Quantcast
PplWare Mobile

Apple quer iPhone a cair de pé

                                    
                                

Autor: Hélder Ferreira


  1. Tiago Vaz says:

    noticia antiga…

    • eduardo says:

      é! e a patente daqui a nada tem 2 anos
      tem havido algumas do género

    • Vítor M. says:

      Tiago, e sobre a notícia, tens algo a comentar ou não sabes do que se trata?

      É que a notícia é bem presente, é bem actual, mas há quem não tenha percebido isso e ache que é antiga, deve ser o teu caso.

      A questão são os avanços nesta área, até porque a patente tem muito tempo, mas avanços são recentes.

      • Totti says:

        Mas agora é ditadura que não se pode dizer que é antiga a noticia ?

        Ou o fan boy fica ofendido por tudo?

        • golias17 says:

          A notícia não é antiga.

        • Vítor M. says:

          Totti, podes, mas sentes-te mal em seres corrigido?

          Em onde foste censurado?

          Fala homem, desabafa, abre-te ao mundo. Mas a notícia, quer queiras quer não, mesmo que faças muita força (tem cuidado com a força a mais), é actual.

          E fanboy és tu, até porque todos sabemos bem que tens esse problema 😉 acusas os outros para esconderes o teu problema… podes sair do armário 😉

          Boa Páscoa.

          • jt says:

            ha sumidades que so dizem asneiras, e ainda por cima, nao fazem mais nada que nao seja perder tempo a dize-las. A função “pensar” está em “stand-by”.
            Ao pplware, muito obrigado pelo vosso trabalho. É muito bom ter diariamente noticias reunidas do que se passa a nivel international.
            Um bem haja para vocês.

          • Vítor M. says:

            Há de tudo 😉 e temos de ser simpáticos com todos, embora que damos valor aos que nos ajudam, mais não seja, trazendo ideias, novas informações, damos valor aos que partilham conhecimento, isso é importante. Depois há meia dúzia deles (sim não são mais de meia dúzia, apenas como trocam de nick muitas vezes, parecem que são mais), apenas estão por aqui e por outros site, para fazer confusão… é vida!

            Abraço.

      • eduardo says:

        A Apple já tem algumas patentes do género, até a Amazon apresentou uma! Mas ninguém espera avanços nisto pela forma rebuscada em que isso traria alguma possível protecção. Será muito mais fácil aumentar a resistência do aparelho através dos materiais e engenharia de estrutura, pois tal terá muitas mais garantias

      • Tiago Vaz says:

        Antiga no sentido de ter umas 2 semanas! 😀
        Esta noticia ja anda a circular nos blog’s internacionais à 2 semanas.
        Só isso…
        Nada me daria mais orgulho do que ver aqui no pplware, notícias que só ouviríamos noutros sítios passado 2 semanas… Mas como isso é muito difícil, por diversos motivos, ao menos gostava de não ter aqui noticias muito atrasadas!
        Só isso. 🙂

        • Vítor M. says:

          Pois é Tiago, mas isso não é bem assim como julgas 😉 Esta até pode andar noutros sites internacionais há 2 semanas, poder ser isso, esta notícia está agendada aqui há alguns dias, mas com a história dos sites de pirataria encerrados pela ACAPOR, foi sendo adiada, e os sites internacionais não tiveram isso (temos um limite de interesse que impomos às edições diárias).

          Depois, temos guias práticos sobre Linux, Redes, e tantas outras coisas, que dificilmente vês em sites internacionais, principalmente com a qualidade que vês aqui 😉

          E mais… normalmente estas notícias, mesmo tendo uma ou das semanas, vão sendo recheadas de informação adicional, e foi isso que aconteceu com esta. Nunca é tarde para dar a conhecer estas informações. 😉

          • Tiago Vaz says:

            Não sabia que havia esse tipo de estruturamento. Pensei mais em algo do tipo, se há noticias, pomos no “ar”, e não “por hoje já chega de notícias”.
            Sim eu sei, voces não tem tempo para tar aqui 24h dia e assim!

          • Vítor M. says:

            Tiago Vaz, é contraproducente, se reparares há um número certo por dia, mais do que isso não funciona, se fosse assim teríamos 20 por dia, tendo em conta a quantidade que está em draft, agenda e em pending.

            Não é fácil, acredita… isto de gerir um site com 10 milhões de PV… não é nada fácil!!!

            De fora parece verdade? 😉

            Às vezes temos equipas que cobrem 18 das 24 horas… mas é duro!!!

    • OneX says:

      A ideia é deixar cair e comprar um novo lol

  2. JB013 says:

    É bem pensado pela Apple,muitos dos aparelhos Samsung já fazem isso…

  3. CMatomic says:

    é só uma patente , Apple devia editar livros ficção-cientifica , pois gosta muito patentear coisas que ainda não existem .
    Antes da Apple existir ,houve uma serie televisiva o Start Trek escrita e criada por Gene Roddenberry , trouxesse ideias revolucionárias , uma delas forma aparelhos de comunicação em miniatura , que hoje são conhecidos como telemóveis, muitas coisas apresentadas nesta serie , em termos científicos podem se tornar realidade uma delas é teleportação .
    Acho que Apple também devia patentear um aparelho de teleportação .

    • eduardo says:

      :S
      normalmente criam-se as patentes para coisas que ainda não existem, doutra forma não se poderia ter a patente!
      No StarTrek o aparelho de comunicação tinha paralelo com o walkie-talkie que já existia na altura. A sua inovação foi imaginar um aparelho pequeno e novas “leis” da física para estabelecer comunicação

      • golias17 says:

        Também me faz confusão deviam patentear tecnologia criada por eles e não ideias, se bem que a ideia vai levar a tecnologia.

        • eduardo says:

          quem é que te diz que a Apple já não montou tecnologia para conseguir o que pensa na patente?
          Se o vai aplicar num telemóvel comercializável já é outra questão, mas como tão bem dizes uma patente demonstra sempre uma ideia, e o que aparece na patente claramente que não é uma mera ideia lançada no ar

      • Filipe says:

        As patentes criam-se por algo que já existe e não teorias. 🙂
        Senão vou já registar um smartphone embutido no cérebro…

        • eduardo says:

          mesmo? se já existe como é que se demonstra originalidade?
          antes de sair o iPhone ou o iPad a Apple pediu o registo de várias patentes para coisas que ainda não existiam e que mais tarde apareceram nesses produtos… será que não tinha direito a pedir as patentes, mesmo que para ti fossem teorias de coisas inexistentes?
          Tu não fazes ideia do que está por trás da patente.
          A mera ideia duma coisa não te dá uma patente, tens que demonstrar uma maneira de lá chegar e para isso é necessário investigar e criar. E uma patente será sempre um pedaço de papel com uma ou várias ideias e mais alguns esquemas

          • HB says:

            Caro Eduardo, o que o Filipe deveria querer dizer é que uma patente deve ser feita com base em algo que é concretizável (que exista, que possa existir no presente) e não por algo que, quem sabe um dia possa vir a ser.
            Eu sou apologista dessa ideia mas aparentemente nos EUA pode-se patentear tudo, até sementes.

          • eduardo says:

            @HB
            uma patente de tecnologia (aceite) demonstra sempre ser concretizável, doutra forma seria recusada! Mas entre o demonstrar e o ser concretizada pode ir uma grande distância, pelos mais diversos motivos.
            Já houve quem tentasse patentear uma máquina do tempo, mas foi recusado por não conseguir demonstrar!
            Tb é certo que muitas patentes deixam sempre em aberto variantes, através da linguagem utilizada

    • David G. says:

      @CMatomic
      Mas por acaso, as patentes sao para que? nao será mesmo patentear algo que seja desenvolvido ou recriado por uma entidade/ pessoa? Patentear coisas que nao existem dá-lhes o direito de quando existirem cobrarem pelo uso delas! todos fizeram ou fazem isso, apenas a Apple é a mais aclamada pois começou com a guerra das patentes…Exageraram é verdade, mas será em parte nao terá razão?

      Atenção que nao sou fanboy de ninguem, e aqui é preciso dizer pq senão caem-me logo em cima!
      Já afirmei ha muito tempo, e reitero novamente, deveria haver, coisa que não há um moderador para os comentários, pois os comentários deveriam ser acerca do assunto e nao em todas as noticias sobre apple, android ou etc andarem a criticar, ou a criar guerrinhas por quem seja fanboy ou nao! É mau defender algo em que acreditam? cada um vê o que quer e compra o que quer, porque motivo criam guerras? porque não ajudar?
      porque nao criticar positivamente o blog!

      @Tiago Vaz
      Notícia antiga ou nao, está em sites internacionais ou onde quiserem, porque em vez de criticarem negativamente o trabalho das pessoas que se esforçaram por disponibilizar o conteudo na lingua que por acaso escreves, pois nao sei se sabes falar PT ou que lingua falas, e nao é criticar, mas nao te conhecer para poder descriminar 😉 mas alguem teve o trabalho de ler, traduzir, criar um conteudo, estruturar um post para que as pessoas possam ler na sua lingua, e falo deste post, como de outros tantos!

      É tipicamente Tuga, o que é nosso nunca é bom, nunca presta, e o de fora é sempre o melhor! porque nao valorizar o que é nosso, porque nao ajudar ao crescimento do blog de forma a que seja actualizado mais rápido?

      Quem nao tem nada a comentar acerca do post, que se CALE, que NAO ESCREVA nada e deixe quem quer saber mais informações ou que queira discutir verdadeiramente o assunto possam sem ser descriminados por serem ou nao fanboys de uma marca!

      Continuem o bom trabalho que têm vindo a desenvolver 😉

      Quanto ao post, a Apple tem ideias interessantes, e tem realmente registado umas patentes que a sairem para o mercado teriam sucesso, mas pena que muitas delas voltariamos a usar tijolos! No meu ponto de vista bastaria adicionar nfc, aumentar o tamanho do ecra e colocá-lo OLED e refazer o iOS de raiz e optimizar o sistema e inovar o sistema, pois já sao uns aninhos com o mesmo e naturalmente já cansa!

      Outra coisa que poderiam fazer seria disponibilizar a possibilidades de instalação de tweakes sem efectuar o JB, pois o JB e usado na maioria para efectuar tweaks ao telemovel por forma a torná-lo mais versátil, mas o pior é que o JB por vezes nao funciona correctamente e o Springboard reinicia algumas vezes.

    • miguel says:

      esta gente é meeeesmo ignorante. até fico parvo. ouve lá, tu achas mesmo que é assim pá? que eu me lembro e agora registo patente de um telemóvel que se transforma em carro só pq me lembrei?? que gente tão ignorante neste país, claro que para se criar uma patente tem de haver uma tecnologia ou lógica por trás, eles nao dizem “olha escreve aí que nós nos lembrámos de um telemóvel que voa” lol, claro que não, eles têm de explicar como se alcança uma coisa dessas, até fico parvo com tal ignorancia. aposto que tens um samsung ..nem digo mais nada. think different

      • David G. says:

        @miguel
        Antes de mais quem a vós deu o direito de chamar ignorante a quem quer que seja? A ignorância é algo que não se mede, ou seja, estás incluído pois haverá alguém que se CONSIDERE mais esperto que você e por ventura te chame de ignorante!

        Que é que tem a ver o facto de ter, ou nao Samsung, ou Apple, ou Nokia, ou Sony, ou outra marca qualquer para poder ou não responder à notícia?
        Se deseja saber a resposta, é melhor ficar sentado! o que uso ou deixo de usar não lhe diz respeito, nem tão pouco o blog é sobre o que cada um usa, mas sobre as notícias que aqui se apresentam.

        Se por ventura estou errado numa afirmação, basta corrigir e apresentar justificações para que essa correcção seja válida! Apenas chamar IGNORANTE às pessoas, nomeadamente EU que é quem redigiu o texto acima, demonstra uma vez mais, a necessidade de um moderador, e acima de tudo porque não fica bem a ninguém julgar quem não conhecemos, sendo que por ter uma resposta que para si é incorrecta e uma vez que não me apresentou justificações de que estava errado.

        Depois, gostaria que me apresentasse, o uma prova do protótipo para a patente em cima, mas que não seja papel! pois um projecto criado em papel, onde podemos dar asas as muitas imaginações não é válida!

        Ninguém pode ser génio em todas as matérias, por isso, caro Miguel, respeite as pessoas, mesmo quem sabe ou quem não sabe e aprenda a escrever algo de uma forma correcta sem ofender nem chamar nomes às pessoas!

        Não sou ninguém para o chamar à atenção, pois nao sou seu Pai, nem sua Mãe, mas o respeito é algo que fica bem a qualquer pessoa e acima de tudo o blog é para discutirmos na realidade o assunto, explicar, corrigir quem menos informado possa estar sobre um determinado assunto! Caso contrário, de que serve vir ler os comentários?

        Um optimo dia para todos vós!

        • Vítor M. says:

          David, perante a tua boa educação, acho que o miguel estava a referir-se a ele, nos improperios que proferiu pela mão que teclou. Não vejo outro destinatário.

          Há pessoas que não conseguem lidar com uma sociedade organizada e educada, o miguel deve pertencer a esse ciclo de ilustres.

          Gosto da tua forma de comentar.

          • David G. says:

            @Vitor M
            Antes de mais obrigado pelo elogio!
            Eu pelo menos vejo o PPLWare como um local onde procuro, tarde, ou cedo, ter conhecimento sobre um mundo que me fascina que é a Tecnologia. Como todos nós, também leio outros blogs, pois complementam-se ou dependendo de quem redige a notícia aborda o tema de outra forma, sejam blogs de terras lusitanas ou mesmo de outras línguas.

            Outra coisa que não venho discutir é qual o equipamento móvel que uso, nem descriminar as mais variadas escolhas, escolhas essas que cabe a cada um decidir de acordo com as suas pesquisas pela web, onde estes blogs têm também a função em ajudar na escolha de um determinado equipamento/sistema operativo, caso não houvesse estar mais variadas guerrinhas, ou pessoas que indelicadamente descriminam que equipamento usam, e o trabalho que cada pessoa tem ao preparar conteúdo para que todos nós possamos ler. E isto para dizer o quanto você é atacado por ser utilizador iOS.

            É difícil ser imparcial, tal como quando algum que o critica que está a ser imparcial num determinado assunto, de certa forma esse alguém o está a ser de igual forma.

            É possível criticar uma review, sem criar guerras, sem que sejamos indelicados e que seja possível aproveitar o saber de cada um para que possamos todos aprender uns com os outros e tornar o blog ainda melhor, mais conhecido e mais produtivo.

            @Miguel
            Só para que fique claro, tenho conhecimento das três plataformas Symbian, Windows Mobile7.5, WP8, iOS e Android. sendo que isso vem demonstrar ainda mais a falta de conhecimento do seu lado pela minha pessoa. E quando pensar chamar algum nome a alguém, lembre-se que de esse pode ser o nome que será rotulado.

            @ Eduardo
            Eduardo sim “As patentes são avaliadas por pessoas sérias à luz da ciência e da legislação”, ou pelo menos deviam, mas existem patentes que de certa forma nasceram de ideias já no mercado, e que simplesmente refinadas e hoje sao patentes que sevem para lucros de muitas empresas.
            Mas obrigado pela observação “Ninguém é obrigado a mostrar protótipos ou esquemas ultra-detalhados de dispositivos, pois as patentes não servem para proteger um aparelho particular mas uma ideia bem estruturada e funcional..”

          • Vítor M. says:

            David 😀 mas deixa-me só dizer-te uma coisa. Eu sou utilizador de todos os sistema que falaste e mais um, o Meego, que, são os sistema que equipam os equipamentos que tenho. Conheço todos por razões obvias 😀 gosto de testar estas maravilhas que. algumas vezes, ainda nem estão no mercado nacional à venda.

            Depois, ninguém nunca consegue ser imparcial, pois se está a falar de um assunto com conhecimento, está a colocar a sua opinião e conhecimento, quando alguém fala de um assunto sem conhecimento, então é uma notícia vazia, que qualquer um poderia dar, pois não traz conteúdo produtivo, é completamente inútil.

            Depois as pessoas (meia dúzia, David, são apenas sempre os mesmo da meia dúzia) dizem uma coisa, mas os números dizem outra verdade:

            Visitas ao pplware de 01/01/2013 a 31/03/2013 (Mobile)

            1. Apple iPad – 34.44%
            2. Apple iPhone – 17.34%
            3. (not set) – 14.71%
            4. Google Nexus 7 – 3.56%
            5. Samsung GT-I9300 Galaxy S3 – 3.17%
            6. Samsung GT-I9100 Galaxy S II – 2.65%
            7. Samsung Galaxy Nexus – 1.05%
            8. Samsung GT-P3110 Galaxy Tab 2 7.0 – 0.98%
            9. Apple iPod – 0.92%
            10. Samsung GT-N8000 Galaxy Note 10.1 – 0.74%

            Portanto, a realidade é muito diferente daquela que meia dúzia pensa ser. Nós, deste lado, sabemos bem disso e lidamos há muitos anos com isso 😉 são quase 9 anos!!!

            E temos mais conteúdos Android que iOS, temos mais Apps Android (inclusive guias mais elaborados de Rooms) que de iOS. Falamos muito mais no segmento Android (ecossistema Google) que no segmento iOS e no seu ecossistema.

            Mas gosto sempre de ver alguns a debitar postas de pescada.

            Apreciamos muito mais os bons comentários, é disso que é feito o nosso site, partilha de conhecimento, conhecimento que cada um de nós tem e partilha.

          • David G. says:

            PS.: ah e tb por vezes nao sei contar 😛

            Nao são três sistemas, mas sim 5 sistemas operativos móveis.

          • David G. says:

            @vitor
            Perante tal estatística, muito, nao há nada a acrescentar!

            Lamento na estatística nao aparecer Blackberry 😛 sendo que ando muito, mas mesmo muito inclinado pelo Z10! já o testei numa loja, mas o teste em casa, a utilização diária, o manusear o equipamento é sempre diferente! por acaso qual a sua opinião?

            Quanto ao Meego, eu fiquei com pena que a Nokia abandonasse o Meego. muito pratico. apenas com poucas apps…veremos o que os Ex funcionários da Nokia relacionados com o Meego irão lançar com o Sailfish OS.

            Quanto ao PPLWare, é o que venho a dizer, continuem o bom trabalho, e é esse espírito e dedicação que faz do PPLWare uma página de eleição de visita diária.

            Devo dizer que deve ter uma profissão de que se orgulha, pois quando fazemos algo por gosto a dedicação e o empenho é maior…Gostava eu de poder receber os equipamentos e testá-los um por um… não me importava nada mesmo! Enfim…

            Grande abraço e continuações de um bom trabalho!

            PS.: “debitar Postas de pescada” 😛 lol Será por isso que temos uma zona de pesca enorme? 😉

        • eduardo says:

          Os gabinetes de registo de patentes não são ocupados por administrativos, nem as patentes são assinadas por baixo mal entram!
          As patentes são avaliadas por pessoas sérias à luz da ciência e da legislação. Ninguém é obrigado a mostrar protótipos ou esquemas ultra-detalhados de dispositivos, pois as patentes não servem para proteger um aparelho particular mas uma ideia bem estruturada e funcional, não já existente ou óbvia.

  4. Nuno Gonçalves says:

    Porque na metem um gato dentro par cair de pé? 🙂

    • Totti says:

      Para isso tem que por um gato na universidade e so depois e k lhe perguntam, mas vigiado pk senão vai haver fugas de informaçao

    • Anonfag says:

      Hahaha. Olha aí está uma bela ideia! E, claro, pode-se aplicar a ideia a todo um universo de coisas: torradas, canetas, ratos (de computador), pratos, etc.

      Acho que seria um fenómeno! O melhor é ires a correr registar a patente, pode ser que venha a render no futuro e com tanta pirataria que por aí anda o melhor mesmo é ser precavido!

  5. Nuno Gonçalves says:

    *pra

  6. irlm says:

    quando li o titulo da noticia parecia que a maça andava aos trambolhões que já não sabia o que fazer, e as vendas cairem a pique porque eles estão a ficar para trás da concorrencia, afinal é mais 1 patente manhosa.

  7. Darkmyth says:

    O meu SGS 1 ja faz isso e ja tem 4 anos… já caiu sobre asfalto, pedras, escadas, já caiu de um primeiro andar em cima de marmore e continua… só tem uma mazela no aro… de resto ta impec… só pode ser explicado por essa tecnologia… hhehehehehehhe

  8. Benchmark do iPhone 5 says:

    Como a patente é para evitar danos resultantes de quedas de smartphones, os primeiros parágrafos não deviam ser: apesar do iPhone 5 ser bastante resistente às quedas (…) ?

    http://m.androidauthority.com/iphone-5-vs-samsung-galaxy-s3-drop-test-116898/

    Quanto à tecnologia necessária penso que existe, sobretudo com a utilização de gás comprimido, o que não estou a ver é espaço num smartphone para meter lá essa tralha toda. Mas, enfim, já se viu patentes mais disparatadas.

    • HB says:

      O teste nesse video é completamente aleatório pois não reproduz o mesmo teste em ambos os telemóveis. Na primeira queda o Samsung cai com o écran virado para baixo por exemplo enquanto que o iphone cai de lado.

      • golias17 says:

        Esses testes são sempre meio manhosos pois é quase impossível que criar a mesma trajectória de queda, mas na realidade o galaxy S3 deve ser o telemóvel menos resistente da gama e já tive dois o 1 e o 3.

  9. Tiago says:

    Deves andar bêbedo mas é. Lá sabes o que dizes. E falar em coincidência pá? Já que tens tanta certeza do ue dizes, experimenta por o visor para baixo e deixar cair e ver o ue ele faz. H com cada um pá. Mte nojo esse pessoal que odeia Apple mas vem sempre comentar as notícias a Apple. Fonix nao me importo que seja moderado o comentário!

  10. Miller says:

    x2 😀 boa essa !!!

  11. Joji says:

    para por um objecto a cair de pé, não é mais fácil colocar mais peso de um dos lados? pela lei da gravidade a parte mais pesada é a que fica virada para baixo.. vou já patentear isto!

    • golias17 says:

      Se pões mais peso de um dos lados acho que vais aumentar as probabilidades de ele te cair da mão, fora o facto de ficar com pouca usabilidade.

      Se fosse simples achas que não se lembravam disso?

  12. Rafael says:

    A apple está falida.

    kkkk

  13. Baarux says:

    O meu gato já tinha esta feature. Só não dava era para fazer chamadas o malandro.

  14. Flávio says:

    Penso eu que existem mais coisas a trabalhar do que isto. penso eu, não?

  15. Sergio J says:

    pensei que o propósito dos smartphones de 5” fosse algo similar: efeito paraquedas

  16. Carlos says:

    E que tam ecrã inquebrável? Se calhar gastavam bem menos em R&D…

  17. Roberto T. says:

    Não sei se um bom serviço de reparação com preços baixos não seria melhor solução! 😉

  18. Joao Miguel says:

    A ideia não é nova. A Amazon tem várias patentes registadas sobre este assunto…

    http://www.engadget.com/2012/12/11/amazon-wins-patent-for-airbag-system-designed-to-protect-portabl/

  19. luislelis says:

    A Apple andou largos anos a estudar o boneco “Sempre Em Pe” e isso tem custos.

    http://www.pavconhecimento.pt/media/media/793_fisica-1e-2ciclo-sempre-em-pe.pdf

    Eu estou a pensar patentear a gravidade e ate ja tenho slogan..

    “Gravi-Dez que vc merece, Garantia incluida de nove meses”.

    Aquele abraco

  20. Paços Dias Aguiar Mota says:

    Eu vou patentear um elastico que não deixa uma pessoa bater com a tola no chão quando cai.

    Ideia da patente é basicamente um elastico preso atras da sapatilha/sapato atravez de uma presilha (incluida no pacote de venda) que depois prende a outra presilha no casaco (tambem incluida no pacote de venda) elastico sempre tenso, qaundo tropeçamos o elastico mantem nos em pé. Sem garantia pois por vezes podes tropeçar no pe em que esta preso o elastico. Aí ja nao funciona 🙂

  21. Marco says:

    meu iphone caiu de frente de uma altura de um metro e meio mais nao aconteceu nada nem risco…tem algum perigo dele apresentar algum defeito daqui algum tempo por causa dessa queda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.