Apple: macOS Monterey e iOS 15.1 disponíveis na próxima semana
A acompanhar as novidades no evento “Unleashed”, dedicadas aos MacBooks, a Apple revelou que na próxima semana estarão disponíveis novas versões dos sistemas operativos.
Os utilizadores poderão dentro de dias então atualizar as suas máquinas pata o macOS Monterey e iOS 15.1... entre outros sistemas.
A Apple anunciou hoje que iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1, tvOS 15.1 e macOS Monterey estarão disponíveis como atualizações de software gratuitas na próxima semana.
A empresa revelou estas informações num comunicado de imprensa para os AirPods de terceira geração.
Estas novas versões trazem algumas correções, mas colocam ao dispor de tudo ferramentas como o SharePlay para FaceTime, assim como novos atalhos e funcionalidades.
iOS 15.1 traz captura de vídeo ProRes nativa para iPhone 13 Pro e Pro Max
A versão que sairá na próxima semana do iOS 15.1 trará suporte nativo para captação de vídeo ProRes na aplicação Câmara nativa.
O Apple ProRes está disponível apenas para iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Para ativar o ProRes, vá para Definições > Câmara > Formatos > neste menu ative a opção Apple ProRes.
Ativar esta opção mostrará os controlos da câmara atualizados para Apple ProRes na aplicação Câmara nativa. É importante relembrar que captar imagens nesta resolução ProRes consome muito espaço de armazenamento. A Apple avisa que um minuto de HDR ProRes de 10 bits equivale a aproximadamente 1,7 GB para HD e 6 GB para 4K.
A captura ProRes é compatível com até 30fps a 4K e até 60fps a 1080p para dispositivos com 256 GB de armazenamento e superior. Se você tiver um iPhone 13 Pro com 128 GB de armazenamento, estará limitado à captura de 1080p a 30 fps.
Assim que a opção estiver ativada, abra a app Câmara, vá à opção Vídeo e no canto superior esquerdo ative o botão ProRes, conforme mostra a imagem.
Devido aos requisitos de armazenamento, os utilizadores verão um “Tempo máximo” restante na parte superior do ecrã, que mudará com base na resolução e na taxa de frames que seja escolhida para captar o vídeo ProRes.
Atualmente, não parece que a Apple permita aos utilizadores diferenciar entre diferentes tipos de captação de vídeo ProRes. A app Filmic Pro, por outro lado, oferece suporte à alternância entre quatro sabores populares na família ProRes, como ProRes Proxy, ProRes LT, ProRes 422 e ProRes 422 HQ.
iOS 15.1 adiciona novo botão 'Auto Macro' para desativar troca de câmara
Com esta versão a chegar a todos aparecerá também um novo botão para desativar a foto Macro automática na aplicação Câmara. Com o iOS 15 no iPhone 13 Pro e no iPhone 13 Pro Max, a câmara do iPhone muda automaticamente para o modo macro quando o utilizador se aproxima do assunto.
Isso pode causar uma animação estranha na app Câmara no momento em que o iPhone troca as lentes e, às vezes, simplesmente., o utilizador pode não querer que o modo macro seja ativado. Como tal, a Apple prometeu que lançaria uma opção de software para desativar o modo macro automático.
Ora, como o prometido é devido, aqui está essa opção no iOS 15.1. Portanto, se for a Definições, depois escolher Câmara, irá ver agora um botão Macro automaticamente. Quando ativado, este recurso irá “mudar automaticamente para a câmara Ultra Wide para captar fotos e vídeos macro.
Se desativar este automatismo, poderá colocar manualmente o seu iPhone 13 Pro ou iPhone 13 Pro Max no modo macro, alternando para a lente 0,5x na câmara e aproximando-se do assunto e, em seguida, tocando para focar.
iOS 15.1 corrige qualidade de imagem 'Olhe à sua volta' do Apple Maps
Quando a Apple lançou o iOS 15, o recurso Olhe à sua volta do Apple Maps começou a renderizar mais devagar e com imagens desfocadas. Agora, a Apple corrigiu o problema nesta versão do iOS 15.
Estas e outras novidades estarão disponíveis em breve, quer no iPhone, Apple Watch, nos Macs ou na Apple TV.
Este artigo tem mais de um ano
Já tenho o macOS Monterey 12.0.1 RC (21A558) instalado num Macbook Intel Air de 2020 e num iMac Intel de 2013 – sem suporte oficial ao Monterey, mas com o OpenCore Legacy Patcher consegue-se por a funcionar. Até agora sem problemas e bastante estável. Se todos os programas betas fossem assim…