Apple já permite que o Spotify mostre preços dentro da app no iOS
A relação da Apple e do Spotify não tem tido os melhores dias, mas, depois do "finca-pé", a empresa de Cupertino decidiu permitir que o serviço de streaming de música apresente os preços dentro da aplicação dos utilizadores de iPhone da União Europeia (UE).
O Spotify acusa a Apple de práticas anticoncorrenciais no setor do streaming de música há muitos anos. Na perspetiva da plataforma, o Apple Music tem uma vantagem injusta sobre si, porque os proprietários de um iPhone podem iniciar uma subscrição na aplicação, ao passo que, se o Spotify quisesse permitir a mesma coisa, teria de pagar à Apple uma percentagem de 30%.
A empresa de Cupertino não permitia sequer que o Spotify apresentasse os preços de subscrição dentro da aplicação no iOS, a menos que implementasse compras in-app.
Perante este problema, em 2019, o serviço de streaming fez uma queixa formal antitrust à UE e, em março deste ano, esta considerou a Apple culpada, multando-a em dois mil milhões de dólares.
No início deste ano, o Spotify fez um teste, publicando uma atualização da sua app que mostrava os preços das subscrições. Como era de esperar, a Apple rejeitou-a. Contudo, três meses depois desta rejeição e quatro após a multa aplicada pela UE, a gigante da maçã parece ter mudado de ideias.
Numa reviravolta, a empresa de Cupertino terá decidido permitir que o Spotify apresente os preços dentro da sua aplicação para o iPhone na UE, incluindo ofertas promocionais.
Embora isto seja um progresso, é apenas um pequeno passo no longo caminho para dar aos utilizadores do iPhone as experiências básicas de produto que esperam e merecem nas suas aplicações.
Disse o Spotify, num comunicado.
Gosto de certos produtos da apple, mas que merecem levar um puxam de orelhas merecem.
Sempre a tentar puxar a corda ate’ rebentar, para depois pedir desculpa e fazer como lhe mandam, para voltar a repetir a brincadeira passado umas semanas.
Sou a favor the um mercado livre e com competicao ate’ porque so’ me beneficia a mim e a todos, mas a apple devia levar uma boa duma multa para ver se abre os olhos.
Nao quer cumprir as regras pode sair do mercado, depois vemos se precisamos da apple na europa ou a apple precisa do mercado europeu para manter os acionistas contentes.
E por que é que o Spotify diz que se trata apenas de um pequeno passo? Porque, diz a empresa, “Infelizmente, o Spotify e todos os serviços de streaming de música na UE ainda não são capazes de dar livremente aos consumidores uma simples oportunidade de clicar num link para fazer a compra na aplicação por causa das taxas ilegais e predatórios que a Apple continua a exigir, apesar da decisão da Comissão”.
Como a Spotify não quer pagar nada, a Apple não permite fazer compras na app. Quem quiser fazer compras tem que continuar a ir ao site do Spotify.
Tanta coisa por serem pro utilizadores e eu deixei de usar aplicações com free trial porque a excelentíssima Apple deixa as aplicações cobrar logo, sem perguntar antes se quer proceder para o pagamento… preocupante é só receber a parte deles… um bocado desiludido com as estas políticas que só olham unicamente no interesse da empresa honestamente
Já agora Spotify Premium assinatura de estudante 4,49€/mês, por outro lado Apple Music estudante 3,99€/mês com Apple TV incluída! Ainda muita gente enganada.