PplWare Mobile

Porque há no Windows pastas Program Files e Program Files(x86)?

Por Diogo Gaspar para Pplware.com

Destaques PPLWARE

Deixe um comentário

31 Comentários em "Porque há no Windows pastas Program Files e Program Files(x86)?"

avatar
  Subscreva  
Notify of
Nelson
Visitante
Nelson

É possivel explicar o porque de serem escolhidos esses numeros? (x86), é alguma base diferente?

Ricardo Santos
Visitante
Ricardo Santos

Boas! Com x86 são programas 32bits, sem são 64bits. (eu acho que esta divisão só existe quando usas um SO 64bits, mas como não uso e vejo 32bits SO a muito muito tempo, não te sei dar certeza)

Rui
Visitante

Julgo que tem a ver com a lendária retrocompatibilidade com os processadores que terminavam em 86, ainda com 32 bits

Asdrubal
Visitante
Asdrubal

Realmente… Um processador 64bits da intel é baseado na arquitectura x86. Do meu entender existe o x86-32bits, e x86-64bits.

int3
Visitante

não. x64 é x64. a compatibilidade vem dos instructions set.
quem se baseou na arquitetura física foi a AMD no seu AMD64. a intel fez do 0 o processador de 64 bits mas com compatibilidade de instruções do x86. Mas para isso o SO tem que dizer ao CPU que determinada tarefa vai ser executada em modo 32 bits por isso não é por magia.

Diogo Gaspar
Visitante
Diogo Gaspar

Viva Nelson,
Os primeiros processadores da família x86 eram identificados por números terminados em 86, por exemplo, 8086, 80186, 80286, 80386 e 80486. Eis a explicação 🙂
Abraço.

int3
Visitante

x86 é a arquitetura intel de 32 bits.
x64 é a arquitetura intel de 64 bits.
Visto que em x64 é compatível com x86 normalmente se vê x64-86.

Joe Fagundes
Visitante
Joe Fagundes
Sergio
Visitante
Sergio
é comum referir-se aos x86 como todos os CPUs com base em 386, de 32 bits. E vão desde o 386 passando pelos 486, Pentium Pro, Pentium, Pentium MMX, Pentium II e III e IV. A partir dos Pentium IV já passaram a ser conhecidos como i686 Antes dos 386, era tudo sistemas de 4, 8 e 16 bits sendo o ultimo CPU 16bits o Intel 286 (para PC), pois a Motorola tinha os famosos 680×0 (série 68000 a 68040) que equipavam os CBM Amiga, Atari ST e Apple Mac (desde o Mac II ao Quadra era tudo CPU Motorola).… Read more »
Asdrubal
Visitante
Asdrubal

xiiii…
Os actuais processadores da intel para PC’s continuam a ser baseados em x86.
E x86 não é do 386, mas sim da arquitectura 8086. Antes do 386, ou 80386, existiu o 80286 o 8086, 8080, 8008, 4004… processadores da intel para PC’s. A seguir ao 80386, foi o 80486, 80586 (Pentium)… Actualmente estes processadores da intel é tudo baseado na arquitectura 8086.

int3
Visitante

Não, só a AMD é que se baseou nos seus de 32 bits.
As instruções continuam a ser iguais quer intel quer amd (SSEx, MMX,…)

PAULO SILVA
Visitante
PAULO SILVA
Esta mas quase…, tem de referir a introdução no mercado dos CPU’s da AMD de 64bits, o que é a base de todas as instruções da microsoft para CPU’s em 64bits, pois foi lançada muito antes de qualquer CPU intel para consumo (vide: AMD Athlon x64, Opteron x64), e como tal foi desenvolvido o windows xp 64bits com base nos CPU’s da AMD, e quando a intel lançou os CPU’s da linha Core, a microsoft recusou-se a fazer um S. O. para a intel uma vez que já tinha a trabalhar com a AMD em 64bits, por isso as instruções… Read more »
Mario
Visitante
Mario

O que sao DLLs?? Qual a diferenca entre um .bat um .dll e um .exe? Porque no mac ou linux n existem 2 pastas? Quais as vantagens de programas 64bits em comparacao aos 32bits? Velocidade?

V.T.
Visitante

Bom artigo. Parabéns!

Diogo Gaspar
Visitante
Diogo Gaspar

Obrigado V.T.
É importante ter feedback por parte dos leitores.
Um abraço.

Mario
Visitante
Mario

O que sao DLLs?? Qual a diferenca entre um .bat um .dll e um .exe? Porque no mac ou linux n existem 2 pastas? Quais as vantagens de programas 64bits em comparacao aos 32bits? Velocidade? Agradecia que me explicassem para assim entender melhor o artigo. Obrigado!

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Artigo muito vago…o que sao DLLs?? Qual a diferenca entre um .bat um .dll e um .exe? Porque no mac ou linux n existem 2 pastas? Quais as vantagens de programas 64bits em comparacao aos 32bits? Velocidade? Agradecia que me explicassem para assim entender melhor o artigo!

int3
Visitante
DLL são ficheiros compilados onde tens funções para executar. Basicamente um programa tem uma parte de memória só para ele executar. Quando o programa é muito complexo e para ser fácil de gerir é preciso dividir as coisas por livrarias dinâmicas (Dynamic Linked Library). Os programas são “linkados” durante a compilação e quando o programa é corrido e dentro da execução precisa de saltar para uma função num DLL aí o SO cria mais espaço e um endereçamento diferente. É uma questão muito técnica e não quero confundir-te porque sei que não vais entender. .bat é um ficheiro script com… Read more »
Adrien
Visitante
Adrien

CCREDES FTW

Kim
Visitante

Linkados?! Que tal igados? Livrarias ? Não serão bibliotecas ? A tua explicação não explica nada a um leigo.

RMBC
Visitante

Um leigo para perceber tem de estudar alguma coisa,ou então será como um burro a olhar para um palacio(não depreciando os burros).

T
Visitante

Isto é que é ser mal agradecido. Num texto tão grande (sobre duas questões que nem tem a ver com o tópico) chocas-te com pequenos estrangeirismos…

int3
Visitante

O macOS não precisa de separar visto que é o único sistema operativo que tem um kernel que consegue lidar no mesmo executável e livrarias de diferentes arquiteturas :p nem o linux consegue.

Belmiro
Visitante
Belmiro

É interessante explicarem mas não entendi porque a MS nos sistemas 64 bit ainda separa tudo: nas pastas de instalação se estivesse tudo unido e para o utilizador comum é igual ao litro.

int3
Visitante

não pode. não leste o artigo? pode causar conflitos.
todos os sistemas são assim tirando o macOS

Monica
Visitante
Monica
errado, o computador lê as pastas especificas, não as duas pastas 32 e 64, por isso é exactamente igual ao litro…. se um user instalar as duas versões pode haver problemas, mas pensa um bocado antes de falares, o user instala o programa onde lhe dá na gana, não vai usar esta ou aquela pasta se nem souber o que significa…. por isso essa teoria cai por terra…. eu sempre selecciono uma pasta qql, nem sabia dessa separação, umas vezes mando para a 32 e outras para a 64, que nada têm a ser com a versão que eu uso… Read more »
jonhy
Visitante
jonhy

Dentro de ambas as pastas os programas são instalados em pastas separadas. Como é possível confundir ficheiros?

didicomputers
Visitante
didicomputers

ainda tenho o meu 486 aki para os jogos antigos

Miguel
Visitante
Miguel

Mais engraçado é a pasta System32 ter os DLLs de 64 bits (óbvio) e a pasta SysWow64 ter os DLLs de 32 bits (mais óbvio ainda) 😀

helio
Visitante
helio

é possível um aplicativo 64 bits rodar tranquilamente num computador
q tem os 2 programas, ou seja, 32 e 64 bits?