Apple cai para quinto lugar no mercado chinês de smartphones
O mercado chinês de smartphones tem uma oferta incrível. São centenas, se não mesmo milhares, de marcas que concorrem entre si. Fora desta cena estão marcas como a Apple e a Samsung, por exemplo, que tentam a todo o custo atrair os milhões de consumidores desse mercado. A Apple, que outrora fora já líder deste mercado, está a cair nas preferências e ocupa já o quinto lugar... mesmo que tenha conseguido um final de ano de recuperação.
Marcas locais como a Huawei ou a Xiaomi não estão a facilitar e, pelo meio, ainda há a Oppo que dá luta aos seus conterrâneos.
Os 43.8 milhões de iPhones que a Apple colocou no mercado chinês, em 2016, corresponderam a uma queda de 18,2% face ao que havia conseguido no ano anterior. Esta queda nas vendas levou a que a gigante de Cupertino aterrasse na quinta posição no que toca aos líderes de vendas, num dos maiores mercados mundiais.
Segundo a empresa de análise de mercado Canalys, a Apple acabou mesmo por ser eclipsada pela Xiaomi, pese o facto desta também ter perdido 21% no que toca a vendas face ao ano anterior. Mesmo assim, a Xiaomi conseguiu vender 51.4 milhões de smartphones em 2016.
Mas quem lidera o mercado de smartphones na China?
Não é surpresa que quem lidera este mercado é a Huawei, com 76.2 milhões de smartphones vendidos. Interessante sim é ver a Oppo posicionar-se no segundo lugar com 73.2 milhões e a Vivo ficar no último lugar do pódio com 63.2 milhões de unidades.
Os responsáveis da Apple sempre afirmaram que o mercado chinês era importantíssimo para aumentar as vendas da empresa e, nos anos anteriores, vimos que a China teve um papel preponderante em recordes de vendas e de lucro. Contudo, dado o preço do iPhone e dada a oferta de muitas marcas com Android, este mercado está a tornar-se numa luta constante.
Quando, no passado mês de janeiro, demos conta dos números da Apple a empresa notou já a perda de 8% nas vendas no mercado chinês.O CEO Tim Cook culpou em parte o valor da moeda, mas também comentou que é um mercado de desafios.
O Analista da Canalys Jessie Ding sugeriu que, como noutros lugares do mundo e em muitos outros mercados, muitos chineses podem contentar-se com iPhones mais antigos e aguardar o modelo que a Apple lançará no 10º aniversário, os chineses poderão estar à espera do "iPhone 8", também conhecido como o "iPhone X."
Este iPhone pode trazer novidades que se diferenciem dos que a Apple já lançou, trazendo um ecrã OLED, removendo mesmo o botão home tal como o conhecemos, mudando o tipo de chassi e oferecendo tecnologias que se esperam há muito, como carregamento rápido e sem fios. Não será tanto pelo poder do processador, visto que atualmente o iPhone 7 e iPhone 7Plus ainda são dos mais poderosos no segmento.
Marcas como a Huawei, Xiaomi e OPPO, estão já a trabalhar nos novos lançamentos e poderão aumentar a sua preponderância no mercado asiático sem que a Apple consiga responder, visto o novo iPhone apenas aparecer em setembro. A qualidade dos equipamentos chineses está já a captar a atenção dos consumidores um pouco por todo o mundo.
Este artigo tem mais de um ano
O crescimento da oppo é medonho. Ainda bem para eles que gostam/investem no que é deles… fossem toda a gente assim.
A OPPO tem um crescimento medonho, mas é fácil perceber porquê: já tive um, quando ainda vendiam para o mercado europeu diretamente, e justifica todos os euros que se paga por uma máquina destas: qualidade de materiais, construção e desempenho. Em fotografia, excelente, som melhor ainda e com um desempenho igual ou melhor a outras marcas bem mais caras (baseio-me, como disse, no aparelho que possuí durante 1 ano e meio).
Acredito que sim, por acaso até tenho um xiaomi Mi5s e não tenho nada a apontar. principalmente qualidade preço. Por mim podem “todos” continuar a achar que só samsung e apple é que é bom, eu cá continuarei a optar por estas marcas chinesas com bom preço qualidade. Apenas sou um bocado desconhecedor da oppo, o que, admito é um bocado contraditório do que disse antes. mas
A Oppo e a Vivo pertencem à mesma empresa. Copiaram de tal maneira a Samsung que pelos vistos sumiu-se.
Falta uma terceira marca: OnePlus. As três pertencem à empresa estatal chinesa BBK Electronics.
Eu percebo o porquê, o meu irmão que era um fã da Apple na hora de trocar comprou um Honor 8 e agora vai dizendo Apple não compro mais pelo que dou pela Apple compro melhor e mais barato, rendeu-se a Huawei.
Pontuação é que é mentira.
O crescimento da OPPO só é surpreendente para quem não viaja, neste últimos anos tenho dedicado o meu mês de ferias a conhecer a Asia, e a OPPO tem muita publicidade e lojas de venda direta, e muito bem pensadas e apelativas, e bons e bonitos telefones, na Asia há shoppings que apenas vendem telefones, tens todas as marcas principais com lojas oficiais dentro dos Shoppings e centenas de vendedores independentes a vender e denoto sempre uma ligeira tendência no aconselhamento da OPPO.
E ainda vai cair mais, se a próxima inovação for retirar o botão Home….
os chineses abriram os olhos
Não é nada contra a Apple, até porque se pudesse, comprava um… mas o iPhone é mais do mesmo e tendo produtos da “casa” bons e a bom preço, é natural que os chineses prefiram essas marcas!!
Até porque as marcas em questão são excelentes…
digo e volto a dizer Apple igual nokia ate essa cair …tenho um Apple muito fiável sim mas vim do windows ,e sinto muita falta de personalização os ícones todos iguais nfc para partilhar para picar o ponto enfim sinto falta ….mas apple se nao inova mais vai ser uma nokia fiável mas caiu
De facto o modelo de negócio da apple deixa de ser compatível com o modelo civilizacional a que se aspira e manterem-se no código fechado e a fazer sabe-se lá o quẽ com a informação do utilizador nas costas destes só cava mais o buraco…