Apple descontinuou o iPod touch. Acabou a era de um dispositivo icónico
É o fim de uma era, a Apple deixou de fabricar o outrora icónico iPod. O pequeno leitor de música ajudou a salvar a Apple e tornou a empresa uma potência na indústria da música, mas chegou o dia do fim. A Apple anunciou hoje que está a descontinuar oficialmente o iPod touch.
Este gadget foi já há vários anos substituído por outros dispositivos como o iPhone e o iPad. A Apple diz que está a eliminar o iPod touch porque os seus recursos estão disponíveis em toda a linha de produtos da Apple.
Chegou ao fim a era iPod
O iPod touch é o último dispositivo restante na linha iPod e não é atualizado desde maio de 2019, há três anos. Num comunicado, o responsável de marketing da Apple, Greg Joswiak, disse que o "espírito do iPod vive" noutros produtos da Apple.
A música sempre fez parte do nosso núcleo na Apple, e levou-a a centenas de milhões de utilizadores na forma como o iPod teve mais impacto do que apenas a indústria musical - também redefiniu a forma como a música é descoberta, ouvida e partilhada.
Hoje em dia, o espírito do iPod continua a viver. Integrámos uma experiência musical incrível em todos os nossos produtos, desde o iPhone ao Apple Watch, passando pelo HomePod mini, pelo Mac, iPad e Apple TV. E a Apple Music oferece uma qualidade de som líder na indústria com suporte para áudio espacial - não há melhor forma de desfrutar, descobrir e experimentar música.
Disse Greg Joswiak, vice-presidente de Marketing Mundial da Apple.
Já não lugar para um MP3 player
O iPod revolucionou a indústria da música, tornando o MP3 omnipresente. Foi aclamado como um “walkman do século 21” e é difícil subestimar o seu significado cultural na primeira década do século. Anúncios com silhuetas de dançarinos com auscultadores brancos ligados a iPods estavam aparentemente por toda parte. E o gadget não era apenas para crianças "fixes".
Várias celebridades usavam e tinham este dispositivo de música como um companheiro inseparável, era único na aparência e no modo de usar.
A Apple introduziu o primeiro iPod há 21 anos em outubro de 2001, e na altura, era um dispositivo musical revolucionário que colocava milhares de canções nos bolsos dos fãs da Apple.
A empresa de Cupertino introduziu muitas iterações do iPod, incluindo o iPod Shuffle, o iPod nano e o iPod touch, mas desde então todas foram gradualmente eliminadas e descontinuadas.
O iPod touch ainda estará disponível para compra através do website da Apple, lojas de retalho Apple, e através de Revendedores Autorizados Apple enquanto durarem os stocks.
O iPod touch de sétima geração tem um preço a partir de 249,00 € e apresenta um ecrã de 4 polegadas com moldura grossa, um botão Home padrão sem mecanismo de desbloqueio biométrico, e um chip A10 Fusion. Está disponível em Cinzento sideral, Prateado, Rosa, Azul, Dourado e (PRODUCT)RED™.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Seria 5* se tivesse rádio independente do Wi-Fi.
Como sou mais velhota, não gosta estar presa sempre a dados móveis. É o iPhone a mesma coisa.
Recomendo alguns Samsung (Android) em segunda mão que têm rádio e “modo simples” (basicamente o ecrã principal, ícones, etc ficam grandes e simples para pessoas mais habituadas a iPhones ou pessoas um pouco mais idosas).
A filosofia Apple sempre esteve associada a “os nossos aparelhos é para pessoas dispostas a pagar”: por isso no mundo Apple é muito comum a filosofia exigir dados ilimitados, cada aparelho ter um plano de dados, etc. ; mas a verdade é que a esmagadora maioria ouve rádio no carro ou através de Internet. Na minha família ouvimos 99.9% de rádio no carro ou em casa (via Wi-Fi); de resto via “telemóvel” so para ouvir o futebol
Também pode comprar um rádio separado muito barato.
Nem fazia ideia que isto ainda existia
Para mim foi o melhor produto Apple durante largos anos, mas agora já se nota bastante a falta de qualidade sonora
A partir do momento que surgiram os primeiros smartphones, este tipo de dispositivos estavam com os dias contados, nada de novo até aqui.
Olá!
Não sei se sabe, mas nas grandes cadeias de moda, quando entra numa loja e ouve música, a mesma está a ser reproduzida por um iPod, ligado a todo o sistema de som.
Podem acabar com a sua produção, mas não acredito que tão cedo fiquem ultrapassados!
É que estes dispositivos tem a grande vantagem de a Sociedade Portuguesa de Autores os aceitar como reprodutores de música, o que para muitas empresas e espaços não as obriga a gastar milhares em sistemas caríssimos… é óbvio que se paga os direitos de autor!