Apple guardou no iCloud histórico apagado do Safari
A eliminação dos registos das páginas vistas num browser pressupõe que estes sejam apagados do disco do computador onde este corre, independentemente da forma como estão guardados.
Uma investigação recente descobriu que afinal a Apple não respeita esta vontade dos utilizadores e, no caso do Safari no iOS, esse histórico é mantido por muito tempo no iCloud.
A descoberta dos registos eliminados no Safari
O anúncio da descoberta desta situação anormal foi feito por Vladimir Katalov, o CEO da empresa Elcomsoft, que revelou que após uma pesquisa no histórico do seu iPhone e dos dados que tem alojados no iCloud, descobriu uma pasta onde teve acesso a todo o seu histórico do Safari, mesmo o que tinha antes ordenado que fosse eliminado.
Recorrendo ao Phone Breaker, foi possível a Vladimir Katalov extrair os seus dados do iCloud e garantir o acesso a estes. A descoberta não lhe agradou, uma vez que todos os registos não era suposto existirem há mais de 1 ano.
A utilização do iCloud
A utilização do iCloud para manter o histórico do Safari é bem conhecida. É com esse método que é mantida a sincronização entre os diferentes dispositivos da Apple.
Ao ordenar que esse histórico seja eliminado, é esperado que ele desapareça de todas as plataformas do utilizador, mesmo aquelas onde os dados são apenas registados para serem transmitidos.
A resposta silenciosa da Apple
Após este problema ter sido tornado público, sabe-se que a Apple emitiu uma atualização interna que terá resolvido este problema. Na prática, a pasta onde estes registos estavam guardados foi eliminada, deixando de estar acessível a quem navegava no iCloud.
Para além desta solução, a Apple não forneceu qualquer informação adicional, não se sabendo para já se a manutenção desses registos seria propositada ou se era efetivamente uma falha. A verdade é que os dados dos utilizadores estiveram guardados e acessíveis à Apple durante mais de 1 ano, sem que o utilizador tivesse conhecimento.
Via Forbes
Este artigo tem mais de um ano
a Apple sempre a enganar os seus clientes …. não é novidade!!!
Bom remédio, mudem para Android!
O que dizer das fabricantes do android que nem fazem updates a tlms de 600euros passado 1 ano mesmo que isso implique corrigir erros graves..Criticar a apple por uma medida de seguranca que pode ser desativada é ridiculo ainda para mais alguem que defende um SO onde tudo é controlado pela google e nem desativar podes
Continua a enganar-te e a achar que és tu o iluminado e não olhes à tua volta.
O filme que fizeram com a privacidade do telemóvel do terrorista foi bonito, merecedor de um Óscar.
Se soubesse do que está a falar, saberia que nem tem nada a ver com essa situação.
Há privacidade e privacidade… lol!
Um caso não tem nada a ver com o outro. Informe-se.
Há vários aspectos envolvidos.
Duração actual: duas semanas em vez de vários meses
O histórico do Safari era guardado como “hashs” ilegíveis, mas pelos vistos o investigador conseguiu ler alguma coisa.
Quem não quiser que o iCcloud guarde o histórico do Safari (serve para sincronizar entre vários equipamentos) pode pôr a opção facilmente em off.
https://www.macrumors.com/2017/02/09/icloud-storing-deleted-safari-browser-history/
Obviamente só com as credenciais da conta se acede ao iCloud.
https://macmagazine.com.br/2017/02/09/aparentemente-a-apple-esta-guardando-nosso-historico-do-safari-no-icloud-ha-anos-mesmo-que-nos-o-tenhamos-apagado/
E acreditas mesmo que a informação desapareceu? ou será que foi apenas oculta?
E quem te garante que mesmo estando a opção desligada não continua a enviar os dados?
Eu não acredito em empresas “boazinas”, seja apple, google, microsoft. São todas iguais.
Mais do mesmo, smoke and mirrors. So os fanáticos ingénuos é que acham que a companhia quer saber dos utilizadores e não guarda nada.
Não chores, muda logo para android ou win. Existe escolha, para quê andar a chorar?
Frase um bocado paradoxal essa.
Tenho de admitir que sou um cadinho anti Apple, mas se há quem ache que a MS ou a Google faz diferente, desenganem-se …
Penso que aqui o caso é o facto de ser a empresa que diz que se preocupa com a privacidade do cliente e segurança, no mínimo irónico.
Mas yup Google e MS fazem o mesmo,
Nao há aqui ironia. Manter os dados mais tempo do que o suposto devido a um erro que já foi corrigido não põe em causa eles preocuparem-se com privacidade e segurança. Talvez até mostre o contrário.
“Na prática, a pasta onde estes registos estavam guardados foi eliminada, deixando de estar acessível a quem navegava no iCloud.”
…mas foi ELIMINADA ou simplesmente DEIXOU DE ESTAR ACESSIVEL?!
É que sao duas coisas diferentes, eliminar e retirar o acesso ao utilizador!