Apple pode ter que tirar Instagram, Facebook, Twitter e mais apps da App Store na China
A China procura controlar o acesso a apps e serviços, em todas as lojas dos smartphones, com a App Store da Apple a estar nessa lista. Tenta limitar o acesso a certas apps e agora parece estar a querer impor mais uma limitação. A Apple poderá retirar o Instagram, Facebook, Twitter e mais apps da App Store na China.
Grandes mudanças na App Store da China
Estas não é ainda uma informação oficial, mas está a ser adiantado que a Apple estar prestes a limitar o acesso a algumas apps na App Store na China. Esta é uma imposição do governo da China, que quer assim limitar o acesso a estas propostas.
Do que é avançado, a Apple será forçada a implementar regras que proíbem apps estrangeiras não registadas na App Store. Claramente, isso poderá trazer problemas para apps das redes sociais, incluindo o Facebook, Instagram, WhatsApp e o Twitter/X.
Estas mudanças foram anunciadas em julho, e o relatório revelado explica que a Apple tem estado reunida com as autoridades chinesas desde essa altura. Os representantes da Apple reuniram-se com os funcionários para discutir as suas preocupações com estas regras e como afetariam os seus utilizadores.
Apple pode ter de remover algumas apps
A China, no entanto, salientou que a Apple deve implementar rigorosamente essas regras. As mudanças estão supostamente a ser colocadas em prática para "reprimir fraudes online, pornografia e a circulação de informações que violem as duras regras de censura da China".
Atualmente, apps como o Facebook, Instagram, Threads, WhatsApp e Twitter estão disponíveis na App Store na China. O acesso aos serviços é bloqueado, mas a utilização de VPNs contornar os bloqueios. No total, a App Store tem mais de mil apps estrangeiras não registadas que seriam afetadas por esta mudança.
As mudanças entrarão em vigor em julho, momento em que a Apple será forçada a remover as apps não registadas da App Store na China ou enfrentará repercussões legais. No passado, foi forçada a remover várias apps na China, incluindo milhares de jogos não licenciados.
Este artigo tem mais de um ano
Basta pesquisar por “censura apps China”, o que não falta são notícias de a Apple ter retirado apps da App Store chinesa por imposição da China.
Fala-se em usar VPNs no iOS para usar o Facebook, Instagram, Threads, WhatsApp e Twitter, que estão bloqueados. Não sei quais, porque desde 2017 as apps VPN foram retiradas da Apps Store.
Uma das apps que continua na AppStore mas está censurada é a TiKTok. Quem lá for pesquisar por muitas das contas mais populares o que lá vai encontra é “Conta removida por conteúdo impróprio”.
Fui ver (“nome da app China ban”) e o Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter já foram banidos da China há anos. Não existem na App Store (noutras plataformas é que talvez se possa usar VPN).
Para Android, na China não há Google Play. Já foram mandados fechar montes de stores de apps. Os que sobram obedecem à voz do dono: Tencent, Baidu, Huawei, Xiaomi, etc.
Isto obviamente nada tem a ver com a Apple, embora possa perder comissões em apps pagas. Tem a ver com o controlo cada vez mais apertado da informação e dos conteúdos que circulam na China. Nuns casos percebe-se, como apps de jogos a dinheiro, noutros é censura.
Não falta muito a Europa vai pelo mesmo caminho.
É justo. Os chineses têm de tratar a apple como os imperialistas trataram a huawei. E quem com ferros mata…
Tens bom remédio, muda-te para lá.
Á quinhentos anos atrás também éramos um império… e tu devias passar férias na China