Apple matou de forma silenciosa o macOS Server mas ainda deixa que o usem no futuro
Apesar de não ser muito conhecido, a Apple tem há muitos anos uma versão servidor do seu macOS. Este sistema complementa o que a gigante de Cupertino tem no seu sistema base, com várias funcionalidades adicionais.
Esta versão há algum tempo que vinha a perder visibilidade e agora a Apple resolveu colocar um ponto final no macOS Server. Este não receberá nenhuma atualização no futuro, mas poderá continuar a ser usado por quem já o tinha comprado.
A Apple já tinha começado este processo
A gestão dos sistemas operativos da Apple é feita de forma muito criteriosa. Apenas as versões que são úteis estão presentes e a cada novo lançamento estas são atualizadas e recebem novas funcionalidades e melhorias, acessíveis a todos.
Foi neste espírito de reorganização que a Apple começou há alguns anos a trazer para o seu sistema operativo principal as funcionalidades do macOS Server. Este sistema era dedicado a gerir os equipamentos da marca em cenários empresariais ou escolares, sempre de forma simples e centralizada.
macOS Server chega agora ao fim
Agora, e de forma oficial, a Apple resolveu colocar um fim no macOS Server e deixar de o ter disponível para novos utilizadores o poderem comprar. Foi na página de suporte desta versão do seu sistema operativo que esta novidade foi anunciada, tendo o dia 21 de abril como marco.
Ainda que tenha descontinuado esta versão, a Apple não o irá remover de forma completa para os utilizadores. A empresa garante que esta versão poderá continuar a ser descarregada e instalada no macOS Monterey pelos atuais clientes, que já a tenham comprado.
Nem todas as funcionalidades saíram desta versão
Apesar de ter trazido para as mais recentes muitas das funcionalidades do macOS Server, a Apple tem ainda várias em falta. Não se esperam que venham a ser incorporadas e por isso faz sentido que esta versão continue ativa.
Chega assim ao fim uma das versões mais antigas dos sistemas da Apple. Lançado há 23 anos, o macOS Server chegou pela primeira vez como Mac OS X Server 1.0 em 1999. A partir do Mac OS X 10.7 Lion, o Server tornou-se uma aplicação da App Store sendo instalada no macOS.
Este artigo tem mais de um ano
Lol é tão bom e tão unix que é..
Que se Linux é o melhor para server… Então sendo unix, não deveria ser top também? Anedota de sistema.. Só status não serve para nada a maçã..
Windows sim é versátil e então agora com wsl que máquina, Super versátil
Fan clube é comparável aos extremistas… Chega a ser patético.
Eu não sei porquê nem porque não..mas a grande maioria de programadores e web developers que conheço, usa MacBook no seu dia a dia…afinal o sistema sempre serve para alguma coisa ..
Mercado da Apple nunca esteve inclinado para este tipo de soluções. Neste campo a MS está a anos de luz
Há 15 anos que isto já não era uma versão do sistema, era apenas uma aplicação que instalava algumas novas funcionalidades e tinha um interface centralizado para também aceder a outras funcionalidades de servidor que já estavam presentes no sistema.
Então e a Apple já não migrou para o “Apple Business” ? Acho que faz mais ou menos o mesmo…de resto ..tens alternativas ..o MAMP e outros thirty party apps