry também faz isso…
Desgraça..
Até há uns anos atrás a guerra era Apple vs Microsoft. Agora assistimos a uma guerra de Apple vs uma série de marcas/plataformas, etc… É uma pena ver este tipo de coisas porque independentemente da marca que estejamos a falar, quem fica sempre a perder é o consumidor final. Acredito que se não perdessem tempo com este tipo de “guerras”, poderiam focar-se em desenvolver mais e melhores produtos e trazerem mais e melhores produtos para o consumidor.