Apple reconhece problema dos novos MacBook Pro e já o corrigiu
O novos MacBook Pro, apresentados recentemente pela Apple, prometem tornar ainda melhor estas excelentes máquinas. As novidades centram-se no hardware e são a evolução natural do que seria esperado.
Estas novas máquinas começaram cedo a ser testadas e um dos modelos apresentava problemas. O MacBook Pro de 15 polegadas com o processador i9 não conseguia manter o seu funcionamento constante em situações mais exigentes.
Apesar de não haver uma causa identificada, os primeiros testes ao novo MacBook Pro de 15 polegadas, equipado com o poderoso processador i9, mostraram que esta máquina tinha sérios problemas no que toca a performance.
Os testes realizados mostraram que em situações mais exigentes, este processador acabava por perder desempenho e tinha resultados muito inferiores às máquinas que veio substituir. Tudo parecia apontar para um excesso de calor, o que levava a que o processador se protegesse e abrandasse a sua velocidade.
A Apple reconheceu problema dos MacBook Pro
A Apple veio agora admitir este problema e apresentar as razões para as situações detetadas. Tudo se resumiu a uma falha de software, que levava a que o processador abrandasse o seu ritmo em situações em que era exigido maiores velocidades de relógio. Curiosamente este problema não estaria apenas no MacBook com o processador mais potente, mas sim em todas as máquinas lançadas recentemente.
A solução chegou também para os MacBook Pro
Ao mesmo tempo que anunciou o problema, a Apple anunciou também que tem já a solução. A marca lançou uma atualização do seu sistema operativo que resolve este problema e que deve ser instalada em todas as novas máquinas.
Declaração da Apple
Following extensive performance testing under numerous workloads, we've identified that there is a missing digital key in the firmware that impacts the thermal management system and could drive clock speeds down under heavy thermal loads on the new MacBook Pro. A bug fix is included in today's macOS High Sierra 10.13.6 Supplemental Update and is recommended. We apologize to any customer who has experienced less than optimal performance on their new systems. Customers can expect the new 15-inch MacBook Pro to be up to 70% faster, and the 13-inch MacBook Pro with Touch Bar to be up to 2X faster, as shown in the performance results on our website.
Com esta solução a Apple volta a afirmar os resultados dos seus testes, onde o novo MacBook Pro de 15 polegadas pode ser 70% mais rápido que o modelo anterior e o novo MacBook Pro de 13 polegadas pode ser duas vezes mais rápido.
Os problemas identificados nos novos MacBook Pro
Este artigo tem mais de um ano
Bom aquecedor para o inverno xD
O melhor portátil que há no mercado, e diz que é “aquecedor”.
Invejosos com Asus com as dobradiças partidas.
O melhor? Qual é a base com que sustentas essa afirmação?
Tanta treta, e era só um fix de firmware que sai agora passados só alguns dias.
Certas pessoas no YouTube já a dizer que era o fim da Apple, e que tinham de fazer um recall, e que estava o céu a cair, e que a culpa era do Jony Ive e do Tim Cook, e etc.
Houve um cromo que diz que devolveu no primeiro dia.
Deve ter comprado só para fazer o vídeo.
Louis Rossman
Treta é a tua porque hoje já se sabe o que foi feito!
– Velocidade e curva da fan foi alterada, para tentar compensar as altas temperaturas
– Limitaram o relógio a 3GHz em certas situações
Resumindo o problema está lá, somente tentaram esconder o mesmo num equipamento de que custa mais de 3.000$.
Não foi nada disso, e o limite do relógio do processador em si é de 2.9GHz, e é isso que alcança.
Esse não é o limite, 2.9Ghz é a velocidade base
Não, é o limite máximo.
Segundo o site da Apple tem turbo bust até 4.8Ghz, mas na volta eles devem-se ter enganado. Fala lá com eles para corrigirem isso
E atinge isso, por momentos.
Intel Turbo Boost is Intel’s trade name for a feature that automatically raises certain of its processors’ operating frequency, and thus performance, when demanding tasks are running. Turbo-Boost-enabled processors are the Core i5, Core i7 and Core i9 series[1] manufactured since 2008, more particularly, those based on the Nehalem, Sandy Bridge, and later microarchitectures.[2] The frequency is accelerated when the operating system requests the highest performance state of the processor. Processor performance states are defined by the Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) specification, an open standard supported by all major operating systems; no additional software or drivers are required to support the technology.[1] The design concept behind Turbo Boost is commonly referred to as “dynamic overclocking”.[3]
LOL um i9 com limite máximo de 2.9 GHz
“Tanta treta para mostrares que não percebes nada.” acho que se aplica a ti também.
Eu adoro este pessoal, falam falam, mas no final não sabem nada.
Tanta conversa e no final nem sequer sabe a diferença entre velocidade base e velocidade máxima de um CPU.
Agora entendo o porquê dele não entender qual era o problema
Tens que ver os videos do ppl a exprimentar o novo fix, não existe turbo bust até 4.8Ghz, sobre certas condições limitaram a 2.9GHz sem picos nenhuns!
Resumindo um i9 de mais de $3000 capado 😀
Eu diria mesmo “eunuco” LOL
https://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2018/07/25/apples-2018-macbook-pro-gets-another-nail-in-its-coffin/amp/?__twitter_impression=true
Parece que estão a aparecer mais problemas.
Sim… tanta trenta para ficar igual ao i7
https://twitter.com/jfpoole/status/1021833769689407488
Tanta treta para mostrares que não percebes nada.
Isso não é um benchmark que usa todos os cores.
Havias de te informar em vez de passares aqui o tempo a mandar bitaites.
Ainda ontem ouvi outra esplicaçao. Os reguladores de voltagem (VRMs) nao era os indicados para alimentar um processador de topo como o i9 de 6 cores. Vamos ver se este patch e real ou mais uma marosca da Apple e daqui a uns meses os Mac começam a morrer aos milhares….
é marosca. e muito má engenharia de hardware da apple
Do Louis?
Não é marosca. Isto é um problema de software e já aconteceu com modelos anteriores (que acabaram por receber a correcção). As definições do sistema de gestão de recursos do CPU vem com os valores originais da Intel (neste caso 100W). Como o envelope termal dos MacBook Pros é mais reduzido, o módulo de regulador de voltagem sobreaquece rapidamente.
Como disse, este problema já aconteceu. O patch consiste em fazer undervoltage no sistema de gestão de recursos. Com o patch, isto significa menos throttling e menos aquecimento (o tempo de vida das maquinas melhora nestas condições).
O que me espanta no meio disto tudo é que este problema foi encontrado 24 horas depois do modelo sair. Como não é a primeira vez que isto acontece, o patch já existe há quatro anos (literalmente). No entanto, as ovelhas dos youtubers continuam a bater na cabeça que isto é um problema de hardware.
Continuo a achar que as “ovelhas” nao estao enganadas. Nao me parece que a temperatura que atingem seja normal.
A voltarem em excesso passada pelo regulador tem de parar em algum lado. Simplesmente é transformada em energia térmica. Vamos esperar por testes sérios para ver o que acontece em trabalhos pesados dentro das máquinas
voltagem e corrente são coisas distintas.
É com cada mentiroso.
1. Não faz undervoltage
2. O CPU é de 45W e não 100W, era só o que faltava 100W! Nem sequer o carregador dava!
Acho que não percebes o que faz uma VRM. Ao estar configurado para 100W, a voltagem passada para o CPU é muito grande. O excesso de voltagem tem de ir para algum lado – neste caso energia térmica. Calor. Isso é que causa o problema. É a mesma coisa que tentares encher um depósito de gasolina de 70 litros com 100.
Não percebi. Explica lá isso devagarinho com se eu fosse muito estúpido.
Wow!
Ora diz lá em que faculdade tiraste Electro!
Undervolting? então estás a reduzir a performance máxima…
É só “inginheiros” muito letrados em fazer computadores (comprando às peças feitas e depois montar e dizer que “fizeram um computador”)
Louis Rossman
https://youtu.be/X9_pCsoUYyo
Pelo menos esses “inginheiros” sabem a diferença entre a velocidade máxima e velocidade base de um CPU….
O quê? Baixou o preço para metade?
Mas isso é optimo… Trabalhinho com fartura para nós técnicos 🙂 espero que ao menos não avariem antes da garantia acabar… lol
Gosto como a Apple resolve tudo com atualizaçãoes de software… até se descobrir que não 🙂
“A marca lançou uma atualização do seu sistema operativo que resolve este problema”
Se for assim significa que o problema é no Mac OS e no Windows funcionaria bem lol
Firmware update, duh!
Claro que não sabes o que é isso, porque não tens Apple, nunca vais ter.
Sim, porque firmware só existe na Apple…vá, tenta outra vez.
Firmware update por software update.
@Heldr conheces outra forma de atualizar firmware?
Nop…tenta outra vez.
Mas pelo menos a Apple resolve, outras não podem dizer o mesmo
“resolve”
Ps: não arranjaste um nick original, ou gostaste do meu?
Os testes já estão na internet. Está confirmado que resolveu.
Apple a mostrar o porque de ser a marca mais respeitada e procurada pelos portugueses, resolvem sempre tudo em tempo record. No android andavam anos e talvez nem ligassem
Oh não, esta gentinha que esperava ver uma beliscada na reputação da Apple agora não se tem onde agarrar senão os teóricos da conspiração no YouTube… ehehe…
“esplicaçao” ahahahah
Louis Rossman.
Tudo bem que a Apple tem culpa por não ter testado o sistema. Mas o Louis Rossman percebe tanto de computadores como eu de fazer queijo.
O último vídeo foi particularmente elucidativo. A Apple lança o fix, mas disse que nenhum update vai resolver o problema de throttling do CPU. A questão é que esse nunca foi o problema e os testes QUE ELE PODIA FAZER mostram que ele está errado. Blind hate
Ya o gajo que arranja pc’s não percebe nada daquilo. Best argument ever!
Sim porque andar a soldar tetas (ainda mal soldadas segundo dizem) e tirar e meter componentes é “perceber daquilo”.
O gajo é o mais burro, claro que para pessoas piores, ele é um génio!
Também não percebo. Implicam com coisas idiotas que a Apple faz, tal como qualquer empresa faz. Se não gostam de pagar apenas porque é de uma marca e pelo”design” (, sentido restrito ao lado estético) então não comprem. Eu não compro, prefiro usar os €s em hardware e não em flexware.
Ora mostra lá os computadores que tu FAZES.
O facto é que agora ficou muito melhor. Dependendo do ponto de vista ficou perfeito ou não visto que a velocidade maxima ficou ligeiramente abaixo do Dell, aquele que dizes ser mau por aquecer muito e ter uma baixa velocidade.
Treta!
Treta o quê? É isso o que os testes mostram.
https://m.youtube.com/watch?v=UTguywiC9aw
Vídeo e comparação do mesmo gajo que fala dos Dell
Ora o gajo que metade dos vídeos são a se queixar da Apple…
IHaters a ganhar dinheiro à custa de outros iHaters.
1 – foste tu que o mencionaste para dizer que DELL é mau.
2 – foi devido a ele que a Apple fez um patch para o teu Macbook Pro
Eu mencionei-o?
LOL!
Diz lá aonde!
Engraçado como há gente a bater na tecla dos VRM (eles nem sabem o que isso é), e a dizer que vai ter de levar underclock (isso seria noutras marcas que provavelmente vão levar isso), quando o gajo do vídeo que anunciou primeiro isso, que esteve em contacto com a própria Apple, disse que não era isso.
Oh Heldr, mas então qual é o problema e em que consiste a solução?
Claro. Esta gentinha não percebe nada de equipamentos Apple…
https://www.youtube.com/watch?v=UTguywiC9aw
Exactamente esse vídeo onde ele diz que não é da VRM.
Entretanto, mesmo depois do fix o processador continua a sofrer de forma aguda de thermal throtling, não conseguindo manter a velocidade de relógio base, quanto mais usar o boost. A grande diferença que este patch fornece é que as velocidades de relógio mantêm-se mais estáveis, enquanto anteriormente variavam radicalmente, e desta forma fornece uma melhoria na performance, mesmo que seja pequena. E segundo os testes, o macbook pro com o i9 depois do fix fornece basicamente a mesma performance que a versão com o i7.
Depois do fix consegue manter cerca de 3/3.1Ghz sustentada. A velocidade base é 2.9Ghz.
Verificar factos não é com esta gente
Explica-me a razão pela qual nos benchmarks de multi-thread do i9 obtem basicamente a mesma pontuação que o i7. Apenas em single-thread o i9 tem uma vantagem maior sobre o i7.
Ora diz lá que benchmark?
Héldr tens vida própria ou a Apple paga te o salário para mandares posta de pescada em tudo o que é post sobre ela na Internet? Se sim quanto te pagam compensa?
Loooooooouuuiiiiiissss Rossssmannnnnn!
Louis Rossman
uma empresa com muitos problemas nao costuma ser bons sinais
Update de firmware para resolver overheating/trottling? Acho muita fruta.
Só se for para aumentar as rpm’s das fans que só se ligam quando o CPU já anda a torrar acima dos 81º
Mas vamos aguardar….
Eu não deitava ainda os foguetes…aparentemente a unica coisa que muda com o patch é a velocidade minima do throttling, deixa de ser 800 mhz e passa a ser a velocidade base da mnaquina 2.9 ghz. só deve ser preciso umas horas para termos novos benchmarks…
Louis Rossman explica:
https://www.youtube.com/watch?v=Xjor24HO2HA
https://www.youtube.com/watch?v=wgeh7ZJRhZU
este explica melhor
Vejam a explicação do Dr Eduard Gossling, é de longe a melhor explicação para o sucesso de como fazer uma boa sidra com a maça!
https://www.youtube.com/watch?v=UTguywiC9aw
De 6 “cores” só 2 tem turbo bust até 4.8Ghz, quando se usam os 6 “cores” é sempre a uma frequência mais baixa.
Qualquer teste de stress a uma maquina esta deve cumprir por uma margem superior +20% das especificação, e os mac,s estão muito longe de isso, agora material sem qualidade -5% das espec. é aceitável.
https://pplware.sapo.pt/apple/apple-abrandou-iphone-6s-culpa-bateria/
“Correções Apple”
Uma bela treta o 6x mas… ainda se vende que nem castanhas em Novembro.
Vê aí na página 8:
https://download.blancco.com/download/en-rs-q4-2017-state-of-mobile-device-repair-and-security.pdf
Problema parece estar resolvido com a recente atualização:
https://www.youtube.com/watch?v=UTguywiC9aw
Se considerarmos o preço do modelo topo MacBook Pro 2018, é incrivel como um produto destes não é testado convenientemente….