Apple Card: “Nunca deveríamos ter feito essa m**da”… disse um executivo do Goldman Sachs
O Apple Card é um cartão de crédito criado pela Apple concebido para ajudar a melhorar a saúde financeira dos utilizadores. O sucesso do serviço é tal que a própria empresa financeira que suporta o cartão da Apple, a Goldman Sachs, reconhece que o utilizador beneficia tanto que é um "mau negócio" para o banco. Segundo informações, um executivo não identificado do Goldman disse: “Nunca deveríamos ter feito essa merda”...
Goldman perdeu milhões com o Apple Card
Este serviço da Apple traz muitas vantagens aos utilizadores. Além do software plenamente integrado com o ecossistema da empresa, os titulares do cartão ganham 3% de cashback (de reembolso) nas compras da Apple, 2% de reembolso ao usar o Apple Pay em qualquer lugar onde seja aceite e 1% em qualquer outro lugar.
O cartão não tem taxas ou custos (se o usar como cartão de crédito, tem os juros como qualquer outro). É uma boa opção se o utilizador usar o Apple Pay regularmente ou fizer pagamentos regulares à Apple, mas a taxa de 1% em todos os outros lugares... tem sido amplamente usada. Atualmente este serviço não está disponível em Portugal.
O sucesso é tal que há muito que se diz que o Goldman Sachs se arrependeu de toda a parceria com o Apple Card, depois de ter acumulado mais de mil milhões de dólares em perdas até janeiro deste ano e, mais recentemente, de ter perdido o segundo milhar de milhão.
Historicamente, o banco tem ganho dinheiro ao servir as necessidades financeiras de empresas, instituições financeiras e governos. A sua passagem para o crédito ao consumo é um desenvolvimento relativamente recente, e um enorme fracasso. O Goldman passou grande parte deste ano a tentar sair do negócio do crédito ao consumo.
Mas não era para ser um sucesso?
A Apple criou o Apple Card em parceria com o banco Goldman Sachs e com a Mastercard. Conforme foi dado a conhecer na altura, este produto da gigante de Cupertino foi pensado para ser um trunfo para a Apple e para os seus parceiros. Aliás, foi o próprio banco a afirmar na altura que o produto era o "mais bem-sucedido lançamento de cartão de crédito de sempre".
Volvidos alguns anos, o cenário é outro. A Goldman está a tentar vender a parceria do Apple Card, sem sucesso até agora. Segundo consta, a empresa tem estado em conversações com a Amex há já algum tempo, mas não é claro por que razão a empresa de cartões estaria interessada em adquirir um negócio deficitário. Além disso, a Amex tem uma marca própria muito forte, pelo que é provável que se recuse a comprar um produto com a marca Apple.
A conta poupança foi "uma merda de um erro"...
Um novo relatório do WSJ afirma que um executivo não ficou impressionado com o facto de o banco ter aprofundado a sua relação com a Apple através do lançamento de uma conta poupança Apple Card.
Quando o Goldman Sachs e a Apple lançaram a sua conta poupança conjunta em abril, o Goldman organizou uma reunião na sua sede, onde os executivos do banco falaram sobre o assunto. Pouco depois, um executivo transmitiu uma mensagem diferente. "Nunca devíamos ter feito esta merda", disse o sócio do Goldman aos colegas.
A razão provável para isto é que os muitos milhões de dólares em contas poupança tornam muito mais difícil para o Goldman vender o negócio dos cartões Apple - uma vez que esse dinheiro terá sido investido e o banco teria de o levantar em dinheiro para entregar o negócio a outra pessoa.
A instituição bancária tenta por todos os lados desenvencilhar-se do serviço da Apple. Segundo consta, existe outra proposta que poderá ser uma potencial saída do problema. Isto é, alguns membros do Goldman sugeriram que a Apple emprestasse o seu próprio dinheiro no futuro.
Os funcionários do Goldman que trabalham na parceria com a Apple apresentaram outras opções, incluindo deixar a Apple assumir uma parte maior da parceria, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Por exemplo, uma ideia propunha que a Apple se tornasse o credor de novas despesas e emissões de cartões de crédito, com o Goldman a continuar a gerir os empréstimos existentes.
No entanto, esta ideia não parece ter ganho qualquer força em nenhuma das empresas. De acordo com o relatório, atualmente não está a ser considerada ativamente esta ideia e não foi discutida a um nível superior nem na Goldman, nem na Apple.
Para além das dores de cabeça do banco com o Apple Card, a instituição está a ser investigada pelo Consumer Financial Protection Bureau, a agência governamental de proteção ao consumidor, por não ter resolvido prontamente os erros e reembolsado os titulares dos cartões.
Este imbróglio não está fácil de resolver e a Goldman "acusa" o método da Apple que beneficia o utilizador com informação na hora e uma organização que dá imenso trabalho ao próprio banco. Há quem aponte a falta de experiência do banco nestes serviços de consumo e de não estar preparado para o fluxo de negócio da própria gigante de Cupertino.
Este artigo tem mais de um ano
A prova que os bancos n querem saber do melhor para as pessoas, so querem lucrar. Ca em Portugal ate cobram comissoes para la por o dinheiro. Quando me mudei para Londres e perguntei no banco se haviam comissoes de conta riram se a grande!
A única coisa certa que disseste numa últimos tempos foi que os bancos não andam nisto para dar dinheiro, mas para ganhar, quando ao resto vai lá tentar enganar outros que aqui não te safas, bancos em Londres não cobrem comissões, vivem do ar e da tua boa vontade de lá teres o dinheiro…
Deves viver num mundo de conto de fadas, veneras Iphones, agora não pagas comissões nos bancos ingleses, a seguir só falta vires dizer que vives numa mansão no polo norte…
Ninguem paga comissoes em bancos ingleses por ter conta poupanca ou conta a ordem. Informa te antes de dizer disparates
mas pagas comissões para outras coisas, entre elas levantar dinheiro na maioria das ATM.
Não se paga para levantar dinheiro. Existem sim ATM espalhadas por todo o lado que se paga, mais isso também em Portugal.
Mas na maioria não se paga.
Agora fiquei curioso. Quais são as comissões pagas nos bancos britânicos?
para la por o dinheiro
Isso somente acima de alguns milhões se os deixares a ordem.
Cá em Portugal também não há se souberes procurar… Eu nunca paguei comissões de conta, nem sequer cartão de débito/crédito. Quem fica agarrado aos bancos do costume, aí sim, paga e bem.
EM 2008 a 2010 estive a viver em Londres e abri conta no HSBC e pagava 60 libras por ano…
Há pois é, quando a ideia surgiu como sempre a banca tem de se encher, aqui correu mal, estão a perder porque caíram no erro do facilitismo e lixaram-se, não tenho pena nenhuma…
“Há pois é”
Há o que? Lol
hehehe
Um cartão de crédito só funciona para classes baixas, porque estão sempre com a corda na garganta e ai lá levantam a crédito e não pagam no mês seguinte e tem logo a cabeça juros de 23%.
O público Apple normalmente tem mais € e tem mais educação financeira e raramente usa o cartão de crédito a não ser para ter milhas e cashback mas no mês seguinte pagam logo e assim não precisam de pagar juros.
Sei que vão já dizer trinta por uma linha mas está é a realidade dos números….
Loles
Então os americanos não são conhecidos por fazer créditos? Isso significa que não usam cartão de crédito? So a classe baixa?
Na America?
Loles
Eu sabia que ia tocar num ponto polémico, quando falo classe baixa incluo média baixa.
Mas não vou contribuir para o pessoal se chatear, a explicação está nos números até na store do android vs Apple vemos isso, até no que a Google paga (20 mil milhões de dólares) para ter o motor de busca nos equipamentos Apple porque sabe que tem retorno.
O que não falta em. Portugal é pessoal da classe média baixa com iPhones comprados a crédito
Não é assim, nos EUA, incluindo o “público Apple”, usam e abusam dos cartões de crédito. Não terem um documento de identificação nacional não é grave (não há) mas não ter um cartão de crédito é como não existir – na prática funciona como cartão de identificação.
Agora, quanto a juros e comissões. O cartão Apple Card cobra juros em caso de atraso no pagamento – mas não cobra quaisquer comissões, habituais no outros cartões, como a comissão por atraso no pagamento, ou por transações com o estrangeiro – onde os bancos vão ganhar muito dinheiro.
https://9to5mac.com/2023/06/30/amex-apple-card-goldman-sachs/ (dado que a página do WSJ não está acessível)
Errado, ID Card existe nos estados unidos “Cartão de segurança social é o mais comum” e desde 2008 tens o Passport Card que também pode ser usado como ID Card. Mas o mais comum é a Carta de condução.
Errado. Nos EUA não existe cartão de identificação nacional. Há outros que se podem usar? Há, mas não correspondem ao nosso Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão:
– A carta de condução (quem a tiver) é emitida por cada estado, não é um documento nacional. Em alguns estados, mas não em todos, pode ser usado como documento de identificação, por exemplo, para fazer transações e votar. Em muitos países a respetiva carta de condução não é reconhecida como documento de identificação.
– O cartão da segurança social serve para efeitos de impostos e da segurança social – do respetivo Estado.
– O “passport card” começou a ser emitido para permitir aos norte-americanos identificar-se em países para onde viajam com frequência, como o Canadá ou países das Caraíbas.
Cartões há muitos, mas não há um cartão de identificação nacional. Mas o que queria destacar era a necessidade de se ter um cartão de crédito.
Sem SSN nao fazes cartão de crédito
História muito mal contada! CASHBACK de 3%? no máximo? Conheço cartões de crédito sem anuidade que dão 4% de retorno!! E são um bom negócio! Nunca vi um banco ficar mal ou fazer maus negócios por descuido! A Goldman ficar a perder? …. não ter resolvido prontamente os erros e reembolsado os titulares dos cartões? Isso iam todos fechar!!!
podes dizer-me qual é o cartão que dá 4% de cashback sff?
Unibanco
Unibanco, 4% de retorno em todas as compras exceto combustível, e incluindo pagamentos de serviços, isto no primeiro ano. Agora não sei se é uma campanha. Mas se quiseres tens o Cetelem black que dá 3% permanentemente. Todos sem anuidade! Não me venham com as maravilhas do da Apple. Estes vivem na ilusão que a Apple é única e irrepetível!
3% “Nas suas compras efetuadas em supermercados, restaurantes e gasolineiras catalogados nestas atividades.”. Pelo menos de momento é bastante limitado, a maioria das minhas compras não se aplicam ao que eles aceitam.
Só é pena não haver em Portugal.
Concordo.
Os nossos bancos estão com tanta saúde ainda lhes queres dar um péssimo negocio ahah
Em Portugal o uso disso iria ser baixo, logo o cashback também não seria nenhuma fortuna, de forma que não ia dar prejuízo como deu nos EUA.
É só tesos. Cartões de crédito..Lol
É só é Trolls!! Quem disse que os cartões de crédito é só para tesos? Pelo contrário, se fores teso e não puderes pagar não te dão cartão!
Pelo contrário os bancos gostam de alugar cartões de crédito é aos tesos! Que esses é que se endividam à grande e geram grandes lucros. Se a pessoa tem sempre dinheiro para pagar todo o crédito que fez, então não incorre nas penalizações e pagará apenas a taxa mínima, e isso é o que os bancos e outras empresas de crédito não gostam porque gera menos lucro.
Ganha a Apple e ganha a Goldman Sachs. E os maluquinhos da apple pensam que vao fazer fortunas com isso. Bela jogada de marketing. Esse pessoal vai passar a vida a comprar produtos apple ? So por meros trocos que lhe dao. O pessoal cai nesta cantiga com uma facilidade incrivel.
Posso confirmar como aqui foi dito por alguns… trabalho com um banco ingles á 10 anos e nunca me cobraram 1 centimo por manutencao de conta! Tenho conta em portugal tb e apesar de ter conta á quase 30 anos no mil****, varias vezes me tive de chatear com eles com despesas “inexplicaveis”.
Nao existe uma SIBS onde vivo, e por isso nao existe uma estrutura comum equivalente ao multibanco, é um facto que pago por levantar dinheiro em ATM que nao seja do meu banco… mas em 10 anos, só uma vez tive de fazer isso. Perfeitamente gerivel uma vez que aqui tudo é cartao de credito ou apple pay (90% das minhas compras sao com apple pay).
As pessoas teem de entender que nao existe razao nenhuma para o banco cobrar as supostas “despesas de manutencao”. É um facto que ninguem trabalha por amor á camisola! Mas todo o dinheiro que nós lá pomos é emprestado a outros a taxas que lhes permite ter lucro… nao acredito que os bancos ingleses nao queiram ganhar dinheiro tb!
Mais, tenho “savings account” que sao á ordem, ou seja posso mexer no dinheiro a qq altura, e ainda recebo juros mensalmente, certo que é pouco… mas garanto-vos que é mais do que os 5 ou 6 euros mensais que os bancos em PT cobram.
Quem nao tem conhecimento de facto, dos bancos fora de portugal, por favor informe-se… estou fora do pais à mais de 10 anos, e cada vez tenho menos vontade de voltar (infelizmente), por estas e por outras!!
Como nota de rodapé… até aos meus 40 anos de idade, sempre fui acerro defensor da dedicaçao ao nosso pais. Sempre achei que emigrando, estaria a virar costas ao meus país… a minha esposa andou varios anos a “melgar-me” a paciencia para emigrarmos, mas sempre usei isto como desculpa. Na realidade acho que era receio da incerteza, do conforto que tinha em portugal. Só qd a troika entrou em portugal e tivemos os cortes drasticos, percebi que tinha mesmo de emigrar e procurar condicoes melhores! Agora arrependo-me de nao o ter feito mais cedo…
A todos qts estejam na incerteza de usar os bancos no exterior 🙂 … nao tenham medo! Os tugas estao extraordinariamente bem vistos fora de Portugal, como um povo trabalhador e dedicado…
Um abraco a todos!
Não está mal escrito, era importante também revelar que no UK um cartão de crédito não é um monstro como em Portugal, é efectivamente uma ferramente que determina o bom cumprimento e que nos permite trabalhar o nosso credit score. Um bom credit score permite um mais fácil acesso a novo crédito quando necessário. É preciso também dizer que para além destas ferramentas sabemos que com o Brexit muitas empresas que tiveram necessidade de permanecer no mercado europeu escolheram países dos balticos, e há que parabenizar a Lituânia por conseguir algo que Portugal não foi capaz de fazer, a captação de várias fintechs. Portugal pagam a Websummit e o investimento vai para leste, excelente. No Uk há projectos muito interessantes e estão também a trabalhar a regulação cripto. Estão atentos a tudo. Em Portugal é difícil ter este tipo de projectos dado que a literacia é muito baixa e o dinheiro escassa. Basta ver os comentários aqui publicados. Ficará seguramente para trás. Gostava de dizer também que há muitas opções de cartões internacionais que qualquer português pode ter acesso. Não estamos a fala de banca tradicional é certo, mas qual é o risco de ir fazendo uns carregamentos e ganhando uns perks em vez de ir pagando comissões?
No Banco MillenniumBCP pode mudar a sua conta para uma conta “ActivoBank” e ficar com a comissão de conta a zero. Só têm “meia-dúzia” de balcões pelo país (Portugal).
Para quem não precisa de ir ao balcão, deve servir… e para quem precisa de ir ao balcão, dependente de onde viver no país poderá ter acesso a um sem ter de se deslocar muito.
Esta notícia é uma grande treta! Primeiro o Banco não perde dinheiro nenhum, ganhou sim milhares de clientes. Segundo 1% de cash back é pouquinho. Terceiro, ainda não entrou em Portugal nem em outros países porque a concorrência é muito superior, pois cá temos opções que devolvem 3% em qualquer conpra. Isto é propaganda do banco no sentido de fazer as pessoas acreditarem que estão a fazer um grande negócio, quando na realidade é o oposto.
Não perde? Então vê os relatórios. São eles que o dizem 😉
Por favor diga-me quais “devolvem 3% em qualquer compra”, espero que não seja novamente o Cetelem Black, pois não é verdade… a maioria das minhas compras não se aplicam ao que eles aceitam.
“Nas suas compras efetuadas em supermercados, restaurantes e gasolineiras catalogados nestas atividades.”.
Não conheço o serviço, pelo que entendi deste artigo o grande problema é que a Apple deve ter uma aplicação de tal forma bem feita que os clientes conseguem entender exactamente o que se passa com o dinheiro que utilizam via esse cartão, que se tornam, na generalidade, mais conscientes dos custos e benefícios e que por isso tendem a cumprir melhor a sua parte de serem bons pagadores e que isso se está a revelar um negócio ruinoso para a Goldman Sachs que com certeza estava a contar que imensos clientes não pagassem a tempo e horas (como será mais comum em outros bancos) e assim gerassem muito lucro por conta de terem de pagar com taxas gigantescas devido ao atraso no pagamento.
Geralmente os cash backs e tal são baseados na ideia de que quanto mais utilizar mais possibilidade existe de alguns clientes não pagarem a tempo e horas e dessa forma terem de incorrer em juros muito mais altos para pagarem o que devem, e claro para que os comerciantes paguem a taxa de operação a essa rede de crédito e empresas que tiverem a intermediar a operação.