Apple concorda em pagar $18 milhões por “desligar” FaceTime nos iPhones mais antigos
O consumidor tem direitos que são complicados de conjugar com a evolução das tecnologias e com as vontades das empresas, proprietárias dessas tecnologias. A Apple, por exemplo, tem uma política que prevê a evolução das capacidades dos seus dispositivos até determinados anos. Depois, os mesmos podem perder faculdades face aos seus sucessores. A lei é que nem sempre está em concordância com a política da Apple. Como tal, numa contenta judicial com os proprietários do iPhone 4, a empresa de Cupertino concordou pagar 18 milhões de dólares pelo facto de o FaceTime ter sido "desligado".
Os dispositivos que não conseguiram ser atualizados com a versão iOS 7 ficaram impedidos de usar o FaceTime.
Patente de terceiros faz a Apple deixar cair FaceTime nos iPhones antigos
Quando a Apple lançou o iOS 7, em 2013, a empresa mudou a forma como o FaceTime opera. Nessa altura, por imposições de propriedade intelectual, a empresa alterou o serviço para um novo padrão peer-to-peer que não infringia as patentes de uma empresa chamada VirnetX. A mudança permitiu à Apple, como costuma fazer, ser proprietária de toda a experiência. A mudança, entretanto, "desativou" o FaceTime para dispositivos que não conseguiram atualizar para o iOS 7.
Contudo, a empresa parece estar disposta a pagar um acordo de 18 milhões de dólares numa ação judicial na Califórnia para ultrapassar o assunto. De acordo com informações disponibilizadas, 90% dos membros da ação coletiva envolvidos no caso receberão uma indemnização. A firma de advocacia que trata do caso receberá 30% do acordo, com 7500 dólares a ir para os queixosos originais e cerca de 3 dólares a cada membro da ação coletiva.
Aqueles que recebem indenização são aparentemente definidos como aqueles que possuem um iPhone 4 ou 4S com iOS 6 ou instalado anteriormente no seu aparelho.
Às portas do iOS 14, os utilizadores do ecossistema Apple ainda exigem suporte em dispositivos com mais de 6 anos. O iPhone 4 e iPhone 4S ainda têm um mercado significativo de utilizadores.
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Acho bem. O meu Nokia 3310 continua a funcionar com todas as características com que o comprei e já lá vão 20 anos.
Até ser desactivado a rede GSM. E aí vais fazer uma queixa no tribunal?
Quem se lixa é o consumidor 18 milhoes para eles não é nada!
Olha o que toca a cada um… e mesmo assim, 18 milhões é sempre mais barato do que o que pedia a empresa para a Apple usar a sua tecnologia 😉
Não penso assim. Este tipo de ação só podia acontecer nos States.
Cabe na cabeça de alguém processar uma empresa porque decidiu acabar o suporte para telemóveis com uns 7 anos?! O termo que me passa pela cabeça é extorção.
Aqui é “não dá? paciência” ou compras outro tele. Não tenho pena destas empresas, de maneira alguma, só acho pouco ético sacar dinheiro por coisas rídiculas
O iPhone 4s saiu em 2011, se alteração que os impossibilitou de usar o FaceTime foi em 2013 foi apenas 2 anos depois, muitos dos equipamentos ainda estavam no período de garantia.
Então as empresa que vendem smartphones com Android, que tem muites de variantes que afinal de dois anos já nao dão suporte nem de actualizações de segurança? Tinham muitas indemnizações para pagar.
Isto trata-se de acções colectivas, normalmente as empresas de advogados arranjam “clientes” para mover uma acção colectiva, estes clientes não tem de pagar nada e se ganhar recebem uma contrapartida.
Vai ler, empresa de advogados fica com 30%, alguns dos “queixosos” originais 7500euros e o resto 3euros cada um.
A alteração impossibilitou de usar o facetime, mas para quem não quis atualizar o ios para a versão 7. o 4s suporta o ios7
pelo menos foi isto que percebi
A questão é que esses telemóveis com 7 anos estavam apenas meses removidos de ainda estarem a ser vendidos quando o suporte foi removido
Foi uma grande sacanice…
Post:
“Quando a Apple lançou o iOS 7, em 2013, a empresa mudou a forma como o FaceTime opera. ”
“A mudança, entretanto, “desativou” o FaceTime para dispositivos que não conseguiram atualizar para o iOS 7.”
“Aqueles que recebem indenização são aparentemente definidos como aqueles que possuem um iPhone 4 ou 4S com iOS 6 ou instalado anteriormente no seu aparelho.”
Sabendo que o iPhone 4 e o iPhone 4s tiveram atualização para o iOS 7, caso não tenham percebido (pelo post não iam lá) – a indemnização é para quem tinha iPhone 4 e 4s – e não atualizou para o iOS 7 porque não quis! 😉
Isto é tão esquisito que na Califórnia a sentença foi contrária à Apple e na Florida foi absolvida.
Paga 18 milhoes a quem?
– 5,4 milhões ao escritório de advogados
– 12,5 milhões aos autores coletivos da ação (quem tinha iPhones 4 e 4s com iOS 6 e não quis atualizar para o iOS 7 e por isso ficou sem FaceTime).
Não está explicado no post?
Acha mesmo que algum utilizador vai receber alguma coisa? Vamos todos agora para o OLX comprar iphones antigos com ecrãs partidos por 20€, para receber dinheirinho.
Acreditam em tudo.
É um acordo judicial num tribunal da Califórnia. Houve uma queixa em tribunal, sabe-se quem são os queixosos e a Apple dispôs-se a pagar os 18 milhões para não ter mais chatices (ou evitar que numa sentença ser obrigada a pagar mais).
Pelo que diz o post, 5,4 milhões vão para o escritório de advogados que promoveu a ação contra a Apple e o restante, é distribuído: 7500 dólares para cada queixoso original e cerca de 3 dólares para cada membro da ação coletiva.
Não é uma questão de acreditar em tudo – é de perceber do que se está a falar. Às vezes os posts não ajudam e os comentários também não.
Os eua sao bem conhecidos por sentenças ridículas
https://www.migalhas.com.br/depeso/39471/julgamentos-ridiculos-nos-estados-unidos