Apple Music paga melhor que o Spotify aos artistas
Quando apareceram os serviços de streaming de música, as editores e os artistas "combateram" o conceito sobretudo por causa do preço que estas plataformas queriam pagar. Contudo, o Apple Music teve sempre uma posição mais "generosa" e defensora deste mercado. Ainda hoje, segundo Wall Street Journal, a empresa de Cupertino paga melhor que o Spotify,
É curioso saber que o Apple Music paga um centavo de dólar sempre que os assinantes ouvem a música.
Apple Music paga o dobro do Spotify
Numa publicação do The Wall Street Journal, foi conhecido que a Apple paga um centavo de dólar por transmissão sempre que os assinantes ouvem a música.
Pode parecer que é um valor muito residual, mas, na verdade, é significativamente mais alto do que outros serviços, incluindo o Spotify, o seu maior concorrente e o maior serviço de streaming.
O Spotify lançou um site no mês passado para defender as suas taxas, gabando-se de ter pago “mais de 23 mil milhões em royalties aos detentores de direitos” em 2020. No entanto, isso representa menos de meio centavo de dólar por stream.
Ao contrário do Apple Music, o Spotify tem um nível gratuito apoiado por anúncios publicitários que contribui para o pagamento de royalties. Além disso, o serviço tem muitos mais utilizadores, o que leva a empresa a firmar que "o assinante médio de Spotify ouve mais música por mês do que noutros serviços".
Diz também que o seu serviço é "mais popular em países com preços mais baixos", o que faz baixar a taxa global por stream.
A Apple afirma na carta que paga 52% da sua receita de assinaturas às editoras. Já o Spotify refere que paga dois terços de cada dólar de receita aos detentores dos direitos, com 75% a 80% dista receita indo para as editoras. Isso cai para 50 a 53 centavos de dólar, dependendo dos acordos entre o serviço e as diferentes editoras, de acordo com o WSJ.
Serviços de streaming de música cada vez mais populares
A Apple não disse quais são as taxas variáveis do seu país, apenas que disse que se situam em média a um cêntimo por stream. O Apple Music está disponível em mais de 165 países, por isso é provável que alguns países paguem mais de um centavo de dólar por stream.
Estima-se que o Apple Music tenha cerca de 70 milhões de assinantes, embora que desde junho de 2019 não sejam revelados os números, na altura apenas anunciou que havia ultrapassado os 60 milhões de utilizadores.
No que toca ao Spotify, este serviço revelou ter 155 milhões de assinantes no modelo Premium em 2020, além dos mais 200 milhões na versão gratuita.
O Apple Music custa 6,99 €/mês para o plano individual e 10,99 €/mês para famílias. Desde ano passado passou a estar também disponível como parte dos pacotes Apple One.
Este artigo tem mais de um ano
Boas, Vitor.
A Apple paga mais por stream, mas no final não é bem assim. Há dois aspetos a ponderar: o valor por stream e a percentagem de cada assinatura. Ou seja, enquanto que a Apple, efetivamente, paga mais por stream (0,01 dólares, se bem que isso foi um arredondamento, pois se pesquisares não net vais ver em inúmeros sites dedicados que o valor correcto é de 0,00783 dólares ), em termos de percentagem, tal como menciona na carta enviada ao WSJ, paga “apenas” 52% do valor referente à mensalidade do serviço (ou seja 52 cêntimos por cada dólar) às editoras. O dinheiro não é entregue diretamente pela Apple ou Spotify a cada artista (a logística disso seria um pesadelo), pagam, sim, às editoras detentoras dos direitos editoriais das músicas em questão, sendo que são essas que depois disso pagam aos artistas, mediante o contrato celebrado com cada um deles.
O Spotify entrega cerca de 75% desse valor (mensalidades + publicidade na modalidade gratuita).
Do valor restante, são então pagos os tais 0,01 (no caso da Apple). Conseguimos, por isso, entender o porquê de o valor por stream do Spotify ser mais baixo, porque em contrapartida entregam muito mais do bolo total, e se pagassem mais, arriscar-se-iam a uma margem perigosamente reduzida. Até porque, se fôssemos a falar em valor por stream, temos serviços que pagam muito melhor do que a Apple (Napster e Tidal são apenas dois exemplos). Na minha opinião, este é um daqueles infelizes casos em que a Apple utiliza um pouco de marketing para enviar uma mensagem algo errada ao público em geral. E atenção, que sou fã da marca e escrevo esta mensagem do meu iPhone, mas tal como se elogia, também há que criticar quando a marca faz algo errado.
E já vai longo o texto, era mesmo só para “debater” um pouco!
No fundo, o que importa saber é por cada stream, quanto recebe o artista e se a Apple paga melhor ou pior que o Spotify. A Apple veio dizer que paga melhor. Nisto tudo, claramente muito marketing me volta, mas de todos, até porque o Spotify lançou uma página para mostrar estes e outros resultados. nenhuma fica a perder, como é óbvio.
Errado, no fundo o que importa saber é quanto recebes por cada stream + quantos ouvintes tens em cada serviço que vão gerar essas streams 😉
E claramente o spotify tem mais ouvintes, por isso se eu fosse produtor de conteúdo, não queria saber se a Apple me pagava mais por stream se ia ter o dobro ou o triplo das streams no spotify, totalizando num valor superior de receita por parte do spotify.
Não, no ponto do artigo, em que ambas as empresas lançaram números, o que está em causa é o que cada serviço paga. 😉
Quando ao resto, sim o Spotify é substancialmente maior, mas muito à custa da modalidade gratuita. Apesar disso, a Apple tem mais vantagens do que o Spotify, porque o Spotify no iOS não pode vender, mas vai rechear a oferta da Apple no seu sistema operativo. Além disso, o Apple Music gera receita à Apple e serve de suporte para nos seus dispositivos ter oferta independente de empresas terceiras, ecossistema.
Repara que o YouTube Music não tem esse impacto no Android. A Apple se quisesse uma plataforma maior abria a uma versão gratuita e teria milhões de utilizadores, aliás, quando adicionou a versão estudante, que custa 3,49 €/mês, notou-se que ganhou mais mercado. Pessoalmente tenho conta em 3 plataformas, contas premium, e cada uma delas tem as suas vantagens.
Se fosses produtor quererias receber de todos os serviços.
Mas tens razão que o que importa é saber o total que se recebe do serviço!
eu enquanto utilizador de todas as plataformas, bem na realidade ja n sou da Apple Music, o que noto é que no spotify é frequente haver musicas que ficam suspensas por causa dos acordo com as editoras e no Apple Music/Tidal isso nunca me aconteceu. Como cliente tb gosto mais da Apple Music pq permite comprar a musica ou o álbum através do Itunes Music.
Como o Tidal e o Apple Music pagam mais aos “artista” prefiro usar estas plataformas.
É porque ainda não detém o mopólio no stream.
Mesmo quando detinha o monopólio, pagava “bem” aos artistas.
No fundo no fundo queres que a apple seja melhor em tudo.
Sim, a ideia é essa. Mas não vai conseguir sozinha, precisa dos outros, principalmente da concorrência.
SG, os valores por stream oscilam entre contratos com diferentes entidades, por isso não há propriamente um valor correcto.
A Spotify entrega cerca de 50-53% da mensalidade dos subscritores, é essa a comparação mais fidedigna com os 52% indicados para a Apple. A modalidade com publicidade usa outros valores por stream!
Bom era se os serviços de streaming pagassem no mínimo 2 cêntimos por cada vez que alguém ouvir uma faixa. É que no meu caso, sou obrigado a pagar no mínimo 1,35€ por cada faixa digital ou comprar em vinyl entre os 14 e 35€. Felizmente não tenho de pagar nada à SPA ou á completamente ilegal passmusica (Audiogeste e GDA) visto estar protegido pela GEMA a nível Mundial.
Ainda n percebi pq é que os autores em Portugal não se revoltaram com a SPA e companhia, da forma com estas companhia cobram as taxas delas e pelo que me contaram, por isso posso estar a incorrer numa inverdade, nem agora na pandemia deixaram de cobrar a taxa aos autores. Para quem não sabe a SPA e congéneres não entrega todo o dinheiro aos autores cobra taxas e taxinhas, uma percentagem para prestar o serviço, outra percentagem para o fundo x, outra percentagem para o fundo y, no final os autores recebem um pequena parte. Se houver por aqui autores que queiram explicar isto e corrigir-me estejam à vontade. Como disse apenas estou a vender o peixe como me foi vendido,
Tudo que tem maça mordida é melhor. Independentemente de tudo
No fim de contas, perder não perdem 😉
Na modalidade “grátis” eles é quem deviam me pagar pra eu ouvir suas músicas e propagandas.