Quantcast
PplWare Mobile

Apple já está a preparar um novo SoC M1X dedicado a Macs de elevado desempenho

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. José says:

    Se isto for verdade, a intel acabou. A amd que comece a focar se em arm ou vai pelo mesmo caminho. A eficiência do arm sempre foi fantastica para portateis e a Apple ez uma jogada de mestre. Acredito que o ipad pro em 2021 corra macos.

    • Tiago says:

      Realmente é sempre bom ver a tecnologia evoluir. Adotar uma arquitectura mais eficiente como ARM(RISC) é um desafio bastante grande que talvez só uma empresa como a Apple conseguiria devido ao utilizadores serem menos resistentes a mudanças drásticas (pode ser bom ou mau).
      No entanto não acho que a Intel vá acabar por causa disto, de facto eles vão perder uma boa fatia de venda de chips móveis à Apple mas eles também fazem chips para outros portáteis, desktops, servidores e agora vão entrar na divisão gráfica.
      Também há outra coisa que é quem nunca comprou Apple, também duvido que seja agora que vá comprar. Há pessoas que preferem o windows/Linux ao MacOs, não é por terem chips com alta performance que vão começar a usar macOs.

      • José says:

        A maioria das pessoas quer office, adobe suite e chrome a correr numa maquina com gestor de ficheiros ligado a um Nas ou cloud para armazenamento de midia. Se isto e possivel num macos com 20h de bateria em 1kg e ainda consegue gaming como o tomb raider a correr entao ninguem quer os problemas do windows com ventoinhas audiveis e baterias de 3h.

        • Tiago says:

          A maiorida das pessoas não sabe mexer na adobe suite, muito menos sabem o que é uma NAS. Elas preocupam-se sim com a bateria e o peso.
          Quanto a gaming, quem quer realmente jogar não compra um portátil mas sim um desktop com uma grafica dedicada. No caso de precisar de mobilidade existem sempre portáteis de gaming, onde a autonomia é muito baixa, mas quem compra um portátil de gaming já sabe isso.
          Quanto a autonomia em geral de portáteis, sim a Aple está claramente a liderar e não pus isso em causa.

      • Nuno T. says:

        A questão não é só ter um chip de alta performance, é ter um portátil com boa performance, com a bateria a durar imenso tempo e sem estar constantemente a ouvir a ventoinha quando se trabalha. Não é só o sistema que influencia as escolhas das pessoas. O nível de interesse que sem tem vistos nas últimas semanas dá a entender que vai haver mais pessoas interessadas.

        • Tiago says:

          Concordo com o ponto da bateria. Quanto à ventoinha, eu uso Linux no meu portátil e quase nunca a ouço enquanto no Windows está sempre a trabalhar. E sim, o sistema influencia mesmo muito a escolha de um dispositivo. As pessoas não vão mudar de habitos do SO que usam de um dia para o outro, muitas vezes mudar de SO significa ter que sacrificar applicações/jogos, a menos que usem o portátil como uma Facebook machine, isso tanto faz o SO/Arquitetura.

          • Nuno T. says:

            Tiago, se tiveres que trabalhar com aplicações que necessitam da performance vais ouvir a ventoinha, não interessa se é Linux, Windows ou Mac, o problema é o hardware/processador!
            Não tenhas essa ideia de que as pessoas não mudam. Se as pessoas não mudassem as vendas a Apple não cresciam ao longo dos anos nem vias mais pessoas a usar Linux. Muitas aplicações existem em ambos os sistemas e há tanta variedade de utilizadores e trabalhos, para que é que vens com essa história de Facebook…?

    • Nuno T. says:

      porque é que o iPad em 2021 haveria de correr macOS quando o sistema e as aplicações não têm suporte para ecrã táctil? Uma coisa dessas demorará alguns anos a aparecer, se aparecer. Primeiro a Apple terá amadurecer as ferramentas de software que permitam desenvolver uma aplicação capaz de usar os dois tipos de interface.

      • José says:

        O novo macos esta feito para o touch, e corre apps de ipad nativamente. Faz todo o sentido correr num ipad pro.

        • Nuno T. says:

          O novo macOS não está feito para touch! Não faço ideia onde foste buscar tal ideia.
          O macOS corre apps do iPad mas a forma de interacção com essas apps ainda está pouco madura. Muitas delas nem sequer conseguem correr em ecrã completo. O mac correr estas aplicações é apenas um passo para os programadores começarem a adoptar as ferramentas que mencionei, de forma a melhorem a compatibilidade com o macOS. Meter o macOS no iPad neste momento seria matar o iPad.

    • Nun says:

      Espero que o iPad não corra MacOS nenhum, que eu gosto bastant emais do iPadOS…

    • Antonio says:

      O problema é o gaming, one x86 é rei e senhor.

  2. Miguel says:

    Venha ele!
    Esta é a Apple, a inovar e a revolucionar o mercado tecnológico, assim já dá gosto…
    A Intel adapta-se ou vai ao charco!

    • whatever says:

      Pena estarem tão atrasados nos iPhones.

      • iDroid says:

        Adiantados nuns aspectos, atrasados noutros, como todas as marcas que produzem smartphones.

      • Rrrrrr says:

        os iPhones ja usam este tipo de chips ha muitos anos.
        e a nivel de inovacoes tens o Face ID que nao tem adevsarios á altura se nao estou em erro.
        sobre o estarem atrasados nos iphones… nao entendo esse teu comentario.

      • José says:

        Vantagens do iphone em relacao ao android : spotlight, airdrop, airplay, apple carkey, ecossistema com os melhores wearables do mercado airpods e apple watch e melhor portatil do mercado macbook, melhor camera com dolby vision hdr 4k 60fps, 5 anos de updates, 0 virus e malwares, apple key chain, apple pay. Vantagens do android : instalar apps fora da store.

  3. Nuno T. says:

    Seria sempre de esperar que a Apple tivesse que desenvolver pelo menos 3 ou 4 processadores diferentes para os diferentes tipos de computadores, para conseguir substituir completamente os processadores da Intel.
    A piada é que agora as maiores incógnitas já não são com o número de núcleos do CPU mas com o GPU, coisa que este LeaksApplePro (um charlatão) não responde.

    • iDroid says:

      O M1 já tem um GPU integrado com desempenho superior a uma Nvidia 1050ti (feito que nenhum chip com GPU integrado, Intel ou AMD, consegue fazer).

      É fácil supor que o M1X vá melhorar este resultado. Se tiver uma GPU integrada com desempenho semelhante a uma 1080 considero um primeiro passo muito bom.

      • Nuno T. says:

        Claro que o M1 tem o GPU integrado mas o “M1X” não pode trazer o mesmo GPU, pois estamos a falar do processador para os verdadeiros MacBook Pro, que apesar de tudo, conseguem neste momento, com GPU dedicado, melhor performance que o GPU do M1 nalgumas áreas. Os novos MacBook Pro terão que ultrapassar essa fasquia e para isso acontecer têm que aumentar o GPU. Isso coloca problemas pois aumentando também o número de núcleos do CPU e o tamanho da cache, ficamos perante um chip gigante, com algo com mais de 20 mil milhões de transistores num único chip.
        De modo que como vai ser o GPU é a incógnita! Apostam num chip gigante ou separam o GPU para o outro chip? A Apple acabará por ter que fazer esta separação nos processadores para alguns iMac e Mac Pro, pois doutra forma ficará com um processador extremamente caro. Resta saber se o faz no processador para estes MacBook Pro.

  4. Jesus says:

    Vai ser interessante ver a resposta da Intel. Não há dúvida que estão neste momento num mau momento, mas estas empresas em momentos destes conseguem sempre dar a volta. Agora uma coisa é certa, o futuro é ARM!

    • iDroid says:

      ARM yourselves, war is coming!

    • Carlos says:

      Gostaria de ver a resposta do mercado em geral e não só da Intel, mas tendo em conta a quantidade de código que existe desenvolvido para X86 e 64, ninguém esteja à espera de uma mudança drástica a curto prazo.
      O computador é apenas a ponta de um iceberg na industria do mercado informático em geral. É a face mais visível, mas quase todas as apps que temos a correr em ARM, são suportadas por um bakoffice claramente x86 , x64 e muitas outras tecnologias proprietárias.
      Será que toda a infraestrutura de servidores do ICloud vai mudar para ARM?

  5. Blackbit says:

    Mas o M1X continua limitado a 16GB de RAM?

    • Nuno T. says:

      Há partida é de esperar que haja a possibilidade de ter mais do que 16GB de RAM.
      O limite de 16GB no M1 parece ser mais uma escolha da Apple do que uma impossibilidade técnica de ter mais.

    • José says:

      90% dos pcs do mundo tem 8gb de ram. 16gb chega e sobra para praticamente toda a gente. Nao esquecer que ao contrario dos intel, os arm tem a ram integrada no chip o que faz com que seja muito mais rapido e mais optimizado a gestao da memoria pelo software.

  6. Fusion says:

    Bem sei que não é o local ideal para fazer está questão, mas como é sobre um tem Apple vou aproveitar.
    Eu estou a ponderar comprar um IPhone 12, mas tenho algumas questões e se alguém pudesse esclarecer iria ficar grato.
    Eu tenho tenho dois cartões SIM, sendo que um deles uso quase em exclusivo para dados moveis, no Android eu posso configurar qual cartão irá usar os dados moveis e desabilitar o outro, no IPhone isso é possível?
    Definir também qual o cartão por defeito para envio e receção de SMS.
    Se alguém pudesse ajudar nestas questões agradecia.
    Obrigado

    • Alfa says:

      Sim, penso que podes fazer isso. Mas tem cuidado que um dos SIMs dos iPhones dual-sim é eSIM, ou seja, não podes usar 2 cartões SIM físicos, só podes usar um físico e o outro eSIM se a operadora em questão suportar (podes pedir a portabilidade do número para eSIM nesse caso).
      Sei que a Altice MEO suporta eSIM, não sei das restantes operadoras.

  7. jorge says:

    O mac é o melhor computador do mercado, so nao ha mais utilizadores a usar pelo seu elevado preço, muitas pessoas compram pcs pelo baoxo preço, nao por ser bom ou ruim, se um mac tivesse o preço de um pc hoje haveria mais macs que pcs no mercado, o mac vale a pena ter, pois dura muito mais tempo que um pc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.