Apple já está a preparar um novo SoC M1X dedicado a Macs de elevado desempenho
Todo o mundo da tecnologia tem estado de olhos postos no SoC M1 que a Apple apresentou recentemente. Tudo aponta para que este seja uma verdadeira revolução na capacidade que os PCs têm ao nível de desempenho.
Se até agora a marca apenas se focou em alguns computadores Mac, espera-se que para breve surjam mais novidades. Agora, ainda em forma de rumor, surgem informações de um novo SoC, por agora designado como M1X e que será para os PCs maiores.
Há um novo SoC da Apple a ser preparado
O novo SoC M1 da Apple tem mostrado estar acima do que era esperado. Assente numa arquitetura ARM, este foi desenhado para dar ainda mais desempenho aos computadores da marca de Cupertino, de uma forma simples.
Por agora, esta novidade está dedicada apenas a 3 computadores, o Mac Mini, o MacBook Air e o MacBook Pro de 13 polegadas, mas espera-se que seja alargado a outros. Sabe-se, no entanto, que a Apple estará já a preparar novidades para um futuro próximo e para novas máquinas.
Apple M1X:
-12 Cores.
- 8 performance cores.
- 4 high efficiency cores.
- Coming first on a MacBook Pro
16” unveiling as a press release.- According to a source who used a prototype, “if you think M1 is fast, you haven’t seen M1X”.
-Name isn’t final though. pic.twitter.com/tpBhXpDCad
— LeaksApplePro (@LeaksApplePro) November 22, 2020
Desempenho será a sua melhor capacidade
Um novo rumor que agora foi lançado no Twitter, dá conta de que a Apple estará já a preparar o novo SoC que vai equipar os futuros equipamentos. Este é por agora conhecido como o M1X, mas muito provavelmente não será este o seu nome final e definitivo.
Do que é revelado, este novo SoC M1X deverá estar equipado com 12 núcleos. Destes, 8 vão ser especificamente otimizados para o elevado desempenho e os restantes 4 vão ser usados para eficiência energética. Espera-se que esta novidade surja em meados do próximo ano.
M1X deverá chegar num novo MacBook
A primeira máquina a receber este novo SoC da Apple deverá ser um novo MacBook Pro de 16 polegadas. O curioso desta situação é que a Apple não o deverá apresentar de forma oficial. Irá limitar-se a lançar um press release a dar conta do lançamento desta sua nova máquina e do seu novo SoC.
Esta será mais uma excelente novidade para a Apple e para os seus computadores. Se o M1 é já uma proposta muito interessante, esta futura evolução irá certamente ser outro passo para melhorar drasticamente o desempenho dos computadores, em especial os da marca.
Este artigo tem mais de um ano
Se isto for verdade, a intel acabou. A amd que comece a focar se em arm ou vai pelo mesmo caminho. A eficiência do arm sempre foi fantastica para portateis e a Apple ez uma jogada de mestre. Acredito que o ipad pro em 2021 corra macos.
Realmente é sempre bom ver a tecnologia evoluir. Adotar uma arquitectura mais eficiente como ARM(RISC) é um desafio bastante grande que talvez só uma empresa como a Apple conseguiria devido ao utilizadores serem menos resistentes a mudanças drásticas (pode ser bom ou mau).
No entanto não acho que a Intel vá acabar por causa disto, de facto eles vão perder uma boa fatia de venda de chips móveis à Apple mas eles também fazem chips para outros portáteis, desktops, servidores e agora vão entrar na divisão gráfica.
Também há outra coisa que é quem nunca comprou Apple, também duvido que seja agora que vá comprar. Há pessoas que preferem o windows/Linux ao MacOs, não é por terem chips com alta performance que vão começar a usar macOs.
A maioria das pessoas quer office, adobe suite e chrome a correr numa maquina com gestor de ficheiros ligado a um Nas ou cloud para armazenamento de midia. Se isto e possivel num macos com 20h de bateria em 1kg e ainda consegue gaming como o tomb raider a correr entao ninguem quer os problemas do windows com ventoinhas audiveis e baterias de 3h.
A maiorida das pessoas não sabe mexer na adobe suite, muito menos sabem o que é uma NAS. Elas preocupam-se sim com a bateria e o peso.
Quanto a gaming, quem quer realmente jogar não compra um portátil mas sim um desktop com uma grafica dedicada. No caso de precisar de mobilidade existem sempre portáteis de gaming, onde a autonomia é muito baixa, mas quem compra um portátil de gaming já sabe isso.
Quanto a autonomia em geral de portáteis, sim a Aple está claramente a liderar e não pus isso em causa.
+1
A questão não é só ter um chip de alta performance, é ter um portátil com boa performance, com a bateria a durar imenso tempo e sem estar constantemente a ouvir a ventoinha quando se trabalha. Não é só o sistema que influencia as escolhas das pessoas. O nível de interesse que sem tem vistos nas últimas semanas dá a entender que vai haver mais pessoas interessadas.
Concordo com o ponto da bateria. Quanto à ventoinha, eu uso Linux no meu portátil e quase nunca a ouço enquanto no Windows está sempre a trabalhar. E sim, o sistema influencia mesmo muito a escolha de um dispositivo. As pessoas não vão mudar de habitos do SO que usam de um dia para o outro, muitas vezes mudar de SO significa ter que sacrificar applicações/jogos, a menos que usem o portátil como uma Facebook machine, isso tanto faz o SO/Arquitetura.
Tiago, se tiveres que trabalhar com aplicações que necessitam da performance vais ouvir a ventoinha, não interessa se é Linux, Windows ou Mac, o problema é o hardware/processador!
Não tenhas essa ideia de que as pessoas não mudam. Se as pessoas não mudassem as vendas a Apple não cresciam ao longo dos anos nem vias mais pessoas a usar Linux. Muitas aplicações existem em ambos os sistemas e há tanta variedade de utilizadores e trabalhos, para que é que vens com essa história de Facebook…?
porque é que o iPad em 2021 haveria de correr macOS quando o sistema e as aplicações não têm suporte para ecrã táctil? Uma coisa dessas demorará alguns anos a aparecer, se aparecer. Primeiro a Apple terá amadurecer as ferramentas de software que permitam desenvolver uma aplicação capaz de usar os dois tipos de interface.
O novo macos esta feito para o touch, e corre apps de ipad nativamente. Faz todo o sentido correr num ipad pro.
O novo macOS não está feito para touch! Não faço ideia onde foste buscar tal ideia.
O macOS corre apps do iPad mas a forma de interacção com essas apps ainda está pouco madura. Muitas delas nem sequer conseguem correr em ecrã completo. O mac correr estas aplicações é apenas um passo para os programadores começarem a adoptar as ferramentas que mencionei, de forma a melhorem a compatibilidade com o macOS. Meter o macOS no iPad neste momento seria matar o iPad.
Espero que o iPad não corra MacOS nenhum, que eu gosto bastant emais do iPadOS…
O problema é o gaming, one x86 é rei e senhor.
Por enquanto, mas o tomb raider corre nativamente no m1 e muitos mais virao. Nao esquecer que a apple tem um servico arcade de gaming que vai crescer.
o tomb raider não corre nativamente no M1, ele corre em emulação, é ainda uma aplicação x86. As APIs gráficas que usa é que conseguem usar o GPU sem emulação.
É, mas portáteis e gaming não combinam, e a maioria quer um portátil deste calibre para trabalhar.
Venha ele!
Esta é a Apple, a inovar e a revolucionar o mercado tecnológico, assim já dá gosto…
A Intel adapta-se ou vai ao charco!
Pena estarem tão atrasados nos iPhones.
Adiantados nuns aspectos, atrasados noutros, como todas as marcas que produzem smartphones.
os iPhones ja usam este tipo de chips ha muitos anos.
e a nivel de inovacoes tens o Face ID que nao tem adevsarios á altura se nao estou em erro.
sobre o estarem atrasados nos iphones… nao entendo esse teu comentario.
Vantagens do iphone em relacao ao android : spotlight, airdrop, airplay, apple carkey, ecossistema com os melhores wearables do mercado airpods e apple watch e melhor portatil do mercado macbook, melhor camera com dolby vision hdr 4k 60fps, 5 anos de updates, 0 virus e malwares, apple key chain, apple pay. Vantagens do android : instalar apps fora da store.
José, vives em que ano? Isso que disseste é tao passado…acorda para a realidade. Já nao é mais assim.
Seria sempre de esperar que a Apple tivesse que desenvolver pelo menos 3 ou 4 processadores diferentes para os diferentes tipos de computadores, para conseguir substituir completamente os processadores da Intel.
A piada é que agora as maiores incógnitas já não são com o número de núcleos do CPU mas com o GPU, coisa que este LeaksApplePro (um charlatão) não responde.
O M1 já tem um GPU integrado com desempenho superior a uma Nvidia 1050ti (feito que nenhum chip com GPU integrado, Intel ou AMD, consegue fazer).
É fácil supor que o M1X vá melhorar este resultado. Se tiver uma GPU integrada com desempenho semelhante a uma 1080 considero um primeiro passo muito bom.
Claro que o M1 tem o GPU integrado mas o “M1X” não pode trazer o mesmo GPU, pois estamos a falar do processador para os verdadeiros MacBook Pro, que apesar de tudo, conseguem neste momento, com GPU dedicado, melhor performance que o GPU do M1 nalgumas áreas. Os novos MacBook Pro terão que ultrapassar essa fasquia e para isso acontecer têm que aumentar o GPU. Isso coloca problemas pois aumentando também o número de núcleos do CPU e o tamanho da cache, ficamos perante um chip gigante, com algo com mais de 20 mil milhões de transistores num único chip.
De modo que como vai ser o GPU é a incógnita! Apostam num chip gigante ou separam o GPU para o outro chip? A Apple acabará por ter que fazer esta separação nos processadores para alguns iMac e Mac Pro, pois doutra forma ficará com um processador extremamente caro. Resta saber se o faz no processador para estes MacBook Pro.
Vai ser interessante ver a resposta da Intel. Não há dúvida que estão neste momento num mau momento, mas estas empresas em momentos destes conseguem sempre dar a volta. Agora uma coisa é certa, o futuro é ARM!
ARM yourselves, war is coming!
Gostaria de ver a resposta do mercado em geral e não só da Intel, mas tendo em conta a quantidade de código que existe desenvolvido para X86 e 64, ninguém esteja à espera de uma mudança drástica a curto prazo.
O computador é apenas a ponta de um iceberg na industria do mercado informático em geral. É a face mais visível, mas quase todas as apps que temos a correr em ARM, são suportadas por um bakoffice claramente x86 , x64 e muitas outras tecnologias proprietárias.
Será que toda a infraestrutura de servidores do ICloud vai mudar para ARM?
Opá! Esse backoffice foi programado numa linguagem de alto nível como java, python, C#, etc. que corre em qualquer CPU.
Mas o M1X continua limitado a 16GB de RAM?
Não sabemos.
Há partida é de esperar que haja a possibilidade de ter mais do que 16GB de RAM.
O limite de 16GB no M1 parece ser mais uma escolha da Apple do que uma impossibilidade técnica de ter mais.
90% dos pcs do mundo tem 8gb de ram. 16gb chega e sobra para praticamente toda a gente. Nao esquecer que ao contrario dos intel, os arm tem a ram integrada no chip o que faz com que seja muito mais rapido e mais optimizado a gestao da memoria pelo software.
Bem sei que não é o local ideal para fazer está questão, mas como é sobre um tem Apple vou aproveitar.
Eu estou a ponderar comprar um IPhone 12, mas tenho algumas questões e se alguém pudesse esclarecer iria ficar grato.
Eu tenho tenho dois cartões SIM, sendo que um deles uso quase em exclusivo para dados moveis, no Android eu posso configurar qual cartão irá usar os dados moveis e desabilitar o outro, no IPhone isso é possível?
Definir também qual o cartão por defeito para envio e receção de SMS.
Se alguém pudesse ajudar nestas questões agradecia.
Obrigado
Sim, penso que podes fazer isso. Mas tem cuidado que um dos SIMs dos iPhones dual-sim é eSIM, ou seja, não podes usar 2 cartões SIM físicos, só podes usar um físico e o outro eSIM se a operadora em questão suportar (podes pedir a portabilidade do número para eSIM nesse caso).
Sei que a Altice MEO suporta eSIM, não sei das restantes operadoras.
O mac é o melhor computador do mercado, so nao ha mais utilizadores a usar pelo seu elevado preço, muitas pessoas compram pcs pelo baoxo preço, nao por ser bom ou ruim, se um mac tivesse o preço de um pc hoje haveria mais macs que pcs no mercado, o mac vale a pena ter, pois dura muito mais tempo que um pc.