Apple está a gastar mil milhões de dólares por ano num grande impulso à IA
No último ano, o crescimento da IA fez com que muitos dos adversários da Apple investissem milhares de milhões de dólares em Large Language Models (LLMs) e chatbots. Mas a empresa de Cupertino não está adormecida neste assunto.
Embora a fabricante do iPhone seja discreta no que toca aos seus trabalhos na IA, a empresa pode estar a tentar renovar a Siri com capacidades de IA generativa. Tal como o ChatGPT da OpenAI pode gerar conteúdo a partir de comandos de voz, os utilizadores do iPhone podem utilizar o Siri de forma semelhante.
As novas funcionalidades deverão melhorar a forma como a Siri e a aplicação Mensagens podem responder a perguntas e completar frases automaticamente, refletindo as recentes alterações nos serviços concorrentes.
Afirma o relatório da Bloomberg.
Apanhada de surpresa pela mudança repentina para a IA generativa no início deste ano, a Apple está a investir muito dinheiro na tecnologia, com os vice-presidentes John Giannandrea e Craig Federighi a liderar os desenvolvimentos.
Mark Gurman informou que as funcionalidades de IA generativa serão em breve integradas nas Mensagens, Apple Music, iOS, etc.
NEW in Power On: Apple ramps up generative AI work with plan to push the technology to several products and services. Company is working on revamped Siri and LLM features in Messages, Pages, Keynote, Apple Music, Xcode and more. https://t.co/3xwhck5JBs
— Mark Gurman (@markgurman) October 22, 2023
Há rumores de que a Apple está a trabalhar num LLM chamado "Ajax", que é mais poderoso do que o GPT-4, o sucessor do GPT-3.5. Fala-se também de um chatbot interno semelhante ao ChatGPT, denominado "Apple GPT", que está a ser utilizado pelos seus funcionários para a criação de protótipos de produtos.
Apple ainda não anunciou nada oficialmente
A empresa é conhecida por manter o silêncio até estar pronta para apresentar um produto digno dos seus clientes. Considerando tudo isso, a Apple está a levar o seu próprio tempo para lançar uma linha de ofertas de IA, assim como fez com a tecnologia AR/VR - com os Vision.
A Apple está a organizar outro evento um mês depois de ter revelado o novo iPhone e Watch a 30 de setembro de 2023. Intitulado 'Scary Fast', o evento está a ter lugar apenas um dia antes do Halloween em Nova Iorque. É provavelmente o último evento da Apple do ano. E é improvável que quaisquer anúncios relacionados à IA sejam feitos.
A IA generativa não é apenas uma palavra da moda que aparece diariamente em sites de tecnologia. Os seus efeitos são autênticos, a nível monetário e cultural, como se pode ver nos ganhos da Microsoft e nas previsões de receitas da Google que não foram cumpridas depois de as duas empresas terem divulgado os seus resultados trimestrais esta semana. No entanto, à medida que ganha mais popularidade, resta saber qual a empresa que irá dominar o mercado.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Meninos, vão ver quanto a Microsoft está a gastar
“que é mais poderoso do que o GPT-4, o antecessor do GPT-3.5.”
Acho que quer dizer sucessor.