Apple força encerramento de sites com perfis beta dos sistemas operativos da empresa
Todos os fãs da Apple, principalmente os mais curiosos, estão sempre à espera que sejam libertadas as versões beta dos novos sistemas operativos para poderem ver o que há de novo. Visto que estas versões são disponibilizadas para programadores, existe um determinado cenário que não favorece quem não está habilitado a testar estas betas. Contudo, existiam até há poucas horas sites que disponibilizavam para download os perfis que permitiam qualquer um instalar e usar as versões de teste dos novos sistemas operativos.
O que é aqui interessante é a Apple ter forçado estes sites a fechar neste momento. O que esteve por trás desta "ameaça"?
Este tipo de sites existe há muitos anos. E em termos gerais, o facto de utilizadores, não programadores, instalarem estes perfis fora do âmbito dos programas da Apple (sim, porque existe também o programa beta público) poderia, possivelmente, ajudar a Apple a receber muito mais feedback.
Sites como o BetaProfiles.com era muito conhecido e tinha muitos utilizadores a usar esta plataforma para descarregar os perfis que permitiam instalar o iOS, o iPadOS, o macOS, o tvOS e o watchOS com instruções e alertas. Este e outros desapareceram e, dizem, a Apple poderá estar por trás deste "apagão".
Hi everyone, I just wanted to say that BetaProfiles will be shutting down soon, I just don't want to get into a legal battle with Apple. BetaProfiles social media will remain as a place to discuss beta updates. Thanks guys so much ❤️
— Beta Profiles (@BetaProfiles) August 10, 2022
Beta Profiles diz adeus devido às ameaças da Apple
Pese o facto destes perfis "à mão de semear" fossem realmente convenientes, estes sites não tinham a "benção" da Apple. A gigante de Cupertino não parece querer que esta anarquia de testadores continue.
A publicação dos responsáveis pelo site é clara. Para evitar males maiores e processos judiciais da Apple conta os responsáveis do site (deste e de outros) mais vale desligar o serviço.
Conforme é sabido, os programadores pagam cerca de 100 euros por ano para terem acesso a estes perfis a determinadas ferramentas. Ora, se qualquer pessoa pode ter acesso, gratuitamente, a eles, possivelmente haverá dentro da comunidade de programadores quem não veja isto com bons olhos.
Além disso, estes perfis não são controlados pela Apple e poderão ter igualmente uma vertente de malware como ameaça.
Esta é sem dúvida muito má notícia para todos os fãs de sites como este. Nas respostas ao tweet que deixamos como exemplo, tornou-se claro que muitas pessoas tinham utilizado o site desde o seu primeiro dia de criação. Da mesma forma, todos os perfis que foram descarregados para iOS 16 ou macOS Ventura podem ainda ser utilizados sem qualquer problema. É importante retirá-los do dispositivo para depois receberem a versão final oficial.
No futuro, para lá dos "sites clandestinos" que poderão voltar a aparecer, há sempre a hipótese das pessoas se inscreverem, gratuitamente, no programa Apple Beta Software.
Este artigo tem mais de um ano