A Apple quer construir os seus servidores para maior segurança
A segurança pode tomar vários contornos e ser conseguida de várias formas. Desde o escândalo da NSA, revelado por Edward Snowden, que existe uma maior consciencialização para este problema.
Para se proteger, a Apple está a ponderar passar a ser fabricante dos seus próprios servidores, evitando que estes estejam expostos fora do seu controlo.
A batalha da Apple contra o FBI tem garantido à empresa uma aura de inviolabilidade dos seus sistemas, algo que desde sempre quis ter presente. A segurança que oferece aos seus utilizadores tem de ser mantida a todos os níveis e, por isso, a Apple prepara-se para mudar radicalmente a sua postura.
Várias fontes dão como certa a intenção da Apple de começar a desenhar e a construir os seus próprios servidores, garantindo desta forma que tem o controlo total sobre onde estes equipamentos estão e sobre a que acessos estão expostos. A necessidade deste controlo vem do receio da Apple em que as agências governamentais possam aceder a estes equipamentos, enquanto estes estão em trânsito entre os fabricantes e a empresa.
Este não é um medo infundado e já antes se provou que, por exemplo, a NSA desviava temporariamente encomendas de material electrónico para que pudesse instalar versões alteradas de firmware ou simplesmente para colocar software que permitisse aceder remotamente a estes equipamentos.
Com o crescente investimento da empresa em centros de dados, principalmente para suprir as suas necessidades para os seus serviços Cloud e para terminar a dependência da sua concorrência directa, a Apple quer assim controlar todos os passos do processo de criação dos equipamentos que vão equipar esses centros de dados.
Ao mesmo tempo que garante esta segurança, a Apple conseguirá também obter o máximo rendimento das suas máquinas, sem ter de depender de outros fabricantes.
Esta é mais uma medida que a empresa vai implementar para ter total autonomia e conseguir manter-se longe do possível controlo do estado norte americano e do acesso indevido aos dados dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
E depois são feitos na China, e o governo chinês manda instalar backdoors no firmware dos equipamentos…
só que não. Quando se desenha a própria arquitetura é impossível fazer software para correr sobre aquela arquitetura que é desconhecida por toda a gente 😉
Mais ou menos. Li um artigo sobre backdoors em FPGA que passam despercebidos ao melhor dos engenheiros. Havia uns exemplos em Verilog e VHDL, é uma questão de procurares.
Quem diz FPGA diz ASIC, tudo é possível 🙂 🙂 🙂
Onde é que viste que o governo chinês anda a instalar backdoors no firmware dos equipamentos?
Se a Apple está preocupada com introdução de espionagem em servidores quando estão em transporte, certamente que iria querer controlar a montagem dos servidores que desenhar. Sendo servidores não precisa de fábricas na China, tem outras opções. Pode fazer nos EUA criando uma pequena linha de montagem, ou na Europa na fábrica que já tem na Irlanda.
Calado eras poeta…
A Apple apanhou mas foi backdoors da NSA, por isso é que está a fazer os seus próprios servidores…
Não passa de um rumor ainda. Mas tu já afirmas que ela está a fazer os seus próprios servidores! Tim estás aí?
http://arstechnica.com/information-technology/2016/03/report-apple-designing-its-own-servers-to-avoid-snooping/
então mas eles não faziam e inventavam tudo? afinal eram feitos na china?? lololol
É tudo feito na china caro tusa. Feito e desenhado (não a nível de design mas sim de software+hardware) são coisas diferentes.
Quem faz os Apple A7 chipsets são os engenheiros na Apple. Agora eles mandam fazer na china porque sai muito barato para depois vender.
Os CPUs da intel normalmente são feitos em taiwan ou assim mas quem os desenha (a parte da engenharia toda que é necessária) é da Intel.
ainda te dás ao trabalho de responder?
O A7 foi fabricado nos Estados Unidos. O A9 deve ser fabricado nos EUA e em Taiwan.
Meu caro int3, quem faz os Apple A7 chipsets são os engenheiros da SAMSUNG.
Ser burro não tem preço! nossa…
O objectivo final é ter os dados da iCloud completamente encriptados. E vai ser deixar de ser possível aceder a qualquer tipo de dados.
Vai desta que o porno fica em boas mãos 😀
E se a falha de segurança for no firmware do equipamento de rede.
Depois os estados Unidos da América arranjam uma lei para que tenham acesso a eles. Nenhuma empresa vai estar acima da segurança nacional de um país.
Se eles querem passar a mensagem cá para fora que está tudo seguro, ok, invistam nesses servidores.
Mas no fundo já se sabe que o governo ou estas agências de segurança vão conseguir ter o acesso.
A Apple vai virar uma skynet! Preparem os extermindadores!
skynet é a Google, até já tem robots…
Eu espero que estas noticias sejam verdade, não consigo deixar de pensar que a apple chegou a acordo com o FBI debaixo da mesa, aonde a apple sempre admitiu que era aonde o assunto devia estar… agora é verdade que a apple quiser investir a sério acaba com qualquer possibilidade da nsa por baixo da mesa… não sei é se querem largar os cordões a bolsa ou fazer passar a imagem que o estão a fazer sem na realidade o praticam, ah por aí uma coisa horrível na humanidade chamada Hipocrisia e este é um tema rico para tal… mas pensem se quiseram….
Eu trabalho numa área em que todo o tipo de hardware que seja utilizado em comunicações de segurança, tenha de ser certificado sob causa de se vir a descobrir mais tarde, existam consequências bem pesadas para as empresas fornecedoras.
Que tipo de contrato fazem estas empresas com os fornecedores de hardware? Usam clausulas de segurança que impeçam o mesmo tipo de problemas aqui referidos?
Eu trabalho com um tipo muito específico de clientes onde o projecto é sempre instalado in-house.
Agora estamos a desenvolver uma versão para correr na cloud. Devido ao tipo de projecto /clientes tem que ser um data center certificado. Depois de muita procura só encontramos 2 a nível mundial.
Isto é tudo tanga, ou como se costuma dizer: “para inglês ver”. Basta que as agências do governo estalem os dedos e têm logo acesso aos dados que quiserem. Sempre foi, e sempre há-de ser.
l-o-l
Neste caso não sei. O objectivo da Apple é encriptar todos os dados dos servidores deles, incluindo da iCloud.
Teóricamente ninguém irá ter acesso aos dados. Pode-se guardar o que se quiser que ninguém irá saber.
Se bastasse estalar os dedos certas agências não andavam a tentar fazer modificações à socapa, nem as outras necessitavam de pedir por dados específicos, de preferência com uma ordem do tribunal.
Era o minimo que poderiam fazer, vendem Smartphones,tablets e computadores overpriced e ainda não têm os seus próprios servidores? É algo inadmissível, e depois digam que é mentira..
O Consumidor paga caro, deve ter tudo do bom e não ao contrário como a Apple faz, mas pronto.. quem compra Apple só compra para mostrar aos amigos que têm um telemóvel com uma maça, a ver se todos ficam invejosos, e eu aqui com o meu Xiaomi Redmi Note 3 Pro com 3GB e vendo equipamentos de 600-800€ da Apple com 2GB/1.5GB ou 1GB por preços absurdos e caríssimos.
O Consumidor paga, é para ter tudo premium e do melhor, principalmente quando são produtos a cima dos 400€
Apenas uma opinião de um leitor, que pelos vistos não precisa de andar por ai a mostrar que têm um equipamento da Apple só para enfeitar e encantar os amigos e dizer que é rico..
“controlo total”
A Apple aperta o cerco, encarcerando os utilizadores com a promessa da privacidade.
No fundo so a apple da seguranca
Lol fia-te na virgem e não corras.
lol, hugo tens toda a razão. esta apple é só teatro, pura propaganda. depois de revelações como por exemplo do sr. snowden à revelar a verdade sobre esta empresa. agora a apple tem que inventar coisas para conseguir novamente a credibilidade.