Apple é novamente considerada a marca mais valiosa do planeta
Para além dos lucros apresentados e das cotações em bolsa, o valor das empresas mede-se também pela avaliação que é feita da sua marca e da sua relação com os consumidores. Este tem sido um campo interessante de acompanhar, muito por culpa do que tem sido mostrado ao longo dos anos.
O ranking das 10 marcas mais valiosas de 2018 foi agora apresentado pela Interbrand e volta a mostrar a Apple como a marca mais valiosa, mas com a concorrência a crescer muito, em especial a Amazon.
Todos os anos a Interbrand avalia as principais marcas que estão no mercado e lança aquele que é tido como um dos mais fiáveis e precisos rankings de posicionamento das diferentes marcas no mercado. Tal como aconteceu em 2017, o topo desta lista é dominado (quase) exclusivamente por empresas tecnológicas.
Neste ano, e como tem acontecido desde 2013, a Apple volta a estar no topo da lista, com um valor de 214,5 milhões de dólares. Isto representa um crescimento de 16% face a 2017.
Na segunda posição encontramos a Google, com um valor de mercado de 155,5 milhões de dólares. Face a 2017, a gigante das pesquisas cresceu menos que a Apple, atingindo um valor de 10%
É no terceiro lugar que encontramos a empresa que provavelmente mais cresceu este ano. A Amazon tem já um valor de 100,8 mil milhões de dólares, associado a um fantástico crescimento de 56%. A Amazon passou da 5ª posição para a atual 3ª.
A fechar a tabela das 5 marcas mais valiosas temos a Microsoft e a Coca-Cola com, respetivamente, 92,7 e 66,3 mil milhões de dólares. Deste top 5 a Coca-Cola é a única marca que desceu e, curiosamente, pelo 4º ano consecutivo.
O top das marcas mais valiosas é assim comandado por 2 das empresas que já passaram a barreira do bilião de dólares de valorização em bolsa. Esta lista da Interbrand é extensa, contemplando as 100 marcas mais valiosas, e pode ser consultada aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Isto vale o que vale…. Agora são eles daqui a uma hora é outra.
vale o que vale com a ausência de qualquer referência à metodologia com que estas listagens são geradas…
vale o que vale com a ausência de qualquer referência à metodologia com que estas listagens são geradas…
Quando se olha com mais atenção para a metodologia, torna-se evidente a discricionaridade que este tipo de processo encerra… Diferentes ponderações nos diferentes factores “ajudam” necessariamente a “moldar” as hierarquias… enfim… Dados adicionais sobre a metodologia em: https://www.interbrand.com/best-brands/best-global-brands/methodology/
Se repararem nem se descreve a metodologia de modo muito claro… os grafismos ajudam a ocupar espaço na página e a afastar questões sobre a “formula”…
Sempre que eles deixarem de ser e voltar a ser vão fazer artigo?
Fiquei com a sensação que já tinha sido um artigo sobre isto há tempos atrás. A destacar, só vejo uma coisa, Amazon 56%
Nos ulltimos anos a Amazon é a empresa que mais tem crescido.
Não percebo essa pergunta. Pelo que percebi este é um ranking anual, portanto faz sentido um novo artigo todos os anos. Quanto aos destaques, já no ano passado a Amazon cresceu bastante, tal como já no ano passado a Apple liderava a lista. Portanto ambas mantém as mesmas tendências. Já agora só mais um pormenor (que certamente é óbvio para muita gente) o enorme crescimento da Amazon é em percentagem, porque em valores absolutos a diferença, por exemplo, para a Apple, apesar de relevante não é tão grande como aparenta. Por fim, e apesar de tudo, penso que todas as companhias deste top estão de parabéns.
Outra vez o mesmo artigo? Isto mais parece um jornal de desporto
Sendo um ranking anual, é normal que a notícia surja todos os anos. Mas, e como poderás ver, os valores diferem do ano passado. Vai lá verificar…
É apenas superestimada, cresceu as custas da escravidão assim como a Samsung.
E qual não?