Google traz novos bloqueios ao YouTube! Depois da publicidade, o alvo é o download de vídeos
Durante anos, a política do YouTube relativamente aos utilizadores que violam as regras tem sido permissiva. Perdeu algum dinheiro em troca do crescimento da plataforma. Mas a situação mudou, e a Google, começa a exigir um maior desempenho económico ao YouTube. Como resultado, assistimos a decisões controversas, especialmente contra os bloqueios de anúncios do YouTube. Agora há novidades.
A posição do YouTube é agora clara e ou se vê os anúncios, ou se compra o YouTube Premium. Para garantir que só existem estas duas opções, a empresa começou a bloquear ou comprometer a experiência dos utilizadores que utilizam formas de bloqueios de anúncios. Mas este não é o único objetivo da empresa, que está agora atrás das apps de download de vídeos do YouTube.
Alguns utilizadores repararam que o YouTube está agora a adicionar proteção contra cópia a todos os vídeos acedidos pela interface do YouTube TV. Isso não seria um problema se não fosse a forma de muitas apps e extensões aproveitarem o YouTube TV para oferecer downloads de vídeos para visualização offline.
O primeiro projeto a realizar esta mudança é o yt-dlp, o downloader de vídeos da Internet mais popular. Não é à toa que muitas das aplicações mais descarregadas são, na verdade, baseadas no código-fonte do yt-dlp. Isto fez com que o yt-dlp se tornasse o alvo número um do YouTube, tendo sido atacado em diversas ocasiões. O projeto original foi banido do GitHub por “contribuir para a violação de direitos de autor”.
O último ataque do YouTube centra-se na forma como o yt-dlp funciona. Para obter os ficheiros de vídeo, o programa não usa o site, mas liga-se fazendo-se passar por um cliente do YouTube TV. Agora, alguns utilizadores repararam que os clientes do YouTube TV exibem vídeos com DRM (proteção contra cópia), causando erros de download.
Como resultado, os utilizadores afetados por esta alteração não conseguem descarregar vídeos do YouTube, uma vez que o yt-dlp e os programas baseados no mesmo código apresentam uma mensagem de erro. Indica que o vídeo está protegido. Apenas um pequeno número de utilizadores vê ainda este erro, indicando que o YouTube pode estar a realizar uma experiência para ver como esta mudança afeta o utilizador.
Aplicar proteção contra cópia aos vídeos do YouTube pode ser uma decisão controversa para a Google. É evidente que o YouTube quer proteger o conteúdo protegido por direitos de autor. Além disso, muitos descarregam vídeos para ignorar os anúncios que aparecem. Por outro lado, é inegável que o YouTube é também utilizado como plataforma de partilha gratuita de vídeos e que oferece conteúdos livres de direitos de autor ou licenciados gratuitamente.
Sim senhora. Vai chegar a um ponto que vai deixar de ser usado.
O problema é que não existem muitas alternativas ao YouTube, tanto em qualidade como em quantidade.
Basta um pesquisa pelo Reddit e encontras algumas alternativas:
>> grayjay.app
>> freetubeapp
Sou fã da Grayjay…
Ele nao se referiu a App do Youtube, mas no Youtube proprio. Basta ler ….
Tu é que leste mal. Pelo teor da notícia, o youtube vai impedir o bloqueio de anúncios e eu sugeri 2 alternativas que ultrapassam esse bloqueio, portanto deixas de ver anúncios.
É obvio que o Carlos Fernandes não quer uma alternativa ao “conteúdo” do youtube. Isso não tem lógica.
Podemos equiparar a minha sugestão às alternativas da plataforma da Googleplay como a Aptoide ou a Fdroid, Ambas tem o mesmo conteúdo que a GooglePlay…
Tudo tem um inicio e um fim, no mundo do software nada é eterno…mas não vejo tão cedo o Youtube a deixar de ser muito usado, eu já pago há algum tempo um plano familia que nem fica assim tão caro e ainda tem o Youtube music, a experiencia sem anuncios realmente é outro nivell, mas pronto, isso sou eu que prefiro pagar Youtube a uma sportv da vida…
Paguem premium e nao refilem! Ou entao se fossem espertos como eu arranjavam um raspberri pi e com pihole ficam sem ads e youtube premium em todos os aparelhos da casa incluindo a tv a borla!
Leste bem a noticia? Mais tarde o yt-dlp que é o que te permite fazer isso provavelmente pode deixar de funcionar, até pode ser que funcione daqui a uns tempos melhor, mas para quem simplesmente algo sempre a funcionar e sem stress, e quem pode pagar, paga o youtube…
Deixa de ser mentiroso nem pihole, nem Adguard funciona para bloquear o que vem já há muito tempo dentro do próprio video e um bloqueador de DNS não resolve e agora vão ainda complicar mais para os addons de browsers como este artigo diz implementando “DRM”.
A própria Pihole confirma isso em vários locais que não tem como bloquear o que está dentro do mesmo domínio do vídeo.
@Rodrigo Pincelo. Espertos que não são como tu, sabem que o Pi Hole é DNS based e que não bloqueia anúncios no YouTube porque os mesmos estão no próprio domínio YouTube.com, a bloqueares esses anúncios, boqueavas o YouTube.
És mais um Chico esperto, que para além de não saber do que estás a falar, ainda ainda és tretas.
Está na altura dos chineses lançarem uma alternativa ao YouTube para o ocidente e acho que cresciam rapidamente como o caso do Tiktok.
A Google ganha rios de dinheiro e acha que é dona da internet e é preciso alguém lhe fazer frente.
Só usa quem quer. É de borla e ainda reclamam…
Está bem..os Chineses, esse país democrático, é nesses que devemos confiar….mas anda tudo doido ou quê?
Espera lá confiar para ver videos de meninas a dançar no Tiktok ou influencers no YouTube?
Lol o que tem um vídeo de segredo de estado?
Se achas que é só isso e é tudo inocente, então força nisso, quem sou eu para te dizer o contrário…ai eu…
Que preocupação tão nobre! Mas não te esqueças, enquanto alertas sobre os perigos da China, estás a usar um telemóvel ou PC que provavelmente tem componentes fabricados lá. Talvez devas começar por trocar esses aparelhos por uns feitos em países “democráticos” para não correr riscos. Ou será que a hipocrisia é o novo estilo de moda?
Estás a confundir alhos com bugalhos.
Não façam o download a tempo de videos realmente importantes não… depois choram.
Tais como?
Concertos raros, fan music videos que são depois retirados devido a direitos de autor, documentários etc
Cada um sabe ao que dá valor.
Youtube tem legenda automática, isto multiplica as possibilidades de conteúdo
Gosto mesmo é destes títulos do YT :)))
JDoenload ainda resiste. mas a google tambem esta a bloquear por ip. Basta ir mudando a ip cada x tempo.
Não sei de que publicidade falam ou de não poder fazer download dos vídeos.
Há aplicações e sites que dão para fazer downloads de vídeos do YouTube.
É começar a usar o youtube apenas para videos em directo…
E Depois queixam-se que os utilizadores virem-se para o “ticatoca” ???? Se começarem com muitas tretas não vai durar muito e vai aparecer um concorrente á medida.
Eu já deixei de usar o Google Chrome… mudei para o libre e tem estado a funcionar num brinco, já nem me chateio com a publicidade, pois até agora não aparece, e já vão 4 ou 5 meses, já não me lembro.