Quantcast
PplWare Mobile

Apple estará a preparar a chegada do Face ID ao macOS e aos seus computadores

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. adbu says:

    A principal razão de não aparecer nos Macs antigos é a falta de câmara de profundidade, o resto acaba por correr em qualquer processador mesmo que não tenha as extensões em hardware, não haveria problema em emular por software. Aliás, outras marcas têm reconhecimento facial através de câmaras de profundidade e não utilizam esse processador.

    • Tadeu says:

      Não é bem assim. A implementação da Apple tem requerimentos de segurança que estão ligados ao SoC da Apple, como tal para os aparelhos da Apple não é só uma questão da câmera.

  2. Cicrano says:

    Boa inovação… Faz lembrar aquele laptop Windows que tinha em 2012 que já fazia isto.

    • Rodrigo says:

      E também conseguias utilizar essa funcionalidade noutras aplicações? Tipo ao mete a pass para abrir o email?

      • Coiso says:

        Não, claro que não, era extremamente difícil, para não dizer quase impossível, usar esta funcionalidade com um gestor de passwords, algo que só estava ao alcance de programadores super evoluídos da Apple.
        O que o marketing faz á cabeça das pessoas.

        • rodrigo says:

          esta la escrito no artigo :

          ‘Claro que esta tecnologia será usada em muito mais do que no desbloqueio dos Mac. A Apple poderá usá-la para autenticação no browser, para pagamentos, e para aceder a áreas seguras, tal como hoje já faz com a impressão digital.’

          pelos vistos nao ‘e so marketing.

          • Coiso says:

            Sabes há quanto tempo já existe software que automatiza todo o processo de autenticação entre o teu computador e os variados serviços na NET? Só mesmo pessoas muito fixas a uma marca para não verem mais nada.
            Usar uma camera, um leitor de cartões, um leitor de impressões digitais ou outra coisa como um dos factores de autenticação é algo que tbm já tem anos e anos.
            Portanto, muito marketing para parecer algo novo e nada mais.

      • HRamos says:

        Mas ó coiso, os homens não dizem ser uma invenção, simplesmente vão aplicar uma tecnologia presente no iPhones no Macs, tal como já fizeram nos iPads PRO. Essa fixação de criticar uma marca só porque sim.

    • Coiso says:

      Nessa altura não era da Apple, portanto não era espantoso, não era inovação.
      Agora sim, têm a câmara de profundidade.
      Coisas destes tempos.

    • oeuropeu says:

      O problema estava na segurança do sistema, a ser usado com qualquer portátil fazendo uso apenas de uma câmara sendo fácil enganar o sistema.
      Aqui ninguém fala em novidades, fala em lançar sistemas suficiente maduros e com um nível de segurança elevado, mesmo sabendo que todos os sistemas são falíveis.
      Sistemas de reconhecimento fácil existem há anos, a google já tinha esses sistema no android antes da Apple mas fazia unicamente uso de câmara normal, segurança muito baixa mesmo. Mas só depois de a Apple lançar o face id, que alem da câmara usava outros sensoresm tipo sensor de profundidade, conseguia desbloquear no escuro, apareceram marcas que usam android a colocar o mesmo tipo de sensores.

      • Coiso says:

        Vou dar-te uma novidade, segurança em 2 factores, que no caso pode ser o que tu és (pode ser impressão digital, foto mais bonita, ou foto mais feia, foto da íris, etc) mais o que tu tens, que pode ser uma pen, um Smart card, um qr code, seja o que for que tenhas na tua posse e possa ser de alguma forma “lido* pelo computador, é muito superior ao qualquer faceID desta vida.
        Qualquer computador tem uma porta USB, portanto, pode ser introduzida uma pen, um leitor de cartões, um leitor de impressões digitais + tirar uma foto com uma câmera.
        Mas isto que existe há anos dito ass parece algo pouco seguro, eu sei, quem é fã de uma marca, só depois de a marca o autorizar a conhecer algo é que o fã passa a saber que existe mais qualquer coisa.

      • Coiso says:

        E para quando a tua marca de eleição lançar outra “novidade”, ficas a saber que ainda é mais seguro o paradigma da autenticação de 3 factores, o que és, ou seja, qualquer dado biométrico, seja foto, impressão digital, etc, o que tu tens, seja pen, Smart card, qr code, telemóvel com algum código de confirmação, etc, e o que tu sabes, que imagina, é uma velhinha técnica chamada password.
        E com este paradigma de 3 fatores estás a léguas de segurança do hiper mega super faceID revolucionário que te vendem.
        Agora, imagina se tudo o que for preciso para ter autenticação com e factores já existir há anos.
        E não é que existe mesmo?
        Pronto, o teu mundo ruiu neste momento.

      • Cicrano says:

        Mas se já ficou procado que o FaceID falha e é tão seguro como qualquer outro sistema seja ele qual for (Android / iOS). Portanto não tou a ver qual é esse “nível de segurança elevado” de que falas.

    • HRamos says:

      Oi, em 2012?

  3. Alucard says:

    Windows Hello diz olá!

  4. Toni da Adega says:

    Apple a recolucionar o mercado dos pcs e os outros nem conseguem implementar face id. mas a revolucao a serio sera macos em arm…um sonho que todos vão querer mas quem não tem guito vai invejar do seu android barato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.